CHAPEUZINHO VERMELHO - Simone Helen Drumond Ischkanian PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: Traços,
sons, cores e formas.
Simone Helen Drumond Ischkanian
PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO:
·
Expressar
o enredo da história, comunicando através de traços, sons, cores e formas;
·
Criar
e experimentar diversas linguagens e formas expressivas no enredo da história;
·
Propor
vivências artísticas e ampliação de repertório cultural e artístico;
·
Brincar
de pesquisar perspectivas sonoras pertinentes a história;
·
Vivenciar
o repertório musical contido na história, variado em gêneros, estilos, épocas e
culturas diferentes;
·
Reconhecimento
de sons e ritmos pertinentes a história;
·
Momento
de cantiga, roda e brincadeiras tradicionais que representem os personagens da
história;
·
Dançar
movimentos e gestos expressivos que representem os personagens da história;
·
Promover
atividades de desenhos, marcas gráficas e experiências com cores, traços e
formas;
·
Promover
situações que instiguem a curiosidade, criatividade e a expressão da criança
por meio de pinturas livres e com materiais manipulativos, relevando os traços,
sons, cores e formas;
·
Propor
a experimentação de uma diversidade de materiais plásticos, riscadores e
suportes para expressar sentimentos e emoções relacionados à história;
·
Comunicar suas ideias e
sentimentos com desenvoltura a pessoas e grupos diversos, por meio dos traços, sons, cores e
formas em grafismos livres;
·
Utilizar
sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante as
brincadeiras de faz de conta;
·
Utilizar
encenações e criações musicais referentes a história;
·
Expressar-se
livremente por meio de desenho, pintura, colagem dobradura e escultura, criando
produções bidimensionais e tridimensionais;
·
Apreciar
e participar de apresentações de teatro, musicas, danças, circo imaginário,
recitações de poemas outra manifestações artísticas;
·
Ampliar as relações interpessoais,
desenvolvendo atitudes de participação e cooperação, retratando assim traços, sons, cores e
formas em grafismos livres e construções com materiais manipulativos e
sensoriais;
·
Reconhecer as qualidades do som
(intensidade, duração, altura e timbre), utilizando instrumentos musicais de
materiais recicláveis;
·
Reconhecer as qualidades do som
(intensidade, duração, altura e timbre), em suas produções sonoras e ao ouvir
musicas e sons;
·
Reconhecer e ampliar
possibilidades expressivas do seu corpo, por meio de elementos da dança;
·
Criar
roupas materiais recicláveis e participar de brincadeiras mediadas pela
professora;
·
Pesquisar
e reconhecer bidimensional e tridimensional (desenhos, pinturas, modelagens,
construções e colagens);
·
Criar
bidimensional e tridimensional (desenhos, pinturas, modelagens, construções com
materiais recicláveis e colagens);
·
Explorar
materiais de largo alcance, não convencionais e sucatas de diferentes formas e
cores;
·
Promover
brincadeiras com autonomia na criação de enredos, cenários e papeis;
·
Vivenciar
em espaços naturais e modificados brincadeiras que ampliem o faz de conta;
·
Criar
roupas de papel jornal e brincar com autonomia.
Fonte: http://simonehelendrumond.blogspot.com/
CHAPEUZINHO VERMELHO - Simone Helen Drumond Ischkanian PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: Traços,
sons, cores e formas.
Simone Helen Drumond Ischkanian
PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO:
·
Expressar
o enredo da história, comunicando através de traços, sons, cores e formas;
·
Criar
e experimentar diversas linguagens e formas expressivas no enredo da história;
·
Propor
vivências artísticas e ampliação de repertório cultural e artístico;
·
Brincar
de pesquisar perspectivas sonoras pertinentes a história;
·
Vivenciar
o repertório musical contido na história, variado em gêneros, estilos, épocas e
culturas diferentes;
·
Reconhecimento
de sons e ritmos pertinentes a história;
·
Momento
de cantiga, roda e brincadeiras tradicionais que representem os personagens da
história;
·
Dançar
movimentos e gestos expressivos que representem os personagens da história;
·
Promover
atividades de desenhos, marcas gráficas e experiências com cores, traços e
formas;
·
Promover
situações que instiguem a curiosidade, criatividade e a expressão da criança
por meio de pinturas livres e com materiais manipulativos, relevando os traços,
sons, cores e formas;
·
Propor
a experimentação de uma diversidade de materiais plásticos, riscadores e
suportes para expressar sentimentos e emoções relacionados à história;
·
Comunicar suas ideias e
sentimentos com desenvoltura a pessoas e grupos diversos, por meio dos traços, sons, cores e
formas em grafismos livres;
·
Utilizar
sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante as
brincadeiras de faz de conta;
·
Utilizar
encenações e criações musicais referentes a história;
·
Expressar-se
livremente por meio de desenho, pintura, colagem dobradura e escultura, criando
produções bidimensionais e tridimensionais;
·
Apreciar
e participar de apresentações de teatro, musicas, danças, circo imaginário,
recitações de poemas outra manifestações artísticas;
·
Ampliar as relações interpessoais,
desenvolvendo atitudes de participação e cooperação, retratando assim traços, sons, cores e
formas em grafismos livres e construções com materiais manipulativos e
sensoriais;
·
Reconhecer as qualidades do som
(intensidade, duração, altura e timbre), utilizando instrumentos musicais de
materiais recicláveis;
·
Reconhecer as qualidades do som
(intensidade, duração, altura e timbre), em suas produções sonoras e ao ouvir
musicas e sons;
·
Reconhecer e ampliar
possibilidades expressivas do seu corpo, por meio de elementos da dança;
·
Criar
roupas materiais recicláveis e participar de brincadeiras mediadas pela
professora;
·
Pesquisar
e reconhecer bidimensional e tridimensional (desenhos, pinturas, modelagens,
construções e colagens);
·
Criar
bidimensional e tridimensional (desenhos, pinturas, modelagens, construções com
materiais recicláveis e colagens);
·
Explorar
materiais de largo alcance, não convencionais e sucatas de diferentes formas e
cores;
·
Promover
brincadeiras com autonomia na criação de enredos, cenários e papeis;
·
Vivenciar
em espaços naturais e modificados brincadeiras que ampliem o faz de conta;
·
Criar
roupas de papel jornal e brincar com autonomia.
Fonte: http://simonehelendrumond.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário