ATIVIDADES: DIA DO TRABALHADOR – 1º E 2º ANO

 


Atividades de Compreensão de texto para o 1º e 2º ano do ensino fundamental em homenagem ao Dia do Trabalhador alinhadas à BNCC.

Atividades de Compreensão de texto para o 1º e 2º ano do ensino fundamental em homenagem ao Dia do Trabalhador alinhadas à BNCC.

Atividades de Compreensão de texto para o 1º e 2º ano do ensino fundamental em homenagem ao Dia do Trabalhador alinhadas à BNCC.

Alinhamento à BNCC:

Questão 1 - COMO SE CHAMA O TEXTO QUE VOCÊ LEU?

🎯 Habilidade BNCC: (EF15LP01)

Objetivo: Desenvolver a habilidade de identificar o título de um texto lido, reconhecendo informações explícitas e promovendo a atenção à leitura.

Questão 2 - O TEXTO É:

🎯 Habilidade BNCC: (EF15LP02)

Objetivo: Reconhecer o gênero textual lido, diferenciando poemas de outros tipos de textos a partir de suas características formais.

Questão 3 - QUEM O POEMA QUER HOMENAGEAR?

🎯 Habilidade BNCC: (EF15LP03)

Objetivo: Identificar a intenção do autor, desenvolvendo a capacidade de inferir informações implícitas no texto.

Questão 4 - QUAL TRABALHADOR ENSINA A LER?

🎯 Habilidade BNCC: (EF15LP01)

Objetivo: Localizar informações específicas no texto, associando personagens (profissões) às suas ações.

Questão 5 - O QUE O FAZENDEIRO FAZ NO POEMA?

🎯 Habilidade BNCC: (EF15LP01)

Objetivo: Identificar a ação específica de um personagem dentro do poema, reforçando a leitura atenta.

Questão 6 - O QUE O PEDREIRO CONSTRÓI?

🎯 Habilidade BNCC: (EF15LP01)

Objetivo: Reconhecer ações realizadas pelos personagens no texto, promovendo a compreensão de detalhes narrativos.

Questão 7 - SEGUNDO O POEMA, COMO O TRABALHADOR FAZ O SEU TRABALHO?

🎯 Habilidade BNCC: (EF15LP03)

Objetivo: Inferir sentimentos e atitudes expressos no poema, desenvolvendo a sensibilidade para a linguagem subjetiva.

Questão 8 - NO FINAL DO POEMA, O QUE SE PEDE PARA FAZER PARA OS TRABALHADORES?

🎯 Habilidade BNCC: (EF15LP03)

Objetivo: Interpretar ações sugeridas no texto, compreendendo intenções de valorização e afeto.

Questão 9 - QUAL TRABALHADOR VOCÊ MAIS GOSTOU DE VER NO POEMA? POR QUÊ?

🎯 Habilidade BNCC: (EF15LP14)

Objetivo: Incentivar a expressão pessoal a partir da leitura, desenvolvendo a habilidade de argumentar e justificar preferências.

Questão 10 - O QUE VOCÊ GOSTARIA DE DIZER PARA UM TRABALHADOR NO DIA DO TRABALHADOR?

🎯 Habilidade BNCC: (EF15LP14)

Objetivo: Estimular a produção de pequenos textos expressivos e afetivos, promovendo a autonomia na escrita e o respeito pelo trabalho.

BAIXAR ATIVIDADES EM PDF

Alinhar questões do 1º e 2º ano à BNCC é essencial para garantir que o ensino seja planejado com intencionalidade, respeitando o desenvolvimento infantil, assegurando a progressão das aprendizagens e promovendo a formação integral dos estudantes.

Esse alinhamento organiza o trabalho pedagógico, assegura a equidade educacional e fortalece a construção de competências cognitivas, sociais e emocionais, preparando as crianças para uma atuação crítica e sensível no mundo.

 


Atividades de Compreensão de texto para o 1º e 2º ano do ensino fundamental em homenagem ao Dia do Trabalhador alinhadas à BNCC.

Atividades de Compreensão de texto para o 1º e 2º ano do ensino fundamental em homenagem ao Dia do Trabalhador alinhadas à BNCC.

Atividades de Compreensão de texto para o 1º e 2º ano do ensino fundamental em homenagem ao Dia do Trabalhador alinhadas à BNCC.

Alinhamento à BNCC:

Questão 1 - COMO SE CHAMA O TEXTO QUE VOCÊ LEU?

🎯 Habilidade BNCC: (EF15LP01)

Objetivo: Desenvolver a habilidade de identificar o título de um texto lido, reconhecendo informações explícitas e promovendo a atenção à leitura.

Questão 2 - O TEXTO É:

🎯 Habilidade BNCC: (EF15LP02)

Objetivo: Reconhecer o gênero textual lido, diferenciando poemas de outros tipos de textos a partir de suas características formais.

Questão 3 - QUEM O POEMA QUER HOMENAGEAR?

🎯 Habilidade BNCC: (EF15LP03)

Objetivo: Identificar a intenção do autor, desenvolvendo a capacidade de inferir informações implícitas no texto.

Questão 4 - QUAL TRABALHADOR ENSINA A LER?

🎯 Habilidade BNCC: (EF15LP01)

Objetivo: Localizar informações específicas no texto, associando personagens (profissões) às suas ações.

Questão 5 - O QUE O FAZENDEIRO FAZ NO POEMA?

🎯 Habilidade BNCC: (EF15LP01)

Objetivo: Identificar a ação específica de um personagem dentro do poema, reforçando a leitura atenta.

Questão 6 - O QUE O PEDREIRO CONSTRÓI?

🎯 Habilidade BNCC: (EF15LP01)

Objetivo: Reconhecer ações realizadas pelos personagens no texto, promovendo a compreensão de detalhes narrativos.

Questão 7 - SEGUNDO O POEMA, COMO O TRABALHADOR FAZ O SEU TRABALHO?

🎯 Habilidade BNCC: (EF15LP03)

Objetivo: Inferir sentimentos e atitudes expressos no poema, desenvolvendo a sensibilidade para a linguagem subjetiva.

Questão 8 - NO FINAL DO POEMA, O QUE SE PEDE PARA FAZER PARA OS TRABALHADORES?

🎯 Habilidade BNCC: (EF15LP03)

Objetivo: Interpretar ações sugeridas no texto, compreendendo intenções de valorização e afeto.

Questão 9 - QUAL TRABALHADOR VOCÊ MAIS GOSTOU DE VER NO POEMA? POR QUÊ?

🎯 Habilidade BNCC: (EF15LP14)

Objetivo: Incentivar a expressão pessoal a partir da leitura, desenvolvendo a habilidade de argumentar e justificar preferências.

Questão 10 - O QUE VOCÊ GOSTARIA DE DIZER PARA UM TRABALHADOR NO DIA DO TRABALHADOR?

🎯 Habilidade BNCC: (EF15LP14)

Objetivo: Estimular a produção de pequenos textos expressivos e afetivos, promovendo a autonomia na escrita e o respeito pelo trabalho.

BAIXAR ATIVIDADES EM PDF

Alinhar questões do 1º e 2º ano à BNCC é essencial para garantir que o ensino seja planejado com intencionalidade, respeitando o desenvolvimento infantil, assegurando a progressão das aprendizagens e promovendo a formação integral dos estudantes.

Esse alinhamento organiza o trabalho pedagógico, assegura a equidade educacional e fortalece a construção de competências cognitivas, sociais e emocionais, preparando as crianças para uma atuação crítica e sensível no mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário