Atividades de Compreensão de texto em Homenagem ao Dia das Mães, para o 4º e 5º ano do Ensino Fundamental Alinhadas à BNCC.
1. Qual é o título do texto que você leu?
→ Objetivo: Identificar o título.
→ BNCC: EF15LP01
→ Gabarito esperado: Mãe, Essência de Amor
2. Que tipo de texto é esse?
→ Objetivo: Reconhecer o gênero textual.
→ BNCC: EF35LP20
→ Gabarito esperado: Poema
3. Segundo o poema, o que a mãe transmite com seu abraço?
→ Objetivo: Localizar informação no texto.
→ BNCC: EF15LP01
→ Gabarito esperado: Calma, consolo e fé.
4. O que a autora compara ao riso da mãe?
→ Objetivo: Identificar linguagem poética (comparação).
→ BNCC: EF35LP20
→ Gabarito esperado: À luz que aquece o dia.
5. Qual trecho do poema mostra que a mãe é um exemplo de doação e cuidado?
→ Objetivo: Interpretar atitude da personagem.
→ BNCC: EF15LP06
→ Gabarito esperado: “Mesmo em pedaços, sabes te doar” ou “Contigo aprendo o que é ser inteiro.”
6. O que a expressão “força doce” nos diz sobre a mãe?
→ Objetivo: Compreender linguagem figurada.
→ BNCC: EF35LP20
→ Gabarito esperado: Que a mãe é forte, mas também carinhosa e delicada.
7. Como o coração da mãe é descrito no poema?
→ Objetivo: Identificar metáforas.
→ BNCC: EF35LP20
→ Gabarito esperado: Como um templo verdadeiro onde mora o amor.
8. O que a autora quer dizer com a frase: “És raiz, flor, fruto e direção”?
→ Objetivo: Inferir sentido simbólico.
→ BNCC: EF15LP06
→ Gabarito esperado: Que a mãe é essencial em todas as fases da vida: início, crescimento, amadurecimento e caminho.
O que você entende quando a autora diz: “Mesmo em pedaços, sabes te doar”?
→ Objetivo: Interpretar com base em experiências pessoais.
→ BNCC: EF35LP21
→ Gabarito esperado (exemplo): Mesmo cansada ou passando por dificuldades, a mãe continua cuidando e oferecendo amor.
Qual foi, na sua opinião, a principal mensagem que a autora quis transmitir neste poema para as mães?
→ Objetivo: Compreender a ideia central do texto.
→ BNCC: EF15LP05
→ Gabarito esperado (exemplo): Mostrar amor, reconhecimento e gratidão pelas mães e tudo o que elas fazem por seus filhos.
Alinhar as atividades à BNCC é fundamental porque garante que os alunos desenvolvam as habilidades e competências previstas para sua etapa escolar, assegurando uma aprendizagem consistente e progressiva. Esse alinhamento orienta o planejamento do professor, facilita a avaliação e cumpre as exigências legais estabelecidas para todas as escolas do país. Além disso, contribui para a equidade na educação, oferecendo a todos os estudantes as mesmas oportunidades de acesso ao conhecimento, independentemente da região em que vivem.
Atividades de Compreensão de texto em Homenagem ao Dia das Mães, para o 4º e 5º ano do Ensino Fundamental Alinhadas à BNCC.
1. Qual é o título do texto que você leu?
→ Objetivo: Identificar o título.
→ BNCC: EF15LP01
→ Gabarito esperado: Mãe, Essência de Amor
2. Que tipo de texto é esse?
→ Objetivo: Reconhecer o gênero textual.
→ BNCC: EF35LP20
→ Gabarito esperado: Poema
3. Segundo o poema, o que a mãe transmite com seu abraço?
→ Objetivo: Localizar informação no texto.
→ BNCC: EF15LP01
→ Gabarito esperado: Calma, consolo e fé.
4. O que a autora compara ao riso da mãe?
→ Objetivo: Identificar linguagem poética (comparação).
→ BNCC: EF35LP20
→ Gabarito esperado: À luz que aquece o dia.
5. Qual trecho do poema mostra que a mãe é um exemplo de doação e cuidado?
→ Objetivo: Interpretar atitude da personagem.
→ BNCC: EF15LP06
→ Gabarito esperado: “Mesmo em pedaços, sabes te doar” ou “Contigo aprendo o que é ser inteiro.”
6. O que a expressão “força doce” nos diz sobre a mãe?
→ Objetivo: Compreender linguagem figurada.
→ BNCC: EF35LP20
→ Gabarito esperado: Que a mãe é forte, mas também carinhosa e delicada.
7. Como o coração da mãe é descrito no poema?
→ Objetivo: Identificar metáforas.
→ BNCC: EF35LP20
→ Gabarito esperado: Como um templo verdadeiro onde mora o amor.
8. O que a autora quer dizer com a frase: “És raiz, flor, fruto e direção”?
→ Objetivo: Inferir sentido simbólico.
→ BNCC: EF15LP06
→ Gabarito esperado: Que a mãe é essencial em todas as fases da vida: início, crescimento, amadurecimento e caminho.
O que você entende quando a autora diz: “Mesmo em pedaços, sabes te doar”?
→ Objetivo: Interpretar com base em experiências pessoais.
→ BNCC: EF35LP21
→ Gabarito esperado (exemplo): Mesmo cansada ou passando por dificuldades, a mãe continua cuidando e oferecendo amor.
Qual foi, na sua opinião, a principal mensagem que a autora quis transmitir neste poema para as mães?
→ Objetivo: Compreender a ideia central do texto.
→ BNCC: EF15LP05
→ Gabarito esperado (exemplo): Mostrar amor, reconhecimento e gratidão pelas mães e tudo o que elas fazem por seus filhos.
Alinhar as atividades à BNCC é fundamental porque garante que os alunos desenvolvam as habilidades e competências previstas para sua etapa escolar, assegurando uma aprendizagem consistente e progressiva. Esse alinhamento orienta o planejamento do professor, facilita a avaliação e cumpre as exigências legais estabelecidas para todas as escolas do país. Além disso, contribui para a equidade na educação, oferecendo a todos os estudantes as mesmas oportunidades de acesso ao conhecimento, independentemente da região em que vivem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário