ATIVIDADES: O DIA DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL


Atividades de Compreensão de texto “O Dia do Descobrimento do Brasil” para 4º e 5º ano do Ensino Fundamental alinhadas à BNCC.

Atividades de Compreensão de texto “O Dia do Descobrimento do Brasil” para 4º e 5º ano do Ensino Fundamental alinhadas à BNCC.

Atividades de Compreensão de texto “O Dia do Descobrimento do Brasil” para 4º e 5º ano do Ensino Fundamental alinhadas à BNCC.

Atividades de Compreensão de texto “O Dia do Descobrimento do Brasil” para 4º e 5º ano do Ensino Fundamental alinhadas à BNCC.

O poema faz um resgate crítico e educativo sobre o "descobrimento", propondo uma visão mais justa e inclusiva da história do Brasil, ao reconhecer a presença e o valor dos povos indígenas antes da chegada dos colonizadores.

Alinhamento à BNCC:

Conteúdo Abordado

Habilidades BNCC

Observações Pedagógicas

1

Data do Descobrimento do Brasil

EF15LP07, EF04HI03

Favorece a identificação de datas históricas e sua relação com o texto literário.

2

Personagem histórica que liderava a expedição

EF15LP07, EF04HI03

Permite a conexão entre literatura e personagens históricos reais.

3

Descrição do que foi avistado ao chegar ao Brasil

EF15LP07

Estimula a interpretação imagética do texto.

4

Povos que habitavam o Brasil antes dos portugueses

EF15LP07, EF04HI04

Promove o reconhecimento da presença indígena e sua cultura no território brasileiro.

5

Reconhecimento dos saberes indígenas na história

EF15LP07, EF15LP09, EF05HI01

Estimula a valorização da diversidade cultural e da memória dos povos originários.

6

Identificação do tom predominante no poema

EF15LP05

Desenvolve sensibilidade interpretativa e leitura crítica.

7

Identificação do gênero textual (poema)

EF15LP01

Reforça o reconhecimento de gêneros literários.

8

Antecipação de sentido a partir do título

EF15LP02

Explora estratégias de leitura preditiva.

9

Identificação da autoria do poema

EF15LP01

Valoriza a autoria como parte da construção textual.

10

Compreensão da mensagem principal sobre o Descobrimento do Brasil

EF15LP01, EF15LP07, EF15LP09, EF05HI01

Leitura crítica da história oficial à luz da pluralidade de vozes.

11

Interpretação da expressão “a história tem mais de uma voz”

EF15LP05, EF15LP09, EF04HI04, EF05HI02

Incentiva o pensamento histórico a partir de múltiplos pontos de vista.


BAIXAR ATIVIDADES EM PDF

Alinhar as atividades e questões pedagógicas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) garante que o processo de ensino e aprendizagem esteja em conformidade com os direitos de aprendizagem previstos para cada etapa da Educação Básica. Isso promove uma educação mais equitativa, estruturada e intencional, assegurando que todos os estudantes desenvolvam as habilidades essenciais de forma progressiva e integrada.


Atividades de Compreensão de texto “O Dia do Descobrimento do Brasil” para 4º e 5º ano do Ensino Fundamental alinhadas à BNCC.

Atividades de Compreensão de texto “O Dia do Descobrimento do Brasil” para 4º e 5º ano do Ensino Fundamental alinhadas à BNCC.

Atividades de Compreensão de texto “O Dia do Descobrimento do Brasil” para 4º e 5º ano do Ensino Fundamental alinhadas à BNCC.

Atividades de Compreensão de texto “O Dia do Descobrimento do Brasil” para 4º e 5º ano do Ensino Fundamental alinhadas à BNCC.

O poema faz um resgate crítico e educativo sobre o "descobrimento", propondo uma visão mais justa e inclusiva da história do Brasil, ao reconhecer a presença e o valor dos povos indígenas antes da chegada dos colonizadores.

Alinhamento à BNCC:

Conteúdo Abordado

Habilidades BNCC

Observações Pedagógicas

1

Data do Descobrimento do Brasil

EF15LP07, EF04HI03

Favorece a identificação de datas históricas e sua relação com o texto literário.

2

Personagem histórica que liderava a expedição

EF15LP07, EF04HI03

Permite a conexão entre literatura e personagens históricos reais.

3

Descrição do que foi avistado ao chegar ao Brasil

EF15LP07

Estimula a interpretação imagética do texto.

4

Povos que habitavam o Brasil antes dos portugueses

EF15LP07, EF04HI04

Promove o reconhecimento da presença indígena e sua cultura no território brasileiro.

5

Reconhecimento dos saberes indígenas na história

EF15LP07, EF15LP09, EF05HI01

Estimula a valorização da diversidade cultural e da memória dos povos originários.

6

Identificação do tom predominante no poema

EF15LP05

Desenvolve sensibilidade interpretativa e leitura crítica.

7

Identificação do gênero textual (poema)

EF15LP01

Reforça o reconhecimento de gêneros literários.

8

Antecipação de sentido a partir do título

EF15LP02

Explora estratégias de leitura preditiva.

9

Identificação da autoria do poema

EF15LP01

Valoriza a autoria como parte da construção textual.

10

Compreensão da mensagem principal sobre o Descobrimento do Brasil

EF15LP01, EF15LP07, EF15LP09, EF05HI01

Leitura crítica da história oficial à luz da pluralidade de vozes.

11

Interpretação da expressão “a história tem mais de uma voz”

EF15LP05, EF15LP09, EF04HI04, EF05HI02

Incentiva o pensamento histórico a partir de múltiplos pontos de vista.


BAIXAR ATIVIDADES EM PDF

Alinhar as atividades e questões pedagógicas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) garante que o processo de ensino e aprendizagem esteja em conformidade com os direitos de aprendizagem previstos para cada etapa da Educação Básica. Isso promove uma educação mais equitativa, estruturada e intencional, assegurando que todos os estudantes desenvolvam as habilidades essenciais de forma progressiva e integrada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário