Projeto para Alunos do 1º ao 5º Ano: "Gotinha Esperta" em homenagem ao Dia Mundial da Água, Alinhado à BNCC.
Tema: “Gotinha Esperta”
Duração: 1 semana (5 aulas)
Alinhamento à BNCC:
Este projeto está alinhado aos componentes curriculares de Ciências, Geografia, Linguagens e Arte, com o objetivo de desenvolver a consciência ambiental dos alunos e incentivar atitudes responsáveis no uso da água. Abaixo, segue o detalhamento das atividades com seu respectivo alinhamento à BNCC.
Objetivo Geral:
Desenvolver nos alunos a conscientização sobre a importância da preservação da água, estimulando atitudes responsáveis no cotidiano, por meio de atividades lúdicas, artísticas e científicas.
Objetivos Específicos:
- Compreender a importância da água para a vida no planeta.
- Identificar formas de economizar e preservar a água.
- Desenvolver habilidades de trabalho coletivo e colaboração.
- Refletir sobre o uso consciente da água e suas implicações ambientais.
- Criar projetos e ações que incentivem o uso responsável da água.
Plano de Aulas:
Aula 1: Introdução ao Tema – O que é a água e sua importância
Objetivo: Sensibilizar os alunos sobre a importância da água para a vida no planeta.
Atividades:
- Roda de conversa: Iniciar com uma roda de conversa perguntando aos alunos o que sabem sobre a água. Perguntar por que ela é importante e onde encontramos a água no nosso cotidiano.
- Exibição de vídeo (opcional): Um vídeo educativo sobre a água, como ela é distribuída no planeta e como é essencial para todos os seres vivos.
- Discussão em grupo: Após o vídeo, perguntar aos alunos sobre o que aprenderam e discutir as formas de preservação da água.
Alinhamento à BNCC:
Ciências (EF01CI03): Explorar e reconhecer a importância da água no cotidiano e no funcionamento dos ecossistemas.
Língua Portuguesa (EF01LP06): Participar de conversas, questionando e respondendo a perguntas de forma clara sobre temas tratados.
Materiais:
- Vídeo sobre a água e sua importância (pode ser encontrado no YouTube ou recursos educacionais).
- Quadro ou cartolina para registrar as ideias dos alunos.
Aula 2: A Água e o Ciclo Hidrológico
Objetivo: Ensinar sobre o ciclo da água e como ela se renova.
Atividades:
- Explicação do ciclo da água: Usar um desenho ou animação para explicar o ciclo da água (evaporação, condensação, precipitação e escoamento).
- Atividade prática: Criar um miniciclo da água utilizando uma bacia com água, uma lâmpada (simulando o sol) e um plástico transparente. Observar a evaporação e condensação.
- Discussão em grupo: O que acontece quando o ciclo da água é interrompido ou alterado?
Alinhamento à BNCC:
Ciências (EF02CI06): Identificar e refletir sobre atitudes que promovem a preservação da água e dos recursos naturais.
Ciências (EF02CI03): Explorar e reconhecer a importância da água no cotidiano e no funcionamento dos ecossistemas.
Arte (EF01AR04): Produzir representações gráficas do ciclo da água.
Materiais:
- Bacia com água.
- Lâmpada ou lanterna (simulando o sol).
- Plástico transparente.
Aula 3: Desperdício de Água – Como podemos economizar?
Objetivo: Refletir sobre o desperdício de água e discutir ações para economizá-la.
Atividades:
- Leitura e discussão: Ler um conto ou história sobre uma "gotinha" de água que aprende a ser esperta, economizando e cuidando da água. Pode-se adaptar um conto já existente ou criar um.
- Discussão em grupo: Identificar situações cotidianas em que podemos economizar água (exemplo: fechar a torneira enquanto escova os dentes, tomar banhos rápidos, etc).
- Atividade criativa: Criar uma lista de "Desafios Gotinha Esperta" onde as crianças precisam realizar ações que economizem água no dia a dia e registrá-las.
Alinhamento à BNCC:
Ciências (EF02CI06): Identificar e refletir sobre atitudes que promovem a preservação da água e dos recursos naturais.
Ciências (EF03CI06): Investigar os efeitos do uso da água nas atividades humanas e na natureza.
Língua Portuguesa (EF02LP10): Produzir textos orais e escritos, narrando e descrevendo situações que envolvem situações cotidianas.
Materiais:
- Texto ou história sobre a gotinha de água.
- Cartolina e canetas para criação dos desafios.
Aula 4: A Água no Mundo – Problemas e Soluções
Objetivo: Compreender os problemas relacionados à escassez de água e como podemos ajudar a resolver.
Atividades:
- Discussão em grupo: Falar sobre a escassez de água em algumas regiões do mundo e como isso afeta a vida das pessoas. Utilizar um mapa ou globo para mostrar as regiões mais afetadas.
- Pesquisa em grupos: Cada grupo pesquisa um problema relacionado à água (escassez, poluição, uso indevido, etc) e apresenta para a turma uma possível solução.
- Jogo “Missão Gotinha”: Simular um jogo onde os alunos devem resolver problemas de preservação da água no planeta, como salvar rios poluídos, plantar árvores, e evitar o desperdício.
Alinhamento à BNCC:
Ciências (EF03CI06): Investigar, por meio de observação e experimentação, os efeitos do uso da água nas atividades humanas e na natureza.
Geografia (EF02GE05): Identificar e analisar os diferentes usos da água nas regiões e os problemas relacionados à sua escassez e poluição.
Geografia (EF05GE08): Relacionar a escassez de recursos naturais, como a água, aos hábitos e ações da sociedade.
Materiais:
- Mapa ou globo.
- Cartolinas e canetas para apresentar soluções.
Aula 5: Culminância do Projeto – Produção Criativa e Apresentação
Objetivo: Consolidar o aprendizado e criar um projeto coletivo sobre o uso responsável da água.
Atividades:
- Produção artística: Cada grupo cria um cartaz, mural ou maquete sobre como economizar água, com mensagens educativas e visuais sobre a importância da preservação.
- Apresentação dos projetos: Cada grupo apresenta sua produção para a turma e explica a mensagem que quer transmitir.
- Compromisso coletivo: Concluir a semana com um compromisso coletivo, onde os alunos se comprometem a praticar as ações de economia de água em suas casas e escolas.
Alinhamento à BNCC:
Arte (EF02AR06): Criar produções artísticas coletivas, representando a preservação da água por meio de cartazes ou murais.
Língua Portuguesa (EF03LP16): Leitura, interpretação e produção de textos com temas ambientais.
Ciências (EF04CI07): Identificar, analisar e propor soluções para problemas ambientais relativos à escassez e à poluição da água.
Materiais:
- Cartolina, papel, tintas, pincéis, lápis de cor, e outros materiais de arte.
- Mural para fixar as produções.
Avaliação:
A avaliação será contínua e processual, com base na participação dos alunos nas atividades, na realização dos desafios propostos, na qualidade das apresentações e na reflexão coletiva durante as discussões.
Atividades complementares:
- Visita a uma estação de tratamento de água (se possível).
- Campanha de conscientização: Criar uma campanha de sensibilização sobre a importância da água na escola, com cartazes e mensagens para toda a comunidade escolar.
Referências:
BNCC - Base Nacional Comum Curricular (Competências e Habilidades de Ciências, Geografia, Língua Portuguesa e Arte).
Livros didáticos e recursos educativos sobre o ciclo da água e preservação ambiental.
Vídeos educativos sobre o Dia Mundial da Água e sustentabilidade.
Este alinhamento demonstra como o projeto "Gotinha Esperta" está integrado aos objetivos e competências da BNCC, envolvendo as áreas de Ciências, Geografia, Língua Portuguesa e Arte de maneira interdisciplinar. Ao longo das atividades, os alunos terão a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em situações práticas, reflexivas e criativas, desenvolvendo uma conscientização crítica sobre o uso e a preservação da água.
Projeto para Alunos do 1º ao 5º Ano: "Gotinha Esperta" em homenagem ao Dia Mundial da Água, Alinhado à BNCC.
Tema: “Gotinha Esperta”
Duração: 1 semana (5 aulas)
Alinhamento à BNCC:
Este projeto está alinhado aos componentes curriculares de Ciências, Geografia, Linguagens e Arte, com o objetivo de desenvolver a consciência ambiental dos alunos e incentivar atitudes responsáveis no uso da água. Abaixo, segue o detalhamento das atividades com seu respectivo alinhamento à BNCC.
Objetivo Geral:
Desenvolver nos alunos a conscientização sobre a importância da preservação da água, estimulando atitudes responsáveis no cotidiano, por meio de atividades lúdicas, artísticas e científicas.
Objetivos Específicos:
- Compreender a importância da água para a vida no planeta.
- Identificar formas de economizar e preservar a água.
- Desenvolver habilidades de trabalho coletivo e colaboração.
- Refletir sobre o uso consciente da água e suas implicações ambientais.
- Criar projetos e ações que incentivem o uso responsável da água.
Plano de Aulas:
Aula 1: Introdução ao Tema – O que é a água e sua importância
Objetivo: Sensibilizar os alunos sobre a importância da água para a vida no planeta.
Atividades:
- Roda de conversa: Iniciar com uma roda de conversa perguntando aos alunos o que sabem sobre a água. Perguntar por que ela é importante e onde encontramos a água no nosso cotidiano.
- Exibição de vídeo (opcional): Um vídeo educativo sobre a água, como ela é distribuída no planeta e como é essencial para todos os seres vivos.
- Discussão em grupo: Após o vídeo, perguntar aos alunos sobre o que aprenderam e discutir as formas de preservação da água.
Alinhamento à BNCC:
Ciências (EF01CI03): Explorar e reconhecer a importância da água no cotidiano e no funcionamento dos ecossistemas.
Língua Portuguesa (EF01LP06): Participar de conversas, questionando e respondendo a perguntas de forma clara sobre temas tratados.
Materiais:
- Vídeo sobre a água e sua importância (pode ser encontrado no YouTube ou recursos educacionais).
- Quadro ou cartolina para registrar as ideias dos alunos.
Aula 2: A Água e o Ciclo Hidrológico
Objetivo: Ensinar sobre o ciclo da água e como ela se renova.
Atividades:
- Explicação do ciclo da água: Usar um desenho ou animação para explicar o ciclo da água (evaporação, condensação, precipitação e escoamento).
- Atividade prática: Criar um miniciclo da água utilizando uma bacia com água, uma lâmpada (simulando o sol) e um plástico transparente. Observar a evaporação e condensação.
- Discussão em grupo: O que acontece quando o ciclo da água é interrompido ou alterado?
Alinhamento à BNCC:
Ciências (EF02CI06): Identificar e refletir sobre atitudes que promovem a preservação da água e dos recursos naturais.
Ciências (EF02CI03): Explorar e reconhecer a importância da água no cotidiano e no funcionamento dos ecossistemas.
Arte (EF01AR04): Produzir representações gráficas do ciclo da água.
Materiais:
- Bacia com água.
- Lâmpada ou lanterna (simulando o sol).
- Plástico transparente.
Aula 3: Desperdício de Água – Como podemos economizar?
Objetivo: Refletir sobre o desperdício de água e discutir ações para economizá-la.
Atividades:
- Leitura e discussão: Ler um conto ou história sobre uma "gotinha" de água que aprende a ser esperta, economizando e cuidando da água. Pode-se adaptar um conto já existente ou criar um.
- Discussão em grupo: Identificar situações cotidianas em que podemos economizar água (exemplo: fechar a torneira enquanto escova os dentes, tomar banhos rápidos, etc).
- Atividade criativa: Criar uma lista de "Desafios Gotinha Esperta" onde as crianças precisam realizar ações que economizem água no dia a dia e registrá-las.
Alinhamento à BNCC:
Ciências (EF02CI06): Identificar e refletir sobre atitudes que promovem a preservação da água e dos recursos naturais.
Ciências (EF03CI06): Investigar os efeitos do uso da água nas atividades humanas e na natureza.
Língua Portuguesa (EF02LP10): Produzir textos orais e escritos, narrando e descrevendo situações que envolvem situações cotidianas.
Materiais:
- Texto ou história sobre a gotinha de água.
- Cartolina e canetas para criação dos desafios.
Aula 4: A Água no Mundo – Problemas e Soluções
Objetivo: Compreender os problemas relacionados à escassez de água e como podemos ajudar a resolver.
Atividades:
- Discussão em grupo: Falar sobre a escassez de água em algumas regiões do mundo e como isso afeta a vida das pessoas. Utilizar um mapa ou globo para mostrar as regiões mais afetadas.
- Pesquisa em grupos: Cada grupo pesquisa um problema relacionado à água (escassez, poluição, uso indevido, etc) e apresenta para a turma uma possível solução.
- Jogo “Missão Gotinha”: Simular um jogo onde os alunos devem resolver problemas de preservação da água no planeta, como salvar rios poluídos, plantar árvores, e evitar o desperdício.
Alinhamento à BNCC:
Ciências (EF03CI06): Investigar, por meio de observação e experimentação, os efeitos do uso da água nas atividades humanas e na natureza.
Geografia (EF02GE05): Identificar e analisar os diferentes usos da água nas regiões e os problemas relacionados à sua escassez e poluição.
Geografia (EF05GE08): Relacionar a escassez de recursos naturais, como a água, aos hábitos e ações da sociedade.
Materiais:
- Mapa ou globo.
- Cartolinas e canetas para apresentar soluções.
Aula 5: Culminância do Projeto – Produção Criativa e Apresentação
Objetivo: Consolidar o aprendizado e criar um projeto coletivo sobre o uso responsável da água.
Atividades:
- Produção artística: Cada grupo cria um cartaz, mural ou maquete sobre como economizar água, com mensagens educativas e visuais sobre a importância da preservação.
- Apresentação dos projetos: Cada grupo apresenta sua produção para a turma e explica a mensagem que quer transmitir.
- Compromisso coletivo: Concluir a semana com um compromisso coletivo, onde os alunos se comprometem a praticar as ações de economia de água em suas casas e escolas.
Alinhamento à BNCC:
Arte (EF02AR06): Criar produções artísticas coletivas, representando a preservação da água por meio de cartazes ou murais.
Língua Portuguesa (EF03LP16): Leitura, interpretação e produção de textos com temas ambientais.
Ciências (EF04CI07): Identificar, analisar e propor soluções para problemas ambientais relativos à escassez e à poluição da água.
Materiais:
- Cartolina, papel, tintas, pincéis, lápis de cor, e outros materiais de arte.
- Mural para fixar as produções.
Avaliação:
A avaliação será contínua e processual, com base na participação dos alunos nas atividades, na realização dos desafios propostos, na qualidade das apresentações e na reflexão coletiva durante as discussões.
Atividades complementares:
- Visita a uma estação de tratamento de água (se possível).
- Campanha de conscientização: Criar uma campanha de sensibilização sobre a importância da água na escola, com cartazes e mensagens para toda a comunidade escolar.
Referências:
BNCC - Base Nacional Comum Curricular (Competências e Habilidades de Ciências, Geografia, Língua Portuguesa e Arte).
Livros didáticos e recursos educativos sobre o ciclo da água e preservação ambiental.
Vídeos educativos sobre o Dia Mundial da Água e sustentabilidade.
Este alinhamento demonstra como o projeto "Gotinha Esperta" está integrado aos objetivos e competências da BNCC, envolvendo as áreas de Ciências, Geografia, Língua Portuguesa e Arte de maneira interdisciplinar. Ao longo das atividades, os alunos terão a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em situações práticas, reflexivas e criativas, desenvolvendo uma conscientização crítica sobre o uso e a preservação da água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário