PLANO DE AULA 2º ANO – PARA QUE SERVEM OS NÚMEROS?


COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

UNIDADE TEMÁTICA: Números    

TEMA: Eu e os números

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Reconhecer a presença dos números no cotidiano, seus diferentes significados e funções.
  • Representar quantidades.

CONTEÚDO: Para que servem os números?

OBJETOS DE CONHECIMENTO:

  • Leitura, escrita, comparação e ordenação de números de até três ordens pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e papel do zero)

HABILIDADES:

(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).

PROCEDIMENTOS:

Organize os alunos em roda e proponha uma conversa sobre os números, questionando:

─ Em que locais observamos números?

─ Em quais situações usamos números?

Os alunos podem procurar números escritos pela escola. Nessa atividade, caminhe

com eles pelo ambiente escolar, e oriente-os a desenhar o lugar onde há números representados e a copiá-los (o número escrito na porta de uma sala de aula, por exemplo). Em sala, peça aos alunos que falem sobre esses números e expliquem para que eles servem ou o que indicam em cada situação.

RECURSOS:

  • Lápis
  • Caderno
  • papel
  • Coleção
  • Jornais, revistas 

AVALIAÇÃO:

  • Diagnóstica: Convide os alunos a falar sobre seus desenhos

COMPONENTE CURRICULAR: Matemática

UNIDADE TEMÁTICA: Números    

TEMA: Eu e os números

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Reconhecer a presença dos números no cotidiano, seus diferentes significados e funções.
  • Representar quantidades.

CONTEÚDO: Para que servem os números?

OBJETOS DE CONHECIMENTO:

  • Leitura, escrita, comparação e ordenação de números de até três ordens pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e papel do zero)

HABILIDADES:

(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).

PROCEDIMENTOS:

Organize os alunos em roda e proponha uma conversa sobre os números, questionando:

─ Em que locais observamos números?

─ Em quais situações usamos números?

Os alunos podem procurar números escritos pela escola. Nessa atividade, caminhe

com eles pelo ambiente escolar, e oriente-os a desenhar o lugar onde há números representados e a copiá-los (o número escrito na porta de uma sala de aula, por exemplo). Em sala, peça aos alunos que falem sobre esses números e expliquem para que eles servem ou o que indicam em cada situação.

RECURSOS:

  • Lápis
  • Caderno
  • papel
  • Coleção
  • Jornais, revistas 

AVALIAÇÃO:

  • Diagnóstica: Convide os alunos a falar sobre seus desenhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário