Atividades de Compreensão de texto “O Dia da Independência do Brasil” em homenagem ao Dia 7 de setembro, para 4º e 5º ano do Ensino Fundamental Alinhadas à BNCC.
ALINHAMENTO À BNCC:
QUESTÃO 01
BNCC (EF15LP02): Identificar o tema central ou assunto de textos lidos ou ouvidos, percebendo sua função comunicativa e o contexto em que se inserem.
Comentário pedagógico: Avalia se o aluno consegue compreender a ideia principal apresentada pelo título do texto.
Gabarito: a
QUESTÃO 02
BNCC (EF15LP04): Reconhecer e diferenciar gêneros textuais, identificando suas características, estrutura e função comunicativa em diferentes contextos.
Comentário pedagógico: Estimula a identificação do gênero textual como narrativa histórica.
Gabarito: b
QUESTÃO 03
BNCC (EF15LP02): Identificar a mensagem principal de textos lidos ou ouvidos, relacionando ideias centrais e detalhes relevantes.
Comentário pedagógico: Permite compreender a finalidade do texto e o que ele pretende transmitir sobre a independência do Brasil.
Gabarito: d
QUESTÃO 04
BNCC (EF15HI01): Reconhecer e situar eventos históricos no tempo, identificando relações de causa e efeito.
Comentário pedagógico: Ajuda o aluno a relacionar o movimento da independência ao contexto histórico de 1822.
Gabarito: c
QUESTÃO 05
BNCC (EF15HI01): Reconhecer e situar eventos históricos no tempo, identificando relações de causa e efeito.
Comentário pedagógico: Avalia a compreensão sobre episódios que influenciaram a decisão de Dom Pedro de permanecer no Brasil.
Gabarito: d
QUESTÃO 06
BNCC (EF15HI01): Reconhecer e compreender eventos e discursos significativos na história do Brasil.
Comentário pedagógico: Permite identificar informações históricas relevantes, como a proclamação da independência.
Gabarito: b
QUESTÃO 07
BNCC (EF15LP02): Diferenciar fatos históricos de informações fictícias ou poéticas em textos lidos ou ouvidos.
Comentário pedagógico: Desenvolve a capacidade de distinguir entre informações reais e inventadas.
Gabarito: c
QUESTÃO 08
BNCC (EF15HI01): Reconhecer manifestações culturais e cívicas relacionadas à história do Brasil.
Comentário pedagógico: Estimula a percepção do aluno sobre como a independência é celebrada atualmente.
Gabarito: c
QUESTÃO 09
BNCC (EF15LP02): Identificar a finalidade do texto e compreender a mensagem principal transmitida pelo autor.
Comentário pedagógico: Avalia se o aluno consegue perceber o objetivo central do texto: explicar a independência e seu significado.
Gabarito: b
QUESTÃO 10
BNCC (EF15HI01): Compreender processos históricos e identificar fatos que contribuíram para a autonomia do Brasil.
Comentário pedagógico: Incentiva a análise de eventos históricos e sua sequência lógica na história do país.
Gabarito: a
QUESTÃO 11
BNCC (EF15LP21): Produzir textos com base em leitura ou experiência própria, utilizando informações do texto lido.
Comentário pedagógico: Desenvolve a capacidade de expressar ideias próprias fundamentadas em informações históricas.
QUESTÃO 12
BNCC (EF15LP21): Expressar opiniões e interpretações sobre textos, justificando com argumentos baseados no conteúdo lido.
Comentário pedagógico: Estimula reflexão crítica sobre o significado histórico do 7 de setembro e sua importância como símbolo de autonomia e liberdade.
Atividades de Compreensão de texto “O Dia da Independência do Brasil” em homenagem ao Dia 7 de setembro, para 4º e 5º ano do Ensino Fundamental Alinhadas à BNCC.
ALINHAMENTO À BNCC:
QUESTÃO 01
BNCC (EF15LP02): Identificar o tema central ou assunto de textos lidos ou ouvidos, percebendo sua função comunicativa e o contexto em que se inserem.
Comentário pedagógico: Avalia se o aluno consegue compreender a ideia principal apresentada pelo título do texto.
Gabarito: a
QUESTÃO 02
BNCC (EF15LP04): Reconhecer e diferenciar gêneros textuais, identificando suas características, estrutura e função comunicativa em diferentes contextos.
Comentário pedagógico: Estimula a identificação do gênero textual como narrativa histórica.
Gabarito: b
QUESTÃO 03
BNCC (EF15LP02): Identificar a mensagem principal de textos lidos ou ouvidos, relacionando ideias centrais e detalhes relevantes.
Comentário pedagógico: Permite compreender a finalidade do texto e o que ele pretende transmitir sobre a independência do Brasil.
Gabarito: d
QUESTÃO 04
BNCC (EF15HI01): Reconhecer e situar eventos históricos no tempo, identificando relações de causa e efeito.
Comentário pedagógico: Ajuda o aluno a relacionar o movimento da independência ao contexto histórico de 1822.
Gabarito: c
QUESTÃO 05
BNCC (EF15HI01): Reconhecer e situar eventos históricos no tempo, identificando relações de causa e efeito.
Comentário pedagógico: Avalia a compreensão sobre episódios que influenciaram a decisão de Dom Pedro de permanecer no Brasil.
Gabarito: d
QUESTÃO 06
BNCC (EF15HI01): Reconhecer e compreender eventos e discursos significativos na história do Brasil.
Comentário pedagógico: Permite identificar informações históricas relevantes, como a proclamação da independência.
Gabarito: b
QUESTÃO 07
BNCC (EF15LP02): Diferenciar fatos históricos de informações fictícias ou poéticas em textos lidos ou ouvidos.
Comentário pedagógico: Desenvolve a capacidade de distinguir entre informações reais e inventadas.
Gabarito: c
QUESTÃO 08
BNCC (EF15HI01): Reconhecer manifestações culturais e cívicas relacionadas à história do Brasil.
Comentário pedagógico: Estimula a percepção do aluno sobre como a independência é celebrada atualmente.
Gabarito: c
QUESTÃO 09
BNCC (EF15LP02): Identificar a finalidade do texto e compreender a mensagem principal transmitida pelo autor.
Comentário pedagógico: Avalia se o aluno consegue perceber o objetivo central do texto: explicar a independência e seu significado.
Gabarito: b
QUESTÃO 10
BNCC (EF15HI01): Compreender processos históricos e identificar fatos que contribuíram para a autonomia do Brasil.
Comentário pedagógico: Incentiva a análise de eventos históricos e sua sequência lógica na história do país.
Gabarito: a
QUESTÃO 11
BNCC (EF15LP21): Produzir textos com base em leitura ou experiência própria, utilizando informações do texto lido.
Comentário pedagógico: Desenvolve a capacidade de expressar ideias próprias fundamentadas em informações históricas.
QUESTÃO 12
BNCC (EF15LP21): Expressar opiniões e interpretações sobre textos, justificando com argumentos baseados no conteúdo lido.
Comentário pedagógico: Estimula reflexão crítica sobre o significado histórico do 7 de setembro e sua importância como símbolo de autonomia e liberdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário