PROJETO PERCEPÇÕES (Maternais)

Para educadores não é segredo que segundo  Jean Piaget  as crianças de 0 à 2 anos estão no período sensório-motor, que resumindo bem  a grosso modo quer dizer que  nesta faixa etária  desenvolvem-se a partir de ações sensoriais (órgãos do sentido) e motoras (ações).
Partindo deste princípio as professoras Juliana Carvalho e Patrícia Honório criaram juntas o Projeto Percepções com os alunos de Maternal II (2 à 3 anos), pois sentiram que alguns alunos ainda estavam presos a esta etapa do desenvolvimento.
As fotos que seguem abaixo são da apostila seguidas da confecção da atividade.
Os enunciados das atividades sempre relatam além da tarefa, o que foi feito na prática anterior a este registro.
                                  CAPA: fundo pintura esguichada
Texto de abertura (Fonte: Revista Professor Sassa)
(Obs.: Desculpe-nos! Iremos redigitar o texto em breve para facilitar a leitura)
Para sensibilizar as crianças ao projeto usamos a História da Chapéuzinho Vermelho focando a passagem que a menina fica espantada com os enormes órgãos do sentido do Lobo... Fora isso fizemos cartazes coletivos da menina e do lobo e brincadeiras de caça ao rabo, lobo na floresta etc.
PERCEPÇÃO VISUAL
(A cada sentido trabalhado na apostila agregamos um apanhado com fotos das atividades práticas.)
As crianças se observaram uma por vez no espelho no qual questionávamos o que estavam vendo, quais suas partes do corpo, etc.
apreciando a produção dos amigos (percepção visual)
Registro da observação do céu
Após pesquisa sobre seus desenhos preferidos na TV, disponibilizamos xérox das imagens para que cada um escolhesse conforme seu gosto.
PERCEPÇÃO AUDITIVA: esta percepção é a mais difícil de se registrar em papel, então relatamos e registramos com fotos as práticas.
PERCEPÇÃO GUSTATIVA:
Registro do Mingau de Aveia

Pintura com suco e cola:
Mingau de maisena  (ápós degustar o mingau, tingimento com anilina)
PERCEPÇÃO OLFATIVA
Após cheirar o creme dental, registro com pintura.
]
PERCEPÇÃO TÁTIL
Guache em cubos de gelo, amaaarammmm!!!
Colar sentindo várias texturas: camurça, dobradura, lixa, etc...
Registro da massagem com carimbo das mãos






Para educadores não é segredo que segundo  Jean Piaget  as crianças de 0 à 2 anos estão no período sensório-motor, que resumindo bem  a grosso modo quer dizer que  nesta faixa etária  desenvolvem-se a partir de ações sensoriais (órgãos do sentido) e motoras (ações).
Partindo deste princípio as professoras Juliana Carvalho e Patrícia Honório criaram juntas o Projeto Percepções com os alunos de Maternal II (2 à 3 anos), pois sentiram que alguns alunos ainda estavam presos a esta etapa do desenvolvimento.
As fotos que seguem abaixo são da apostila seguidas da confecção da atividade.
Os enunciados das atividades sempre relatam além da tarefa, o que foi feito na prática anterior a este registro.
                                  CAPA: fundo pintura esguichada
Texto de abertura (Fonte: Revista Professor Sassa)
(Obs.: Desculpe-nos! Iremos redigitar o texto em breve para facilitar a leitura)
Para sensibilizar as crianças ao projeto usamos a História da Chapéuzinho Vermelho focando a passagem que a menina fica espantada com os enormes órgãos do sentido do Lobo... Fora isso fizemos cartazes coletivos da menina e do lobo e brincadeiras de caça ao rabo, lobo na floresta etc.
PERCEPÇÃO VISUAL
(A cada sentido trabalhado na apostila agregamos um apanhado com fotos das atividades práticas.)
As crianças se observaram uma por vez no espelho no qual questionávamos o que estavam vendo, quais suas partes do corpo, etc.
apreciando a produção dos amigos (percepção visual)
Registro da observação do céu
Após pesquisa sobre seus desenhos preferidos na TV, disponibilizamos xérox das imagens para que cada um escolhesse conforme seu gosto.
PERCEPÇÃO AUDITIVA: esta percepção é a mais difícil de se registrar em papel, então relatamos e registramos com fotos as práticas.
PERCEPÇÃO GUSTATIVA:
Registro do Mingau de Aveia

Pintura com suco e cola:
Mingau de maisena  (ápós degustar o mingau, tingimento com anilina)
PERCEPÇÃO OLFATIVA
Após cheirar o creme dental, registro com pintura.
]
PERCEPÇÃO TÁTIL
Guache em cubos de gelo, amaaarammmm!!!
Colar sentindo várias texturas: camurça, dobradura, lixa, etc...
Registro da massagem com carimbo das mãos







Nenhum comentário:

Postar um comentário