Atividades de Compreensão de texto “O Dia dos Povos Indígenas” para 4º e 5º ano do Ensino Fundamental alinhadas à BNCC. Gabarito abaixo do post.
Alinhamento à BNCC:
1. O gênero textual do poema é:
Objetivo: Identificar e analisar as características de diferentes gêneros textuais.
BNCC: EF15LP05 (válido para 4º e 5º ano) – Reconhecer e utilizar as características dos gêneros textuais em diferentes contextos.
Justificativa: O poema se caracteriza pelo uso de rimas, ritmo, metáforas e linguagem subjetiva.
Gabarito: b) Poema
2. Qual é o tema central do poema “Dia dos Povos Indígenas”?
Objetivo: Identificar o tema principal de textos poéticos.
BNCC: EF15LP06 – Identificar o tema de textos literários e relacioná-lo com sua estrutura.
Justificativa: O poema celebra e valoriza a identidade, cultura e sabedoria dos povos indígenas.
Gabarito: c) A valorização da cultura indígena
3. De acordo com o texto, a sabedoria indígena é comparada a:
Objetivo: Analisar figuras de linguagem e sentidos simbólicos no texto.
BNCC: EF15LP06 – Reconhecer e interpretar recursos de linguagem nos textos poéticos.
Justificativa: A metáfora remete a algo precioso e eterno, como a sabedoria dos povos indígenas.
Gabarito: b) Um bem natural que nunca se acaba
4. O poema celebra o Dia dos Povos Indígenas, comemorado em:
Objetivo: Identificar datas comemorativas e relacioná-las a fatos históricos e culturais.
BNCC: EF04HI08 – Identificar os diferentes grupos indígenas e suas contribuições socioculturais.
Justificativa: A data é oficial e visa reconhecer a importância dos povos indígenas no Brasil.
Gabarito: b) 19 de abril
5. Qual dos versos expressa o papel dos povos indígenas na proteção da natureza?
Objetivo: Compreender sentidos atribuídos à natureza em textos poéticos.
BNCC: EF05LP08 – Inferir informações implícitas nos textos, considerando os recursos linguísticos.
Justificativa: Esse verso simboliza o cuidado espiritual e afetuoso dos povos indígenas com a natureza.
Gabarito: d) “Protege a vida com o coração”
6. Assinale a alternativa que melhor descreve uma característica do gênero textual presente no poema:
Objetivo: Reconhecer traços dos gêneros textuais poéticos.
BNCC: EF15LP05 – Reconhecer características estruturais e estilísticas do gênero poema.
Justificativa: Elementos como rimas e linguagem figurada são típicos da poesia.
Gabarito: b) Uso de rimas e metáforas
7. A expressão “Raiz profunda de um bem natural” pode ser interpretada como:
Objetivo: Interpretar metáforas e simbolismos no texto.
BNCC: EF05LP06 – Interpretar efeitos de sentido de recursos expressivos.
Justificativa: A raiz representa o vínculo profundo e espiritual com a terra.
Gabarito: c) A ligação dos povos indígenas com a terra
8. No verso "Na pele, o tempo; na alma, o chão", o poeta transmite a ideia de:
Objetivo: Interpretar imagens poéticas e sentidos simbólicos.
BNCC: EF05LP06 – Analisar sentidos produzidos por imagens e figuras de linguagem.
Justificativa: A imagem poética mostra o tempo vivido e a alma ligada ao chão (terra).
Gabarito: a) A eterna conexão do indígena com a terra
9. O verso “Com arco, reza e encantamento” sugere que os povos indígenas:
Objetivo: Analisar como a religiosidade e os saberes tradicionais são representados nos textos.
BNCC: EF04HI08 – Compreender a diversidade cultural dos povos indígenas.
Justificativa: O verso une elementos de defesa e espiritualidade, revelando uma cosmovisão indígena.
Gabarito: b) Têm uma relação espiritual com a natureza
10. A alternativa que melhor descreve o uso da natureza no poema é:
Objetivo: Interpretar o papel simbólico da natureza no texto literário.
BNCC: EF04HI08 – Reconhecer a importância da relação dos povos indígenas com o meio ambiente.
Justificativa: O poema sugere que a natureza é protegida com reverência e afeto.
Gabarito: c) A natureza como algo sagrado e protegido pelos indígenas
11. Por que o poema pode ser considerado um texto do gênero lírico? Explique com base nas características presentes no texto.
Objetivo: Identificar elementos do gênero lírico.
BNCC: EF15LP05 – Analisar a função do gênero lírico e seus recursos expressivos.
Gabarito (resposta esperada): Porque expressa emoções, sentimentos e identidade cultural, utilizando linguagem figurada, ritmo e musicalidade.
12. A quem o poema homenageia? Justifique sua resposta com base nos elementos presentes no texto e mencione a importância da data comemorada em 19 de abril.
Objetivo: Reconhecer homenagens culturais em textos e refletir sobre a valorização da diversidade.
BNCC: EF05HI06 – Reconhecer a importância da valorização das culturas afro-brasileira e indígena para a formação da sociedade brasileira.
Gabarito (resposta esperada): Homenageia os povos indígenas, destacando sua sabedoria e ligação com a natureza. O dia 19 de abril é importante para valorizar suas culturas, resistências e contribuições para o Brasil.
Atividades de Compreensão de texto “O Dia dos Povos Indígenas” para 4º e 5º ano do Ensino Fundamental alinhadas à BNCC. Gabarito abaixo do post.
Alinhamento à BNCC:
1. O gênero textual do poema é:
Objetivo: Identificar e analisar as características de diferentes gêneros textuais.
BNCC: EF15LP05 (válido para 4º e 5º ano) – Reconhecer e utilizar as características dos gêneros textuais em diferentes contextos.
Justificativa: O poema se caracteriza pelo uso de rimas, ritmo, metáforas e linguagem subjetiva.
Gabarito: b) Poema
2. Qual é o tema central do poema “Dia dos Povos Indígenas”?
Objetivo: Identificar o tema principal de textos poéticos.
BNCC: EF15LP06 – Identificar o tema de textos literários e relacioná-lo com sua estrutura.
Justificativa: O poema celebra e valoriza a identidade, cultura e sabedoria dos povos indígenas.
Gabarito: c) A valorização da cultura indígena
3. De acordo com o texto, a sabedoria indígena é comparada a:
Objetivo: Analisar figuras de linguagem e sentidos simbólicos no texto.
BNCC: EF15LP06 – Reconhecer e interpretar recursos de linguagem nos textos poéticos.
Justificativa: A metáfora remete a algo precioso e eterno, como a sabedoria dos povos indígenas.
Gabarito: b) Um bem natural que nunca se acaba
4. O poema celebra o Dia dos Povos Indígenas, comemorado em:
Objetivo: Identificar datas comemorativas e relacioná-las a fatos históricos e culturais.
BNCC: EF04HI08 – Identificar os diferentes grupos indígenas e suas contribuições socioculturais.
Justificativa: A data é oficial e visa reconhecer a importância dos povos indígenas no Brasil.
Gabarito: b) 19 de abril
5. Qual dos versos expressa o papel dos povos indígenas na proteção da natureza?
Objetivo: Compreender sentidos atribuídos à natureza em textos poéticos.
BNCC: EF05LP08 – Inferir informações implícitas nos textos, considerando os recursos linguísticos.
Justificativa: Esse verso simboliza o cuidado espiritual e afetuoso dos povos indígenas com a natureza.
Gabarito: d) “Protege a vida com o coração”
6. Assinale a alternativa que melhor descreve uma característica do gênero textual presente no poema:
Objetivo: Reconhecer traços dos gêneros textuais poéticos.
BNCC: EF15LP05 – Reconhecer características estruturais e estilísticas do gênero poema.
Justificativa: Elementos como rimas e linguagem figurada são típicos da poesia.
Gabarito: b) Uso de rimas e metáforas
7. A expressão “Raiz profunda de um bem natural” pode ser interpretada como:
Objetivo: Interpretar metáforas e simbolismos no texto.
BNCC: EF05LP06 – Interpretar efeitos de sentido de recursos expressivos.
Justificativa: A raiz representa o vínculo profundo e espiritual com a terra.
Gabarito: c) A ligação dos povos indígenas com a terra
8. No verso "Na pele, o tempo; na alma, o chão", o poeta transmite a ideia de:
Objetivo: Interpretar imagens poéticas e sentidos simbólicos.
BNCC: EF05LP06 – Analisar sentidos produzidos por imagens e figuras de linguagem.
Justificativa: A imagem poética mostra o tempo vivido e a alma ligada ao chão (terra).
Gabarito: a) A eterna conexão do indígena com a terra
9. O verso “Com arco, reza e encantamento” sugere que os povos indígenas:
Objetivo: Analisar como a religiosidade e os saberes tradicionais são representados nos textos.
BNCC: EF04HI08 – Compreender a diversidade cultural dos povos indígenas.
Justificativa: O verso une elementos de defesa e espiritualidade, revelando uma cosmovisão indígena.
Gabarito: b) Têm uma relação espiritual com a natureza
10. A alternativa que melhor descreve o uso da natureza no poema é:
Objetivo: Interpretar o papel simbólico da natureza no texto literário.
BNCC: EF04HI08 – Reconhecer a importância da relação dos povos indígenas com o meio ambiente.
Justificativa: O poema sugere que a natureza é protegida com reverência e afeto.
Gabarito: c) A natureza como algo sagrado e protegido pelos indígenas
11. Por que o poema pode ser considerado um texto do gênero lírico? Explique com base nas características presentes no texto.
Objetivo: Identificar elementos do gênero lírico.
BNCC: EF15LP05 – Analisar a função do gênero lírico e seus recursos expressivos.
Gabarito (resposta esperada): Porque expressa emoções, sentimentos e identidade cultural, utilizando linguagem figurada, ritmo e musicalidade.
12. A quem o poema homenageia? Justifique sua resposta com base nos elementos presentes no texto e mencione a importância da data comemorada em 19 de abril.
Objetivo: Reconhecer homenagens culturais em textos e refletir sobre a valorização da diversidade.
BNCC: EF05HI06 – Reconhecer a importância da valorização das culturas afro-brasileira e indígena para a formação da sociedade brasileira.
Gabarito (resposta esperada): Homenageia os povos indígenas, destacando sua sabedoria e ligação com a natureza. O dia 19 de abril é importante para valorizar suas culturas, resistências e contribuições para o Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário