HIGIENE BUCAL - Formadora: Simone Helen Drumond Ischkanian PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT

HIGIENE BUCAL - Formadora: Simone Helen Drumond Ischkanian PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT




CAMPO DE EXPERIÊNCIA: Oralidade e escrita.  

Formadora: Simone Helen Drumond Ischkanian  
PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT 
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
·   Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos, histórias e outras formas de expressão sobre a higiene bucal; 
·   Recontar fatos e informações ouvidas sobre a higiene bucal, para produção de cartazes, tendo o professor ou professora como escriba; 
·   Criar narrativas de acontecimentos, criação de enredos e recontos sobre a higiene bucal;  
·   Vivenciar oportunidades para compreender a fala dos adultos e das crianças sobre a higiene bucal;  
· Promover brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos, relacionados à higiene bucal; 
·   Escolher e folhear livros relacionados a higiene bucal, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas; 
·   Recontar histórias ouvidas sobre a higiene bucal e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens e a estrutura da história; 
·   Recontar histórias ouvidas sobre a higiene bucal, para produção de reconto escrito, tendo o professor ou professora como escriba; 
·   Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), sobre a higiene bucal, em situações com função social significativa; 
·   Perceber por meio das brincadeiras, relacionadas a higiene bucal, diferentes discursos e usos sociais da língua (falada e escrita);
·   Promover brincadeiras sobre a higiene  bucal, com as palavras (cantigas, parlendas, quadrinhas, adivinhas);
·   Promover brincadeiras de adivinhas corporais (mímicas) sobre a higiene bucal;
·   Levantar hipóteses sobre a higiene bucal, em gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, reconhecendo a estratégias de observação gráfica e do letramento;
·   Identificar os gêneros textuais mais freqüentes, relacionados a higiene bucal, recorrendo a estratégias lúdicas de configuração gráfica do texto e ilustrações nas páginas;  
·   Promover experiências com momentos de narrativas literárias, relacionadas a higiene bucal (contação de histórias com fantoches de materiais recicláveis, construído pelas crianças) e em momentos de conversas em grupo (rodinha de novidades), explorar o imaginário infantil;
·   Oportunizar momentos para desenvolver o comportamento leitor das crianças, proporcionando diversos materiais relacionados a natureza e recicláveis, para construção de espaços sobre a higiene bucal;
·   Levantar hipóteses sobre a higiene bucal em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea; 
·   Promover a experimentação gráfica sobre a higiene bucal com desenhos espontâneos e pinturas com materiais relacionados à natureza, para ampliar as narrativas e despertar hipóteses para as linguagens, interações, letramento, jogos, brinquedos e brincadeiras;
·   Dialogar com as crianças sobre a elaboração de hipóteses e explicações para situações problemas, sobre a higiene bucal.






Fonte: http://simonehelendrumond.blogspot.com/

HIGIENE BUCAL - Formadora: Simone Helen Drumond Ischkanian PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT




CAMPO DE EXPERIÊNCIA: Oralidade e escrita.  

Formadora: Simone Helen Drumond Ischkanian  
PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT 
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
·   Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos, histórias e outras formas de expressão sobre a higiene bucal; 
·   Recontar fatos e informações ouvidas sobre a higiene bucal, para produção de cartazes, tendo o professor ou professora como escriba; 
·   Criar narrativas de acontecimentos, criação de enredos e recontos sobre a higiene bucal;  
·   Vivenciar oportunidades para compreender a fala dos adultos e das crianças sobre a higiene bucal;  
· Promover brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos, relacionados à higiene bucal; 
·   Escolher e folhear livros relacionados a higiene bucal, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas; 
·   Recontar histórias ouvidas sobre a higiene bucal e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens e a estrutura da história; 
·   Recontar histórias ouvidas sobre a higiene bucal, para produção de reconto escrito, tendo o professor ou professora como escriba; 
·   Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), sobre a higiene bucal, em situações com função social significativa; 
·   Perceber por meio das brincadeiras, relacionadas a higiene bucal, diferentes discursos e usos sociais da língua (falada e escrita);
·   Promover brincadeiras sobre a higiene  bucal, com as palavras (cantigas, parlendas, quadrinhas, adivinhas);
·   Promover brincadeiras de adivinhas corporais (mímicas) sobre a higiene bucal;
·   Levantar hipóteses sobre a higiene bucal, em gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, reconhecendo a estratégias de observação gráfica e do letramento;
·   Identificar os gêneros textuais mais freqüentes, relacionados a higiene bucal, recorrendo a estratégias lúdicas de configuração gráfica do texto e ilustrações nas páginas;  
·   Promover experiências com momentos de narrativas literárias, relacionadas a higiene bucal (contação de histórias com fantoches de materiais recicláveis, construído pelas crianças) e em momentos de conversas em grupo (rodinha de novidades), explorar o imaginário infantil;
·   Oportunizar momentos para desenvolver o comportamento leitor das crianças, proporcionando diversos materiais relacionados a natureza e recicláveis, para construção de espaços sobre a higiene bucal;
·   Levantar hipóteses sobre a higiene bucal em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea; 
·   Promover a experimentação gráfica sobre a higiene bucal com desenhos espontâneos e pinturas com materiais relacionados à natureza, para ampliar as narrativas e despertar hipóteses para as linguagens, interações, letramento, jogos, brinquedos e brincadeiras;
·   Dialogar com as crianças sobre a elaboração de hipóteses e explicações para situações problemas, sobre a higiene bucal.






Fonte: http://simonehelendrumond.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário