2º Simulado de Português para o 2º e 3º ano do Ensino Fundamental com as expectativas de aprendizagem da BNCC, e os descritores do SAEB, em consonância com as competências necessárias em Língua Portuguesa.
Alinhamento à BNCC:
Questão 01
Habilidade (BNCC): EF02LP05 – Reconhecer relações entre grafemas e fonemas na leitura de palavras do sistema alfabético de escrita.
Comentário pedagógico: Avalia a percepção fonêmica e a associação entre letras e sons, essencial no início da alfabetização.
Gabarito: b)
Questão 02
Habilidade (BNCC): EF03LP17 – Localizar informações explícitas em textos de divulgação científica.
Comentário pedagógico: Trabalha a leitura atenta e objetiva, focada na recuperação de informações claramente presentes no texto.
Gabarito: c)
Questão 03
Habilidade (BNCC): EF02LP09 – Identificar, em textos, a separação das palavras em sílabas.
Comentário pedagógico: Desenvolve a consciência silábica, que é importante para a fluência na leitura e na escrita correta das palavras.
Gabarito: a)
Questão 04
Habilidade (BNCC): EF03LP04 – Reconhecer efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos sonoros em poemas (rimas, aliterações, repetições, entre outros).
Comentário pedagógico: Estimula o reconhecimento de elementos sonoros da poesia, o que favorece o gosto pela leitura literária.
Gabarito: c)
Questão 05
Habilidade (BNCC): EF03LP06 – Estabelecer o tema de textos lidos, com apoio de elementos do texto e de conhecimentos prévios.
Comentário pedagógico: A questão avalia a compreensão global e a capacidade de identificar o foco principal de um texto poético.
Gabarito: c)
Questão 06
Habilidade (BNCC): EF03LP19 – Reconhecer os gêneros textuais e suas finalidades.
Comentário pedagógico: Amplia o repertório textual ao exigir que o aluno reconheça a função social de um texto informativo.
Gabarito: a)
Questão 07
Habilidade (BNCC): EF03LP17 – Localizar informações explícitas em textos de divulgação científica.
Comentário pedagógico: Reforça a leitura com atenção e análise, ao exigir que o aluno identifique um dado específico no texto.
Gabarito: c)
Questão 08
Habilidade (BNCC): EF03LP06 – Estabelecer o tema de textos lidos, com apoio de elementos do texto e de conhecimentos prévios.
Comentário pedagógico: Leva o aluno a refletir sobre o propósito central do texto, favorecendo a interpretação crítica e significativa.
Gabarito: b)
Questão 09
Habilidade (BNCC): EF03LP06 – Estabelecer o tema de textos lidos, com apoio de elementos do texto e de conhecimentos prévios.
Comentário pedagógico: Através de uma leitura reflexiva, a questão leva o aluno a compreender o valor simbólico de temas como amizade e empatia.
Gabarito: d)
Questão 10
Habilidade (BNCC): EF03LP04 – Reconhecer efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos sonoros em poemas (rimas, aliterações, repetições, entre outros).
Comentário pedagógico: Valoriza a atenção à musicalidade do texto poético, contribuindo para a formação do leitor sensível à linguagem literária.
Gabarito: c)
Importância de alinhar à BNCC:
Alinhar as atividades de Língua Portuguesa do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental à BNCC é fundamental para garantir que os alunos desenvolvam, de forma progressiva e estruturada, as habilidades de leitura, escrita, oralidade e análise linguística previstas para essa etapa. Esse alinhamento assegura práticas pedagógicas focadas nos direitos de aprendizagem e nos objetivos de letramento e alfabetização definidos nacionalmente, promovendo equidade, qualidade e uma base sólida para os anos seguintes da escolarização.
2º Simulado de Português para o 2º e 3º ano do Ensino Fundamental com as expectativas de aprendizagem da BNCC, e os descritores do SAEB, em consonância com as competências necessárias em Língua Portuguesa.
Alinhamento à BNCC:
Questão 01
Habilidade (BNCC): EF02LP05 – Reconhecer relações entre grafemas e fonemas na leitura de palavras do sistema alfabético de escrita.
Comentário pedagógico: Avalia a percepção fonêmica e a associação entre letras e sons, essencial no início da alfabetização.
Gabarito: b)
Questão 02
Habilidade (BNCC): EF03LP17 – Localizar informações explícitas em textos de divulgação científica.
Comentário pedagógico: Trabalha a leitura atenta e objetiva, focada na recuperação de informações claramente presentes no texto.
Gabarito: c)
Questão 03
Habilidade (BNCC): EF02LP09 – Identificar, em textos, a separação das palavras em sílabas.
Comentário pedagógico: Desenvolve a consciência silábica, que é importante para a fluência na leitura e na escrita correta das palavras.
Gabarito: a)
Questão 04
Habilidade (BNCC): EF03LP04 – Reconhecer efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos sonoros em poemas (rimas, aliterações, repetições, entre outros).
Comentário pedagógico: Estimula o reconhecimento de elementos sonoros da poesia, o que favorece o gosto pela leitura literária.
Gabarito: c)
Questão 05
Habilidade (BNCC): EF03LP06 – Estabelecer o tema de textos lidos, com apoio de elementos do texto e de conhecimentos prévios.
Comentário pedagógico: A questão avalia a compreensão global e a capacidade de identificar o foco principal de um texto poético.
Gabarito: c)
Questão 06
Habilidade (BNCC): EF03LP19 – Reconhecer os gêneros textuais e suas finalidades.
Comentário pedagógico: Amplia o repertório textual ao exigir que o aluno reconheça a função social de um texto informativo.
Gabarito: a)
Questão 07
Habilidade (BNCC): EF03LP17 – Localizar informações explícitas em textos de divulgação científica.
Comentário pedagógico: Reforça a leitura com atenção e análise, ao exigir que o aluno identifique um dado específico no texto.
Gabarito: c)
Questão 08
Habilidade (BNCC): EF03LP06 – Estabelecer o tema de textos lidos, com apoio de elementos do texto e de conhecimentos prévios.
Comentário pedagógico: Leva o aluno a refletir sobre o propósito central do texto, favorecendo a interpretação crítica e significativa.
Gabarito: b)
Questão 09
Habilidade (BNCC): EF03LP06 – Estabelecer o tema de textos lidos, com apoio de elementos do texto e de conhecimentos prévios.
Comentário pedagógico: Através de uma leitura reflexiva, a questão leva o aluno a compreender o valor simbólico de temas como amizade e empatia.
Gabarito: d)
Questão 10
Habilidade (BNCC): EF03LP04 – Reconhecer efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos sonoros em poemas (rimas, aliterações, repetições, entre outros).
Comentário pedagógico: Valoriza a atenção à musicalidade do texto poético, contribuindo para a formação do leitor sensível à linguagem literária.
Gabarito: c)
Importância de alinhar à BNCC:
Alinhar as atividades de Língua Portuguesa do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental à BNCC é fundamental para garantir que os alunos desenvolvam, de forma progressiva e estruturada, as habilidades de leitura, escrita, oralidade e análise linguística previstas para essa etapa. Esse alinhamento assegura práticas pedagógicas focadas nos direitos de aprendizagem e nos objetivos de letramento e alfabetização definidos nacionalmente, promovendo equidade, qualidade e uma base sólida para os anos seguintes da escolarização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário