Atividades de Compreensão de texto “O Mistério do Baú Encantado” em homenagem ao Dia do Folclore, para 1º e 2º ano do Ensino Fundamental Alinhadas à BNCC.
Alinhamento à BNCC:
QUESTÃO 01
BNCC: EF15LP02 – Localizar informações explícitas em textos.
Descrição BNCC: Localizar, em textos curtos, informações como nomes, lugares e acontecimentos, desenvolvendo atenção à leitura.
Comentário Pedagógico: No início da alfabetização, identificar o título ajuda a criança a reconhecer a ideia principal e a organizar a leitura.
Gabarito: B
QUESTÃO 02
BNCC: EF15LP04 – Identificar a função social de textos que circulam em diferentes esferas.
Descrição BNCC: Reconhecer, em textos simples, para que servem e qual é seu tipo (conto, carta, bilhete, etc.).
Comentário Pedagógico: Desenvolve a capacidade de reconhecer diferentes gêneros textuais desde os primeiros anos.
Gabarito: A
QUESTÃO 03
BNCC: EF15LP02 – Localizar informações explícitas em textos.
Descrição BNCC: Localizar informações claras e diretas, como data e lugar, em textos curtos.
Comentário Pedagógico: Favorece a percepção de elementos temporais, importantes para a sequência narrativa.
Gabarito: C
QUESTÃO 04
BNCC: EF15LP02 – Localizar informações explícitas em textos.
Descrição BNCC: Localizar, em textos lidos ou ouvidos, nomes de personagens e outros elementos principais.
Comentário Pedagógico: Auxilia no desenvolvimento da memória de leitura e no reconhecimento de personagens.
Gabarito: A
QUESTÃO 05
BNCC: EF15LP02 – Localizar informações explícitas em textos.
Descrição BNCC: Identificar, em textos curtos, objetos e acontecimentos narrados de forma clara.
Comentário Pedagógico: Trabalha a observação e a retenção de informações durante a leitura.
Gabarito: B
QUESTÃO 06
BNCC: EF15LP02 – Localizar informações explícitas em textos.
Descrição BNCC: Identificar, na sequência da narrativa, qual personagem realiza determinada ação.
Comentário Pedagógico: Ajuda a criança a compreender a ordem dos acontecimentos e quem participa deles.
Gabarito: B
QUESTÃO 07
BNCC: EF15LP02 – Localizar informações explícitas em textos.
Descrição BNCC: Localizar, em textos simples, ações e seus efeitos diretos na narrativa.
Comentário Pedagógico: Desenvolve a compreensão de causa e consequência em histórias curtas.
Gabarito: B
QUESTÃO 08
BNCC: EF15LP02 – Localizar informações explícitas em textos.
Descrição BNCC: Identificar personagens que participam de uma história a partir da leitura ou escuta do texto.
Comentário Pedagógico: Reforça a atenção aos elementos centrais da narrativa.
Gabarito: A
QUESTÃO 09
BNCC: EF15LP02 – Localizar informações explícitas em textos.
Descrição BNCC: Identificar ações e falas específicas dos personagens em textos simples.
Comentário Pedagógico: Ajuda o aluno a perceber as funções de cada personagem na história.
Gabarito: A
QUESTÃO 10
BNCC: EF15LP02 – Localizar informações explícitas em textos.
Descrição BNCC: Localizar informações sobre características e papéis dos personagens na narrativa.
Comentário Pedagógico: Desenvolve a habilidade de reconhecer o que cada personagem representa na história.
Gabarito: B
QUESTÃO 11
BNCC: EF15LP02 – Localizar informações explícitas em textos.
Descrição BNCC: Identificar objetos e elementos apresentados no desfecho da história.
Comentário Pedagógico: Reforça a compreensão do final da narrativa e da resolução dos acontecimentos.
Gabarito: D
QUESTÃO 12
BNCC: EF15LP02 – Localizar informações explícitas em textos.
Descrição BNCC: Identificar decisões e ações dos personagens a partir da leitura ou escuta da história.
Comentário Pedagógico: Estimula a compreensão de atitudes e escolhas dentro do enredo.
Gabarito: C
QUESTÃO 13
BNCC: EF15LP03 – Inferir informações implícitas nos textos, apoiando-se em pistas linguísticas.
Descrição BNCC: Expressar preferências e opiniões simples sobre personagens e acontecimentos da história.
Comentário Pedagógico: Favorece a oralidade, a argumentação inicial e o vínculo afetivo com a leitura.
Gabarito: Resposta pessoal
QUESTÃO 14
BNCC: EF15LP03 – Inferir informações implícitas nos textos, apoiando-se em pistas linguísticas.
Descrição BNCC: Compreender, de forma simples, a importância cultural e social de histórias tradicionais.
Comentário Pedagógico: Ajuda a criança a valorizar o folclore e a perceber sua importância para a cultura brasileira.
Gabarito: Resposta pessoal
Importância de Alinhar as questões à BNCC:
Alinhar as questões de compreensão de texto do 1º e 2º ano à BNCC é essencial para garantir que as atividades estejam em conformidade com as habilidades e competências previstas para a etapa de alfabetização, assegurando um ensino intencional e estruturado. Esse alinhamento orienta o professor a trabalhar objetivos claros, como a localização de informações explícitas, a identificação de personagens e elementos da narrativa, a compreensão de causa e consequência e a formulação de opiniões simples, respeitando o ritmo de aprendizagem da criança. Além disso, permite que a avaliação do desempenho dos alunos esteja conectada aos parâmetros nacionais, promovendo um desenvolvimento equilibrado das competências de leitura, interpretação e valorização da cultura, neste caso, por meio do folclore brasileiro.
Atividades de Compreensão de texto “O Mistério do Baú Encantado” em homenagem ao Dia do Folclore, para 1º e 2º ano do Ensino Fundamental Alinhadas à BNCC.
Alinhamento à BNCC:
QUESTÃO 01
BNCC: EF15LP02 – Localizar informações explícitas em textos.
Descrição BNCC: Localizar, em textos curtos, informações como nomes, lugares e acontecimentos, desenvolvendo atenção à leitura.
Comentário Pedagógico: No início da alfabetização, identificar o título ajuda a criança a reconhecer a ideia principal e a organizar a leitura.
Gabarito: B
QUESTÃO 02
BNCC: EF15LP04 – Identificar a função social de textos que circulam em diferentes esferas.
Descrição BNCC: Reconhecer, em textos simples, para que servem e qual é seu tipo (conto, carta, bilhete, etc.).
Comentário Pedagógico: Desenvolve a capacidade de reconhecer diferentes gêneros textuais desde os primeiros anos.
Gabarito: A
QUESTÃO 03
BNCC: EF15LP02 – Localizar informações explícitas em textos.
Descrição BNCC: Localizar informações claras e diretas, como data e lugar, em textos curtos.
Comentário Pedagógico: Favorece a percepção de elementos temporais, importantes para a sequência narrativa.
Gabarito: C
QUESTÃO 04
BNCC: EF15LP02 – Localizar informações explícitas em textos.
Descrição BNCC: Localizar, em textos lidos ou ouvidos, nomes de personagens e outros elementos principais.
Comentário Pedagógico: Auxilia no desenvolvimento da memória de leitura e no reconhecimento de personagens.
Gabarito: A
QUESTÃO 05
BNCC: EF15LP02 – Localizar informações explícitas em textos.
Descrição BNCC: Identificar, em textos curtos, objetos e acontecimentos narrados de forma clara.
Comentário Pedagógico: Trabalha a observação e a retenção de informações durante a leitura.
Gabarito: B
QUESTÃO 06
BNCC: EF15LP02 – Localizar informações explícitas em textos.
Descrição BNCC: Identificar, na sequência da narrativa, qual personagem realiza determinada ação.
Comentário Pedagógico: Ajuda a criança a compreender a ordem dos acontecimentos e quem participa deles.
Gabarito: B
QUESTÃO 07
BNCC: EF15LP02 – Localizar informações explícitas em textos.
Descrição BNCC: Localizar, em textos simples, ações e seus efeitos diretos na narrativa.
Comentário Pedagógico: Desenvolve a compreensão de causa e consequência em histórias curtas.
Gabarito: B
QUESTÃO 08
BNCC: EF15LP02 – Localizar informações explícitas em textos.
Descrição BNCC: Identificar personagens que participam de uma história a partir da leitura ou escuta do texto.
Comentário Pedagógico: Reforça a atenção aos elementos centrais da narrativa.
Gabarito: A
QUESTÃO 09
BNCC: EF15LP02 – Localizar informações explícitas em textos.
Descrição BNCC: Identificar ações e falas específicas dos personagens em textos simples.
Comentário Pedagógico: Ajuda o aluno a perceber as funções de cada personagem na história.
Gabarito: A
QUESTÃO 10
BNCC: EF15LP02 – Localizar informações explícitas em textos.
Descrição BNCC: Localizar informações sobre características e papéis dos personagens na narrativa.
Comentário Pedagógico: Desenvolve a habilidade de reconhecer o que cada personagem representa na história.
Gabarito: B
QUESTÃO 11
BNCC: EF15LP02 – Localizar informações explícitas em textos.
Descrição BNCC: Identificar objetos e elementos apresentados no desfecho da história.
Comentário Pedagógico: Reforça a compreensão do final da narrativa e da resolução dos acontecimentos.
Gabarito: D
QUESTÃO 12
BNCC: EF15LP02 – Localizar informações explícitas em textos.
Descrição BNCC: Identificar decisões e ações dos personagens a partir da leitura ou escuta da história.
Comentário Pedagógico: Estimula a compreensão de atitudes e escolhas dentro do enredo.
Gabarito: C
QUESTÃO 13
BNCC: EF15LP03 – Inferir informações implícitas nos textos, apoiando-se em pistas linguísticas.
Descrição BNCC: Expressar preferências e opiniões simples sobre personagens e acontecimentos da história.
Comentário Pedagógico: Favorece a oralidade, a argumentação inicial e o vínculo afetivo com a leitura.
Gabarito: Resposta pessoal
QUESTÃO 14
BNCC: EF15LP03 – Inferir informações implícitas nos textos, apoiando-se em pistas linguísticas.
Descrição BNCC: Compreender, de forma simples, a importância cultural e social de histórias tradicionais.
Comentário Pedagógico: Ajuda a criança a valorizar o folclore e a perceber sua importância para a cultura brasileira.
Gabarito: Resposta pessoal
Importância de Alinhar as questões à BNCC:
Alinhar as questões de compreensão de texto do 1º e 2º ano à BNCC é essencial para garantir que as atividades estejam em conformidade com as habilidades e competências previstas para a etapa de alfabetização, assegurando um ensino intencional e estruturado. Esse alinhamento orienta o professor a trabalhar objetivos claros, como a localização de informações explícitas, a identificação de personagens e elementos da narrativa, a compreensão de causa e consequência e a formulação de opiniões simples, respeitando o ritmo de aprendizagem da criança. Além disso, permite que a avaliação do desempenho dos alunos esteja conectada aos parâmetros nacionais, promovendo um desenvolvimento equilibrado das competências de leitura, interpretação e valorização da cultura, neste caso, por meio do folclore brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário