HIGIENE BUCAL - Formadora: Simone Helen Drumond Ischkanian PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: Espaços,
tempos, quantidades, relações e transformações.
Simone Helen Drumond Ischkanian
PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT
OBJETIVOS
DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
·
Estabelecer
relações de comparação entre objetos pertinentes a higiene bucal, observando
suas propriedades;
·
Observar
os padrões, irregularidades e permanências; noções de espaço e tempo; percepção
de transformações, causas e conseqüências nos espaços do ambiente escolar, onde
é praticada a higiene bucal;
·
Explorar
as características dos objetos e materiais, relacionados a higiene bucal: odor,
cores, formas, linhas, sabor, sonoridade, peso, espessura, tamanho, posição, quantidade,
plasticidade etc.
·
Promover
a elaboração de hipóteses e oportunidades para testar os espaços, os tempos, as
quantidades, as relações e transformações, relacionadas a higiene bucal;
·
Observar
e descrever mudanças em diferentes materiais, relacionados a higiene bucal,
resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais
e artificiais;
·
Identificar
e selecionar fontes de informações, relacionadas a higiene bucal, para
responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua preservação;
·
Registrar
observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho,
registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes,
relacionados a higiene bucal;
·
Promover
a experimentação de conceitos de quantidade, peso, tamanho, forma e
posição, relacionados aos materiais pertinentes a higiene bucal;
·
Classificar
objetos e figuras da higiene bucal, de acordo com suas semelhanças e
diferenças;
·
Resolver
situações-problema, relacionadas ao contexto da higiene bucal, reformulando
questões, levantando hipóteses, organizando dados, testando possibilidades de
solução;
·
Promover
oportunidades para criar estratégias para classificar, ordenar, relacionar,
transferir e transvasar conhecimentos acerca da higiene bucal;
·
Relatar
fatos importantes sobre seu nascimento, o nascimento de seus dentes, as trocas
de dentes no decorrer do seu desenvolvimento, a história dos seus familiares e
da sua comunidade;
·
Observar
objetos relacionados à higiene bucal e relacionar números às suas respectivas
quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência;
· Relacionar os
produtores utilizados na higiene bucal com experiências pautadas na natureza
(flora e fauna) e seus ciclos de vida, diversidade, relações entre os seres
vivos, os elementos (água, ar, terra e fogo), respeito e conservação;
Fonte: http://simonehelendrumond.blogspot.com/
HIGIENE BUCAL - Formadora: Simone Helen Drumond Ischkanian PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: Espaços,
tempos, quantidades, relações e transformações.
Simone Helen Drumond Ischkanian
PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT
OBJETIVOS
DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
·
Estabelecer
relações de comparação entre objetos pertinentes a higiene bucal, observando
suas propriedades;
·
Observar
os padrões, irregularidades e permanências; noções de espaço e tempo; percepção
de transformações, causas e conseqüências nos espaços do ambiente escolar, onde
é praticada a higiene bucal;
·
Explorar
as características dos objetos e materiais, relacionados a higiene bucal: odor,
cores, formas, linhas, sabor, sonoridade, peso, espessura, tamanho, posição, quantidade,
plasticidade etc.
·
Promover
a elaboração de hipóteses e oportunidades para testar os espaços, os tempos, as
quantidades, as relações e transformações, relacionadas a higiene bucal;
·
Observar
e descrever mudanças em diferentes materiais, relacionados a higiene bucal,
resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais
e artificiais;
·
Identificar
e selecionar fontes de informações, relacionadas a higiene bucal, para
responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua preservação;
·
Registrar
observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho,
registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes,
relacionados a higiene bucal;
·
Promover
a experimentação de conceitos de quantidade, peso, tamanho, forma e
posição, relacionados aos materiais pertinentes a higiene bucal;
·
Classificar
objetos e figuras da higiene bucal, de acordo com suas semelhanças e
diferenças;
·
Resolver
situações-problema, relacionadas ao contexto da higiene bucal, reformulando
questões, levantando hipóteses, organizando dados, testando possibilidades de
solução;
·
Promover
oportunidades para criar estratégias para classificar, ordenar, relacionar,
transferir e transvasar conhecimentos acerca da higiene bucal;
·
Relatar
fatos importantes sobre seu nascimento, o nascimento de seus dentes, as trocas
de dentes no decorrer do seu desenvolvimento, a história dos seus familiares e
da sua comunidade;
·
Observar
objetos relacionados à higiene bucal e relacionar números às suas respectivas
quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência;
· Relacionar os
produtores utilizados na higiene bucal com experiências pautadas na natureza
(flora e fauna) e seus ciclos de vida, diversidade, relações entre os seres
vivos, os elementos (água, ar, terra e fogo), respeito e conservação;
Fonte: http://simonehelendrumond.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário