DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL – 4º E 5º ANO


Atividades de Compreensão de texto “O Segredo da Estante Mágica” para 4º e 5º ano do Ensino Fundamental em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil.

O texto "O Segredo da Estante Mágica" é importante para os alunos do 4º e 5º ano porque estimula o gosto pela leitura de forma lúdica e imaginativa, desenvolvendo a criatividade e a interpretação textual. Além disso, valoriza a literatura infantil brasileira ao destacar o Dia Nacional do Livro Infantil e o autor Monteiro Lobato, promovendo o conhecimento cultural e a formação de leitores críticos e curiosos.

Atividades de Compreensão de texto “O Segredo da Estante Mágica” para 4º e 5º ano do Ensino Fundamental em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil.

Atividades de Compreensão de texto “O Segredo da Estante Mágica” para 4º e 5º ano do Ensino Fundamental em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil.

Atividades de Compreensão de texto “O Segredo da Estante Mágica” para 4º e 5º ano do Ensino Fundamental em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil.

📚 Componentes da BNCC Utilizados

Área: Língua Portuguesa

Unidade Temática: Compreensão e análise de textos

Campo de atuação: Artístico-literário

Anos escolares: 4º e 5º ano

Eixos envolvidos: Leitura/escuta, Produção de texto, Oralidade

 

QUESTÕES COM HABILIDADES DA BNCC

1. Onde se passa a história do conto?

Habilidade (EF15LP05) – Localizar informações explícitas em textos lidos. Resposta: C

2. Por que a estante da biblioteca era considerada especial no conto?

Habilidade (EF15LP06) – Inferir causas e consequências a partir de informações do texto. Resposta pessoal

3. O que acontecia de especial com a estante no Dia Nacional do Livro Infantil?

Habilidade (EF15LP05) – Localizar informações explícitas em textos. Resposta: B

4. O que Alice encontrou ao entrar no livro de aventuras?

Habilidade (EF15LP06) – Inferir informações implícitas nos textos. Resposta: C

5. Qual livro Lucas escolheu?

Habilidade (EF15LP05) – Localizar informações explícitas no texto. Resposta: B

6. O que Lucas viu dentro do livro de ciências?

Habilidade (EF15LP06) – Inferir informações implícitas a partir da leitura. Resposta: B

7. O que os alunos sentiram ao voltar das histórias?

Habilidade (EF15LP06) – Inferir sentimentos e emoções dos personagens. Resposta: D

8. Quem explicou o significado do Dia Nacional do Livro Infantil para os alunos?

Habilidade (EF15LP05) – Localizar informações explícitas. Resposta: B

9. Por que o dia 18 de abril é especial?

Habilidade (EF15LP05) – Identificar datas comemorativas e suas origens. Resposta: C

10. Quem foi homenageado no Dia Nacional do Livro Infantil?

Habilidade (EF15LP17) – Conhecer autores importantes da literatura brasileira. Resposta: A

11. Qual mensagem principal a história transmite?

Habilidade (EF15LP06) – Identificar o tema e a mensagem de textos literários. Resposta: C

12. Qual foi a principal lição que os alunos aprenderam após essa experiência?

Habilidade (EF15LP06) – Identificar a mensagem principal de textos literários. Resposta pessoal

13. Se você pudesse entrar em um livro como Alice e Lucas, que tipo de história escolheria? Explique por quê.

Habilidade (EF15LP10) – Produzir texto opinativo com base em experiência de leitura. Resposta pessoal

14. O que você aprendeu sobre Monteiro Lobato e o Dia Nacional do Livro Infantil com esse conto?

Habilidade (EF15LP17) – Conhecer e valorizar autores da literatura brasileira infantil. Resposta pessoal

Alinhar as questões à BNCC garante que os objetivos de aprendizagem estejam de acordo com as diretrizes nacionais, promovendo o desenvolvimento integral do aluno. Isso assegura a progressão das habilidades de leitura, escrita e interpretação. Além disso, contribui para uma avaliação mais justa e significativa.

BAIXAR ATIVIDADES EM PDF


Atividades de Compreensão de texto “O Segredo da Estante Mágica” para 4º e 5º ano do Ensino Fundamental em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil.

O texto "O Segredo da Estante Mágica" é importante para os alunos do 4º e 5º ano porque estimula o gosto pela leitura de forma lúdica e imaginativa, desenvolvendo a criatividade e a interpretação textual. Além disso, valoriza a literatura infantil brasileira ao destacar o Dia Nacional do Livro Infantil e o autor Monteiro Lobato, promovendo o conhecimento cultural e a formação de leitores críticos e curiosos.

Atividades de Compreensão de texto “O Segredo da Estante Mágica” para 4º e 5º ano do Ensino Fundamental em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil.

Atividades de Compreensão de texto “O Segredo da Estante Mágica” para 4º e 5º ano do Ensino Fundamental em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil.

Atividades de Compreensão de texto “O Segredo da Estante Mágica” para 4º e 5º ano do Ensino Fundamental em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil.

📚 Componentes da BNCC Utilizados

Área: Língua Portuguesa

Unidade Temática: Compreensão e análise de textos

Campo de atuação: Artístico-literário

Anos escolares: 4º e 5º ano

Eixos envolvidos: Leitura/escuta, Produção de texto, Oralidade

 

QUESTÕES COM HABILIDADES DA BNCC

1. Onde se passa a história do conto?

Habilidade (EF15LP05) – Localizar informações explícitas em textos lidos. Resposta: C

2. Por que a estante da biblioteca era considerada especial no conto?

Habilidade (EF15LP06) – Inferir causas e consequências a partir de informações do texto. Resposta pessoal

3. O que acontecia de especial com a estante no Dia Nacional do Livro Infantil?

Habilidade (EF15LP05) – Localizar informações explícitas em textos. Resposta: B

4. O que Alice encontrou ao entrar no livro de aventuras?

Habilidade (EF15LP06) – Inferir informações implícitas nos textos. Resposta: C

5. Qual livro Lucas escolheu?

Habilidade (EF15LP05) – Localizar informações explícitas no texto. Resposta: B

6. O que Lucas viu dentro do livro de ciências?

Habilidade (EF15LP06) – Inferir informações implícitas a partir da leitura. Resposta: B

7. O que os alunos sentiram ao voltar das histórias?

Habilidade (EF15LP06) – Inferir sentimentos e emoções dos personagens. Resposta: D

8. Quem explicou o significado do Dia Nacional do Livro Infantil para os alunos?

Habilidade (EF15LP05) – Localizar informações explícitas. Resposta: B

9. Por que o dia 18 de abril é especial?

Habilidade (EF15LP05) – Identificar datas comemorativas e suas origens. Resposta: C

10. Quem foi homenageado no Dia Nacional do Livro Infantil?

Habilidade (EF15LP17) – Conhecer autores importantes da literatura brasileira. Resposta: A

11. Qual mensagem principal a história transmite?

Habilidade (EF15LP06) – Identificar o tema e a mensagem de textos literários. Resposta: C

12. Qual foi a principal lição que os alunos aprenderam após essa experiência?

Habilidade (EF15LP06) – Identificar a mensagem principal de textos literários. Resposta pessoal

13. Se você pudesse entrar em um livro como Alice e Lucas, que tipo de história escolheria? Explique por quê.

Habilidade (EF15LP10) – Produzir texto opinativo com base em experiência de leitura. Resposta pessoal

14. O que você aprendeu sobre Monteiro Lobato e o Dia Nacional do Livro Infantil com esse conto?

Habilidade (EF15LP17) – Conhecer e valorizar autores da literatura brasileira infantil. Resposta pessoal

Alinhar as questões à BNCC garante que os objetivos de aprendizagem estejam de acordo com as diretrizes nacionais, promovendo o desenvolvimento integral do aluno. Isso assegura a progressão das habilidades de leitura, escrita e interpretação. Além disso, contribui para uma avaliação mais justa e significativa.

BAIXAR ATIVIDADES EM PDF


Nenhum comentário:

Postar um comentário