CHAPEUZINHO VERMELHO - Simone Helen Drumond Ischkanian PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT

CHAPEUZINHO VERMELHO - Simone Helen Drumond Ischkanian PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT


CAMPO DE EXPERIÊNCIA: Oralidade e escrita.  

Simone Helen Drumond Ischkanian 
PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO:
·   Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos, histórias e outras formas de expressão;  
·   Recontar fatos e informações ouvidas para produção de cartazes, tendo o/a professor (a) como escriba; 
·   Criar narrativas de acontecimentos, criação de enredos e recontos.
·   Vivenciar oportunidades para compreender a fala dos adultos e das crianças;
·   Promover brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos; 
·   Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas; 
·   Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens e a estrutura da história; 
·   Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o/a professor (a) como escriba; 
·   Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa; 
·   Perceber por meio das brincadeiras, diferentes discursos e usos sociais da língua (falada e escrita);
·   Brincar com as palavras (cantigas, parlendas, quadrinhas);
·   Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, reconhecendo a estratégias de observação gráfica e de leitura;
·   Identificar gêneros textuais mais freqüentes, recorrendo a estratégias de configuração gráfica do portador e do texto e ilustrações nas páginas;  
·   Promover experiências com momentos de narrativas literárias (contação de histórias, cantigas, parlendas etc.) e momentos de conversas em grupo (rodinha de novidades);
·   Oportunizar momentos para desenvolver o comportamento leitor;
·   Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea; 
·   Promover a experimentação gráfica de marcas – desenho/pintura – para ampliar as narrativas e despertar hipóteses para a escrita;
·   Dialogar com as crianças sobre a elaboração de hipóteses e explicações para situações-problema.






Fonte: http://simonehelendrumond.blogspot.com/

CHAPEUZINHO VERMELHO - Simone Helen Drumond Ischkanian PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT


CAMPO DE EXPERIÊNCIA: Oralidade e escrita.  

Simone Helen Drumond Ischkanian 
PNAIC - SEMED - UFAM - CEFORT

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO:
·   Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos, histórias e outras formas de expressão;  
·   Recontar fatos e informações ouvidas para produção de cartazes, tendo o/a professor (a) como escriba; 
·   Criar narrativas de acontecimentos, criação de enredos e recontos.
·   Vivenciar oportunidades para compreender a fala dos adultos e das crianças;
·   Promover brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos; 
·   Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas; 
·   Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens e a estrutura da história; 
·   Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o/a professor (a) como escriba; 
·   Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa; 
·   Perceber por meio das brincadeiras, diferentes discursos e usos sociais da língua (falada e escrita);
·   Brincar com as palavras (cantigas, parlendas, quadrinhas);
·   Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, reconhecendo a estratégias de observação gráfica e de leitura;
·   Identificar gêneros textuais mais freqüentes, recorrendo a estratégias de configuração gráfica do portador e do texto e ilustrações nas páginas;  
·   Promover experiências com momentos de narrativas literárias (contação de histórias, cantigas, parlendas etc.) e momentos de conversas em grupo (rodinha de novidades);
·   Oportunizar momentos para desenvolver o comportamento leitor;
·   Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea; 
·   Promover a experimentação gráfica de marcas – desenho/pintura – para ampliar as narrativas e despertar hipóteses para a escrita;
·   Dialogar com as crianças sobre a elaboração de hipóteses e explicações para situações-problema.






Fonte: http://simonehelendrumond.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário