Projeto Ler sem saber ler - PALAVRA ESCONDIDA.

REALIZE UMA ATIVIDADE LÚDICA NA QUAL AS CRIANÇAS EXERCITAM A ESCRITA E A LEITURA POR MEIO DA FORMAÇÃO DE PALAVRAS.

EIXO TEMÁTICOS: ARTES VISUAIS, MATEMÁTICA, MOVIMENTO, LINGUAGEM ORAL, NATUREZA E SOCIEDADE E IDENTIDADE E AUTONOMIA.


RESPONSÁVEIS: IZILDINHA HOUCH MICHESKI, ROSELAINE CAVALHEIRO DE MORAES E SELMA RUSSO.


OBJETIVOS: INCENTIVAR A LEITURA E A ORGANIZAÇÃO DAS PALAVRAS POR MEIO DA JUNÇÃO DAS SÍLADAS.


IDADE: A PARTIR DE 3 ANOS.


NÚMERO DE PARTICIPANTES: TODOS OS ALUNOS.

MATERIAIS: CAIXA DE PAPELÃO PARA OVOS, COLA BRANCA, LÁPIS DE COR, RISCOS DAS LETRAS E DAS SÍLABAS (ESTÃO PRONTOS NA FOLHA DE MOLDES); TAMPAS DE GARRAFA PET, TESOURA COM PONTA ARREDONDADA.




COLANDO EM PRÁTICA


1- SOLICITE À TURMA QUE TRAGA, NA DATA ESTIPULADA POR VOCÊ, BANDEJAS GRANDES DE PAPELÃO PARA OVOS E ALGUMAS TAMPINHAS DE GARRAFA PET. MULTIPLIQUE AS LETRAS E AS SÍLABAS QUE ESTÃO NA FOLHA DE MOLDES E ENTREGUE UM JOGO COM TODAS ELAS PARA CADA GRUPO DE QUATRO INTEGRANTES. DISPONIBILIZE, TAMBÉM, UMA BANDEJA PARA OVOS, QUE SERÁ UTILIZADA COMO TABULEIRO DO JOGO. SOLICITE AOS PEQUENOS QUE RECORTEM E PINTEM OS MOLDES E, DEPOIS, OS COLEM SOBRE AS TAMPINHAS. ENTÃO, ESCOLHA O CAMPO SEMÂNTICO QUE DESEJA TRABALHAR, COMO O TEMA "ANIMAIS". NESSE CASO, EXERCITE A ESCRITA ESPONTÂNEA DO NOME DE QUATRO BICHOS E, EM SEGUIDA, ESCREVA-OS NA LOUSA. EM UM OUTRO MOMENTO, ESCREVA O NOME DE CADA ANIMAL EM UM PAPEL E ENTREGUE-OS PARA OS GRUPOS.


2- EXPLIQUE AOS ALUNOS QUE ELES PRECISAM ENCONTRAR AS TAMPINHAS QUE FORMAM CADA NOME E ENCAIXÁ-LAS NO TABULEIRO, NA HORIZONTAL. DEPOIS, DEVEM ESCONDER O NOME FORMADO, ENCAIXANDO EM VOLTA DELE TAMPINHAS COM OUTRAS LETRAS E SÍLABAS. FEITO ISSO, AS EQUIPES PRECISAM TROCAR DE TABULEIRO, PARA QUE OS COLEGAS TENTEM DESCOBRIR AS PALAVRAS QUE FORAM ESCONDIDAS PELOS OUTROS GRUPOS.






REALIZE UMA ATIVIDADE LÚDICA NA QUAL AS CRIANÇAS EXERCITAM A ESCRITA E A LEITURA POR MEIO DA FORMAÇÃO DE PALAVRAS.

EIXO TEMÁTICOS: ARTES VISUAIS, MATEMÁTICA, MOVIMENTO, LINGUAGEM ORAL, NATUREZA E SOCIEDADE E IDENTIDADE E AUTONOMIA.


RESPONSÁVEIS: IZILDINHA HOUCH MICHESKI, ROSELAINE CAVALHEIRO DE MORAES E SELMA RUSSO.


OBJETIVOS: INCENTIVAR A LEITURA E A ORGANIZAÇÃO DAS PALAVRAS POR MEIO DA JUNÇÃO DAS SÍLADAS.


IDADE: A PARTIR DE 3 ANOS.


NÚMERO DE PARTICIPANTES: TODOS OS ALUNOS.

MATERIAIS: CAIXA DE PAPELÃO PARA OVOS, COLA BRANCA, LÁPIS DE COR, RISCOS DAS LETRAS E DAS SÍLABAS (ESTÃO PRONTOS NA FOLHA DE MOLDES); TAMPAS DE GARRAFA PET, TESOURA COM PONTA ARREDONDADA.




COLANDO EM PRÁTICA


1- SOLICITE À TURMA QUE TRAGA, NA DATA ESTIPULADA POR VOCÊ, BANDEJAS GRANDES DE PAPELÃO PARA OVOS E ALGUMAS TAMPINHAS DE GARRAFA PET. MULTIPLIQUE AS LETRAS E AS SÍLABAS QUE ESTÃO NA FOLHA DE MOLDES E ENTREGUE UM JOGO COM TODAS ELAS PARA CADA GRUPO DE QUATRO INTEGRANTES. DISPONIBILIZE, TAMBÉM, UMA BANDEJA PARA OVOS, QUE SERÁ UTILIZADA COMO TABULEIRO DO JOGO. SOLICITE AOS PEQUENOS QUE RECORTEM E PINTEM OS MOLDES E, DEPOIS, OS COLEM SOBRE AS TAMPINHAS. ENTÃO, ESCOLHA O CAMPO SEMÂNTICO QUE DESEJA TRABALHAR, COMO O TEMA "ANIMAIS". NESSE CASO, EXERCITE A ESCRITA ESPONTÂNEA DO NOME DE QUATRO BICHOS E, EM SEGUIDA, ESCREVA-OS NA LOUSA. EM UM OUTRO MOMENTO, ESCREVA O NOME DE CADA ANIMAL EM UM PAPEL E ENTREGUE-OS PARA OS GRUPOS.


2- EXPLIQUE AOS ALUNOS QUE ELES PRECISAM ENCONTRAR AS TAMPINHAS QUE FORMAM CADA NOME E ENCAIXÁ-LAS NO TABULEIRO, NA HORIZONTAL. DEPOIS, DEVEM ESCONDER O NOME FORMADO, ENCAIXANDO EM VOLTA DELE TAMPINHAS COM OUTRAS LETRAS E SÍLABAS. FEITO ISSO, AS EQUIPES PRECISAM TROCAR DE TABULEIRO, PARA QUE OS COLEGAS TENTEM DESCOBRIR AS PALAVRAS QUE FORAM ESCONDIDAS PELOS OUTROS GRUPOS.







Nenhum comentário:

Postar um comentário