Plano de aula: Brincando o carnaval


Plano de aula: Brincando o carnaval



Público alvo: Educação Infantil

Área: Natureza e Sociedade

Justificativa:
O desenvolvimento das atividades propostas neste material visam a estimular nas crianças a compreensão do Carnaval enquanto uma importante festa popular da cultura brasileira.
Por meio de atividades lúdicas e socializadoras, elas terão a possibilidade de desenvolver a linguagem oral e escrita, a musicalidade e de conhecer as variações regionais do Carnaval no Brasil e em outros países, tendo em vista os contextos históricos e socioculturais de cada região.

Objetivos:
Propiciar situações para que os alunos possam:
- conhecer a história do carnaval brasileiro;
- conhecer o Carnaval em outros países e contextos;
- identificar e interpretar músicas de carnaval;
- cantar e dançar marchinhas de carnaval;
- estimular a imaginação e a criatividade;
- desenvolver a percepção e a coordenação motora;
- desenvolver a linguagem oral e a escrita;
- desenvolver a musicalidade;
- estabelecer relações de comparação.

Desenvolvimento:

Atividade 1:
1º momento: Organize as crianças em uma roda e converse com elas sobre o Carnaval: suas características, época em que acontece e como surgiu. Permita que todas as crianças exponham suas experiências, indagando-as: Quem já pulou Carnaval? O que você e sua família costumam
fazer nesse feriado?
2º momento: Solicite que os alunos façam uma pesquisa em casa e que selecionem imagens e reportagens sobre o Carnaval em diferentes estados do Brasil.
3º momento: Já em sala de aula, no dia seguinte, incentive a socialização das imagens e reportagens trazidas. Discuta com a turma sobre as diferenças e semelhanças mostradas nos materiais trazidos por cada um.
Promova a criação de um cartaz coletivo utilizando os materiais discutidos. Exponha o cartaz na sala de aula.

Atividade 2:
1º momento: Converse com a turma sobre as diversas formas de se comemorar o Carnaval pelo mundo. Para lhe auxiliar neste momento, sugere-se a apresentação anexa, denominada “O Carnaval pelo mundo”.
2º momento: Estimule as crianças a realizarem um desenho que represente o Carnaval do país que mais lhes chamou atenção.

Atividade 3:
1º momento: Leia o poema Aula de carnaval (disponível no livro: Aula de carnaval e outros poemas) para a turma. Reforce o tema abordado na leitura junto à turma indagando as crianças sobre a fantasia, a realidade e as emoções que a história transmite.
2º momento: Construa junto com a turma uma lista das emoções sentidas durante o carnaval. Escreva as palavras no quadro.
3º momento: Proponha à turma a reescrever as palavras escritas no quadro, utilizando letras de um alfabeto móvel.

Atividade 4:
1º momento: Converse com a turma sobre as marchinhas de carnaval. Pergunte se alguém conhece alguma e os incentive a cantar um trechinho aos colegas caso conheçam.
2º momento: Em seguida, apresente o vídeo “Marchinhas de carnaval infantil” para a turma, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wAI9iG9uA3c
3º momento: Proponha à turma a criação coletiva de uma marchinha de carnaval. Oriente a turma durante a escolha do tema e das palavras rítmicas para a letra da marchinha. Escreva as palavras e a composição da marchinha no quadro.

Atividade 5:
1º momento: Converse com a turma sobre as máscaras de carnaval. Mostre exemplos e permita que elas manuseiem as peças a fim de identificar suas características.
2º momento: Proponha à turma a confecção de máscaras carnavalescas, utilizando materiais diversos: purpurina, tintas, tecidos, etc.
3º momento: Em uma roda de conversa, solicite que as crianças coloquem as máscaras criadas e que contem a inspiração que tiveram para criá-las.
4º momento: Proponha à turma a criação de enfeites de carnaval diversos. Permita que elas abusem da criatividade, cores e materiais. Com os enfeites prontos, decore a sala para a realização de um baile de carnaval.

Atividade 6:
Convide a turma para um baile de carnaval. Solicite aos pais/responsáveis que enviem as crianças com fantasias ou alguma roupa confortável e bem colorida. Incentive as crianças a dançarem e cantarem as marchinhas trabalhadas ao longo do projeto, inclusive a marchinha criada pela turma, e a usarem as máscaras criadas em sala de aula.

Materiais:
- papel ofício;
- papel sulfite;
- revistas usadas;
- cola;
- tesoura;
- purpurina e lantejoulas;
- elástico;
- linha de tricô;
- data show;
- livro de poesias;
- aparelho de som.

Avaliação:
A avaliação pode ser realizada por meio da observação diária das crianças, verificando o envolvimento, interesse, participação, comprometimento, respeito aos colegas do
grupo e compreensão do assunto tratado. Também serão consideradas as manifestações apresentadas durante o desenvolvimento do projeto, a criação do mural produzido com as atividades dos alunos: de desenhos, cartaz, pinturas, modelagens, o interesse pelas marchinhas
de carnaval e a participação no baile.







Plano de aula: Brincando o carnaval



Público alvo: Educação Infantil

Área: Natureza e Sociedade

Justificativa:
O desenvolvimento das atividades propostas neste material visam a estimular nas crianças a compreensão do Carnaval enquanto uma importante festa popular da cultura brasileira.
Por meio de atividades lúdicas e socializadoras, elas terão a possibilidade de desenvolver a linguagem oral e escrita, a musicalidade e de conhecer as variações regionais do Carnaval no Brasil e em outros países, tendo em vista os contextos históricos e socioculturais de cada região.

Objetivos:
Propiciar situações para que os alunos possam:
- conhecer a história do carnaval brasileiro;
- conhecer o Carnaval em outros países e contextos;
- identificar e interpretar músicas de carnaval;
- cantar e dançar marchinhas de carnaval;
- estimular a imaginação e a criatividade;
- desenvolver a percepção e a coordenação motora;
- desenvolver a linguagem oral e a escrita;
- desenvolver a musicalidade;
- estabelecer relações de comparação.

Desenvolvimento:

Atividade 1:
1º momento: Organize as crianças em uma roda e converse com elas sobre o Carnaval: suas características, época em que acontece e como surgiu. Permita que todas as crianças exponham suas experiências, indagando-as: Quem já pulou Carnaval? O que você e sua família costumam
fazer nesse feriado?
2º momento: Solicite que os alunos façam uma pesquisa em casa e que selecionem imagens e reportagens sobre o Carnaval em diferentes estados do Brasil.
3º momento: Já em sala de aula, no dia seguinte, incentive a socialização das imagens e reportagens trazidas. Discuta com a turma sobre as diferenças e semelhanças mostradas nos materiais trazidos por cada um.
Promova a criação de um cartaz coletivo utilizando os materiais discutidos. Exponha o cartaz na sala de aula.

Atividade 2:
1º momento: Converse com a turma sobre as diversas formas de se comemorar o Carnaval pelo mundo. Para lhe auxiliar neste momento, sugere-se a apresentação anexa, denominada “O Carnaval pelo mundo”.
2º momento: Estimule as crianças a realizarem um desenho que represente o Carnaval do país que mais lhes chamou atenção.

Atividade 3:
1º momento: Leia o poema Aula de carnaval (disponível no livro: Aula de carnaval e outros poemas) para a turma. Reforce o tema abordado na leitura junto à turma indagando as crianças sobre a fantasia, a realidade e as emoções que a história transmite.
2º momento: Construa junto com a turma uma lista das emoções sentidas durante o carnaval. Escreva as palavras no quadro.
3º momento: Proponha à turma a reescrever as palavras escritas no quadro, utilizando letras de um alfabeto móvel.

Atividade 4:
1º momento: Converse com a turma sobre as marchinhas de carnaval. Pergunte se alguém conhece alguma e os incentive a cantar um trechinho aos colegas caso conheçam.
2º momento: Em seguida, apresente o vídeo “Marchinhas de carnaval infantil” para a turma, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wAI9iG9uA3c
3º momento: Proponha à turma a criação coletiva de uma marchinha de carnaval. Oriente a turma durante a escolha do tema e das palavras rítmicas para a letra da marchinha. Escreva as palavras e a composição da marchinha no quadro.

Atividade 5:
1º momento: Converse com a turma sobre as máscaras de carnaval. Mostre exemplos e permita que elas manuseiem as peças a fim de identificar suas características.
2º momento: Proponha à turma a confecção de máscaras carnavalescas, utilizando materiais diversos: purpurina, tintas, tecidos, etc.
3º momento: Em uma roda de conversa, solicite que as crianças coloquem as máscaras criadas e que contem a inspiração que tiveram para criá-las.
4º momento: Proponha à turma a criação de enfeites de carnaval diversos. Permita que elas abusem da criatividade, cores e materiais. Com os enfeites prontos, decore a sala para a realização de um baile de carnaval.

Atividade 6:
Convide a turma para um baile de carnaval. Solicite aos pais/responsáveis que enviem as crianças com fantasias ou alguma roupa confortável e bem colorida. Incentive as crianças a dançarem e cantarem as marchinhas trabalhadas ao longo do projeto, inclusive a marchinha criada pela turma, e a usarem as máscaras criadas em sala de aula.

Materiais:
- papel ofício;
- papel sulfite;
- revistas usadas;
- cola;
- tesoura;
- purpurina e lantejoulas;
- elástico;
- linha de tricô;
- data show;
- livro de poesias;
- aparelho de som.

Avaliação:
A avaliação pode ser realizada por meio da observação diária das crianças, verificando o envolvimento, interesse, participação, comprometimento, respeito aos colegas do
grupo e compreensão do assunto tratado. Também serão consideradas as manifestações apresentadas durante o desenvolvimento do projeto, a criação do mural produzido com as atividades dos alunos: de desenhos, cartaz, pinturas, modelagens, o interesse pelas marchinhas
de carnaval e a participação no baile.







Nenhum comentário:

Postar um comentário