1º Simulado de Português para o 2º e 3º ano do Ensino Fundamental promovendo a reflexão sobre a língua, a interpretação e a escrita.
Baixar Simulado em PDF logo abaixo
Essas questões estão alinhadas às competências e habilidades estabelecidas pela BNCC, especialmente nas áreas de Linguagem, Leitura e Produção de Texto, promovendo a reflexão sobre a língua, a interpretação e a escrita.
01) (TSA) A palavra que rima com o nome dessa figura é:
Competência: Compreensão e uso da linguagem oral e escrita.
Habilidade: (EF15LP02) Identificar e produzir rimas em textos poéticos.
Alinhamento com a BNCC: A habilidade de reconhecer rimas está ligada ao desenvolvimento da consciência fonológica, que é um componente fundamental do processo de alfabetização.
02) (Caed/Mec) Marque a alternativa onde os nomes das figuras começam com a mesma sílaba.
Competência: Análise e reflexão sobre a língua.
Habilidade: (EF15LP04) Identificar semelhanças sonoras em palavras, como no caso da identificação da sílaba inicial.
Alinhamento com a BNCC: Essa habilidade está relacionada ao trabalho com a consciência fonológica e o reconhecimento de padrões sonoros na língua.
03) (TSA) Marque a alternativa cuja frase está escrita corretamente.
Competência: Produção e compreensão de textos orais e escritos.
Habilidade: (EF15LP06) Reconhecer e utilizar regras ortográficas e de pontuação em textos.
Alinhamento com a BNCC: A correção ortográfica e gramatical das frases está em conformidade com a competência de aplicar a norma-padrão da língua escrita.
04) Leia o texto abaixo (Festa)
(TSA) Qual das frases abaixo é uma fala do tatu?
Competência: Leitura e interpretação de textos orais e escritos.
Habilidade: (EF15LP11) Compreender e interpretar textos orais e escritos de diferentes gêneros, identificando o papel de cada personagem e a função de cada fala.
Alinhamento com a BNCC: Trabalha a compreensão do texto narrativo e a identificação de falas, o que é essencial para o desenvolvimento da compreensão leitora.
05) Leia o texto abaixo (Uma Flor)
(TSA) Esse texto é:
Competência: Compreensão e produção de textos poéticos.
Habilidade: (EF15LP06) Identificar textos poéticos e narrativos, diferenciando seus gêneros.
Alinhamento com a BNCC: A identificação de gêneros textuais (poema) está de acordo com as habilidades relacionadas ao reconhecimento de tipos textuais.
06) Leia o texto abaixo (Porco)
(TSA) Nesse texto, as palavras que rimam são:
Competência: Leitura e análise de textos poéticos.
Habilidade: (EF15LP02) Identificar rimas e as relações sonoras em palavras de textos poéticos.
Alinhamento com a BNCC: Desenvolve a consciência fonológica e a identificação de padrões de rima em textos.
07) Leia o texto abaixo (Processo de Adaptação)
(Caed/Mec) Qual é o assunto desse texto?
Competência: Leitura e compreensão de textos informativos.
Habilidade: (EF15LP11) Compreender a ideia principal de um texto, identificando o assunto central e detalhes que o sustentam.
Alinhamento com a BNCC: Compreensão de textos explicativos, alinhando-se com a habilidade de identificar o conteúdo e a função do texto.
08) Leia o texto abaixo (Processo de Adaptação)
(TSA) Segundo o texto, animais que vivem em habitats frios desenvolveram:
Competência: Leitura e interpretação de textos explicativos.
Habilidade: (EF15LP11) Identificar informações explícitas em textos.
Alinhamento com a BNCC: A identificação de informações explícitas no texto sobre adaptação dos animais está em sintonia com a habilidade de compreender o que é lido.
09) Leia o texto abaixo (Fuzuê)
(Caed/Mec) De acordo com esse texto, de qual lugar a lagartixa espiava tudo?
Competência: Leitura e interpretação de textos narrativos.
Habilidade: (EF15LP11) Identificar detalhes de uma narrativa, como a posição dos personagens e o desenvolvimento da ação.
Alinhamento com a BNCC: Refere-se à habilidade de localizar informações no texto e compreender a narrativa.
10) (TSA) Marque a alternativa cuja palavra rima com ESPERTO.
Competência: Compreensão e uso da linguagem oral e escrita.
Habilidade: (EF15LP02) Identificar rimas e suas relações sonoras.
Alinhamento com a BNCC: Trabalha a consciência fonológica e a habilidade de identificar rimas em palavras.
1º Simulado de Português para o 2º e 3º ano do Ensino Fundamental promovendo a reflexão sobre a língua, a interpretação e a escrita.
Baixar Simulado em PDF logo abaixo
Essas questões estão alinhadas às competências e habilidades estabelecidas pela BNCC, especialmente nas áreas de Linguagem, Leitura e Produção de Texto, promovendo a reflexão sobre a língua, a interpretação e a escrita.
01) (TSA) A palavra que rima com o nome dessa figura é:
Competência: Compreensão e uso da linguagem oral e escrita.
Habilidade: (EF15LP02) Identificar e produzir rimas em textos poéticos.
Alinhamento com a BNCC: A habilidade de reconhecer rimas está ligada ao desenvolvimento da consciência fonológica, que é um componente fundamental do processo de alfabetização.
02) (Caed/Mec) Marque a alternativa onde os nomes das figuras começam com a mesma sílaba.
Competência: Análise e reflexão sobre a língua.
Habilidade: (EF15LP04) Identificar semelhanças sonoras em palavras, como no caso da identificação da sílaba inicial.
Alinhamento com a BNCC: Essa habilidade está relacionada ao trabalho com a consciência fonológica e o reconhecimento de padrões sonoros na língua.
03) (TSA) Marque a alternativa cuja frase está escrita corretamente.
Competência: Produção e compreensão de textos orais e escritos.
Habilidade: (EF15LP06) Reconhecer e utilizar regras ortográficas e de pontuação em textos.
Alinhamento com a BNCC: A correção ortográfica e gramatical das frases está em conformidade com a competência de aplicar a norma-padrão da língua escrita.
04) Leia o texto abaixo (Festa)
(TSA) Qual das frases abaixo é uma fala do tatu?
Competência: Leitura e interpretação de textos orais e escritos.
Habilidade: (EF15LP11) Compreender e interpretar textos orais e escritos de diferentes gêneros, identificando o papel de cada personagem e a função de cada fala.
Alinhamento com a BNCC: Trabalha a compreensão do texto narrativo e a identificação de falas, o que é essencial para o desenvolvimento da compreensão leitora.
05) Leia o texto abaixo (Uma Flor)
(TSA) Esse texto é:
Competência: Compreensão e produção de textos poéticos.
Habilidade: (EF15LP06) Identificar textos poéticos e narrativos, diferenciando seus gêneros.
Alinhamento com a BNCC: A identificação de gêneros textuais (poema) está de acordo com as habilidades relacionadas ao reconhecimento de tipos textuais.
06) Leia o texto abaixo (Porco)
(TSA) Nesse texto, as palavras que rimam são:
Competência: Leitura e análise de textos poéticos.
Habilidade: (EF15LP02) Identificar rimas e as relações sonoras em palavras de textos poéticos.
Alinhamento com a BNCC: Desenvolve a consciência fonológica e a identificação de padrões de rima em textos.
07) Leia o texto abaixo (Processo de Adaptação)
(Caed/Mec) Qual é o assunto desse texto?
Competência: Leitura e compreensão de textos informativos.
Habilidade: (EF15LP11) Compreender a ideia principal de um texto, identificando o assunto central e detalhes que o sustentam.
Alinhamento com a BNCC: Compreensão de textos explicativos, alinhando-se com a habilidade de identificar o conteúdo e a função do texto.
08) Leia o texto abaixo (Processo de Adaptação)
(TSA) Segundo o texto, animais que vivem em habitats frios desenvolveram:
Competência: Leitura e interpretação de textos explicativos.
Habilidade: (EF15LP11) Identificar informações explícitas em textos.
Alinhamento com a BNCC: A identificação de informações explícitas no texto sobre adaptação dos animais está em sintonia com a habilidade de compreender o que é lido.
09) Leia o texto abaixo (Fuzuê)
(Caed/Mec) De acordo com esse texto, de qual lugar a lagartixa espiava tudo?
Competência: Leitura e interpretação de textos narrativos.
Habilidade: (EF15LP11) Identificar detalhes de uma narrativa, como a posição dos personagens e o desenvolvimento da ação.
Alinhamento com a BNCC: Refere-se à habilidade de localizar informações no texto e compreender a narrativa.
10) (TSA) Marque a alternativa cuja palavra rima com ESPERTO.
Competência: Compreensão e uso da linguagem oral e escrita.
Habilidade: (EF15LP02) Identificar rimas e suas relações sonoras.
Alinhamento com a BNCC: Trabalha a consciência fonológica e a habilidade de identificar rimas em palavras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário