HIGIENE BUCAL - Formadora: Simone Helen Drumond Ischkanian PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT
CAMPO
DE EXPERIÊNCIA: Oralidade
e escrita.
Formadora: Simone Helen Drumond Ischkanian
PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT
Formadora: Simone Helen Drumond Ischkanian
PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
·
Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre
suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de
fotos, desenhos, histórias e outras formas de expressão sobre a higiene bucal;
·
Recontar fatos e informações ouvidas sobre a
higiene bucal, para produção de cartazes, tendo o professor ou professora como
escriba;
·
Criar narrativas de acontecimentos, criação
de enredos e recontos sobre a higiene bucal;
·
Vivenciar oportunidades para compreender a
fala dos adultos e das crianças sobre a higiene bucal;
· Promover brincadeiras cantadas, poemas e
canções, criando rimas, aliterações e ritmos, relacionados à higiene bucal;
·
Escolher e folhear livros relacionados a
higiene bucal, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando
identificar palavras conhecidas;
·
Recontar histórias ouvidas sobre a higiene
bucal e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os
contextos, os personagens e a estrutura da história;
·
Recontar histórias ouvidas sobre a higiene
bucal, para produção de reconto escrito, tendo o professor ou professora como
escriba;
·
Produzir suas próprias histórias orais e
escritas (escrita espontânea), sobre a higiene bucal, em situações com função
social significativa;
·
Perceber por meio das brincadeiras,
relacionadas a higiene bucal, diferentes discursos e usos sociais da língua
(falada e escrita);
·
Promover brincadeiras sobre a higiene bucal, com as palavras (cantigas, parlendas,
quadrinhas, adivinhas);
·
Promover brincadeiras de adivinhas corporais (mímicas)
sobre a higiene bucal;
·
Levantar hipóteses sobre a higiene bucal, em gêneros
textuais veiculados em portadores conhecidos, reconhecendo a estratégias de observação
gráfica e do letramento;
·
Identificar os gêneros textuais mais
freqüentes, relacionados a higiene bucal, recorrendo a estratégias lúdicas de
configuração gráfica do texto e ilustrações nas páginas;
·
Promover experiências com momentos de narrativas
literárias, relacionadas a higiene bucal (contação de histórias com fantoches
de materiais recicláveis, construído pelas crianças) e em momentos de conversas
em grupo (rodinha de novidades), explorar o imaginário infantil;
·
Oportunizar momentos para desenvolver o
comportamento leitor das crianças, proporcionando diversos materiais relacionados
a natureza e recicláveis, para construção de espaços sobre a higiene bucal;
·
Levantar hipóteses sobre a higiene bucal em
relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por
meio de escrita espontânea;
·
Promover a experimentação gráfica sobre a
higiene bucal com desenhos espontâneos e pinturas com materiais relacionados à
natureza, para ampliar as narrativas e despertar hipóteses para as linguagens,
interações, letramento, jogos, brinquedos e brincadeiras;
·
Dialogar com as crianças sobre a elaboração
de hipóteses e explicações para situações problemas, sobre a higiene bucal.
Fonte: http://simonehelendrumond.blogspot.com/
HIGIENE BUCAL - Formadora: Simone Helen Drumond Ischkanian PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT
CAMPO
DE EXPERIÊNCIA: Oralidade
e escrita.
Formadora: Simone Helen Drumond Ischkanian
PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT
Formadora: Simone Helen Drumond Ischkanian
PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
·
Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre
suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de
fotos, desenhos, histórias e outras formas de expressão sobre a higiene bucal;
·
Recontar fatos e informações ouvidas sobre a
higiene bucal, para produção de cartazes, tendo o professor ou professora como
escriba;
·
Criar narrativas de acontecimentos, criação
de enredos e recontos sobre a higiene bucal;
·
Vivenciar oportunidades para compreender a
fala dos adultos e das crianças sobre a higiene bucal;
· Promover brincadeiras cantadas, poemas e
canções, criando rimas, aliterações e ritmos, relacionados à higiene bucal;
·
Escolher e folhear livros relacionados a
higiene bucal, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando
identificar palavras conhecidas;
·
Recontar histórias ouvidas sobre a higiene
bucal e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os
contextos, os personagens e a estrutura da história;
·
Recontar histórias ouvidas sobre a higiene
bucal, para produção de reconto escrito, tendo o professor ou professora como
escriba;
·
Produzir suas próprias histórias orais e
escritas (escrita espontânea), sobre a higiene bucal, em situações com função
social significativa;
·
Perceber por meio das brincadeiras,
relacionadas a higiene bucal, diferentes discursos e usos sociais da língua
(falada e escrita);
·
Promover brincadeiras sobre a higiene bucal, com as palavras (cantigas, parlendas,
quadrinhas, adivinhas);
·
Promover brincadeiras de adivinhas corporais (mímicas)
sobre a higiene bucal;
·
Levantar hipóteses sobre a higiene bucal, em gêneros
textuais veiculados em portadores conhecidos, reconhecendo a estratégias de observação
gráfica e do letramento;
·
Identificar os gêneros textuais mais
freqüentes, relacionados a higiene bucal, recorrendo a estratégias lúdicas de
configuração gráfica do texto e ilustrações nas páginas;
·
Promover experiências com momentos de narrativas
literárias, relacionadas a higiene bucal (contação de histórias com fantoches
de materiais recicláveis, construído pelas crianças) e em momentos de conversas
em grupo (rodinha de novidades), explorar o imaginário infantil;
·
Oportunizar momentos para desenvolver o
comportamento leitor das crianças, proporcionando diversos materiais relacionados
a natureza e recicláveis, para construção de espaços sobre a higiene bucal;
·
Levantar hipóteses sobre a higiene bucal em
relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por
meio de escrita espontânea;
·
Promover a experimentação gráfica sobre a
higiene bucal com desenhos espontâneos e pinturas com materiais relacionados à
natureza, para ampliar as narrativas e despertar hipóteses para as linguagens,
interações, letramento, jogos, brinquedos e brincadeiras;
·
Dialogar com as crianças sobre a elaboração
de hipóteses e explicações para situações problemas, sobre a higiene bucal.
Fonte: http://simonehelendrumond.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário