Atividades de Compreensão de texto para o 4º e 5º ano do ensino fundamental em homenagem ao Dia do Trabalhador alinhadas à BNCC.
Alinhamento à BNCC:
1. Qual é o título do poema?
📌 Objetivo da questão: Identificar o título como uma informação explícita no texto.
📚 BNCC: EF15LP02 – Localizar informações explícitas em textos literários e não literários.
2. O poema é um exemplo de qual gênero textual?
📌 Objetivo da questão: Reconhecer o gênero textual e sua finalidade comunicativa.
📚 BNCC: EF15LP06 – Reconhecer e compreender a função social de diferentes gêneros textuais.
3. Quem é citado como responsável por ensinar no poema?
📌 Objetivo da questão: Identificar personagens e suas funções no texto poético.
📚 BNCC: EF15LP03 – Identificar personagens, suas ações e características em textos literários.
4. Qual profissão é mencionada como aquela que limpa o dia logo no início do poema?
📌 Objetivo da questão: Localizar uma informação explícita no trecho inicial do texto.
📚 BNCC: EF15LP02 – Localizar informações específicas em textos.
5. Qual sentimento o poema transmite sobre os trabalhadores?
📌 Objetivo da questão: Inferir sentimentos e valores transmitidos pelo poema.
📚 BNCC: EF15LP05 – Inferir emoções, sentimentos e intenções dos personagens ou do eu lírico.
6. Qual profissão aparece no poema como alguém que viaja muito?
📌 Objetivo da questão: Reconhecer a relação entre profissão e característica descrita no poema.
📚 BNCC: EF15LP03 – Identificar ações associadas a personagens nos textos.
7. Como o pedreiro é apresentado no poema?
📌 Objetivo da questão: Compreender a valorização do trabalho do pedreiro no poema.
📚 BNCC: EF15LP17 – Refletir sobre valores e práticas sociais representadas nos textos.
8. O poema mostra que o trabalho é importante para quê?
📌 Objetivo da questão: Interpretar a mensagem central sobre a importância social do trabalho.
📚 BNCC: EF15LP17 – Analisar valores sociais e culturais veiculados nos textos.
9. O que acontece no dia 1º de maio, segundo o poema?
📌 Objetivo da questão: Identificar uma informação factual presente no texto.
📚 BNCC: EF15LP02 – Localizar informações explícitas no texto.
10. Qual trabalhador citado no poema você acha mais importante? Justifique sua resposta.
📌 Objetivo da questão: Expressar opinião pessoal com justificativa a partir da leitura.
📚 BNCC: EF15LP18 – Produzir comentários e opiniões com argumentos simples.
11. O que você aprendeu sobre os trabalhadores ao ler esse poema?
📌 Objetivo da questão: Refletir sobre os conteúdos do poema e sua relação com a realidade.
📚 BNCC: EF15LP21 – Relacionar textos lidos com vivências e saberes pessoais.
12. Escreva qual é a profissão do seu pai, da sua mãe ou das pessoas que cuidam de você. Se quiser, conte também o que você acha mais legal sobre o trabalho deles!
📌 Objetivo da questão: Desenvolver a escrita com base em experiências pessoais e valorização familiar.
📚 BNCC: EF15LP20 – Produzir pequenos textos autobiográficos ou descritivos com coerência.
Atividades de Compreensão de texto para o 4º e 5º ano do ensino fundamental em homenagem ao Dia do Trabalhador alinhadas à BNCC.
Alinhamento à BNCC:
1. Qual é o título do poema?
📌 Objetivo da questão: Identificar o título como uma informação explícita no texto.
📚 BNCC: EF15LP02 – Localizar informações explícitas em textos literários e não literários.
2. O poema é um exemplo de qual gênero textual?
📌 Objetivo da questão: Reconhecer o gênero textual e sua finalidade comunicativa.
📚 BNCC: EF15LP06 – Reconhecer e compreender a função social de diferentes gêneros textuais.
3. Quem é citado como responsável por ensinar no poema?
📌 Objetivo da questão: Identificar personagens e suas funções no texto poético.
📚 BNCC: EF15LP03 – Identificar personagens, suas ações e características em textos literários.
4. Qual profissão é mencionada como aquela que limpa o dia logo no início do poema?
📌 Objetivo da questão: Localizar uma informação explícita no trecho inicial do texto.
📚 BNCC: EF15LP02 – Localizar informações específicas em textos.
5. Qual sentimento o poema transmite sobre os trabalhadores?
📌 Objetivo da questão: Inferir sentimentos e valores transmitidos pelo poema.
📚 BNCC: EF15LP05 – Inferir emoções, sentimentos e intenções dos personagens ou do eu lírico.
6. Qual profissão aparece no poema como alguém que viaja muito?
📌 Objetivo da questão: Reconhecer a relação entre profissão e característica descrita no poema.
📚 BNCC: EF15LP03 – Identificar ações associadas a personagens nos textos.
7. Como o pedreiro é apresentado no poema?
📌 Objetivo da questão: Compreender a valorização do trabalho do pedreiro no poema.
📚 BNCC: EF15LP17 – Refletir sobre valores e práticas sociais representadas nos textos.
8. O poema mostra que o trabalho é importante para quê?
📌 Objetivo da questão: Interpretar a mensagem central sobre a importância social do trabalho.
📚 BNCC: EF15LP17 – Analisar valores sociais e culturais veiculados nos textos.
9. O que acontece no dia 1º de maio, segundo o poema?
📌 Objetivo da questão: Identificar uma informação factual presente no texto.
📚 BNCC: EF15LP02 – Localizar informações explícitas no texto.
10. Qual trabalhador citado no poema você acha mais importante? Justifique sua resposta.
📌 Objetivo da questão: Expressar opinião pessoal com justificativa a partir da leitura.
📚 BNCC: EF15LP18 – Produzir comentários e opiniões com argumentos simples.
11. O que você aprendeu sobre os trabalhadores ao ler esse poema?
📌 Objetivo da questão: Refletir sobre os conteúdos do poema e sua relação com a realidade.
📚 BNCC: EF15LP21 – Relacionar textos lidos com vivências e saberes pessoais.
12. Escreva qual é a profissão do seu pai, da sua mãe ou das pessoas que cuidam de você. Se quiser, conte também o que você acha mais legal sobre o trabalho deles!
📌 Objetivo da questão: Desenvolver a escrita com base em experiências pessoais e valorização familiar.
📚 BNCC: EF15LP20 – Produzir pequenos textos autobiográficos ou descritivos com coerência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário