ATIVIDADES: DIA DO TRABALHADOR – 4º E 5º ANO


Atividades de Compreensão de texto para o 4º e 5º ano do ensino fundamental em homenagem ao Dia do Trabalhador alinhadas à BNCC.

Atividades de Compreensão de texto para o 4º e 5º ano do ensino fundamental em homenagem ao Dia do Trabalhador alinhadas à BNCC.

Atividades de Compreensão de texto para o 4º e 5º ano do ensino fundamental em homenagem ao Dia do Trabalhador alinhadas à BNCC.

Atividades de Compreensão de texto para o 4º e 5º ano do ensino fundamental em homenagem ao Dia do Trabalhador alinhadas à BNCC.

Alinhamento à BNCC:

1. Qual é o título do poema?

📌 Objetivo da questão: Identificar o título como uma informação explícita no texto.

📚 BNCC: EF15LP02 – Localizar informações explícitas em textos literários e não literários.

2. O poema é um exemplo de qual gênero textual?

📌 Objetivo da questão: Reconhecer o gênero textual e sua finalidade comunicativa.

📚 BNCC: EF15LP06 – Reconhecer e compreender a função social de diferentes gêneros textuais.

3. Quem é citado como responsável por ensinar no poema?

📌 Objetivo da questão: Identificar personagens e suas funções no texto poético.

📚 BNCC: EF15LP03 – Identificar personagens, suas ações e características em textos literários.

4. Qual profissão é mencionada como aquela que limpa o dia logo no início do poema?

📌 Objetivo da questão: Localizar uma informação explícita no trecho inicial do texto.

📚 BNCC: EF15LP02 – Localizar informações específicas em textos.

5. Qual sentimento o poema transmite sobre os trabalhadores?

📌 Objetivo da questão: Inferir sentimentos e valores transmitidos pelo poema.

📚 BNCC: EF15LP05 – Inferir emoções, sentimentos e intenções dos personagens ou do eu lírico.

6. Qual profissão aparece no poema como alguém que viaja muito?

📌 Objetivo da questão: Reconhecer a relação entre profissão e característica descrita no poema.

📚 BNCC: EF15LP03 – Identificar ações associadas a personagens nos textos.

7. Como o pedreiro é apresentado no poema?

📌 Objetivo da questão: Compreender a valorização do trabalho do pedreiro no poema.

📚 BNCC: EF15LP17 – Refletir sobre valores e práticas sociais representadas nos textos.

8. O poema mostra que o trabalho é importante para quê?

📌 Objetivo da questão: Interpretar a mensagem central sobre a importância social do trabalho.

📚 BNCC: EF15LP17 – Analisar valores sociais e culturais veiculados nos textos.

9. O que acontece no dia 1º de maio, segundo o poema?

📌 Objetivo da questão: Identificar uma informação factual presente no texto.

📚 BNCC: EF15LP02 – Localizar informações explícitas no texto.

10. Qual trabalhador citado no poema você acha mais importante? Justifique sua resposta.

📌 Objetivo da questão: Expressar opinião pessoal com justificativa a partir da leitura.

📚 BNCC: EF15LP18 – Produzir comentários e opiniões com argumentos simples.

11. O que você aprendeu sobre os trabalhadores ao ler esse poema?

📌 Objetivo da questão: Refletir sobre os conteúdos do poema e sua relação com a realidade.

📚 BNCC: EF15LP21 – Relacionar textos lidos com vivências e saberes pessoais. 

12. Escreva qual é a profissão do seu pai, da sua mãe ou das pessoas que cuidam de você. Se quiser, conte também o que você acha mais legal sobre o trabalho deles!

📌 Objetivo da questão: Desenvolver a escrita com base em experiências pessoais e valorização familiar.

📚 BNCC: EF15LP20 – Produzir pequenos textos autobiográficos ou descritivos com coerência.

 

Baixar Atividades em PDF


Atividades de Compreensão de texto para o 4º e 5º ano do ensino fundamental em homenagem ao Dia do Trabalhador alinhadas à BNCC.

Atividades de Compreensão de texto para o 4º e 5º ano do ensino fundamental em homenagem ao Dia do Trabalhador alinhadas à BNCC.

Atividades de Compreensão de texto para o 4º e 5º ano do ensino fundamental em homenagem ao Dia do Trabalhador alinhadas à BNCC.

Atividades de Compreensão de texto para o 4º e 5º ano do ensino fundamental em homenagem ao Dia do Trabalhador alinhadas à BNCC.

Alinhamento à BNCC:

1. Qual é o título do poema?

📌 Objetivo da questão: Identificar o título como uma informação explícita no texto.

📚 BNCC: EF15LP02 – Localizar informações explícitas em textos literários e não literários.

2. O poema é um exemplo de qual gênero textual?

📌 Objetivo da questão: Reconhecer o gênero textual e sua finalidade comunicativa.

📚 BNCC: EF15LP06 – Reconhecer e compreender a função social de diferentes gêneros textuais.

3. Quem é citado como responsável por ensinar no poema?

📌 Objetivo da questão: Identificar personagens e suas funções no texto poético.

📚 BNCC: EF15LP03 – Identificar personagens, suas ações e características em textos literários.

4. Qual profissão é mencionada como aquela que limpa o dia logo no início do poema?

📌 Objetivo da questão: Localizar uma informação explícita no trecho inicial do texto.

📚 BNCC: EF15LP02 – Localizar informações específicas em textos.

5. Qual sentimento o poema transmite sobre os trabalhadores?

📌 Objetivo da questão: Inferir sentimentos e valores transmitidos pelo poema.

📚 BNCC: EF15LP05 – Inferir emoções, sentimentos e intenções dos personagens ou do eu lírico.

6. Qual profissão aparece no poema como alguém que viaja muito?

📌 Objetivo da questão: Reconhecer a relação entre profissão e característica descrita no poema.

📚 BNCC: EF15LP03 – Identificar ações associadas a personagens nos textos.

7. Como o pedreiro é apresentado no poema?

📌 Objetivo da questão: Compreender a valorização do trabalho do pedreiro no poema.

📚 BNCC: EF15LP17 – Refletir sobre valores e práticas sociais representadas nos textos.

8. O poema mostra que o trabalho é importante para quê?

📌 Objetivo da questão: Interpretar a mensagem central sobre a importância social do trabalho.

📚 BNCC: EF15LP17 – Analisar valores sociais e culturais veiculados nos textos.

9. O que acontece no dia 1º de maio, segundo o poema?

📌 Objetivo da questão: Identificar uma informação factual presente no texto.

📚 BNCC: EF15LP02 – Localizar informações explícitas no texto.

10. Qual trabalhador citado no poema você acha mais importante? Justifique sua resposta.

📌 Objetivo da questão: Expressar opinião pessoal com justificativa a partir da leitura.

📚 BNCC: EF15LP18 – Produzir comentários e opiniões com argumentos simples.

11. O que você aprendeu sobre os trabalhadores ao ler esse poema?

📌 Objetivo da questão: Refletir sobre os conteúdos do poema e sua relação com a realidade.

📚 BNCC: EF15LP21 – Relacionar textos lidos com vivências e saberes pessoais. 

12. Escreva qual é a profissão do seu pai, da sua mãe ou das pessoas que cuidam de você. Se quiser, conte também o que você acha mais legal sobre o trabalho deles!

📌 Objetivo da questão: Desenvolver a escrita com base em experiências pessoais e valorização familiar.

📚 BNCC: EF15LP20 – Produzir pequenos textos autobiográficos ou descritivos com coerência.

 

Baixar Atividades em PDF


Nenhum comentário:

Postar um comentário