JOGO DO CASTELO
Jogo para trabalhar matemática. Nessa proposta é possível explorar as regularidades do quadro numérico.
Materiais:
Tabuleiro e 100 fichinhas de EVA para cobrir os números.
Para apresentar esse jogo para as
crianças é interessante que o professor comece contando a história de
alguma princesa (pode ser a preferida da turma) que, no final, iria se
casar com o príncipe. Mas, antes do casamento, eles precisavam organizar
o castelo para poder receber todos os convidados,
afinal eles precisariam ficar hospedados lá, já que um reino é muito
distante do outro. A partir daí o professor pode criar uma série de
situações nas quais os alunos precisem identificar os números para então
cobri-los com as fichinhas. Por exemplo: "A Branca de Neve quer ficar
hospedada ao lado dos sete anões mas faz questão de ficar bem longe da
bruxa má que está ocupando o quarto 86. Quais quartos ela e os anões
poderiam ocupar? Quantos quartos serão necessários?"
Enfim, é só o
professor usar a criatividade para que os alunos tenham que identificar
os números e, pouco a pouco, ir trabalhando as regularidades do quadro
numérico.
Quando
as crianças já estiverem mais autônomas, esse jogo pode ser proposto na
mesinha onde todos os números ficam cobertos e, cada um na sua vez,
aponta para uma fichinha e diz que número está escondido ali, sem
olhar!! Se acertar, pega a fichinha, se errar, passa a vez. Aquele que
conseguir mais fichinhas, ganha a partida.
JOGO DO CASTELO
Jogo para trabalhar matemática. Nessa proposta é possível explorar as regularidades do quadro numérico.
Materiais:
Tabuleiro e 100 fichinhas de EVA para cobrir os números.
Para apresentar esse jogo para as
crianças é interessante que o professor comece contando a história de
alguma princesa (pode ser a preferida da turma) que, no final, iria se
casar com o príncipe. Mas, antes do casamento, eles precisavam organizar
o castelo para poder receber todos os convidados,
afinal eles precisariam ficar hospedados lá, já que um reino é muito
distante do outro. A partir daí o professor pode criar uma série de
situações nas quais os alunos precisem identificar os números para então
cobri-los com as fichinhas. Por exemplo: "A Branca de Neve quer ficar
hospedada ao lado dos sete anões mas faz questão de ficar bem longe da
bruxa má que está ocupando o quarto 86. Quais quartos ela e os anões
poderiam ocupar? Quantos quartos serão necessários?"
Enfim, é só o
professor usar a criatividade para que os alunos tenham que identificar
os números e, pouco a pouco, ir trabalhando as regularidades do quadro
numérico.
Quando
as crianças já estiverem mais autônomas, esse jogo pode ser proposto na
mesinha onde todos os números ficam cobertos e, cada um na sua vez,
aponta para uma fichinha e diz que número está escondido ali, sem
olhar!! Se acertar, pega a fichinha, se errar, passa a vez. Aquele que
conseguir mais fichinhas, ganha a partida.
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