Unidades
Temáticas:
- Números
- Álgebra
- Geometria
Objetos
de conhecimento:
- Leitura, escrita, comparação e ordenação de números de até três ordens pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e papel do zero)
- Composição e decomposição de números naturais (até 1000)
- Construção de fatos fundamentais da adição e da subtração
- Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar)
- Construção de sequências repetitivas e de sequências recursivas
- Localização e movimentação de pessoas e objetos no espaço, segundo pontos de referência, e indicação de mudanças de direção e sentido
Habilidades
Desenvolvidas:
(EF02MA01)
Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão
de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função
do zero).
(EF02MA02)
Registrar o resultado da contagem ou estimativa da quantidade de objetos em
coleções de até 1000 unidades, realizada por meio de diferentes estratégias.
(EF02MA03)
Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por
correspondência (um a um, dois a dois, entre outros), para indicar “tem mais”,
“tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos
a mais e quantos a menos.
(EF02MA04)
Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material
manipulável, por meio de diferentes adições.
(EF02MA05)
Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental
ou escrito.
(EF02MA06)
Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de
até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar,
utilizando estratégias pessoais ou convencionais.
(EF02MA09)
Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a
partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida.
(EF02MA12)
Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os
deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto
de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido.
Unidades
Temáticas:
- Números
- Álgebra
- Geometria
Objetos
de conhecimento:
- Leitura, escrita, comparação e ordenação de números de até três ordens pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e papel do zero)
- Composição e decomposição de números naturais (até 1000)
- Construção de fatos fundamentais da adição e da subtração
- Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar)
- Construção de sequências repetitivas e de sequências recursivas
- Localização e movimentação de pessoas e objetos no espaço, segundo pontos de referência, e indicação de mudanças de direção e sentido
Habilidades
Desenvolvidas:
(EF02MA01)
Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão
de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função
do zero).
(EF02MA02)
Registrar o resultado da contagem ou estimativa da quantidade de objetos em
coleções de até 1000 unidades, realizada por meio de diferentes estratégias.
(EF02MA03)
Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por
correspondência (um a um, dois a dois, entre outros), para indicar “tem mais”,
“tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos
a mais e quantos a menos.
(EF02MA04)
Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material
manipulável, por meio de diferentes adições.
(EF02MA05)
Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental
ou escrito.
(EF02MA06)
Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de
até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar,
utilizando estratégias pessoais ou convencionais.
(EF02MA09)
Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a
partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida.
(EF02MA12)
Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os
deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto
de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário