Atividades de Compreensão de texto “O Mistério do Folclore” em homenagem ao Dia 22 de agosto, Dia do Folclore, para 4º e 5º ano do Ensino Fundamental Alinhadas à BNCC.
Questões Alinhadas à BNCC:
Questão 01.
Habilidade (BNCC): EF35LP05 – Identificar a função de títulos e subtítulos em textos narrativos, reconhecendo pistas que antecipam o tema ou criam expectativas de leitura.
Comentário Pedagógico: Esta questão estimula o aluno a relacionar o título com o conteúdo, percebendo como ele cria suspense e expectativa no leitor.
Gabarito: c) A presença de elementos mágicos e surpreendentes.
Questão 02.
Habilidade (BNCC): EF35LP09 – Reconhecer e compreender a organização de textos narrativos ficcionais, considerando enredo, personagens, tempo e espaço.
Comentário Pedagógico: A questão leva o aluno a identificar as características que diferenciam a narrativa ficcional de outros gêneros.
Gabarito: a) Apresenta personagens, tempo e espaço em uma história inventada.
Questão 03.
Habilidade (BNCC): EF35LP04 – Inferir o efeito de sentido de expressões ou falas dos personagens em textos narrativos.
Comentário Pedagógico: Aqui o aluno é levado a compreender como a fala da professora contribui para valorizar a cultura brasileira e introduzir o clima da narrativa.
Gabarito: a) Situar os alunos no clima da história e valorizar a cultura brasileira.
Questão 04.
Habilidade (BNCC): EF35LP14 – Reconhecer elementos que criam efeitos de mistério, humor ou suspense em textos narrativos ficcionais.
Comentário Pedagógico: A questão trabalha a percepção de elementos de construção do suspense e do clima mágico da narrativa.
Gabarito: a) Elementos mágicos que dão início ao mistério.
Questão 05.
Habilidade (BNCC): EF35LP11 – Inferir informações implícitas em narrativas ficcionais, mobilizando conhecimentos prévios sobre cultura popular.
Comentário Pedagógico: A questão promove a reflexão sobre a imaginação infantil e a força das tradições culturais no texto.
Gabarito: c) A imaginação e a crença no folclore fazem parte da experiência.
Questão 06.
Habilidade (BNCC): EF35LP15 – Analisar elementos simbólicos em textos narrativos e suas funções na construção de sentido.
Comentário Pedagógico: O livro é interpretado como símbolo do poder da leitura e da preservação cultural, e não apenas como objeto físico.
Gabarito: b) O poder da leitura de dar vida às tradições culturais.
Questão 07.
Habilidade (BNCC): EF35LP14 – Reconhecer elementos que criam efeitos de realismo mágico e mistura entre o real e o imaginário.
Comentário Pedagógico: O aluno percebe que a narrativa mistura realidade e fantasia para valorizar o folclore.
Gabarito: b) Que a narrativa mistura o real e o imaginário.
Questão 08.
Habilidade (BNCC): EF35LP12 – Interpretar a mensagem de falas ou trechos de narrativas, compreendendo seu sentido metafórico ou simbólico.
Comentário Pedagógico: A questão exige interpretação do valor simbólico da fala, destacando a importância da imaginação e da preservação cultural.
Gabarito: d) A preservação das tradições depende da fé e da imaginação das pessoas.
Questão 09.
Habilidade (BNCC): EF35LP11 – Inferir informações implícitas em narrativas ficcionais.
Comentário Pedagógico: O aluno deve compreender que a mensagem central está ligada à valorização da imaginação e do patrimônio cultural.
Gabarito: d) A imaginação permitiu que elas compreendessem a importância da cultura popular.
Questão 10.
Habilidade (BNCC): EF35LP14 – Reconhecer como tempo e espaço interferem na criação de clima e suspense em narrativas.
Comentário Pedagógico: O aluno identifica como a escolha do tempo contribui para intensificar o clima de mistério.
Gabarito: a) Aumentar o suspense e o mistério da história.
Questão 11.
Habilidade (BNCC): EF35LP11 – Inferir informações implícitas em textos, relacionando-as a conhecimentos prévios.
Comentário Pedagógico: Esta questão valoriza a compreensão de que o folclore permanece vivo quando é recontado, preservando tradições.
Gabarito: b) Indica que os personagens do folclore continuam vivos quando são recontados.
Questão 12.
Habilidade (BNCC): EF35LP14 – Reconhecer recursos de linguagem que produzem efeitos de sentido, como o encantamento.
Comentário Pedagógico: O aluno percebe como uma descrição simples gera efeito de magia e fantasia na narrativa.
Gabarito: c) Magia e encantamento.
Questão 13.
Habilidade (BNCC): EF35LP12 – Interpretar a função de gestos ou atitudes de personagens em textos narrativos.
Comentário Pedagógico: A questão analisa como a atitude da personagem transmite segurança às crianças e contribui para o desfecho positivo.
Gabarito: a) Garantir que as crianças não tivessem medo.
Questão 14.
Habilidade (BNCC): EF35LP10 – Distinguir informações explícitas em textos narrativos e verificar sua veracidade com base na leitura.
Comentário Pedagógico: O exercício trabalha a atenção aos detalhes explícitos do texto e a habilidade de validar informações.
Gabarito:
(V)
(F)
(F)
(V)
(F)
(V)
Questão 15.
Habilidade (BNCC): EF35LP16 – Produzir inferências sobre o tema e a mensagem central de textos narrativos, expressando opinião pessoal.
Comentário Pedagógico: Esta questão aberta permite que os alunos expressem suas interpretações, reconhecendo a importância cultural do folclore.
Gabarito esperado: Valorizar o folclore como parte da cultura brasileira, mostrando que as lendas permanecem vivas quando são lembradas e contadas.
Importância de Alinhar as questões à BNCC:
Alinhar as questões de interpretação de texto do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental à BNCC é fundamental, pois garante que cada atividade esteja diretamente vinculada às habilidades e competências previstas para essa etapa de escolarização. Isso assegura que os alunos desenvolvam, de forma progressiva e estruturada, capacidades de leitura, escrita, interpretação e reflexão crítica sobre os textos. Além disso, o alinhamento orienta o professor no planejamento pedagógico, oferecendo clareza sobre quais objetivos estão sendo trabalhados, possibilitando uma avaliação mais justa e coerente do aprendizado. Também promove a equidade no ensino, já que todos os estudantes têm assegurados os mesmos direitos de aprendizagem definidos nacionalmente. Assim, o alinhamento fortalece a qualidade da prática pedagógica e contribui para a formação de leitores autônomos e críticos.
Atividades de Compreensão de texto “O Mistério do Folclore” em homenagem ao Dia 22 de agosto, Dia do Folclore, para 4º e 5º ano do Ensino Fundamental Alinhadas à BNCC.
Questões Alinhadas à BNCC:
Questão 01.
Habilidade (BNCC): EF35LP05 – Identificar a função de títulos e subtítulos em textos narrativos, reconhecendo pistas que antecipam o tema ou criam expectativas de leitura.
Comentário Pedagógico: Esta questão estimula o aluno a relacionar o título com o conteúdo, percebendo como ele cria suspense e expectativa no leitor.
Gabarito: c) A presença de elementos mágicos e surpreendentes.
Questão 02.
Habilidade (BNCC): EF35LP09 – Reconhecer e compreender a organização de textos narrativos ficcionais, considerando enredo, personagens, tempo e espaço.
Comentário Pedagógico: A questão leva o aluno a identificar as características que diferenciam a narrativa ficcional de outros gêneros.
Gabarito: a) Apresenta personagens, tempo e espaço em uma história inventada.
Questão 03.
Habilidade (BNCC): EF35LP04 – Inferir o efeito de sentido de expressões ou falas dos personagens em textos narrativos.
Comentário Pedagógico: Aqui o aluno é levado a compreender como a fala da professora contribui para valorizar a cultura brasileira e introduzir o clima da narrativa.
Gabarito: a) Situar os alunos no clima da história e valorizar a cultura brasileira.
Questão 04.
Habilidade (BNCC): EF35LP14 – Reconhecer elementos que criam efeitos de mistério, humor ou suspense em textos narrativos ficcionais.
Comentário Pedagógico: A questão trabalha a percepção de elementos de construção do suspense e do clima mágico da narrativa.
Gabarito: a) Elementos mágicos que dão início ao mistério.
Questão 05.
Habilidade (BNCC): EF35LP11 – Inferir informações implícitas em narrativas ficcionais, mobilizando conhecimentos prévios sobre cultura popular.
Comentário Pedagógico: A questão promove a reflexão sobre a imaginação infantil e a força das tradições culturais no texto.
Gabarito: c) A imaginação e a crença no folclore fazem parte da experiência.
Questão 06.
Habilidade (BNCC): EF35LP15 – Analisar elementos simbólicos em textos narrativos e suas funções na construção de sentido.
Comentário Pedagógico: O livro é interpretado como símbolo do poder da leitura e da preservação cultural, e não apenas como objeto físico.
Gabarito: b) O poder da leitura de dar vida às tradições culturais.
Questão 07.
Habilidade (BNCC): EF35LP14 – Reconhecer elementos que criam efeitos de realismo mágico e mistura entre o real e o imaginário.
Comentário Pedagógico: O aluno percebe que a narrativa mistura realidade e fantasia para valorizar o folclore.
Gabarito: b) Que a narrativa mistura o real e o imaginário.
Questão 08.
Habilidade (BNCC): EF35LP12 – Interpretar a mensagem de falas ou trechos de narrativas, compreendendo seu sentido metafórico ou simbólico.
Comentário Pedagógico: A questão exige interpretação do valor simbólico da fala, destacando a importância da imaginação e da preservação cultural.
Gabarito: d) A preservação das tradições depende da fé e da imaginação das pessoas.
Questão 09.
Habilidade (BNCC): EF35LP11 – Inferir informações implícitas em narrativas ficcionais.
Comentário Pedagógico: O aluno deve compreender que a mensagem central está ligada à valorização da imaginação e do patrimônio cultural.
Gabarito: d) A imaginação permitiu que elas compreendessem a importância da cultura popular.
Questão 10.
Habilidade (BNCC): EF35LP14 – Reconhecer como tempo e espaço interferem na criação de clima e suspense em narrativas.
Comentário Pedagógico: O aluno identifica como a escolha do tempo contribui para intensificar o clima de mistério.
Gabarito: a) Aumentar o suspense e o mistério da história.
Questão 11.
Habilidade (BNCC): EF35LP11 – Inferir informações implícitas em textos, relacionando-as a conhecimentos prévios.
Comentário Pedagógico: Esta questão valoriza a compreensão de que o folclore permanece vivo quando é recontado, preservando tradições.
Gabarito: b) Indica que os personagens do folclore continuam vivos quando são recontados.
Questão 12.
Habilidade (BNCC): EF35LP14 – Reconhecer recursos de linguagem que produzem efeitos de sentido, como o encantamento.
Comentário Pedagógico: O aluno percebe como uma descrição simples gera efeito de magia e fantasia na narrativa.
Gabarito: c) Magia e encantamento.
Questão 13.
Habilidade (BNCC): EF35LP12 – Interpretar a função de gestos ou atitudes de personagens em textos narrativos.
Comentário Pedagógico: A questão analisa como a atitude da personagem transmite segurança às crianças e contribui para o desfecho positivo.
Gabarito: a) Garantir que as crianças não tivessem medo.
Questão 14.
Habilidade (BNCC): EF35LP10 – Distinguir informações explícitas em textos narrativos e verificar sua veracidade com base na leitura.
Comentário Pedagógico: O exercício trabalha a atenção aos detalhes explícitos do texto e a habilidade de validar informações.
Gabarito:
(V)
(F)
(F)
(V)
(F)
(V)
Questão 15.
Habilidade (BNCC): EF35LP16 – Produzir inferências sobre o tema e a mensagem central de textos narrativos, expressando opinião pessoal.
Comentário Pedagógico: Esta questão aberta permite que os alunos expressem suas interpretações, reconhecendo a importância cultural do folclore.
Gabarito esperado: Valorizar o folclore como parte da cultura brasileira, mostrando que as lendas permanecem vivas quando são lembradas e contadas.
Importância de Alinhar as questões à BNCC:
Alinhar as questões de interpretação de texto do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental à BNCC é fundamental, pois garante que cada atividade esteja diretamente vinculada às habilidades e competências previstas para essa etapa de escolarização. Isso assegura que os alunos desenvolvam, de forma progressiva e estruturada, capacidades de leitura, escrita, interpretação e reflexão crítica sobre os textos. Além disso, o alinhamento orienta o professor no planejamento pedagógico, oferecendo clareza sobre quais objetivos estão sendo trabalhados, possibilitando uma avaliação mais justa e coerente do aprendizado. Também promove a equidade no ensino, já que todos os estudantes têm assegurados os mesmos direitos de aprendizagem definidos nacionalmente. Assim, o alinhamento fortalece a qualidade da prática pedagógica e contribui para a formação de leitores autônomos e críticos.
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