COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
UNIDADE TEMÁTICA: Números
TEMA: Ler e escrever até o número 10.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Ler e selecionar informações de uma imagem;
- Reconhecer números de 1 até 10 escritos em algarismos;
- Fazer contagem, de forma sequenciada, de 1 até 10.
CONTEÚDO: Números em parlenda
OBJETOS DE CONHECIMENTO:
- Contagem de rotina;
- Contagem ascendente e descendente;
- Reconhecimento de números no contexto diário: indicação de quantidades, indicação de ordem ou indicação de código para a organização de informações.
HABILIDADE DA BNCC:
(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
PROCEDIMENTOS:
Para esta atividade, apresentamos uma parlenda que envolve números e contagem.
Inicialmente, proponha a observação e leitura da imagem com algumas questões:
─ Onde vocês acham que a cena se passa? Por quê?
─ Que elementos (animais/pessoas/objetos) aparecem nessa cena?
─ O que vocês acham que está acontecendo?
─ Vocês já viram um galo?
Em seguida, leia a parlenda para os alunos, verifique se eles reconhecem a escrita dos números de 1 até 10 em algarismos e peça-lhes que marquem, com lápis de cor, os números no texto.
Acompanhe como os alunos contam os desenhos dos galos que fugiram pelo portão.
Solicite a contagem até 10 ou até quanto os alunos souberem.
RECURSOS:
- Parlendas
- Material impresso
AVALIAÇÃO: Diagnóstica
COMPONENTE CURRICULAR: Matemática
UNIDADE TEMÁTICA: Números
TEMA: Ler e escrever até o número 10.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Ler e selecionar informações de uma imagem;
- Reconhecer números de 1 até 10 escritos em algarismos;
- Fazer contagem, de forma sequenciada, de 1 até 10.
CONTEÚDO: Números em parlenda
OBJETOS DE CONHECIMENTO:
- Contagem de rotina;
- Contagem ascendente e descendente;
- Reconhecimento de números no contexto diário: indicação de quantidades, indicação de ordem ou indicação de código para a organização de informações.
HABILIDADE DA BNCC:
(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
PROCEDIMENTOS:
Para esta atividade, apresentamos uma parlenda que envolve números e contagem.
Inicialmente, proponha a observação e leitura da imagem com algumas questões:
─ Onde vocês acham que a cena se passa? Por quê?
─ Que elementos (animais/pessoas/objetos) aparecem nessa cena?
─ O que vocês acham que está acontecendo?
─ Vocês já viram um galo?
Em seguida, leia a parlenda para os alunos, verifique se eles reconhecem a escrita dos números de 1 até 10 em algarismos e peça-lhes que marquem, com lápis de cor, os números no texto.
Acompanhe como os alunos contam os desenhos dos galos que fugiram pelo portão.
Solicite a contagem até 10 ou até quanto os alunos souberem.
RECURSOS:
- Parlendas
- Material impresso
AVALIAÇÃO: Diagnóstica
Nenhum comentário:
Postar um comentário