1º Simulado de Matemática – 1º e 2º ano do Ensino Fundamental com as expectativas de aprendizagem da BNCC, e os descritores de proficiência do SAEB.
O objetivo destas questões é avaliar e promover o desenvolvimento de habilidades matemáticas fundamentais em alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as diretrizes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
Baixar Simulado em PDF logo abaixo
QUESTÃO 01:
(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
Justificativa: A questão avalia a compreensão da decomposição de um número em suas unidades e dezenas.
Questão 02:
(EF02MA22) Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima.
Justificativa: A questão explora a interpretação de dados em uma tabela simples.
Questão 03:
(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.
Justificativa: A questão verifica a capacidade de identificar padrões em sequências numéricas.
Questão 04:
(EF01MA08) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
Justificativa: A questão aborda a resolução de problemas de adição com números de dois algarismos.
Questão 05:
(EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.
Justificativa: A questão trabalha a comparação de massas de objetos do cotidiano.
Questão 06:
(EF01MA06) Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.
Justificativa: A questão envolve a comparação de quantidades e a identificação da menor quantidade.
Questão 07:
(EF02MA22) Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima.
Justificativa: A questão aborda a comparação de quantidades representadas por desenhos.
Questão 08:
(EF01MA08) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
Justificativa: A questão foca na resolução de uma operação de adição simples.
Questão 09:
(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.
Justificativa: A questão verifica a capacidade de identificar padrões em sequências de imagens
Questão 10:
(EF01MA18) Produzir a escrita de uma data, apresentando o dia, o mês e o ano, e indicar o dia da semana de uma data, consultando calendários.
Justificativa: A questão aborda a leitura e interpretação de informações em um calendário.
1º Simulado de Matemática – 1º e 2º ano do Ensino Fundamental com as expectativas de aprendizagem da BNCC, e os descritores de proficiência do SAEB.
O objetivo destas questões é avaliar e promover o desenvolvimento de habilidades matemáticas fundamentais em alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as diretrizes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
Baixar Simulado em PDF logo abaixo
QUESTÃO 01:
(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
Justificativa: A questão avalia a compreensão da decomposição de um número em suas unidades e dezenas.
Questão 02:
(EF02MA22) Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima.
Justificativa: A questão explora a interpretação de dados em uma tabela simples.
Questão 03:
(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.
Justificativa: A questão verifica a capacidade de identificar padrões em sequências numéricas.
Questão 04:
(EF01MA08) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
Justificativa: A questão aborda a resolução de problemas de adição com números de dois algarismos.
Questão 05:
(EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.
Justificativa: A questão trabalha a comparação de massas de objetos do cotidiano.
Questão 06:
(EF01MA06) Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.
Justificativa: A questão envolve a comparação de quantidades e a identificação da menor quantidade.
Questão 07:
(EF02MA22) Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas simples ou barras, para melhor compreender aspectos da realidade próxima.
Justificativa: A questão aborda a comparação de quantidades representadas por desenhos.
Questão 08:
(EF01MA08) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
Justificativa: A questão foca na resolução de uma operação de adição simples.
Questão 09:
(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.
Justificativa: A questão verifica a capacidade de identificar padrões em sequências de imagens
Questão 10:
(EF01MA18) Produzir a escrita de uma data, apresentando o dia, o mês e o ano, e indicar o dia da semana de uma data, consultando calendários.
Justificativa: A questão aborda a leitura e interpretação de informações em um calendário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário