CHAPEUZINHO VERMELHO - Simone Helen Drumond Ischkanian PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT

CHAPEUZINHO VERMELHO - Simone Helen Drumond Ischkanian PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT



CAMPO DE EXPERIÊNCIA: Traços, sons, cores e formas.  

Simone Helen Drumond Ischkanian 
PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO:
·   Expressar o enredo da história, comunicando através de traços, sons, cores e formas; 
·   Criar e experimentar diversas linguagens e formas expressivas no enredo da história; 
·   Propor vivências artísticas e ampliação de repertório cultural e artístico;
·   Brincar de pesquisar perspectivas sonoras pertinentes a história; 
·   Vivenciar o repertório musical contido na história, variado em gêneros, estilos, épocas e culturas diferentes; 
·   Reconhecimento de sons e ritmos pertinentes a história; 
·   Momento de cantiga, roda e brincadeiras tradicionais que representem os personagens da história;
·   Dançar movimentos e gestos expressivos que representem os personagens da história; 
·   Promover atividades de desenhos, marcas gráficas e experiências com cores, traços e formas; 
·   Promover situações que instiguem a curiosidade, criatividade e a expressão da criança por meio de pinturas livres e com materiais manipulativos, relevando os traços, sons, cores e formas; 
·   Propor a experimentação de uma diversidade de materiais plásticos, riscadores e suportes para expressar sentimentos e emoções relacionados à história; 
·   Comunicar suas ideias e sentimentos com desenvoltura a pessoas e grupos diversos, por meio dos traços, sons, cores e formas em grafismos livres; 
·   Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante as brincadeiras de faz de conta;
·   Utilizar encenações e criações musicais referentes a história; 
·   Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais; 
·   Apreciar e participar de apresentações de teatro, musicas, danças, circo imaginário, recitações de poemas outra manifestações artísticas;
·   Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação, retratando assim traços, sons, cores e formas em grafismos livres e construções com materiais manipulativos e sensoriais;  
·   Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando instrumentos musicais de materiais recicláveis; 
·   Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), em suas produções sonoras e ao ouvir musicas e sons; 
·   Reconhecer e ampliar possibilidades expressivas do seu corpo, por meio de elementos da dança;
·   Criar roupas materiais recicláveis e participar de brincadeiras mediadas pela professora;
·   Pesquisar e reconhecer bidimensional e tridimensional (desenhos, pinturas, modelagens, construções e colagens);
·   Criar bidimensional e tridimensional (desenhos, pinturas, modelagens, construções com materiais recicláveis e colagens);
·   Explorar materiais de largo alcance, não convencionais e sucatas de diferentes formas e cores; 
·   Promover brincadeiras com autonomia na criação de enredos, cenários e papeis;
·   Vivenciar em espaços naturais e modificados brincadeiras que ampliem o faz de conta;
·   Criar roupas de papel jornal e brincar com autonomia.  






Fonte: http://simonehelendrumond.blogspot.com/

CHAPEUZINHO VERMELHO - Simone Helen Drumond Ischkanian PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT



CAMPO DE EXPERIÊNCIA: Traços, sons, cores e formas.  

Simone Helen Drumond Ischkanian 
PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO:
·   Expressar o enredo da história, comunicando através de traços, sons, cores e formas; 
·   Criar e experimentar diversas linguagens e formas expressivas no enredo da história; 
·   Propor vivências artísticas e ampliação de repertório cultural e artístico;
·   Brincar de pesquisar perspectivas sonoras pertinentes a história; 
·   Vivenciar o repertório musical contido na história, variado em gêneros, estilos, épocas e culturas diferentes; 
·   Reconhecimento de sons e ritmos pertinentes a história; 
·   Momento de cantiga, roda e brincadeiras tradicionais que representem os personagens da história;
·   Dançar movimentos e gestos expressivos que representem os personagens da história; 
·   Promover atividades de desenhos, marcas gráficas e experiências com cores, traços e formas; 
·   Promover situações que instiguem a curiosidade, criatividade e a expressão da criança por meio de pinturas livres e com materiais manipulativos, relevando os traços, sons, cores e formas; 
·   Propor a experimentação de uma diversidade de materiais plásticos, riscadores e suportes para expressar sentimentos e emoções relacionados à história; 
·   Comunicar suas ideias e sentimentos com desenvoltura a pessoas e grupos diversos, por meio dos traços, sons, cores e formas em grafismos livres; 
·   Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante as brincadeiras de faz de conta;
·   Utilizar encenações e criações musicais referentes a história; 
·   Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais; 
·   Apreciar e participar de apresentações de teatro, musicas, danças, circo imaginário, recitações de poemas outra manifestações artísticas;
·   Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação, retratando assim traços, sons, cores e formas em grafismos livres e construções com materiais manipulativos e sensoriais;  
·   Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando instrumentos musicais de materiais recicláveis; 
·   Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), em suas produções sonoras e ao ouvir musicas e sons; 
·   Reconhecer e ampliar possibilidades expressivas do seu corpo, por meio de elementos da dança;
·   Criar roupas materiais recicláveis e participar de brincadeiras mediadas pela professora;
·   Pesquisar e reconhecer bidimensional e tridimensional (desenhos, pinturas, modelagens, construções e colagens);
·   Criar bidimensional e tridimensional (desenhos, pinturas, modelagens, construções com materiais recicláveis e colagens);
·   Explorar materiais de largo alcance, não convencionais e sucatas de diferentes formas e cores; 
·   Promover brincadeiras com autonomia na criação de enredos, cenários e papeis;
·   Vivenciar em espaços naturais e modificados brincadeiras que ampliem o faz de conta;
·   Criar roupas de papel jornal e brincar com autonomia.  






Fonte: http://simonehelendrumond.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário