Atividades de Compreensão de texto para o 1º e 2º ano do ensino fundamental em homenagem ao Dia do Trabalhador alinhadas à BNCC.
Alinhamento à BNCC:
Questão 1 - COMO SE CHAMA O TEXTO QUE VOCÊ LEU?
🎯 Habilidade BNCC: (EF15LP01)
✅ Objetivo: Desenvolver a habilidade de identificar o título de um texto lido, reconhecendo informações explícitas e promovendo a atenção à leitura.
Questão 2 - O TEXTO É:
🎯 Habilidade BNCC: (EF15LP02)
✅ Objetivo: Reconhecer o gênero textual lido, diferenciando poemas de outros tipos de textos a partir de suas características formais.
Questão 3 - QUEM O POEMA QUER HOMENAGEAR?
🎯 Habilidade BNCC: (EF15LP03)
✅ Objetivo: Identificar a intenção do autor, desenvolvendo a capacidade de inferir informações implícitas no texto.
Questão 4 - QUAL TRABALHADOR ENSINA A LER?
🎯 Habilidade BNCC: (EF15LP01)
✅ Objetivo: Localizar informações específicas no texto, associando personagens (profissões) às suas ações.
Questão 5 - O QUE O FAZENDEIRO FAZ NO POEMA?
🎯 Habilidade BNCC: (EF15LP01)
✅ Objetivo: Identificar a ação específica de um personagem dentro do poema, reforçando a leitura atenta.
Questão 6 - O QUE O PEDREIRO CONSTRÓI?
🎯 Habilidade BNCC: (EF15LP01)
✅ Objetivo: Reconhecer ações realizadas pelos personagens no texto, promovendo a compreensão de detalhes narrativos.
Questão 7 - SEGUNDO O POEMA, COMO O TRABALHADOR FAZ O SEU TRABALHO?
🎯 Habilidade BNCC: (EF15LP03)
✅ Objetivo: Inferir sentimentos e atitudes expressos no poema, desenvolvendo a sensibilidade para a linguagem subjetiva.
Questão 8 - NO FINAL DO POEMA, O QUE SE PEDE PARA FAZER PARA OS TRABALHADORES?
🎯 Habilidade BNCC: (EF15LP03)
✅ Objetivo: Interpretar ações sugeridas no texto, compreendendo intenções de valorização e afeto.
Questão 9 - QUAL TRABALHADOR VOCÊ MAIS GOSTOU DE VER NO POEMA? POR QUÊ?
🎯 Habilidade BNCC: (EF15LP14)
✅ Objetivo: Incentivar a expressão pessoal a partir da leitura, desenvolvendo a habilidade de argumentar e justificar preferências.
Questão 10 - O QUE VOCÊ GOSTARIA DE DIZER PARA UM TRABALHADOR NO DIA DO TRABALHADOR?
🎯 Habilidade BNCC: (EF15LP14)
✅ Objetivo: Estimular a produção de pequenos textos expressivos e afetivos, promovendo a autonomia na escrita e o respeito pelo trabalho.
Alinhar questões do 1º e 2º ano à BNCC é essencial para garantir que o ensino seja planejado com intencionalidade, respeitando o desenvolvimento infantil, assegurando a progressão das aprendizagens e promovendo a formação integral dos estudantes.
Esse alinhamento organiza o trabalho pedagógico, assegura a equidade educacional e fortalece a construção de competências cognitivas, sociais e emocionais, preparando as crianças para uma atuação crítica e sensível no mundo.
Atividades de Compreensão de texto para o 1º e 2º ano do ensino fundamental em homenagem ao Dia do Trabalhador alinhadas à BNCC.
Alinhamento à BNCC:
Questão 1 - COMO SE CHAMA O TEXTO QUE VOCÊ LEU?
🎯 Habilidade BNCC: (EF15LP01)
✅ Objetivo: Desenvolver a habilidade de identificar o título de um texto lido, reconhecendo informações explícitas e promovendo a atenção à leitura.
Questão 2 - O TEXTO É:
🎯 Habilidade BNCC: (EF15LP02)
✅ Objetivo: Reconhecer o gênero textual lido, diferenciando poemas de outros tipos de textos a partir de suas características formais.
Questão 3 - QUEM O POEMA QUER HOMENAGEAR?
🎯 Habilidade BNCC: (EF15LP03)
✅ Objetivo: Identificar a intenção do autor, desenvolvendo a capacidade de inferir informações implícitas no texto.
Questão 4 - QUAL TRABALHADOR ENSINA A LER?
🎯 Habilidade BNCC: (EF15LP01)
✅ Objetivo: Localizar informações específicas no texto, associando personagens (profissões) às suas ações.
Questão 5 - O QUE O FAZENDEIRO FAZ NO POEMA?
🎯 Habilidade BNCC: (EF15LP01)
✅ Objetivo: Identificar a ação específica de um personagem dentro do poema, reforçando a leitura atenta.
Questão 6 - O QUE O PEDREIRO CONSTRÓI?
🎯 Habilidade BNCC: (EF15LP01)
✅ Objetivo: Reconhecer ações realizadas pelos personagens no texto, promovendo a compreensão de detalhes narrativos.
Questão 7 - SEGUNDO O POEMA, COMO O TRABALHADOR FAZ O SEU TRABALHO?
🎯 Habilidade BNCC: (EF15LP03)
✅ Objetivo: Inferir sentimentos e atitudes expressos no poema, desenvolvendo a sensibilidade para a linguagem subjetiva.
Questão 8 - NO FINAL DO POEMA, O QUE SE PEDE PARA FAZER PARA OS TRABALHADORES?
🎯 Habilidade BNCC: (EF15LP03)
✅ Objetivo: Interpretar ações sugeridas no texto, compreendendo intenções de valorização e afeto.
Questão 9 - QUAL TRABALHADOR VOCÊ MAIS GOSTOU DE VER NO POEMA? POR QUÊ?
🎯 Habilidade BNCC: (EF15LP14)
✅ Objetivo: Incentivar a expressão pessoal a partir da leitura, desenvolvendo a habilidade de argumentar e justificar preferências.
Questão 10 - O QUE VOCÊ GOSTARIA DE DIZER PARA UM TRABALHADOR NO DIA DO TRABALHADOR?
🎯 Habilidade BNCC: (EF15LP14)
✅ Objetivo: Estimular a produção de pequenos textos expressivos e afetivos, promovendo a autonomia na escrita e o respeito pelo trabalho.
Alinhar questões do 1º e 2º ano à BNCC é essencial para garantir que o ensino seja planejado com intencionalidade, respeitando o desenvolvimento infantil, assegurando a progressão das aprendizagens e promovendo a formação integral dos estudantes.
Esse alinhamento organiza o trabalho pedagógico, assegura a equidade educacional e fortalece a construção de competências cognitivas, sociais e emocionais, preparando as crianças para uma atuação crítica e sensível no mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário