HIGIENE BUCAL - Formadora: Simone Helen Drumond Ischkanian PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT

HIGIENE BUCAL - Formadora: Simone Helen Drumond Ischkanian PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT


Não se pode separar higiene bucal de saúde, é um dos cuidados básicos não apenas com a aparência mas com uma das partes mais importantes do corpo humano, por onde consumimos alimentos e líquidos que nos mantém vivos.
Cuidar de nossa boca, nossos dentes não apenas deixa o sorriso mais bonito e faz bem para a auto-estima, mas também previne muitos males como cáries, tártaro, mau hálito, e até certo ponto alguns males do estômago. Nesse sentido, é importante que a escola trabalhe estes temas com os alunos, de forma a atuar preventivamente (os ensinando a evitar transtornos futuros).




























CAMPO DE EXPERIÊNCIA: O eu, o outro e o nós.

Formadora: Simone Helen Drumond Ischkanian
PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT  
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: 
·   Demonstrar empatia pelos outros, percebendo no enredo das atividades sobre higiene bucal que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir;  
·   Perceber o próprio corpo, seus limites, habilidades e singularidades; 
·   Reconhecer e valorizar a própria cultura na história, por meio do contato com a cultura local e as culturas de outros povos;
·   Vivenciar no enredo  das atividades sobre higiene bucal, brincadeiras, linguagens e jogos de faz de conta para perceber a diversidade e a inclusão;
·   Expressar sentimentos, desejos e necessidades, em diálogos no enredo das atividades sobre higiene bucal
·   Perceber o efeito das próprias ações e empatia,  nas atividades sobre higiene bucal;
·   Participar de diálogos e brincadeiras que envolvam a curiosidade, pesquisa envolvimento em desafios e soluções de problemas, sobre higiene bucal ;
·   Comunicar suas ideias e pensamentos, no brincar e nos cuidados de si, do outro e do ambiente,nas atividades sobre higiene bucal;
·   Ampliar as relações interpessoais desenvolvendo atitudes de participação e colaboração em situações de dramatizações, canções e construção de jogos de seqüência didática, nas atividades sobre higiene bucal;
·   Demonstrar em jogos de quebra-cabeça, jogos da velha, jogos da amarelinha, empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir; 
·   Atuar de maneira independente, através do teatro de fantoches sobre higiene bucal, expressando capacidades pessoais e dos personagens da história, reconhecendo assim, suas conquistas e limitações;
·   Promover atividades psicomotoras, de passeios imaginários por trechos da história sobre higiene bucal, para ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação; 
·   Comunicar suas ideias e sentimentos sobre higiene bucal com desenvoltura, nos momentos de rodinha e diálogos sobre as propostas de trabalho; 
·   Adotar hábitos de autocuidado, valorizando atitudes positivas no enredo nas atividades sobre higiene bucal;
·   Compreender os sentidos e atitudes nas atividades sobre higiene bucal que demonstrem a necessidade das regras no convívio social, nas brincadeiras e nos jogos com outras crianças; 
·   Manifestar oposição a qualquer forma de discriminação e atitudes negativas nas atividades sobre higiene bucal;
·   Promover brincadeiras sobre higiene bucal, individuais e em grupo, através de circuitos psicomotores que retratem o enredo do tema.






Fonte: http://simonehelendrumond.blogspot.com/

HIGIENE BUCAL - Formadora: Simone Helen Drumond Ischkanian PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT


Não se pode separar higiene bucal de saúde, é um dos cuidados básicos não apenas com a aparência mas com uma das partes mais importantes do corpo humano, por onde consumimos alimentos e líquidos que nos mantém vivos.
Cuidar de nossa boca, nossos dentes não apenas deixa o sorriso mais bonito e faz bem para a auto-estima, mas também previne muitos males como cáries, tártaro, mau hálito, e até certo ponto alguns males do estômago. Nesse sentido, é importante que a escola trabalhe estes temas com os alunos, de forma a atuar preventivamente (os ensinando a evitar transtornos futuros).




























CAMPO DE EXPERIÊNCIA: O eu, o outro e o nós.

Formadora: Simone Helen Drumond Ischkanian
PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT  
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: 
·   Demonstrar empatia pelos outros, percebendo no enredo das atividades sobre higiene bucal que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir;  
·   Perceber o próprio corpo, seus limites, habilidades e singularidades; 
·   Reconhecer e valorizar a própria cultura na história, por meio do contato com a cultura local e as culturas de outros povos;
·   Vivenciar no enredo  das atividades sobre higiene bucal, brincadeiras, linguagens e jogos de faz de conta para perceber a diversidade e a inclusão;
·   Expressar sentimentos, desejos e necessidades, em diálogos no enredo das atividades sobre higiene bucal
·   Perceber o efeito das próprias ações e empatia,  nas atividades sobre higiene bucal;
·   Participar de diálogos e brincadeiras que envolvam a curiosidade, pesquisa envolvimento em desafios e soluções de problemas, sobre higiene bucal ;
·   Comunicar suas ideias e pensamentos, no brincar e nos cuidados de si, do outro e do ambiente,nas atividades sobre higiene bucal;
·   Ampliar as relações interpessoais desenvolvendo atitudes de participação e colaboração em situações de dramatizações, canções e construção de jogos de seqüência didática, nas atividades sobre higiene bucal;
·   Demonstrar em jogos de quebra-cabeça, jogos da velha, jogos da amarelinha, empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir; 
·   Atuar de maneira independente, através do teatro de fantoches sobre higiene bucal, expressando capacidades pessoais e dos personagens da história, reconhecendo assim, suas conquistas e limitações;
·   Promover atividades psicomotoras, de passeios imaginários por trechos da história sobre higiene bucal, para ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação; 
·   Comunicar suas ideias e sentimentos sobre higiene bucal com desenvoltura, nos momentos de rodinha e diálogos sobre as propostas de trabalho; 
·   Adotar hábitos de autocuidado, valorizando atitudes positivas no enredo nas atividades sobre higiene bucal;
·   Compreender os sentidos e atitudes nas atividades sobre higiene bucal que demonstrem a necessidade das regras no convívio social, nas brincadeiras e nos jogos com outras crianças; 
·   Manifestar oposição a qualquer forma de discriminação e atitudes negativas nas atividades sobre higiene bucal;
·   Promover brincadeiras sobre higiene bucal, individuais e em grupo, através de circuitos psicomotores que retratem o enredo do tema.






Fonte: http://simonehelendrumond.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário