Atividades de Compreensão de texto “O Dia do Descobrimento do Brasil” para 4º e 5º ano do Ensino Fundamental alinhadas à BNCC.
O poema faz um resgate crítico e educativo sobre o "descobrimento", propondo uma visão mais justa e inclusiva da história do Brasil, ao reconhecer a presença e o valor dos povos indígenas antes da chegada dos colonizadores.
Alinhamento à BNCC:
Nº |
Conteúdo Abordado |
Habilidades BNCC |
Observações Pedagógicas |
1 |
Data do Descobrimento do Brasil |
EF15LP07, EF04HI03 |
Favorece a identificação de datas históricas e sua relação com o texto literário. |
2 |
Personagem histórica que liderava a expedição |
EF15LP07, EF04HI03 |
Permite a conexão entre literatura e personagens históricos reais. |
3 |
Descrição do que foi avistado ao chegar ao Brasil |
EF15LP07 |
Estimula a interpretação imagética do texto. |
4 |
Povos que habitavam o Brasil antes dos portugueses |
EF15LP07, EF04HI04 |
Promove o reconhecimento da presença indígena e sua cultura no território brasileiro. |
5 |
Reconhecimento dos saberes indígenas na história |
EF15LP07, EF15LP09, EF05HI01 |
Estimula a valorização da diversidade cultural e da memória dos povos originários. |
6 |
Identificação do tom predominante no poema |
EF15LP05 |
Desenvolve sensibilidade interpretativa e leitura crítica. |
7 |
Identificação do gênero textual (poema) |
EF15LP01 |
Reforça o reconhecimento de gêneros literários. |
8 |
Antecipação de sentido a partir do título |
EF15LP02 |
Explora estratégias de leitura preditiva. |
9 |
Identificação da autoria do poema |
EF15LP01 |
Valoriza a autoria como parte da construção textual. |
10 |
Compreensão da mensagem principal sobre o Descobrimento do Brasil |
EF15LP01, EF15LP07, EF15LP09, EF05HI01 |
Leitura crítica da história oficial à luz da pluralidade de vozes. |
11 |
Interpretação da expressão “a história tem mais de uma voz” |
EF15LP05, EF15LP09, EF04HI04, EF05HI02 |
Incentiva o pensamento histórico a partir de múltiplos pontos de vista. |
Alinhar as atividades e questões pedagógicas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) garante que o processo de ensino e aprendizagem esteja em conformidade com os direitos de aprendizagem previstos para cada etapa da Educação Básica. Isso promove uma educação mais equitativa, estruturada e intencional, assegurando que todos os estudantes desenvolvam as habilidades essenciais de forma progressiva e integrada.
Atividades de Compreensão de texto “O Dia do Descobrimento do Brasil” para 4º e 5º ano do Ensino Fundamental alinhadas à BNCC.
O poema faz um resgate crítico e educativo sobre o "descobrimento", propondo uma visão mais justa e inclusiva da história do Brasil, ao reconhecer a presença e o valor dos povos indígenas antes da chegada dos colonizadores.
Alinhamento à BNCC:
Nº |
Conteúdo Abordado |
Habilidades BNCC |
Observações Pedagógicas |
1 |
Data do Descobrimento do Brasil |
EF15LP07, EF04HI03 |
Favorece a identificação de datas históricas e sua relação com o texto literário. |
2 |
Personagem histórica que liderava a expedição |
EF15LP07, EF04HI03 |
Permite a conexão entre literatura e personagens históricos reais. |
3 |
Descrição do que foi avistado ao chegar ao Brasil |
EF15LP07 |
Estimula a interpretação imagética do texto. |
4 |
Povos que habitavam o Brasil antes dos portugueses |
EF15LP07, EF04HI04 |
Promove o reconhecimento da presença indígena e sua cultura no território brasileiro. |
5 |
Reconhecimento dos saberes indígenas na história |
EF15LP07, EF15LP09, EF05HI01 |
Estimula a valorização da diversidade cultural e da memória dos povos originários. |
6 |
Identificação do tom predominante no poema |
EF15LP05 |
Desenvolve sensibilidade interpretativa e leitura crítica. |
7 |
Identificação do gênero textual (poema) |
EF15LP01 |
Reforça o reconhecimento de gêneros literários. |
8 |
Antecipação de sentido a partir do título |
EF15LP02 |
Explora estratégias de leitura preditiva. |
9 |
Identificação da autoria do poema |
EF15LP01 |
Valoriza a autoria como parte da construção textual. |
10 |
Compreensão da mensagem principal sobre o Descobrimento do Brasil |
EF15LP01, EF15LP07, EF15LP09, EF05HI01 |
Leitura crítica da história oficial à luz da pluralidade de vozes. |
11 |
Interpretação da expressão “a história tem mais de uma voz” |
EF15LP05, EF15LP09, EF04HI04, EF05HI02 |
Incentiva o pensamento histórico a partir de múltiplos pontos de vista. |
Alinhar as atividades e questões pedagógicas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) garante que o processo de ensino e aprendizagem esteja em conformidade com os direitos de aprendizagem previstos para cada etapa da Educação Básica. Isso promove uma educação mais equitativa, estruturada e intencional, assegurando que todos os estudantes desenvolvam as habilidades essenciais de forma progressiva e integrada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário