1º Simulado de Matemática para o 2º e 3º ano do Ensino Fundamental em consonância com as competências necessárias em Matemática, como a interpretação de gráficos, resolução de problemas e compreensão de operações básicas e frações.
Baixar Simulado em PDF logo abaixo
As questões do simulado estão bem alinhadas às habilidades da BNCC para o 2º e 3º ano do Ensino Fundamental. Elas abordam de forma abrangente as competências relacionadas à leitura e interpretação de gráficos e tabelas, resolução de problemas envolvendo operações básicas (soma, multiplicação, fração), e a compreensão do tempo, além de trabalhar com representações numéricas e fracionárias.
Questão 1: Gráfico de Barras
De acordo com esse gráfico, qual brinquedo Paulo possui em maior quantidade?
Competência: Analisar e interpretar gráficos e tabelas.
Habilidade BNCC: (EF02MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam a leitura, interpretação e representação de dados em gráficos de barras, tabelas e pictogramas, expressando-os de diferentes formas e representações.
Questão 2: Reta Numérica
O número que a seta está indicando é:
Competência: Compreender a organização dos números na reta numérica.
Habilidade BNCC: (EF02MA06) Localizar e ordenar números naturais na reta numérica, representando-os de forma crescente e decrescente.
Questão 3: Leitura de Relógio
Que horas esse relógio está marcando?
Competência: Ler e interpretar a hora em diferentes representações de tempo.
Habilidade BNCC: (EF02MA08) Ler e registrar horas em diferentes representações, como analógico e digital, e resolver problemas envolvendo unidades de tempo.
Questão 4: Problema de Adição
Maria ganhou R$5,00 de seu pai e R$5,00 de sua mãe. Qual alternativa mostra o valor total que Maria possui?
Competência: Resolver problemas que envolvem adição de valores monetários.
Habilidade BNCC: (EF02MA13) Resolver e elaborar problemas que envolvem a adição de números naturais, com ênfase em situações do cotidiano.
Questão 5: Leitura de Relógio (Outra Situação)
Marque o relógio que indica a hora que Soraia chegou.
Competência: Ler e interpretar a hora em diferentes representações de tempo.
Habilidade BNCC: (EF02MA08) Ler e registrar horas em diferentes representações, como analógico e digital, e resolver problemas envolvendo unidades de tempo.
Questão 6: Tabela de Pontuação
Conforme a tabela, qual time fez o menor número de pontos?
Competência: Ler e interpretar tabelas e extrair informações de forma crítica.
Habilidade BNCC: (EF02MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvem a leitura, interpretação e representação de dados em gráficos de barras, tabelas e pictogramas.
Questão 7: Multiplicação para Contar Alunos
A professora de uma escola dividiu sua turma em 5 grupos de 3 alunos para a realização de um trabalho. Quantos alunos tinham nessa turma no total?
Competência: Resolver problemas envolvendo a multiplicação de números naturais.
Habilidade BNCC: (EF02MA09) Resolver e elaborar problemas que envolvem a multiplicação de números naturais, representando situações do cotidiano.
Questão 8: Fração de Pizza
Sarah foi a uma pizzaria e comeu 5/8 de uma pizza. Quantos pedaços de pizza ainda sobraram?
Competência: Compreender e resolver problemas com frações.
Habilidade BNCC: (EF02MA11) Resolver e elaborar problemas envolvendo frações em situações cotidianas, como frações de um todo, representadas por divisões de objetos ou conjuntos.
Questão 9: Gráfico de Barras (Novamente)
De acordo com o gráfico, quantas laranjas e mangas Beatriz vendeu no total?
Competência: Analisar gráficos de barras e fazer operações com os dados apresentados.
Habilidade BNCC: (EF02MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvem a leitura, interpretação e representação de dados em gráficos de barras, tabelas e pictogramas, realizando operações simples com esses dados.
Questão 10: Problema de Adição de Pontos
Quantos pontos os dois times fizeram juntos?
Competência: Resolver problemas envolvendo a adição de números naturais.
Habilidade BNCC: (EF02MA13) Resolver e elaborar problemas que envolvem a adição de números naturais, com ênfase em situações do cotidiano.
1º Simulado de Matemática para o 2º e 3º ano do Ensino Fundamental em consonância com as competências necessárias em Matemática, como a interpretação de gráficos, resolução de problemas e compreensão de operações básicas e frações.
Baixar Simulado em PDF logo abaixo
As questões do simulado estão bem alinhadas às habilidades da BNCC para o 2º e 3º ano do Ensino Fundamental. Elas abordam de forma abrangente as competências relacionadas à leitura e interpretação de gráficos e tabelas, resolução de problemas envolvendo operações básicas (soma, multiplicação, fração), e a compreensão do tempo, além de trabalhar com representações numéricas e fracionárias.
Questão 1: Gráfico de Barras
De acordo com esse gráfico, qual brinquedo Paulo possui em maior quantidade?
Competência: Analisar e interpretar gráficos e tabelas.
Habilidade BNCC: (EF02MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam a leitura, interpretação e representação de dados em gráficos de barras, tabelas e pictogramas, expressando-os de diferentes formas e representações.
Questão 2: Reta Numérica
O número que a seta está indicando é:
Competência: Compreender a organização dos números na reta numérica.
Habilidade BNCC: (EF02MA06) Localizar e ordenar números naturais na reta numérica, representando-os de forma crescente e decrescente.
Questão 3: Leitura de Relógio
Que horas esse relógio está marcando?
Competência: Ler e interpretar a hora em diferentes representações de tempo.
Habilidade BNCC: (EF02MA08) Ler e registrar horas em diferentes representações, como analógico e digital, e resolver problemas envolvendo unidades de tempo.
Questão 4: Problema de Adição
Maria ganhou R$5,00 de seu pai e R$5,00 de sua mãe. Qual alternativa mostra o valor total que Maria possui?
Competência: Resolver problemas que envolvem adição de valores monetários.
Habilidade BNCC: (EF02MA13) Resolver e elaborar problemas que envolvem a adição de números naturais, com ênfase em situações do cotidiano.
Questão 5: Leitura de Relógio (Outra Situação)
Marque o relógio que indica a hora que Soraia chegou.
Competência: Ler e interpretar a hora em diferentes representações de tempo.
Habilidade BNCC: (EF02MA08) Ler e registrar horas em diferentes representações, como analógico e digital, e resolver problemas envolvendo unidades de tempo.
Questão 6: Tabela de Pontuação
Conforme a tabela, qual time fez o menor número de pontos?
Competência: Ler e interpretar tabelas e extrair informações de forma crítica.
Habilidade BNCC: (EF02MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvem a leitura, interpretação e representação de dados em gráficos de barras, tabelas e pictogramas.
Questão 7: Multiplicação para Contar Alunos
A professora de uma escola dividiu sua turma em 5 grupos de 3 alunos para a realização de um trabalho. Quantos alunos tinham nessa turma no total?
Competência: Resolver problemas envolvendo a multiplicação de números naturais.
Habilidade BNCC: (EF02MA09) Resolver e elaborar problemas que envolvem a multiplicação de números naturais, representando situações do cotidiano.
Questão 8: Fração de Pizza
Sarah foi a uma pizzaria e comeu 5/8 de uma pizza. Quantos pedaços de pizza ainda sobraram?
Competência: Compreender e resolver problemas com frações.
Habilidade BNCC: (EF02MA11) Resolver e elaborar problemas envolvendo frações em situações cotidianas, como frações de um todo, representadas por divisões de objetos ou conjuntos.
Questão 9: Gráfico de Barras (Novamente)
De acordo com o gráfico, quantas laranjas e mangas Beatriz vendeu no total?
Competência: Analisar gráficos de barras e fazer operações com os dados apresentados.
Habilidade BNCC: (EF02MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvem a leitura, interpretação e representação de dados em gráficos de barras, tabelas e pictogramas, realizando operações simples com esses dados.
Questão 10: Problema de Adição de Pontos
Quantos pontos os dois times fizeram juntos?
Competência: Resolver problemas envolvendo a adição de números naturais.
Habilidade BNCC: (EF02MA13) Resolver e elaborar problemas que envolvem a adição de números naturais, com ênfase em situações do cotidiano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário