PINTURA COM INTERFERÊNCIA


     É FATO QUE PARA ESTIMULARMOS OS DESENHOS DAS CRIANÇAS, PRECISAMOS MANTÊ-LOS EM CONTATO COM VARIADOS MODELOS E INSTIGAR A CRIATIVIDADE DOS MESMOS. UM BOM RECURSO PARA ISSO SÃO AS INTERFERÊNCIAS. GERALMENTE INICIAMOS O USO DA INTERFERÊNCIA QUANDO AS CRIANÇAS COMEÇAM A ESBOÇAR FIGURAS. A PARTIR DA GARATUJA NOMEADA JÁ É POSSIVEL QUE ALGUMAS CONSIGAM CRIAR A PARTIR DELAS. NESTE CASO A PARTIR DE FIGURAS SIMPLES COMO AS GEOMÉTRICAS. PARA AS CRIANÇAS QUE AINDAM GARATUJAM POR PRAZER (DESORDENADA OU CONTROLADA) NÃO  É ACONSELHÁVEL, POIS AINDA NÃO CONSEGUEM CRIAR A PARTIR DE IMAGENS JÁ QUE A NECESSIDADE DAS MESMAS É DESCARGA MOTORA E NÃO CRIAÇÃO VISUAL.
     ENTRETANTO MESMO PARA A FASE IDEAL AS IMAGENS  SOLTAS POR SI SÓ PODEM NÃO CAUSAR QUALQUER EFEITO PARA ALUNOS MAIS LIMITADOS.
O IDEAL É QUE HAJA MAIS INTERFERÊNCIAS QUE O NUMERO DE ALUNOS PARA QUE ELES POSSAM ESCOLHER DE ACORDO COM SEU GOSTO PESSOAL. OUTRO PONTO IMPORTANTE É QUE ANTES QUE CADA UM SE APROPRIE DA IMAGEM, SEJAM DISCUTIDAS AS POSSIBILIDADES DE CRIAÇÃO A PARTIR DAS IMAGENS COM OS PRÓPRIOS ALUNOS DANDO DICAS UNS AOS OUTROS. O EXEMPLO A SEGUIR FOI REALIZADO COM PINTURA, APÓS VÁRIAS ATIVIDADES COM DESENHO. 







Atividades realizadas pela professora Conceição Maria da Silva (2a fase-5 anos)






     É FATO QUE PARA ESTIMULARMOS OS DESENHOS DAS CRIANÇAS, PRECISAMOS MANTÊ-LOS EM CONTATO COM VARIADOS MODELOS E INSTIGAR A CRIATIVIDADE DOS MESMOS. UM BOM RECURSO PARA ISSO SÃO AS INTERFERÊNCIAS. GERALMENTE INICIAMOS O USO DA INTERFERÊNCIA QUANDO AS CRIANÇAS COMEÇAM A ESBOÇAR FIGURAS. A PARTIR DA GARATUJA NOMEADA JÁ É POSSIVEL QUE ALGUMAS CONSIGAM CRIAR A PARTIR DELAS. NESTE CASO A PARTIR DE FIGURAS SIMPLES COMO AS GEOMÉTRICAS. PARA AS CRIANÇAS QUE AINDAM GARATUJAM POR PRAZER (DESORDENADA OU CONTROLADA) NÃO  É ACONSELHÁVEL, POIS AINDA NÃO CONSEGUEM CRIAR A PARTIR DE IMAGENS JÁ QUE A NECESSIDADE DAS MESMAS É DESCARGA MOTORA E NÃO CRIAÇÃO VISUAL.
     ENTRETANTO MESMO PARA A FASE IDEAL AS IMAGENS  SOLTAS POR SI SÓ PODEM NÃO CAUSAR QUALQUER EFEITO PARA ALUNOS MAIS LIMITADOS.
O IDEAL É QUE HAJA MAIS INTERFERÊNCIAS QUE O NUMERO DE ALUNOS PARA QUE ELES POSSAM ESCOLHER DE ACORDO COM SEU GOSTO PESSOAL. OUTRO PONTO IMPORTANTE É QUE ANTES QUE CADA UM SE APROPRIE DA IMAGEM, SEJAM DISCUTIDAS AS POSSIBILIDADES DE CRIAÇÃO A PARTIR DAS IMAGENS COM OS PRÓPRIOS ALUNOS DANDO DICAS UNS AOS OUTROS. O EXEMPLO A SEGUIR FOI REALIZADO COM PINTURA, APÓS VÁRIAS ATIVIDADES COM DESENHO. 







Atividades realizadas pela professora Conceição Maria da Silva (2a fase-5 anos)






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