MEU 1º PORTIFÓLIO (1 ano e 1/2 a 2 anos)
Quero compartilhar com vocês este Portifólio que foi elaborado pela
professora Vera Souza de Lima da nossa rede municipal de Itu em 2008,
com os alunos de maternal I (1 e1/2 a 2 anos). Ela é uma das professoras
que admiro muito por suas idéias criativas e comprometimento com seus
alunos. Ela ficou maravilhada pela primeira vez que lecionou para alunos tão pequenos e como tantos avanços foram alcançados por eles ao decorrer do ano. Vera queria muito socializar com os pais esta evolução, não só com os que compareciam na reunião, mas com todos, queria também provar para as professoras que tinham receio de trabalhar com esta faixa etária que era possivel colher frutos. Tinhamos claro enquanto educadoras que deveríamos "vender nosso peixe" aos pais e educadores, pois só assim eles valorizariam o trabalho do educador de creche e talvez mudaríamos a concepção de alguns que acham que professor de bebes é uma mera babá e que a creche é um depósito de crianças. Mas como fazer isso sem pular etapas no desenvolvimento do bebe que está ali neste primeiro momento muito mais para a parte prática do que para o registro?
Sabíamos que no Materrnal I o foco inicial é familiarizá-los ao ambiente escolar, desenvolver a coordenação motora global e ampliação do vocabulário, todas questões que não dependem muito do registro no papel e sim de boas práticas. Entretanto, Vera queria entregar um registro dos alunos aos pais, algo feito por eles, de forma lúdica e tranquila sem forçar nada ou pular suas etapas de desenvolvimento, algo com a carinha deles, borrado, amassado, rabiscado, nada muito melhorado pelas educadoras nem perfeito, mas ao mesmo tempo algo que valorizasse o esforço da professora. Foi daí que ela além de trabalhar com os alunos quase sempre no coletivo, teve a idéia de ir arquivando estes registros e montar um Portifólio com as explicações pedagógicas do que era cada eixo de trabalho. O Portifólio contemplou atividades do 2º semestre nos quais os alunos já estavam mais maduros para executá-las e foi entregue somente no final do ano.
Quando
se registra com fotos é interessante aparecer a maior parte da turma
possivel, pois para nós o foco é a atividade, mas para o pai ó foco é o
seu filho. Vera teve o cuidado de selecionar fotos no qual a criança
dona do portifólio apareceria.
As
decorações são de flores aproveitadas das pinturas coletivas, tudo que o
aluno fez foi aproveitado e conversado com eles para sentirem-se parte
do portifólio.
As fotos individuais são da criança dona do portifólio.
Os desenhos coletivos foram muitos, mas só coloquei estes dois. Nesta fase a criança precisa experimentar os variados materiais (gizão, giz de lousa, carvão, hidrocor, etc) e as variadas posições (desenhar sentado, em pé, de joelhos, deitados, etc.), pois para cada material e posição é necessário um novo desafio para ela.
Estes
blocos que as crianças estão uma sentada e outra em pé nele, foram
grandes aliados de Vera. Sua primeira idéia foi criá-los para serem um
tipo de dado de músicas, histórias, cores... tinha o cubo da música do
sapo, o cubo da história da Chapéuzinho Vermelho, das cores, da
contagem, etc...
...
depois os próprios alunos foram dando outras funções a eles e viraram
"pufs" para sentar na roda da conversa ou da história, e até tijolos
para empilhar, trabalhar muito e pouco, alto e baixo e assim foi. Eram
feitos de caixa, pintados e reforçados com garrafas PET por dentro pra
aguentar o peso dos pequenos.
MEU 1º PORTIFÓLIO (1 ano e 1/2 a 2 anos)
Quero compartilhar com vocês este Portifólio que foi elaborado pela
professora Vera Souza de Lima da nossa rede municipal de Itu em 2008,
com os alunos de maternal I (1 e1/2 a 2 anos). Ela é uma das professoras
que admiro muito por suas idéias criativas e comprometimento com seus
alunos. Ela ficou maravilhada pela primeira vez que lecionou para alunos tão pequenos e como tantos avanços foram alcançados por eles ao decorrer do ano. Vera queria muito socializar com os pais esta evolução, não só com os que compareciam na reunião, mas com todos, queria também provar para as professoras que tinham receio de trabalhar com esta faixa etária que era possivel colher frutos. Tinhamos claro enquanto educadoras que deveríamos "vender nosso peixe" aos pais e educadores, pois só assim eles valorizariam o trabalho do educador de creche e talvez mudaríamos a concepção de alguns que acham que professor de bebes é uma mera babá e que a creche é um depósito de crianças. Mas como fazer isso sem pular etapas no desenvolvimento do bebe que está ali neste primeiro momento muito mais para a parte prática do que para o registro?
Sabíamos que no Materrnal I o foco inicial é familiarizá-los ao ambiente escolar, desenvolver a coordenação motora global e ampliação do vocabulário, todas questões que não dependem muito do registro no papel e sim de boas práticas. Entretanto, Vera queria entregar um registro dos alunos aos pais, algo feito por eles, de forma lúdica e tranquila sem forçar nada ou pular suas etapas de desenvolvimento, algo com a carinha deles, borrado, amassado, rabiscado, nada muito melhorado pelas educadoras nem perfeito, mas ao mesmo tempo algo que valorizasse o esforço da professora. Foi daí que ela além de trabalhar com os alunos quase sempre no coletivo, teve a idéia de ir arquivando estes registros e montar um Portifólio com as explicações pedagógicas do que era cada eixo de trabalho. O Portifólio contemplou atividades do 2º semestre nos quais os alunos já estavam mais maduros para executá-las e foi entregue somente no final do ano.
Quando
se registra com fotos é interessante aparecer a maior parte da turma
possivel, pois para nós o foco é a atividade, mas para o pai ó foco é o
seu filho. Vera teve o cuidado de selecionar fotos no qual a criança
dona do portifólio apareceria.
As
decorações são de flores aproveitadas das pinturas coletivas, tudo que o
aluno fez foi aproveitado e conversado com eles para sentirem-se parte
do portifólio.
As fotos individuais são da criança dona do portifólio.
Os desenhos coletivos foram muitos, mas só coloquei estes dois. Nesta fase a criança precisa experimentar os variados materiais (gizão, giz de lousa, carvão, hidrocor, etc) e as variadas posições (desenhar sentado, em pé, de joelhos, deitados, etc.), pois para cada material e posição é necessário um novo desafio para ela.
Estes
blocos que as crianças estão uma sentada e outra em pé nele, foram
grandes aliados de Vera. Sua primeira idéia foi criá-los para serem um
tipo de dado de músicas, histórias, cores... tinha o cubo da música do
sapo, o cubo da história da Chapéuzinho Vermelho, das cores, da
contagem, etc...
...
depois os próprios alunos foram dando outras funções a eles e viraram
"pufs" para sentar na roda da conversa ou da história, e até tijolos
para empilhar, trabalhar muito e pouco, alto e baixo e assim foi. Eram
feitos de caixa, pintados e reforçados com garrafas PET por dentro pra
aguentar o peso dos pequenos.
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