Projeto Dia da Água para Educação Infantil


PROJETO DIA DA ÁGUA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL



É de responsabilidade de todos fazerem sua parte quanto ao uso sustentável da água. A escola, em acordo com seu papel problematizador, busca incitar na criança/aluno responsabilidade e sensibilidade com o meio ambiente, para que se tornem indivíduos não passivos diante dos problemas sociais, ambientais e políticos, sendo o uso sustentável da água uma destas responsabilidades e a falta de água potável um destes problemas.


JUSTIFICATIVA
Este projeto visa ajudar na conscientização das crianças em relação a preservação da água, mostrando consumo consciente, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a história dos povos. Contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água.

OBJETIVO

  • Identificar os muitos diferentes usos da água no nosso cotidiano;
  • Conscientizar quanto ao uso sustentável e inteligente da água e outros recursos naturais finitos;
  • Perceber o papel do ser humano nas soluções e problemas relacionados a água;
  • Desenvolver a imaginação, a capacidade de abstração e interpretação;
  • Aumentar o vocabulário e as formas de se compreender a realidade (óticas);
  • Trabalhar a linguagem oral e escrita, e o trabalho em equipe.

DESENVOLVIMENTO

  • Debater a importância da água, coletando dos próprios alunos quais são seus conhecimentos anteriores sobre o tema;
  • Criar conjuntamente um mural informativo que se atualiza constantemente conforme novas informações são descobertas a cada aula;
  • Ouvir e cantar músicas sobre a água, assistir filmes e fazer jogos e brincadeiras dirigidas para familiarizá-los com o tema de forma lúdica;
  • Fazer recortes e colagem;
  • Desenhos (expressão artística e criativa);
  • Fazer com que proponham soluções e exercitem a criatividade e o raciocínio;
  • Fazer uma experiência sobre os estados da água (líquido, sólido e gasoso);
  • Observar o clima diariamente (coleta de dados e informações) e desenvolver atividades sobre a chuva, como a criação e confecção de um livro com o ciclo da chuva;
  • Indagar como, para quê e quantas vezes usamos a água no nosso cotidiano e pensar em formas para diminuir o consumo;
  • Ressaltar a importância da água para nossa sobrevivência e os benefícios para a saúde quando bebemos bastante água.

ETAPAS PREVISTAS

  • Conversa sobre o tema em questão e levantamento de questionamentos;
  • Atividades xerografadas;
  • Pesquisas;
  • Leitura e interpretação de histórias;
  • Aula-Passeio;
  • confecção de cartazes;
  • Ensaios de músicas;
  • Registros através de desenhos;
  • Confecção de um mural retrando a ação do homem;
  • Construção e solicitação de maquetes.

AVALIAÇÃO

O conhecimento de uma criança é construído em movimento de idas e vindas, portanto, é fundamental que os professores assumam seu papel de mediadores na ação educativa. Mediadores que realizam intervenções pedagógicas no acompanhamento da ação e do pensamento individualizado infantil. Assim a avaliação será realizada durante todo o projeto, observando cada aluno e sua participação.







PROJETO DIA DA ÁGUA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL



É de responsabilidade de todos fazerem sua parte quanto ao uso sustentável da água. A escola, em acordo com seu papel problematizador, busca incitar na criança/aluno responsabilidade e sensibilidade com o meio ambiente, para que se tornem indivíduos não passivos diante dos problemas sociais, ambientais e políticos, sendo o uso sustentável da água uma destas responsabilidades e a falta de água potável um destes problemas.


JUSTIFICATIVA
Este projeto visa ajudar na conscientização das crianças em relação a preservação da água, mostrando consumo consciente, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a história dos povos. Contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água.

OBJETIVO

  • Identificar os muitos diferentes usos da água no nosso cotidiano;
  • Conscientizar quanto ao uso sustentável e inteligente da água e outros recursos naturais finitos;
  • Perceber o papel do ser humano nas soluções e problemas relacionados a água;
  • Desenvolver a imaginação, a capacidade de abstração e interpretação;
  • Aumentar o vocabulário e as formas de se compreender a realidade (óticas);
  • Trabalhar a linguagem oral e escrita, e o trabalho em equipe.

DESENVOLVIMENTO

  • Debater a importância da água, coletando dos próprios alunos quais são seus conhecimentos anteriores sobre o tema;
  • Criar conjuntamente um mural informativo que se atualiza constantemente conforme novas informações são descobertas a cada aula;
  • Ouvir e cantar músicas sobre a água, assistir filmes e fazer jogos e brincadeiras dirigidas para familiarizá-los com o tema de forma lúdica;
  • Fazer recortes e colagem;
  • Desenhos (expressão artística e criativa);
  • Fazer com que proponham soluções e exercitem a criatividade e o raciocínio;
  • Fazer uma experiência sobre os estados da água (líquido, sólido e gasoso);
  • Observar o clima diariamente (coleta de dados e informações) e desenvolver atividades sobre a chuva, como a criação e confecção de um livro com o ciclo da chuva;
  • Indagar como, para quê e quantas vezes usamos a água no nosso cotidiano e pensar em formas para diminuir o consumo;
  • Ressaltar a importância da água para nossa sobrevivência e os benefícios para a saúde quando bebemos bastante água.

ETAPAS PREVISTAS

  • Conversa sobre o tema em questão e levantamento de questionamentos;
  • Atividades xerografadas;
  • Pesquisas;
  • Leitura e interpretação de histórias;
  • Aula-Passeio;
  • confecção de cartazes;
  • Ensaios de músicas;
  • Registros através de desenhos;
  • Confecção de um mural retrando a ação do homem;
  • Construção e solicitação de maquetes.

AVALIAÇÃO

O conhecimento de uma criança é construído em movimento de idas e vindas, portanto, é fundamental que os professores assumam seu papel de mediadores na ação educativa. Mediadores que realizam intervenções pedagógicas no acompanhamento da ação e do pensamento individualizado infantil. Assim a avaliação será realizada durante todo o projeto, observando cada aluno e sua participação.







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