Atividades de Compreensão de texto, A Gotinha Cristalina para o 4º e 5º ano do Ensino Fundamental Alinhadas à BNCC, em homenagem ao Dia Mundial da Água.
ATIVIDADES “O DIA MUNDIAL DA ÁGUA” 1º E 2º ANO
Importância do dia mundial da água:
O Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, é de fundamental importância para alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Primeiramente, a data promove a conscientização sobre a importância da água para a vida no planeta. Além disso, ela incentiva a adoção de práticas sustentáveis para a preservação desse recurso natural.
Nesse sentido, ao abordar o tema em sala de aula, os professores podem explorar diversas áreas do conhecimento, como Ciências, Geografia e História, integrando os conteúdos à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por exemplo, em Ciências, os alunos podem aprender sobre o ciclo da água, os diferentes estados físicos da água e a importância da água para os seres vivos. Em seguida, em Geografia, podem estudar a distribuição da água no planeta, os problemas relacionados à escassez de água e a importância da gestão dos recursos hídricos.
Alinhamento à BNCC:
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
(EF04CI05) Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema.
(EF04CI08) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas.
(EF05GE06) Identificar e comparar transformações dos espaços urbanos e rurais em diferentes tempos.
(EF05GE11) Identificar e descrever problemas ambientais e sociais de escala local, regional e/ou global.
Atividades de Compreensão de texto, A Gotinha Cristalina para o 4º e 5º ano do Ensino Fundamental Alinhadas à BNCC, em homenagem ao Dia Mundial da Água.
ATIVIDADES “O DIA MUNDIAL DA ÁGUA” 1º E 2º ANO
Importância do dia mundial da água:
O Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, é de fundamental importância para alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Primeiramente, a data promove a conscientização sobre a importância da água para a vida no planeta. Além disso, ela incentiva a adoção de práticas sustentáveis para a preservação desse recurso natural.
Nesse sentido, ao abordar o tema em sala de aula, os professores podem explorar diversas áreas do conhecimento, como Ciências, Geografia e História, integrando os conteúdos à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por exemplo, em Ciências, os alunos podem aprender sobre o ciclo da água, os diferentes estados físicos da água e a importância da água para os seres vivos. Em seguida, em Geografia, podem estudar a distribuição da água no planeta, os problemas relacionados à escassez de água e a importância da gestão dos recursos hídricos.
Alinhamento à BNCC:
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
(EF04CI05) Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema.
(EF04CI08) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas.
(EF05GE06) Identificar e comparar transformações dos espaços urbanos e rurais em diferentes tempos.
(EF05GE11) Identificar e descrever problemas ambientais e sociais de escala local, regional e/ou global.
Nenhum comentário:
Postar um comentário