É FATO
QUE PARA ESTIMULARMOS OS DESENHOS DAS CRIANÇAS, PRECISAMOS MANTÊ-LOS EM
CONTATO COM VARIADOS MODELOS E INSTIGAR A CRIATIVIDADE DOS MESMOS. UM
BOM RECURSO PARA ISSO SÃO AS INTERFERÊNCIAS. GERALMENTE INICIAMOS O USO
DA INTERFERÊNCIA QUANDO AS CRIANÇAS COMEÇAM A ESBOÇAR FIGURAS. A PARTIR
DA GARATUJA NOMEADA JÁ É POSSIVEL QUE ALGUMAS CONSIGAM CRIAR A PARTIR
DELAS. NESTE CASO A PARTIR DE FIGURAS SIMPLES COMO AS GEOMÉTRICAS. PARA
AS CRIANÇAS QUE AINDAM GARATUJAM POR PRAZER (DESORDENADA OU CONTROLADA)
NÃO É ACONSELHÁVEL, POIS AINDA NÃO CONSEGUEM CRIAR A PARTIR DE IMAGENS
JÁ QUE A NECESSIDADE DAS MESMAS É DESCARGA MOTORA E NÃO CRIAÇÃO VISUAL.
ENTRETANTO MESMO PARA A FASE IDEAL AS IMAGENS SOLTAS POR SI SÓ PODEM
NÃO CAUSAR QUALQUER EFEITO PARA ALUNOS MAIS LIMITADOS.
O
IDEAL É QUE HAJA MAIS INTERFERÊNCIAS QUE O NUMERO DE ALUNOS PARA QUE
ELES POSSAM ESCOLHER DE ACORDO COM SEU GOSTO PESSOAL. OUTRO PONTO
IMPORTANTE É QUE ANTES QUE CADA UM SE APROPRIE DA IMAGEM, SEJAM
DISCUTIDAS AS POSSIBILIDADES DE CRIAÇÃO A PARTIR DAS IMAGENS COM OS
PRÓPRIOS ALUNOS DANDO DICAS UNS AOS OUTROS. O EXEMPLO A SEGUIR FOI
REALIZADO COM PINTURA, APÓS VÁRIAS ATIVIDADES COM DESENHO.
Atividades realizadas pela professora Conceição Maria da Silva (2a fase-5 anos)
É FATO
QUE PARA ESTIMULARMOS OS DESENHOS DAS CRIANÇAS, PRECISAMOS MANTÊ-LOS EM
CONTATO COM VARIADOS MODELOS E INSTIGAR A CRIATIVIDADE DOS MESMOS. UM
BOM RECURSO PARA ISSO SÃO AS INTERFERÊNCIAS. GERALMENTE INICIAMOS O USO
DA INTERFERÊNCIA QUANDO AS CRIANÇAS COMEÇAM A ESBOÇAR FIGURAS. A PARTIR
DA GARATUJA NOMEADA JÁ É POSSIVEL QUE ALGUMAS CONSIGAM CRIAR A PARTIR
DELAS. NESTE CASO A PARTIR DE FIGURAS SIMPLES COMO AS GEOMÉTRICAS. PARA
AS CRIANÇAS QUE AINDAM GARATUJAM POR PRAZER (DESORDENADA OU CONTROLADA)
NÃO É ACONSELHÁVEL, POIS AINDA NÃO CONSEGUEM CRIAR A PARTIR DE IMAGENS
JÁ QUE A NECESSIDADE DAS MESMAS É DESCARGA MOTORA E NÃO CRIAÇÃO VISUAL.
ENTRETANTO MESMO PARA A FASE IDEAL AS IMAGENS SOLTAS POR SI SÓ PODEM
NÃO CAUSAR QUALQUER EFEITO PARA ALUNOS MAIS LIMITADOS.
O
IDEAL É QUE HAJA MAIS INTERFERÊNCIAS QUE O NUMERO DE ALUNOS PARA QUE
ELES POSSAM ESCOLHER DE ACORDO COM SEU GOSTO PESSOAL. OUTRO PONTO
IMPORTANTE É QUE ANTES QUE CADA UM SE APROPRIE DA IMAGEM, SEJAM
DISCUTIDAS AS POSSIBILIDADES DE CRIAÇÃO A PARTIR DAS IMAGENS COM OS
PRÓPRIOS ALUNOS DANDO DICAS UNS AOS OUTROS. O EXEMPLO A SEGUIR FOI
REALIZADO COM PINTURA, APÓS VÁRIAS ATIVIDADES COM DESENHO.
Atividades realizadas pela professora Conceição Maria da Silva (2a fase-5 anos)
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