ATIVIDADES: PAPAI, EU TE AMO – 1º E 2º ANO

 


Atividades de Compreensão de texto “Papai, Eu Te Amo” em homenagem ao Dia dos Pais, de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental Alinhadas à BNCC.

Atividades de Compreensão de texto “Papai, Eu Te Amo” em homenagem ao Dia dos Pais, de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental Alinhadas à BNCC.

Atividades de Compreensão de texto “Papai, Eu Te Amo” em homenagem ao Dia dos Pais, de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental Alinhadas à BNCC.

Atividades de Compreensão de texto “Papai, Eu Te Amo” em homenagem ao Dia dos Pais, de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental Alinhadas à BNCC.

Alinhamento à BNCC:

QUESTÃO 01

Habilidade (BNCC): EF12LP03 – Localizar informações explícitas em textos.

Comentário pedagógico: Desenvolve a habilidade de encontrar informações diretamente apresentadas no texto, favorecendo a leitura literal.

Gabarito: (B) PAPAI, EU TE AMO!

 

QUESTÃO 02

Habilidade (BNCC): EF12LP06 – Ler e apreciar poemas, reconhecendo sua sonoridade, composição gráfica e temática.

Comentário pedagógico: Estimula a identificação das características estruturais do poema, como rima e expressão de sentimentos.

Gabarito: (D) É feito com rimas e fala de sentimentos

 

QUESTÃO 03

Habilidade (BNCC): EF12LP03 – Localizar informações explícitas em textos.

Comentário pedagógico: Incentiva a atenção à informação clara no texto, promovendo foco na leitura e compreensão global.

Gabarito: (C) O PAPAI

 

QUESTÃO 04

Habilidade (BNCC): EF12LP03 – Localizar informações explícitas em textos.

Comentário pedagógico: Trabalha a leitura literal ao buscar ações realizadas pelo personagem homenageado.

Gabarito: (B) Abraça e faz sorrir

 

QUESTÃO 05

Habilidade (BNCC): EF12LP04 – Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da leitura.

Comentário pedagógico: Estimula a interpretação de valores e ensinamentos expressos de forma implícita no texto.

Gabarito: (A) Ser bom e educado

 

QUESTÃO 06

Habilidade (BNCC): EF12LP03 – Localizar informações explícitas em textos.

Comentário pedagógico: Foca na localização de preferências declaradas no poema, reforçando vínculos afetivos.

Gabarito: (C) Com o papai

 

QUESTÃO 07

Habilidade (BNCC): EF12LP04 – Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da leitura.

Comentário pedagógico: Ajuda a perceber ações que indicam carinho, mesmo quando não estão nomeadas diretamente como tal.

Gabarito: (C) Conta histórias e dá atenção

 

QUESTÃO 08

Habilidade (BNCC): EF12LP04 – Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da leitura.

Comentário pedagógico: Trabalha a inferência de sentimentos expressos poeticamente, promovendo empatia e compreensão emocional.

Gabarito: (D) Feliz

 

QUESTÃO 09

Habilidade (BNCC): EF12LP03 – Localizar informações explícitas em textos.

Comentário pedagógico: Estimula a atenção à parte final do texto, reconhecendo a conclusão e o gesto simbólico de afeto.

Gabarito: (B) Um beijo do coração

 

QUESTÃO 10

Habilidade (BNCC): EF12LP04 – Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da leitura.

Comentário pedagógico: Desenvolve a compreensão das ações positivas que contribuem para o crescimento afetivo e moral da criança.

Gabarito: (C) Ensina, dá amor e atenção

 

QUESTÃO 11

Habilidade (BNCC): EF12LP04 – Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da leitura.

Comentário pedagógico: Promove a associação entre convivência familiar e bem-estar emocional no cotidiano infantil.

Gabarito: (A) Feliz

 

QUESTÃO 12

Habilidade (BNCC): EF12LP05 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

Comentário pedagógico: Leva à compreensão da intenção comunicativa do poema, especialmente em datas comemorativas.

Gabarito: (C) Feliz Dia dos Pais

 

QUESTÃO 13

Habilidade (BNCC): EF12LP08 – Produzir, com apoio, textos orais e escritos, com coerência e coesão, adequados à situação comunicativa e ao gênero textual.

Comentário pedagógico: Estimula a expressão pessoal e a justificativa de opinião com base na leitura literária.

Gabarito: Resposta pessoal

 

QUESTÃO 14

Habilidade (BNCC): EF12LP08 – Produzir, com apoio, textos orais e escritos, com coerência e coesão, adequados à situação comunicativa e ao gênero textual.

Comentário pedagógico: Incentiva a elaboração de mensagens afetivas, conectando leitura, escrita e experiências pessoais.

Gabarito: Resposta pessoal


BAIXAR ATIVIDADES EM PDF


Importância de Alinhar as questões à BNCC:

Alinhar as questões de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental à BNCC é fundamental para garantir que as atividades estejam orientadas por objetivos claros de aprendizagem e desenvolvimento, respeitando o ritmo e as capacidades cognitivas das crianças nessa fase. Esse alinhamento assegura que as habilidades de leitura, escrita, interpretação e expressão estejam sendo desenvolvidas de forma progressiva e estruturada, promovendo o letramento e a alfabetização com intencionalidade pedagógica. Além disso, contribui para a equidade educacional, permitindo que todos os alunos tenham acesso aos mesmos direitos de aprendizagem previstos nacionalmente.

 


Atividades de Compreensão de texto “Papai, Eu Te Amo” em homenagem ao Dia dos Pais, de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental Alinhadas à BNCC.

Atividades de Compreensão de texto “Papai, Eu Te Amo” em homenagem ao Dia dos Pais, de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental Alinhadas à BNCC.

Atividades de Compreensão de texto “Papai, Eu Te Amo” em homenagem ao Dia dos Pais, de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental Alinhadas à BNCC.

Atividades de Compreensão de texto “Papai, Eu Te Amo” em homenagem ao Dia dos Pais, de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental Alinhadas à BNCC.

Alinhamento à BNCC:

QUESTÃO 01

Habilidade (BNCC): EF12LP03 – Localizar informações explícitas em textos.

Comentário pedagógico: Desenvolve a habilidade de encontrar informações diretamente apresentadas no texto, favorecendo a leitura literal.

Gabarito: (B) PAPAI, EU TE AMO!

 

QUESTÃO 02

Habilidade (BNCC): EF12LP06 – Ler e apreciar poemas, reconhecendo sua sonoridade, composição gráfica e temática.

Comentário pedagógico: Estimula a identificação das características estruturais do poema, como rima e expressão de sentimentos.

Gabarito: (D) É feito com rimas e fala de sentimentos

 

QUESTÃO 03

Habilidade (BNCC): EF12LP03 – Localizar informações explícitas em textos.

Comentário pedagógico: Incentiva a atenção à informação clara no texto, promovendo foco na leitura e compreensão global.

Gabarito: (C) O PAPAI

 

QUESTÃO 04

Habilidade (BNCC): EF12LP03 – Localizar informações explícitas em textos.

Comentário pedagógico: Trabalha a leitura literal ao buscar ações realizadas pelo personagem homenageado.

Gabarito: (B) Abraça e faz sorrir

 

QUESTÃO 05

Habilidade (BNCC): EF12LP04 – Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da leitura.

Comentário pedagógico: Estimula a interpretação de valores e ensinamentos expressos de forma implícita no texto.

Gabarito: (A) Ser bom e educado

 

QUESTÃO 06

Habilidade (BNCC): EF12LP03 – Localizar informações explícitas em textos.

Comentário pedagógico: Foca na localização de preferências declaradas no poema, reforçando vínculos afetivos.

Gabarito: (C) Com o papai

 

QUESTÃO 07

Habilidade (BNCC): EF12LP04 – Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da leitura.

Comentário pedagógico: Ajuda a perceber ações que indicam carinho, mesmo quando não estão nomeadas diretamente como tal.

Gabarito: (C) Conta histórias e dá atenção

 

QUESTÃO 08

Habilidade (BNCC): EF12LP04 – Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da leitura.

Comentário pedagógico: Trabalha a inferência de sentimentos expressos poeticamente, promovendo empatia e compreensão emocional.

Gabarito: (D) Feliz

 

QUESTÃO 09

Habilidade (BNCC): EF12LP03 – Localizar informações explícitas em textos.

Comentário pedagógico: Estimula a atenção à parte final do texto, reconhecendo a conclusão e o gesto simbólico de afeto.

Gabarito: (B) Um beijo do coração

 

QUESTÃO 10

Habilidade (BNCC): EF12LP04 – Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da leitura.

Comentário pedagógico: Desenvolve a compreensão das ações positivas que contribuem para o crescimento afetivo e moral da criança.

Gabarito: (C) Ensina, dá amor e atenção

 

QUESTÃO 11

Habilidade (BNCC): EF12LP04 – Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da leitura.

Comentário pedagógico: Promove a associação entre convivência familiar e bem-estar emocional no cotidiano infantil.

Gabarito: (A) Feliz

 

QUESTÃO 12

Habilidade (BNCC): EF12LP05 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

Comentário pedagógico: Leva à compreensão da intenção comunicativa do poema, especialmente em datas comemorativas.

Gabarito: (C) Feliz Dia dos Pais

 

QUESTÃO 13

Habilidade (BNCC): EF12LP08 – Produzir, com apoio, textos orais e escritos, com coerência e coesão, adequados à situação comunicativa e ao gênero textual.

Comentário pedagógico: Estimula a expressão pessoal e a justificativa de opinião com base na leitura literária.

Gabarito: Resposta pessoal

 

QUESTÃO 14

Habilidade (BNCC): EF12LP08 – Produzir, com apoio, textos orais e escritos, com coerência e coesão, adequados à situação comunicativa e ao gênero textual.

Comentário pedagógico: Incentiva a elaboração de mensagens afetivas, conectando leitura, escrita e experiências pessoais.

Gabarito: Resposta pessoal


BAIXAR ATIVIDADES EM PDF


Importância de Alinhar as questões à BNCC:

Alinhar as questões de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental à BNCC é fundamental para garantir que as atividades estejam orientadas por objetivos claros de aprendizagem e desenvolvimento, respeitando o ritmo e as capacidades cognitivas das crianças nessa fase. Esse alinhamento assegura que as habilidades de leitura, escrita, interpretação e expressão estejam sendo desenvolvidas de forma progressiva e estruturada, promovendo o letramento e a alfabetização com intencionalidade pedagógica. Além disso, contribui para a equidade educacional, permitindo que todos os alunos tenham acesso aos mesmos direitos de aprendizagem previstos nacionalmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário