Plano de Aula Carnaval:
Público alvo: alunos do ensino fundamental - 1° ano 5° anos
Objetivos:
- desenvolver a leitura e a escrita através do trabalho com marchinhas de carnaval;
- compreender a letra das marchinhas;
- desenvolver a criatividade e a escrita a partir da elaboração orientada de uma marchinha de carnaval sobre temas infantis;
- envolver-se com a festividade do carnaval através de enredos típicos dessa festa.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Será necessário que o aluno já esteja alfabetizado e inserido no processo de letramento.
Estratégias e recursos da aula
Momento 1
O professor iniciará a aula perguntando para os alunos se eles sabem o que é carnaval (uma festa típica do nosso país e que acontece, geralmente, em fevereiro), se eles gostam dessa festa e quais são as atrações que eles conhecem do carnaval (escolas de samba, trio elétrico, dança, folia na rua, etc.)
Continuará a conversa perguntando se eles sabem qual é a música típica do carnaval.
Informar que a MARCHINHA é um tipo de música antiga que era, e ainda é, bastante utilizada nos bailes de carnaval. Perguntar quem conhece uma marchinha de carnaval.
Momento 2
Levar para os alunos a marchinha “mamãe eu quero” para eles ouvirem e lerem a letra, a qual será xerocada para cada aluno:
Mamãe eu quero, mamãe eu quero
Mamãe eu quero mamar!
Dá a chupeta, dá a chupeta, ai, dá a chupeta
Dá a chupeta pro bebê não chorar!
Dorme filhinho do meu coração
Pega a mamadeira em vem entra no meu cordão
Eu tenho uma irmã que se chama Ana
De piscar o olho já ficou sem a pestana
Eu olho as pequenas, mas daquele jeito
E tenho muita pena não ser criança de peito
Eu tenho uma irmã que é fenomenal
Ela é da bossa e o marido é um boçal
O professor deixará os alunos ouvirem a marchinha quantas vezes julgar necessário, incentivando-os a cantar. Em seguida, conversará a respeito da compreensão da letra da música, deixando que os alunos digam o que entenderam, perguntando o significado de alguma palavra, possivelmente, não entendida por eles.
Direcionar a conversa, afirmando que essa marchinha é uma brincadeira e que diz respeito à relação de um mãe com seu filho.
Momento 3
Apresentar outra marchinhas de carnaval: "Ô abre alas".
Após a escuta dessa marchinha, o professor procederá da mesma forma orientada anteriormente, explicando a letra da música. Nesse caso, será necessário esclarecer que Rosa de Ouro era o nome de uma escola de samba e que essa marchinha diz respeito à passagem da escola na avenida. Ela pede espaço para passar (ô abre alas), afirmando que o cantor é da lira, ou seja, da poesia ou da arte.
Momento 4
Neste momento, será apresentada ao aluno uma outra marchinha, mas será realizada uma atividade diferenciada, na qual os alunos receberão a letra com algumas palavras apagadas. Desta forma, eles ouvirão a música e terão que completar a letra com as palavras que estão faltando.
Tomara que chova
Composição: Emilinha Borba
Tomara que ______
Três dias sem parar,
Tomara que chova,
Três dias sem _____
A minha grande ____
É lá em casa
Não ter água,
Eu _____ me lavar.
De _____ eu ando cheio,
Quando eu conto,
A minha vida,
Ninguém quer acreditar,
_______ não me cansa,
O que cansa é pensar,
Que lá em _____ não tem água,
Nem pra ______
Ao final da atividade de completar a letra, o professor também discutirá a interpretação dessa marchinha com os alunos, informando-os que a temática em questão gira em torno do tempo (pedido de chuva por parte do autor) e da falta de água comentada como um problema também ressaltado pelo autor.
Momento 5
Após esses três exemplos de marchinhas, o professor pedirá, como tarefa de casa, que os alunos pesquisem para a próxima aula, exemplos de marchinhas, com a letra escrita em uma folha, a ser entregue para o professor.
Momento 6
Na aula seguinte, o professor pedirá aos alunos para apresentarem a marchinha que encontraram e confeccionará um mural intitulado: MARCHINHAS DE TODOS OS TEMPOS.
Momento 7
Nesse momento, o professor irá sugerir a escrita de uma marchinha de carnaval produzida pelos alunos.
Como inspiração, o professor colocará várias marchinhas para os alunos ouvirem:
Em seguida, dará a orientação: para escrever uma marchinha será necessário escolher uma melodia, ou seja, um som, que pode ser o mesmo de uma marchinha de que eles gostam.
Será necessário escolher também um tema, o qual o professor poderá sugerir que seja sobre brincadeiras ou sobre algum personagem de que eles gostam.
Será interessante o professor dar um exemplo de marchinha inventada, como a sugerida abaixo:
Exemplo: futebol com a melodia (som) de “Mamãe eu quero”, utilizando alguma parte da música e a respeito de uma brincadeira ou esporte:
Mamãe eu quero
Compositora: Lívia Neves
Mamãe eu quero
Mamãe eu quero
Eu quero jogar futebol
Dá minha chuteira
Dá minha chuteira
Dá minha chuteira porque eu quero jogar!!!!
Momento 8
O professor recolherá as marchinhas, verificando se os alunos entenderam a proposta e dará sugestões de mudanças, caso haja necessidade.
Em outra aula, entregará para os alunos passarem a limpo, numa folha especial que poderá conter uma ilustração ou ser ilustrada pelos próprios alunos.
Momento 9
Após as marchinhas serem passadas a limpo, o professor pedirá para os alunos apresentarem sua produção para os colegas, tentando cantar a marchinha inventada. As letras das marchinhas serão fixadas em um mural intitulado: ” Produzindo marchinhas carnavalescas”
Avaliação
O professor corrigirá as marchinhas de carnaval, verificando se os alunos foram capazes de desenvolver o tema carnaval, utilizando os temas sugeridos e as melodias ouvidas.
Verificará também o envolvimento do aluno ao participar das aulas, pesquisando sobre as marchinhas existentes, cantando as músicas, etc.
Plano de Aula Carnaval:
Público alvo: alunos do ensino fundamental - 1° ano 5° anos
Objetivos:
- desenvolver a leitura e a escrita através do trabalho com marchinhas de carnaval;
- compreender a letra das marchinhas;
- desenvolver a criatividade e a escrita a partir da elaboração orientada de uma marchinha de carnaval sobre temas infantis;
- envolver-se com a festividade do carnaval através de enredos típicos dessa festa.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Será necessário que o aluno já esteja alfabetizado e inserido no processo de letramento.
Estratégias e recursos da aula
Momento 1
O professor iniciará a aula perguntando para os alunos se eles sabem o que é carnaval (uma festa típica do nosso país e que acontece, geralmente, em fevereiro), se eles gostam dessa festa e quais são as atrações que eles conhecem do carnaval (escolas de samba, trio elétrico, dança, folia na rua, etc.)
Continuará a conversa perguntando se eles sabem qual é a música típica do carnaval.
Informar que a MARCHINHA é um tipo de música antiga que era, e ainda é, bastante utilizada nos bailes de carnaval. Perguntar quem conhece uma marchinha de carnaval.
Momento 2
Levar para os alunos a marchinha “mamãe eu quero” para eles ouvirem e lerem a letra, a qual será xerocada para cada aluno:
Mamãe eu quero, mamãe eu quero
Mamãe eu quero mamar!
Dá a chupeta, dá a chupeta, ai, dá a chupeta
Dá a chupeta pro bebê não chorar!
Dorme filhinho do meu coração
Pega a mamadeira em vem entra no meu cordão
Eu tenho uma irmã que se chama Ana
De piscar o olho já ficou sem a pestana
Eu olho as pequenas, mas daquele jeito
E tenho muita pena não ser criança de peito
Eu tenho uma irmã que é fenomenal
Ela é da bossa e o marido é um boçal
O professor deixará os alunos ouvirem a marchinha quantas vezes julgar necessário, incentivando-os a cantar. Em seguida, conversará a respeito da compreensão da letra da música, deixando que os alunos digam o que entenderam, perguntando o significado de alguma palavra, possivelmente, não entendida por eles.
Direcionar a conversa, afirmando que essa marchinha é uma brincadeira e que diz respeito à relação de um mãe com seu filho.
Momento 3
Apresentar outra marchinhas de carnaval: "Ô abre alas".
Após a escuta dessa marchinha, o professor procederá da mesma forma orientada anteriormente, explicando a letra da música. Nesse caso, será necessário esclarecer que Rosa de Ouro era o nome de uma escola de samba e que essa marchinha diz respeito à passagem da escola na avenida. Ela pede espaço para passar (ô abre alas), afirmando que o cantor é da lira, ou seja, da poesia ou da arte.
Momento 4
Neste momento, será apresentada ao aluno uma outra marchinha, mas será realizada uma atividade diferenciada, na qual os alunos receberão a letra com algumas palavras apagadas. Desta forma, eles ouvirão a música e terão que completar a letra com as palavras que estão faltando.
Tomara que chova
Composição: Emilinha Borba
Tomara que ______
Três dias sem parar,
Tomara que chova,
Três dias sem _____
A minha grande ____
É lá em casa
Não ter água,
Eu _____ me lavar.
De _____ eu ando cheio,
Quando eu conto,
A minha vida,
Ninguém quer acreditar,
_______ não me cansa,
O que cansa é pensar,
Que lá em _____ não tem água,
Nem pra ______
Ao final da atividade de completar a letra, o professor também discutirá a interpretação dessa marchinha com os alunos, informando-os que a temática em questão gira em torno do tempo (pedido de chuva por parte do autor) e da falta de água comentada como um problema também ressaltado pelo autor.
Momento 5
Após esses três exemplos de marchinhas, o professor pedirá, como tarefa de casa, que os alunos pesquisem para a próxima aula, exemplos de marchinhas, com a letra escrita em uma folha, a ser entregue para o professor.
Momento 6
Na aula seguinte, o professor pedirá aos alunos para apresentarem a marchinha que encontraram e confeccionará um mural intitulado: MARCHINHAS DE TODOS OS TEMPOS.
Momento 7
Nesse momento, o professor irá sugerir a escrita de uma marchinha de carnaval produzida pelos alunos.
Como inspiração, o professor colocará várias marchinhas para os alunos ouvirem:
Em seguida, dará a orientação: para escrever uma marchinha será necessário escolher uma melodia, ou seja, um som, que pode ser o mesmo de uma marchinha de que eles gostam.
Será necessário escolher também um tema, o qual o professor poderá sugerir que seja sobre brincadeiras ou sobre algum personagem de que eles gostam.
Será interessante o professor dar um exemplo de marchinha inventada, como a sugerida abaixo:
Exemplo: futebol com a melodia (som) de “Mamãe eu quero”, utilizando alguma parte da música e a respeito de uma brincadeira ou esporte:
Mamãe eu quero
Compositora: Lívia Neves
Mamãe eu quero
Mamãe eu quero
Eu quero jogar futebol
Dá minha chuteira
Dá minha chuteira
Dá minha chuteira porque eu quero jogar!!!!
Momento 8
O professor recolherá as marchinhas, verificando se os alunos entenderam a proposta e dará sugestões de mudanças, caso haja necessidade.
Em outra aula, entregará para os alunos passarem a limpo, numa folha especial que poderá conter uma ilustração ou ser ilustrada pelos próprios alunos.
Momento 9
Após as marchinhas serem passadas a limpo, o professor pedirá para os alunos apresentarem sua produção para os colegas, tentando cantar a marchinha inventada. As letras das marchinhas serão fixadas em um mural intitulado: ” Produzindo marchinhas carnavalescas”
Avaliação
O professor corrigirá as marchinhas de carnaval, verificando se os alunos foram capazes de desenvolver o tema carnaval, utilizando os temas sugeridos e as melodias ouvidas.
Verificará também o envolvimento do aluno ao participar das aulas, pesquisando sobre as marchinhas existentes, cantando as músicas, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário