Estimular as habilidades expressivas e os ritmos corporais naturais das crianças, auxilia e trabalha a regulação do sistema nervoso e contribui no preparo para o aprendizado.
Para crianças que possuem algum tipo de dificuldade de aprendizagem ou até mesmo um alto nível de ansiedade, essas crianças precisam de atividades, acompanhamento e assistência para ajudar a regular seu sistema nervoso antes que por consequência de tal, a própria criança adquira algo pior em se tratando de saúde mental e ou emocional.
Sabemos que as escolas dão muita ênfase em ensinar aos nossos alunos as habilidades de leitura ou matemática que precisam para ter sucesso, porém e as habilidades emocionais e comportamentais não devem ser diferentes. Alunos com ansiedade tendem a ter dificuldade em prestar atenção, formar um raciocínio lógico e a se trabalhar a concentração. Estas são algumas das habilidades de funções executivas que nossos alunos precisam para ser socialmente e emocionalmente bem-sucedidos.
A musicalização é benéfica para todos os alunos, e essas estratégias preventivas alinhadas com o cérebro ajudam todos os alunos a regular suas respostas e desenvolver relacionamentos. Estes tipos de atividades devem fazer parte de nossos procedimentos, rotinas, facilitando todas as transições ao longo do dia.
INCORPORAR RITMO NAS ATIVIDADES DIÁRIAS.
Nossos corações batem em ritmos, dormimos e vivemos em ritmos, e nossa respiração tem uma cadência que pode regular nosso sistema nervoso. Quando esses ritmos estão desregulados, nossos sistema sensorial e motor fica totalmente comprometido.
Existem exercícios e brincadeiras simples como o ato de balançar para traz e para frente. As crianças seguem os professores à medida que balançamos de acordo com a música suave ou para o som de uma voz calma. Esses exercícios de balanço ajudam as crianças a se acalmarem e se ou se prepararem para o momento de silêncio.
Também podemos brincar com o ritmo fazendo as crianças imitarem o padrão estabelecido por um líder usando bastões ou baquetas ou as próprias mãos. Podemos variar as batidas de suave a alta, lenta a rápida, e até mesmo mover nossos corpos enquanto tocamos juntos.
As crianças também podem ouvir a batida de uma música e usar lápis de cera para desenhar como visualizam e imaginam a batida com cores e formas de diferentes tamanhos.
BRINCADEIRA SENSORIAL
Reúna um grupo de três ou quatro crianças em uma área da sala com suas próprias buchas de banho, uma grande toalha de praia e um tubo de loção. Os alunos podem pegar a bucha e pressionar os braços e as pernas, fingindo esfregar e limpar.
Modelo essa atividade fingindo entrar em uma banheira, nos sentamos e cantamos músicas que falem sobre o tema, fingimos sair cuidadosamente da banheira.
Um de cada vez, envolvemos cada criança firmemente na toalha de praia enquanto balançamos para a frente e para trás ou para os lados e continuávamos a cantar. Cantamos de bom-dia e nos sentimos preparados para o dia. As crianças podem então optar por receber uma gota de loção para as mãos para massagear suas mãos antes de deixar a área com três respirações profundas antes de iniciar outra atividade.
Abordar os sistemas sensoriais e motores dessas crianças ajuda-as a regular o sistema nervoso para que o aprendizado possa ocorrer.
USE UMA TIGELA DE CANTO
A tigela de canto tibetano faz parte do nosso círculo matinal - os alunos ouvem o som que a taça cria e nós coletivamente tentamos igualar esse som. Você pode optar por trabalhar outro material além da tigela, pode se trabalhar por ex : Vasos de cerâmica que são utilizados para percussão ou outros instrumentos sonoros como o carrilhão.
Seguimos isso com três respirações profundas e depois nos revezamos tocando a tigela, combinando com o som e aumentando nossas respirações para cinco ou seis longas inalações e expirações. Às vezes, tocamos a tigela e os alunos fecham os olhos e ouvem o tom até que não possam mais ouvir. Quando isso acontece, eles levantam as mãos no ar.
Algumas crianças podem ser sensíveis a esses sons, por isso é importante prestar muita atenção à resposta de cada criança e ajustar essa atividade conforme necessário.
LABIRINTO DE LINHAS COLORIDAS
O movimento e a respiração acalmam o sistema nervoso. Nesta atividade a proposta é criar um labirinto ajustável de linhas coloridas, formas e com vários tipos de trabalho com os pés e passeios com animais que as crianças seguem andando, pulando, rastejando ou agachando conforme o nível indicado. O passeio de caranguejo é um dos exemplos a se colocar no labirinto ao longo de uma demarcação de linha colorida por exemplo e então os estudantes seguem os movimentos demarcados no chão.
Essa atividade trabalha as habilidades motoras como a lateralidade, a concentração e o equilíbrio. Também podemos ver seus níveis de frustração e como eles reagem a erros redirecionando seus movimentos.
Texto > Prof. Marcos L Souza
Marcos Leonardo de Souza é Educador e Escritor. Licenciado em Pedagogia, História e Música, com Pós-Graduação Lato Senso em Psicopedagogia, Alfabetização e Letramento, Educação Lúdica, Educação Musical, Educação Infantil, atuando nas áreas de consultoria, assessoria pedagógica, treinamentos, oficinas e palestras. Mestre em Educação .
Estimular as habilidades expressivas e os ritmos corporais naturais das crianças, auxilia e trabalha a regulação do sistema nervoso e contribui no preparo para o aprendizado.
Para crianças que possuem algum tipo de dificuldade de aprendizagem ou até mesmo um alto nível de ansiedade, essas crianças precisam de atividades, acompanhamento e assistência para ajudar a regular seu sistema nervoso antes que por consequência de tal, a própria criança adquira algo pior em se tratando de saúde mental e ou emocional.
Sabemos que as escolas dão muita ênfase em ensinar aos nossos alunos as habilidades de leitura ou matemática que precisam para ter sucesso, porém e as habilidades emocionais e comportamentais não devem ser diferentes. Alunos com ansiedade tendem a ter dificuldade em prestar atenção, formar um raciocínio lógico e a se trabalhar a concentração. Estas são algumas das habilidades de funções executivas que nossos alunos precisam para ser socialmente e emocionalmente bem-sucedidos.
A musicalização é benéfica para todos os alunos, e essas estratégias preventivas alinhadas com o cérebro ajudam todos os alunos a regular suas respostas e desenvolver relacionamentos. Estes tipos de atividades devem fazer parte de nossos procedimentos, rotinas, facilitando todas as transições ao longo do dia.
INCORPORAR RITMO NAS ATIVIDADES DIÁRIAS.
Nossos corações batem em ritmos, dormimos e vivemos em ritmos, e nossa respiração tem uma cadência que pode regular nosso sistema nervoso. Quando esses ritmos estão desregulados, nossos sistema sensorial e motor fica totalmente comprometido.
Existem exercícios e brincadeiras simples como o ato de balançar para traz e para frente. As crianças seguem os professores à medida que balançamos de acordo com a música suave ou para o som de uma voz calma. Esses exercícios de balanço ajudam as crianças a se acalmarem e se ou se prepararem para o momento de silêncio.
Também podemos brincar com o ritmo fazendo as crianças imitarem o padrão estabelecido por um líder usando bastões ou baquetas ou as próprias mãos. Podemos variar as batidas de suave a alta, lenta a rápida, e até mesmo mover nossos corpos enquanto tocamos juntos.
As crianças também podem ouvir a batida de uma música e usar lápis de cera para desenhar como visualizam e imaginam a batida com cores e formas de diferentes tamanhos.
BRINCADEIRA SENSORIAL
Reúna um grupo de três ou quatro crianças em uma área da sala com suas próprias buchas de banho, uma grande toalha de praia e um tubo de loção. Os alunos podem pegar a bucha e pressionar os braços e as pernas, fingindo esfregar e limpar.
Modelo essa atividade fingindo entrar em uma banheira, nos sentamos e cantamos músicas que falem sobre o tema, fingimos sair cuidadosamente da banheira.
Um de cada vez, envolvemos cada criança firmemente na toalha de praia enquanto balançamos para a frente e para trás ou para os lados e continuávamos a cantar. Cantamos de bom-dia e nos sentimos preparados para o dia. As crianças podem então optar por receber uma gota de loção para as mãos para massagear suas mãos antes de deixar a área com três respirações profundas antes de iniciar outra atividade.
Abordar os sistemas sensoriais e motores dessas crianças ajuda-as a regular o sistema nervoso para que o aprendizado possa ocorrer.
USE UMA TIGELA DE CANTO
A tigela de canto tibetano faz parte do nosso círculo matinal - os alunos ouvem o som que a taça cria e nós coletivamente tentamos igualar esse som. Você pode optar por trabalhar outro material além da tigela, pode se trabalhar por ex : Vasos de cerâmica que são utilizados para percussão ou outros instrumentos sonoros como o carrilhão.
Seguimos isso com três respirações profundas e depois nos revezamos tocando a tigela, combinando com o som e aumentando nossas respirações para cinco ou seis longas inalações e expirações. Às vezes, tocamos a tigela e os alunos fecham os olhos e ouvem o tom até que não possam mais ouvir. Quando isso acontece, eles levantam as mãos no ar.
Algumas crianças podem ser sensíveis a esses sons, por isso é importante prestar muita atenção à resposta de cada criança e ajustar essa atividade conforme necessário.
LABIRINTO DE LINHAS COLORIDAS
O movimento e a respiração acalmam o sistema nervoso. Nesta atividade a proposta é criar um labirinto ajustável de linhas coloridas, formas e com vários tipos de trabalho com os pés e passeios com animais que as crianças seguem andando, pulando, rastejando ou agachando conforme o nível indicado. O passeio de caranguejo é um dos exemplos a se colocar no labirinto ao longo de uma demarcação de linha colorida por exemplo e então os estudantes seguem os movimentos demarcados no chão.
Essa atividade trabalha as habilidades motoras como a lateralidade, a concentração e o equilíbrio. Também podemos ver seus níveis de frustração e como eles reagem a erros redirecionando seus movimentos.
Texto > Prof. Marcos L Souza
Marcos Leonardo de Souza é Educador e Escritor. Licenciado em Pedagogia, História e Música, com Pós-Graduação Lato Senso em Psicopedagogia, Alfabetização e Letramento, Educação Lúdica, Educação Musical, Educação Infantil, atuando nas áreas de consultoria, assessoria pedagógica, treinamentos, oficinas e palestras. Mestre em Educação .
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