ATIVIDADES: DIA DOS POVOS INDÍGENAS – 1º E 2º ANO


Atividades de Compreensão de texto “O Dia dos Povos Indígenas” para 1º e 2º ano do Ensino Fundamental alinhadas à BNCC.

Atividades de Compreensão de texto “O Dia dos Povos Indígenas” para 1º e 2º ano do Ensino Fundamental alinhadas à BNCC.

Atividades de Compreensão de texto “O Dia dos Povos Indígenas” para 1º e 2º ano do Ensino Fundamental alinhadas à BNCC.

Alinhamento à BNCC:

1. QUAL É O TÍTULO DA HISTÓRIA QUE VOCÊ LEU?

📘 Componente: Língua Portuguesa

  • Habilidade: EF12LP01 – Localizar informações explícitas em textos.
  • Objeto de conhecimento: Compreensão leitora.

 

2. QUEM É A PERSONAGEM PRINCIPAL DA HISTÓRIA?

📘 Componente: Língua Portuguesa

  • Habilidade: EF12LP02 – Identificar personagens, espaços e tempo da narrativa.
  • Objeto de conhecimento: Elementos da narrativa.

 

3. ONDE A HISTÓRIA ACONTECE?

📘 Componente: Língua Portuguesa

  • Habilidade: EF12LP02 – Identificar espaço da narrativa.
  • Objeto de conhecimento: Compreensão de enredo.

 

4. QUAL É O NOME DO AVÔ DE JACI?

📘 Componente: Língua Portuguesa

  • Habilidade: EF12LP01 – Localizar informações explícitas no texto.
  • Objeto de conhecimento: Leitura e interpretação de texto.

 

5. O QUE JACI LEVA CONSIGO DURANTE SUA JORNADA NA FLORESTA?

📘 Componente: Língua Portuguesa

  • Habilidade: EF12LP01 – Localizar informações no texto.
  • Objeto de conhecimento: Leitura de narrativa.

 

6. O QUE O ESPÍRITO DA FLORESTA DIZ PARA JACI?

📘 Componente: Língua Portuguesa

  • Habilidade: EF12LP01 / EF15LP03 – Inferir sentido de falas e mensagens no texto.
  • Objeto de conhecimento: Interpretação e inferência.

 

7. O QUE JACI APRENDEU COM O ESPÍRITO DA FLORESTA?

📘 Componente: Língua Portuguesa / Ciências

  • Habilidade: EF12LP02 / EF02CI01 – Compreender valores e mensagens nos textos; reconhecer a importância do cuidado com a natureza.
  • Objeto de conhecimento: Interpretação e ética ambiental.

 

8. O QUE ACONTECE NA NOITE EM QUE JACI VOLTA PARA A ALDEIA?

📘 Componente: Língua Portuguesa

  • Habilidade: EF12LP02 – Identificar acontecimentos e desfecho da história.
  • Objeto de conhecimento: Estrutura narrativa.

 

9. QUAL É O GÊNERO TEXTUAL DESSA HISTÓRIA?

📘 Componente: Língua Portuguesa

  • Habilidade: EF12LP09 – Reconhecer diferentes gêneros textuais.
  • Objeto de conhecimento: Gêneros textuais.

 

10. O QUE É COMEMORADO NO DIA 19 DE ABRIL, MENCIONADO NA HISTÓRIA?

📗 Componente: História

  • Habilidade: EF02HI04 – Reconhecer e valorizar datas comemorativas ligadas à história e à cultura dos povos indígenas.
  • Objeto de conhecimento: Diversidade cultural.

 

11. COMO VOCÊ PODE CUIDAR DA NATUREZA? DESENHE OU ESCREVA.

📘 Componentes: Ciências / Língua Portuguesa / Educação Ambiental

Habilidades: 

  • EF02CI01 – Identificar ações que contribuem para a preservação do meio ambiente.
  • EF12LP06 – Produzir textos com apoio, e/ou representar ideias por meio do desenho.
  • Objeto de conhecimento: Consciência ambiental e expressão escrita e visual

A Importância de Alinhar à BNCC:

Nos primeiros anos do Ensino Fundamental, especialmente no 1º e 2º ano, as crianças estão em uma fase fundamental de descoberta, desenvolvimento da linguagem, formação de valores e construção de saberes básicos. Alinhar as atividades à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) garante que esse processo aconteça de forma intencional, organizada e completa, respeitando o ritmo de cada criança.

BAIXAR ATIVIDADES EM PDF


Atividades de Compreensão de texto “O Dia dos Povos Indígenas” para 1º e 2º ano do Ensino Fundamental alinhadas à BNCC.

Atividades de Compreensão de texto “O Dia dos Povos Indígenas” para 1º e 2º ano do Ensino Fundamental alinhadas à BNCC.

Atividades de Compreensão de texto “O Dia dos Povos Indígenas” para 1º e 2º ano do Ensino Fundamental alinhadas à BNCC.

Alinhamento à BNCC:

1. QUAL É O TÍTULO DA HISTÓRIA QUE VOCÊ LEU?

📘 Componente: Língua Portuguesa

  • Habilidade: EF12LP01 – Localizar informações explícitas em textos.
  • Objeto de conhecimento: Compreensão leitora.

 

2. QUEM É A PERSONAGEM PRINCIPAL DA HISTÓRIA?

📘 Componente: Língua Portuguesa

  • Habilidade: EF12LP02 – Identificar personagens, espaços e tempo da narrativa.
  • Objeto de conhecimento: Elementos da narrativa.

 

3. ONDE A HISTÓRIA ACONTECE?

📘 Componente: Língua Portuguesa

  • Habilidade: EF12LP02 – Identificar espaço da narrativa.
  • Objeto de conhecimento: Compreensão de enredo.

 

4. QUAL É O NOME DO AVÔ DE JACI?

📘 Componente: Língua Portuguesa

  • Habilidade: EF12LP01 – Localizar informações explícitas no texto.
  • Objeto de conhecimento: Leitura e interpretação de texto.

 

5. O QUE JACI LEVA CONSIGO DURANTE SUA JORNADA NA FLORESTA?

📘 Componente: Língua Portuguesa

  • Habilidade: EF12LP01 – Localizar informações no texto.
  • Objeto de conhecimento: Leitura de narrativa.

 

6. O QUE O ESPÍRITO DA FLORESTA DIZ PARA JACI?

📘 Componente: Língua Portuguesa

  • Habilidade: EF12LP01 / EF15LP03 – Inferir sentido de falas e mensagens no texto.
  • Objeto de conhecimento: Interpretação e inferência.

 

7. O QUE JACI APRENDEU COM O ESPÍRITO DA FLORESTA?

📘 Componente: Língua Portuguesa / Ciências

  • Habilidade: EF12LP02 / EF02CI01 – Compreender valores e mensagens nos textos; reconhecer a importância do cuidado com a natureza.
  • Objeto de conhecimento: Interpretação e ética ambiental.

 

8. O QUE ACONTECE NA NOITE EM QUE JACI VOLTA PARA A ALDEIA?

📘 Componente: Língua Portuguesa

  • Habilidade: EF12LP02 – Identificar acontecimentos e desfecho da história.
  • Objeto de conhecimento: Estrutura narrativa.

 

9. QUAL É O GÊNERO TEXTUAL DESSA HISTÓRIA?

📘 Componente: Língua Portuguesa

  • Habilidade: EF12LP09 – Reconhecer diferentes gêneros textuais.
  • Objeto de conhecimento: Gêneros textuais.

 

10. O QUE É COMEMORADO NO DIA 19 DE ABRIL, MENCIONADO NA HISTÓRIA?

📗 Componente: História

  • Habilidade: EF02HI04 – Reconhecer e valorizar datas comemorativas ligadas à história e à cultura dos povos indígenas.
  • Objeto de conhecimento: Diversidade cultural.

 

11. COMO VOCÊ PODE CUIDAR DA NATUREZA? DESENHE OU ESCREVA.

📘 Componentes: Ciências / Língua Portuguesa / Educação Ambiental

Habilidades: 

  • EF02CI01 – Identificar ações que contribuem para a preservação do meio ambiente.
  • EF12LP06 – Produzir textos com apoio, e/ou representar ideias por meio do desenho.
  • Objeto de conhecimento: Consciência ambiental e expressão escrita e visual

A Importância de Alinhar à BNCC:

Nos primeiros anos do Ensino Fundamental, especialmente no 1º e 2º ano, as crianças estão em uma fase fundamental de descoberta, desenvolvimento da linguagem, formação de valores e construção de saberes básicos. Alinhar as atividades à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) garante que esse processo aconteça de forma intencional, organizada e completa, respeitando o ritmo de cada criança.

BAIXAR ATIVIDADES EM PDF


Nenhum comentário:

Postar um comentário