Atividades de Compreensão de texto “O Dia dos Povos Indígenas” para 1º e 2º ano do Ensino Fundamental alinhadas à BNCC.
Alinhamento à BNCC:
1. QUAL É O TÍTULO DA HISTÓRIA QUE VOCÊ LEU?
📘 Componente: Língua Portuguesa
- Habilidade: EF12LP01 – Localizar informações explícitas em textos.
- Objeto de conhecimento: Compreensão leitora.
2. QUEM É A PERSONAGEM PRINCIPAL DA HISTÓRIA?
📘 Componente: Língua Portuguesa
- Habilidade: EF12LP02 – Identificar personagens, espaços e tempo da narrativa.
- Objeto de conhecimento: Elementos da narrativa.
3. ONDE A HISTÓRIA ACONTECE?
📘 Componente: Língua Portuguesa
- Habilidade: EF12LP02 – Identificar espaço da narrativa.
- Objeto de conhecimento: Compreensão de enredo.
4. QUAL É O NOME DO AVÔ DE JACI?
📘 Componente: Língua Portuguesa
- Habilidade: EF12LP01 – Localizar informações explícitas no texto.
- Objeto de conhecimento: Leitura e interpretação de texto.
5. O QUE JACI LEVA CONSIGO DURANTE SUA JORNADA NA FLORESTA?
📘 Componente: Língua Portuguesa
- Habilidade: EF12LP01 – Localizar informações no texto.
- Objeto de conhecimento: Leitura de narrativa.
6. O QUE O ESPÍRITO DA FLORESTA DIZ PARA JACI?
📘 Componente: Língua Portuguesa
- Habilidade: EF12LP01 / EF15LP03 – Inferir sentido de falas e mensagens no texto.
- Objeto de conhecimento: Interpretação e inferência.
7. O QUE JACI APRENDEU COM O ESPÍRITO DA FLORESTA?
📘 Componente: Língua Portuguesa / Ciências
- Habilidade: EF12LP02 / EF02CI01 – Compreender valores e mensagens nos textos; reconhecer a importância do cuidado com a natureza.
- Objeto de conhecimento: Interpretação e ética ambiental.
8. O QUE ACONTECE NA NOITE EM QUE JACI VOLTA PARA A ALDEIA?
📘 Componente: Língua Portuguesa
- Habilidade: EF12LP02 – Identificar acontecimentos e desfecho da história.
- Objeto de conhecimento: Estrutura narrativa.
9. QUAL É O GÊNERO TEXTUAL DESSA HISTÓRIA?
📘 Componente: Língua Portuguesa
- Habilidade: EF12LP09 – Reconhecer diferentes gêneros textuais.
- Objeto de conhecimento: Gêneros textuais.
10. O QUE É COMEMORADO NO DIA 19 DE ABRIL, MENCIONADO NA HISTÓRIA?
📗 Componente: História
- Habilidade: EF02HI04 – Reconhecer e valorizar datas comemorativas ligadas à história e à cultura dos povos indígenas.
- Objeto de conhecimento: Diversidade cultural.
11. COMO VOCÊ PODE CUIDAR DA NATUREZA? DESENHE OU ESCREVA.
📘 Componentes: Ciências / Língua Portuguesa / Educação Ambiental
Habilidades:
- EF02CI01 – Identificar ações que contribuem para a preservação do meio ambiente.
- EF12LP06 – Produzir textos com apoio, e/ou representar ideias por meio do desenho.
- Objeto de conhecimento: Consciência ambiental e expressão escrita e visual
A Importância de Alinhar à BNCC:
Nos primeiros anos do Ensino Fundamental, especialmente no 1º e 2º ano, as crianças estão em uma fase fundamental de descoberta, desenvolvimento da linguagem, formação de valores e construção de saberes básicos. Alinhar as atividades à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) garante que esse processo aconteça de forma intencional, organizada e completa, respeitando o ritmo de cada criança.
BAIXAR ATIVIDADES EM PDF
Atividades de Compreensão de texto “O Dia dos Povos Indígenas” para 1º e 2º ano do Ensino Fundamental alinhadas à BNCC.
Alinhamento à BNCC:
1. QUAL É O TÍTULO DA HISTÓRIA QUE VOCÊ LEU?
📘 Componente: Língua Portuguesa
- Habilidade: EF12LP01 – Localizar informações explícitas em textos.
- Objeto de conhecimento: Compreensão leitora.
2. QUEM É A PERSONAGEM PRINCIPAL DA HISTÓRIA?
📘 Componente: Língua Portuguesa
- Habilidade: EF12LP02 – Identificar personagens, espaços e tempo da narrativa.
- Objeto de conhecimento: Elementos da narrativa.
3. ONDE A HISTÓRIA ACONTECE?
📘 Componente: Língua Portuguesa
- Habilidade: EF12LP02 – Identificar espaço da narrativa.
- Objeto de conhecimento: Compreensão de enredo.
4. QUAL É O NOME DO AVÔ DE JACI?
📘 Componente: Língua Portuguesa
- Habilidade: EF12LP01 – Localizar informações explícitas no texto.
- Objeto de conhecimento: Leitura e interpretação de texto.
5. O QUE JACI LEVA CONSIGO DURANTE SUA JORNADA NA FLORESTA?
📘 Componente: Língua Portuguesa
- Habilidade: EF12LP01 – Localizar informações no texto.
- Objeto de conhecimento: Leitura de narrativa.
6. O QUE O ESPÍRITO DA FLORESTA DIZ PARA JACI?
📘 Componente: Língua Portuguesa
- Habilidade: EF12LP01 / EF15LP03 – Inferir sentido de falas e mensagens no texto.
- Objeto de conhecimento: Interpretação e inferência.
7. O QUE JACI APRENDEU COM O ESPÍRITO DA FLORESTA?
📘 Componente: Língua Portuguesa / Ciências
- Habilidade: EF12LP02 / EF02CI01 – Compreender valores e mensagens nos textos; reconhecer a importância do cuidado com a natureza.
- Objeto de conhecimento: Interpretação e ética ambiental.
8. O QUE ACONTECE NA NOITE EM QUE JACI VOLTA PARA A ALDEIA?
📘 Componente: Língua Portuguesa
- Habilidade: EF12LP02 – Identificar acontecimentos e desfecho da história.
- Objeto de conhecimento: Estrutura narrativa.
9. QUAL É O GÊNERO TEXTUAL DESSA HISTÓRIA?
📘 Componente: Língua Portuguesa
- Habilidade: EF12LP09 – Reconhecer diferentes gêneros textuais.
- Objeto de conhecimento: Gêneros textuais.
10. O QUE É COMEMORADO NO DIA 19 DE ABRIL, MENCIONADO NA HISTÓRIA?
📗 Componente: História
- Habilidade: EF02HI04 – Reconhecer e valorizar datas comemorativas ligadas à história e à cultura dos povos indígenas.
- Objeto de conhecimento: Diversidade cultural.
11. COMO VOCÊ PODE CUIDAR DA NATUREZA? DESENHE OU ESCREVA.
📘 Componentes: Ciências / Língua Portuguesa / Educação Ambiental
Habilidades:
- EF02CI01 – Identificar ações que contribuem para a preservação do meio ambiente.
- EF12LP06 – Produzir textos com apoio, e/ou representar ideias por meio do desenho.
- Objeto de conhecimento: Consciência ambiental e expressão escrita e visual
A Importância de Alinhar à BNCC:
Nos primeiros anos do Ensino Fundamental, especialmente no 1º e 2º ano, as crianças estão em uma fase fundamental de descoberta, desenvolvimento da linguagem, formação de valores e construção de saberes básicos. Alinhar as atividades à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) garante que esse processo aconteça de forma intencional, organizada e completa, respeitando o ritmo de cada criança.
BAIXAR ATIVIDADES EM PDF
Nenhum comentário:
Postar um comentário