Atividades de Compreensão de texto “O Dia Mundial da Água” para o 1º e 2º ano do Ensino Fundamental Alinhadas à BNCC.
ATIVIDADES “O DIA MUNDIAL DA ÁGUA” 4º E 5º ANO
A Importância do Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, é uma data de extrema importância para alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental. Nessa fase da vida, as crianças estão construindo seus conhecimentos e valores, e o contato com temas como a preservação da água pode gerar impactos duradouros.
Dessa forma, o Dia Mundial da Água é uma data importante para sensibilizar as crianças sobre a importância desse recurso natural e para incentivá-las a adotarem hábitos de preservação.
Alinhamento com a BNCC:
As questões propostas abordam diversas habilidades e competências previstas na BNCC, especialmente nas áreas de Ciências da Natureza e Geografia. Vejamos como cada questão se relaciona com os objetivos de aprendizagem:
Questões Objetivas:
1) Qual dia celebramos o Dia Mundial da Água?
BNCC: (EF01CI04) - Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, etc.) e o que acontece com eles ao longo do tempo.
Alinhamento: A questão busca identificar o conhecimento sobre a data comemorativa, relacionando-a à importância da água para os seres vivos.
3) Onde podemos encontrar água?
BNCC: (EF01GE08) - Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade, etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais.
Alinhamento: A questão explora a percepção espacial e a identificação dos diferentes ambientes onde a água se encontra.
4) Para que usamos a água?
BNCC: (EF01CI01) - Investigar e descrever as características de objetos e materiais de uso cotidiano, identificando suas funções e os materiais de que são feitos.
Alinhamento: A questão relaciona o uso da água às atividades cotidianas, promovendo a compreensão de sua importância para a higiene e o bem-estar.
5) Quem mais precisa de água além dos humanos?
BNCC: (EF02CI05) - Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas e animais.
Alinhamento: A questão amplia a compreensão sobre a importância da água para todos os seres vivos, incluindo animais e plantas.
6) O que devemos fazer para cuidar da água?
BNCC: (EF02CI04) - Descrever as características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, etc.) e o que acontece com eles ao longo do tempo.
Alinhamento: A questão estimula a reflexão sobre ações individuais e coletivas para a preservação da água.
8) Qual a importância de não jogar lixo nos rios e lagos?
BNCC: (EF02GE06) - Identificar e descrever atividades de trabalho em diferentes lugares, reconhecendo a importância do trabalho para a vida em sociedade.
Alinhamento: A questão aborda a relação entre o descarte inadequado de lixo e a poluição da água, conscientizando sobre a importância da preservação dos recursos hídricos.
9) O que acontece se todos cuidarem da água?
BNCC: (EF02CI06) - Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas na sobrevivência das plantas.
Alinhamento: A questão promove a reflexão sobre o impacto positivo das ações individuais e coletivas na preservação da água.
Questões Subjetivas:
2) Por que é importante celebrar o Dia Mundial da Água?
BNCC: (EF01CI02) - Planejar e executar investigações sobre o uso de diferentes materiais em objetos de uso cotidiano, identificando suas propriedades e os impactos ambientais de seu descarte.
Alinhamento: A questão estimula a reflexão crítica sobre a importância da água e a necessidade de sua preservação.
7) Quais outras maneiras você conhece para economizar água?
BNCC: (EF02CI03) - Discutir a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas e animais.
Alinhamento: A questão promove a troca de conhecimentos e a identificação de diferentes práticas de economia de água.
10) O que você pode fazer na sua casa e na sua escola para ajudar a cuidar da água?
BNCC: (EF01GE09) - Elaborar e utilizar mapas simples para localizar objetos e lugares de vivência, representando-os por meio de desenhos, símbolos e legendas.
Alinhamento: A questão estimula a aplicação dos conhecimentos sobre a preservação da água em diferentes contextos, como a casa e a escola.
Ao alinhar as questões à BNCC, você garante que as atividades propostas contribuam para o desenvolvimento integral das crianças, promovendo a aprendizagem de forma significativa e contextualizada.
Atividades de Compreensão de texto “O Dia Mundial da Água” para o 1º e 2º ano do Ensino Fundamental Alinhadas à BNCC.
ATIVIDADES “O DIA MUNDIAL DA ÁGUA” 4º E 5º ANO
A Importância do Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, é uma data de extrema importância para alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental. Nessa fase da vida, as crianças estão construindo seus conhecimentos e valores, e o contato com temas como a preservação da água pode gerar impactos duradouros.
Dessa forma, o Dia Mundial da Água é uma data importante para sensibilizar as crianças sobre a importância desse recurso natural e para incentivá-las a adotarem hábitos de preservação.
Alinhamento com a BNCC:
As questões propostas abordam diversas habilidades e competências previstas na BNCC, especialmente nas áreas de Ciências da Natureza e Geografia. Vejamos como cada questão se relaciona com os objetivos de aprendizagem:
Questões Objetivas:
1) Qual dia celebramos o Dia Mundial da Água?
BNCC: (EF01CI04) - Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, etc.) e o que acontece com eles ao longo do tempo.
Alinhamento: A questão busca identificar o conhecimento sobre a data comemorativa, relacionando-a à importância da água para os seres vivos.
3) Onde podemos encontrar água?
BNCC: (EF01GE08) - Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade, etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais.
Alinhamento: A questão explora a percepção espacial e a identificação dos diferentes ambientes onde a água se encontra.
4) Para que usamos a água?
BNCC: (EF01CI01) - Investigar e descrever as características de objetos e materiais de uso cotidiano, identificando suas funções e os materiais de que são feitos.
Alinhamento: A questão relaciona o uso da água às atividades cotidianas, promovendo a compreensão de sua importância para a higiene e o bem-estar.
5) Quem mais precisa de água além dos humanos?
BNCC: (EF02CI05) - Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas e animais.
Alinhamento: A questão amplia a compreensão sobre a importância da água para todos os seres vivos, incluindo animais e plantas.
6) O que devemos fazer para cuidar da água?
BNCC: (EF02CI04) - Descrever as características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, etc.) e o que acontece com eles ao longo do tempo.
Alinhamento: A questão estimula a reflexão sobre ações individuais e coletivas para a preservação da água.
8) Qual a importância de não jogar lixo nos rios e lagos?
BNCC: (EF02GE06) - Identificar e descrever atividades de trabalho em diferentes lugares, reconhecendo a importância do trabalho para a vida em sociedade.
Alinhamento: A questão aborda a relação entre o descarte inadequado de lixo e a poluição da água, conscientizando sobre a importância da preservação dos recursos hídricos.
9) O que acontece se todos cuidarem da água?
BNCC: (EF02CI06) - Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas na sobrevivência das plantas.
Alinhamento: A questão promove a reflexão sobre o impacto positivo das ações individuais e coletivas na preservação da água.
Questões Subjetivas:
2) Por que é importante celebrar o Dia Mundial da Água?
BNCC: (EF01CI02) - Planejar e executar investigações sobre o uso de diferentes materiais em objetos de uso cotidiano, identificando suas propriedades e os impactos ambientais de seu descarte.
Alinhamento: A questão estimula a reflexão crítica sobre a importância da água e a necessidade de sua preservação.
7) Quais outras maneiras você conhece para economizar água?
BNCC: (EF02CI03) - Discutir a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas e animais.
Alinhamento: A questão promove a troca de conhecimentos e a identificação de diferentes práticas de economia de água.
10) O que você pode fazer na sua casa e na sua escola para ajudar a cuidar da água?
BNCC: (EF01GE09) - Elaborar e utilizar mapas simples para localizar objetos e lugares de vivência, representando-os por meio de desenhos, símbolos e legendas.
Alinhamento: A questão estimula a aplicação dos conhecimentos sobre a preservação da água em diferentes contextos, como a casa e a escola.
Ao alinhar as questões à BNCC, você garante que as atividades propostas contribuam para o desenvolvimento integral das crianças, promovendo a aprendizagem de forma significativa e contextualizada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário