Atividades de Compreensão de texto “O Dia da Árvore” em homenagem ao Dia 21 de setembro, para 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental Alinhadas à BNCC.
ALINHAMENTO À BNCC:
QUESTÃO 01.
Habilidade (BNCC): EF15LP01 – Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
Comentário pedagógico: Esta habilidade permite que o aluno reconheça o gênero textual lido, compreendendo sua função social e contexto de produção e circulação.
Gabarito: C) Um texto informativo
QUESTÃO 02.
Habilidade (BNCC): EF15LP02 – Identificar o tema principal de textos lidos ou ouvidos.
Comentário pedagógico: O aluno deve ser capaz de identificar a ideia central do texto, desenvolvendo sua compreensão leitora.
Gabarito: B) A importância das árvores
QUESTÃO 03.
Habilidade (BNCC): EF02LP08 – Localizar, em textos lidos, informações explícitas e pontos de vista apresentados, estabelecendo relações entre partes do texto e entre o texto e o contexto em que está inserido.
Comentário pedagógico: Esta habilidade envolve a capacidade de localizar informações específicas no texto e relacioná-las ao contexto.
Gabarito: B) 21 de setembro
QUESTÃO 04.
Habilidade (BNCC): EF15LP04 – Identificar, em textos lidos, informações explícitas e implícitas, estabelecendo relações entre partes do texto e entre o texto e o contexto em que está inserido.
Comentário pedagógico: O aluno deve ser capaz de localizar informações específicas no texto e relacioná-las ao contexto.
Gabarito: C) 3º parágrafo
QUESTÃO 05.
Habilidade (BNCC): EF02LP09 – Inferir o sentido de palavras, expressões e frases a partir do contexto, considerando suas relações com o tema e a situação comunicativa.
Comentário pedagógico: Esta habilidade envolve a capacidade de inferir significados no texto, desenvolvendo a compreensão leitora.
Gabarito: A) Ajudam a deixar o ar mais limpo
QUESTÃO 06.
Habilidade (BNCC): EF02LP08 – Localizar, em textos lidos, informações explícitas e pontos de vista apresentados, estabelecendo relações entre partes do texto e entre o texto e o contexto em que está inserido.
Comentário pedagógico: O aluno deve ser capaz de localizar informações específicas no texto e relacioná-las ao contexto.
Gabarito: D) Pássaros, insetos e esquilos
QUESTÃO 07.
Habilidade (BNCC): EF02LP09 – Inferir o sentido de palavras, expressões e frases a partir do contexto, considerando suas relações com o tema e a situação comunicativa.
Comentário pedagógico: Esta habilidade envolve a capacidade de inferir significados no texto, desenvolvendo a compreensão leitora.
Gabarito: D) Amor e responsabilidade
QUESTÃO 08.
Habilidade (BNCC): EF15LP04 – Identificar, em textos lidos, informações explícitas e implícitas, estabelecendo relações entre partes do texto e entre o texto e o contexto em que está inserido.
Comentário pedagógico: O aluno deve ser capaz de localizar informações específicas no texto e relacioná-las ao contexto.
Gabarito: B) Frutas e flores
QUESTÃO 09.
Habilidade (BNCC): EF02LP09 – Inferir o sentido de palavras, expressões e frases a partir do contexto, considerando suas relações com o tema e a situação comunicativa.
Comentário pedagógico: Esta habilidade envolve a capacidade de inferir significados no texto, desenvolvendo a compreensão leitora.
Gabarito: A) Crescem devagar e vivem muitos anos
QUESTÃO 10.
Habilidade (BNCC): EF15LP07 – Identificar, em textos lidos, informações explícitas e implícitas, estabelecendo relações entre partes do texto e entre o texto e o contexto em que está inserido.
Comentário pedagógico: O aluno deve ser capaz de classificar informações como verdadeiras ou falsas a partir do texto.
Gabarito:
A) V
B) F
C) V
D) V
E) V
F) V
G) V
QUESTÃO 11.
Habilidade (BNCC): EF02LP10 – Produzir, com apoio do professor, respostas orais ou escritas que demonstrem compreensão do texto lido ou ouvido.
Comentário pedagógico: Esta habilidade envolve a capacidade de expressar, oralmente ou por escrito, a compreensão do texto.
Gabarito sugerido: Porque ajudam o meio ambiente, dão sombra, frutos e são importantes para os animais.
QUESTÃO 12.
Habilidade (BNCC): EF02LP10 – Produzir, com apoio do professor, respostas orais ou escritas que demonstrem compreensão do texto lido ou ouvido.
Comentário pedagógico: Esta habilidade envolve a capacidade de expressar, oralmente ou por escrito, a compreensão do texto.
Gabarito sugerido: Plantar árvores, regá-las, não quebrar galhos, cuidar das plantas na escola ou casa.
POR QUE ALINHAR AS QUESTÕES À BNCC?
Alinhar as questões de compreensão de texto sobre o Dia da Árvore à BNCC é fundamental para garantir que os estudantes do 1º ao 3º ano desenvolvam competências essenciais de leitura, interpretação, localização de informações explícitas e implícitas, inferência de sentidos e produção de respostas orais ou escritas. Esse alinhamento organiza o ensino, orienta a avaliação e permite que os alunos compreendam o texto de forma crítica, reconhecendo gêneros textuais, ideias principais, informações relevantes e a importância de atitudes responsáveis em relação à natureza.
Atividades de Compreensão de texto “O Dia da Árvore” em homenagem ao Dia 21 de setembro, para 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental Alinhadas à BNCC.
ALINHAMENTO À BNCC:
QUESTÃO 01.
Habilidade (BNCC): EF15LP01 – Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
Comentário pedagógico: Esta habilidade permite que o aluno reconheça o gênero textual lido, compreendendo sua função social e contexto de produção e circulação.
Gabarito: C) Um texto informativo
QUESTÃO 02.
Habilidade (BNCC): EF15LP02 – Identificar o tema principal de textos lidos ou ouvidos.
Comentário pedagógico: O aluno deve ser capaz de identificar a ideia central do texto, desenvolvendo sua compreensão leitora.
Gabarito: B) A importância das árvores
QUESTÃO 03.
Habilidade (BNCC): EF02LP08 – Localizar, em textos lidos, informações explícitas e pontos de vista apresentados, estabelecendo relações entre partes do texto e entre o texto e o contexto em que está inserido.
Comentário pedagógico: Esta habilidade envolve a capacidade de localizar informações específicas no texto e relacioná-las ao contexto.
Gabarito: B) 21 de setembro
QUESTÃO 04.
Habilidade (BNCC): EF15LP04 – Identificar, em textos lidos, informações explícitas e implícitas, estabelecendo relações entre partes do texto e entre o texto e o contexto em que está inserido.
Comentário pedagógico: O aluno deve ser capaz de localizar informações específicas no texto e relacioná-las ao contexto.
Gabarito: C) 3º parágrafo
QUESTÃO 05.
Habilidade (BNCC): EF02LP09 – Inferir o sentido de palavras, expressões e frases a partir do contexto, considerando suas relações com o tema e a situação comunicativa.
Comentário pedagógico: Esta habilidade envolve a capacidade de inferir significados no texto, desenvolvendo a compreensão leitora.
Gabarito: A) Ajudam a deixar o ar mais limpo
QUESTÃO 06.
Habilidade (BNCC): EF02LP08 – Localizar, em textos lidos, informações explícitas e pontos de vista apresentados, estabelecendo relações entre partes do texto e entre o texto e o contexto em que está inserido.
Comentário pedagógico: O aluno deve ser capaz de localizar informações específicas no texto e relacioná-las ao contexto.
Gabarito: D) Pássaros, insetos e esquilos
QUESTÃO 07.
Habilidade (BNCC): EF02LP09 – Inferir o sentido de palavras, expressões e frases a partir do contexto, considerando suas relações com o tema e a situação comunicativa.
Comentário pedagógico: Esta habilidade envolve a capacidade de inferir significados no texto, desenvolvendo a compreensão leitora.
Gabarito: D) Amor e responsabilidade
QUESTÃO 08.
Habilidade (BNCC): EF15LP04 – Identificar, em textos lidos, informações explícitas e implícitas, estabelecendo relações entre partes do texto e entre o texto e o contexto em que está inserido.
Comentário pedagógico: O aluno deve ser capaz de localizar informações específicas no texto e relacioná-las ao contexto.
Gabarito: B) Frutas e flores
QUESTÃO 09.
Habilidade (BNCC): EF02LP09 – Inferir o sentido de palavras, expressões e frases a partir do contexto, considerando suas relações com o tema e a situação comunicativa.
Comentário pedagógico: Esta habilidade envolve a capacidade de inferir significados no texto, desenvolvendo a compreensão leitora.
Gabarito: A) Crescem devagar e vivem muitos anos
QUESTÃO 10.
Habilidade (BNCC): EF15LP07 – Identificar, em textos lidos, informações explícitas e implícitas, estabelecendo relações entre partes do texto e entre o texto e o contexto em que está inserido.
Comentário pedagógico: O aluno deve ser capaz de classificar informações como verdadeiras ou falsas a partir do texto.
Gabarito:
A) V
B) F
C) V
D) V
E) V
F) V
G) V
QUESTÃO 11.
Habilidade (BNCC): EF02LP10 – Produzir, com apoio do professor, respostas orais ou escritas que demonstrem compreensão do texto lido ou ouvido.
Comentário pedagógico: Esta habilidade envolve a capacidade de expressar, oralmente ou por escrito, a compreensão do texto.
Gabarito sugerido: Porque ajudam o meio ambiente, dão sombra, frutos e são importantes para os animais.
QUESTÃO 12.
Habilidade (BNCC): EF02LP10 – Produzir, com apoio do professor, respostas orais ou escritas que demonstrem compreensão do texto lido ou ouvido.
Comentário pedagógico: Esta habilidade envolve a capacidade de expressar, oralmente ou por escrito, a compreensão do texto.
Gabarito sugerido: Plantar árvores, regá-las, não quebrar galhos, cuidar das plantas na escola ou casa.
POR QUE ALINHAR AS QUESTÕES À BNCC?
Alinhar as questões de compreensão de texto sobre o Dia da Árvore à BNCC é fundamental para garantir que os estudantes do 1º ao 3º ano desenvolvam competências essenciais de leitura, interpretação, localização de informações explícitas e implícitas, inferência de sentidos e produção de respostas orais ou escritas. Esse alinhamento organiza o ensino, orienta a avaliação e permite que os alunos compreendam o texto de forma crítica, reconhecendo gêneros textuais, ideias principais, informações relevantes e a importância de atitudes responsáveis em relação à natureza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário