Aula de artes - 9 - Composição


Olá.
Aqui é o Rafael novamente.
Hoje, mais uma aula de artes baseada em experiência escolar. E, desta vez, trazendo uma sugestão de artesanato.

COMPOSIÇÃO
Como sugestão de trabalho com artes, os alunos deverão criar uma composição aleatória, com os objetos de uma cena, dispostos em um cenário. É o princípio usado para a criação de naturezas-mortas, um dos exercícios preferidos dos estudantes de belas-artes.
1) A forma mais comum de criação de uma natureza-morta é pegar objetos quaisquer - flores, vasos de plantas, objetos de decoração, frutas verdadeiras e/ou de cera, etc. - e colocá-los em cima de uma mesa. O passo seguinte é reproduzir, através de desenho e pintura, os objetos tais como foram dispostos na mesa. Nos exemplos abaixo, foram escolhidos: um cesto, uma garrafa de refrigerante, uma garrafa de álcool, um vidro e um pote coberto com um pano.
Nesse caso, uma sugestão é: dispor os alunos em círculo na sala de aula; colocar uma mesa no centro, com a composição criada pelos objetos em cima; e pedir aos alunos que desenhem os objetos, de acordo com a posição em que se encontram nesse momento. Como os alunos estão em diferentes pontos da sala, eles verão os objetos de formas diferentes. E sairão, portanto, diferentes composições (reparem, nos exemplos abaixo, que o vidro está escondido pelos objetos - pode ser que, do ponto de vista do aluno, alguns objetos não apareçam).

2) Segunda sugestão: em uma folha, criar: de um lado, um cenário; do outro, objetos para criar uma composição. No exemplo abaixo, uma composição com elementos da cultura gaúcha - bandeira, roda de carroça, acordeon, chaleira, lança, laço, chapéu de peão e crânio de boi, presentes nos galpões das estâncias (fazendas) do Rio Grande do Sul. O professor pode criar outro cenário e outros objetos, que remetam à cultura de seu estado e/ou país, mas seguindo o mesmo princípio.
 a) Primeiro, pintar o cenário e os objetos nas cores que desejar. De preferência, reforçar o contorno dos objetos com preto;
 b) Recortar os objetos com cuidado;
 c) Colar os objetos no cenário, de uma forma aleatória, podendo ser da forma mais convencional - como no exemplo abaixo - ou criando uma composição mais surreal, com os objetos voando de forma aleatória.

Olá.
Aqui é o Rafael novamente.
Hoje, mais uma aula de artes baseada em experiência escolar. E, desta vez, trazendo uma sugestão de artesanato.

COMPOSIÇÃO
Como sugestão de trabalho com artes, os alunos deverão criar uma composição aleatória, com os objetos de uma cena, dispostos em um cenário. É o princípio usado para a criação de naturezas-mortas, um dos exercícios preferidos dos estudantes de belas-artes.
1) A forma mais comum de criação de uma natureza-morta é pegar objetos quaisquer - flores, vasos de plantas, objetos de decoração, frutas verdadeiras e/ou de cera, etc. - e colocá-los em cima de uma mesa. O passo seguinte é reproduzir, através de desenho e pintura, os objetos tais como foram dispostos na mesa. Nos exemplos abaixo, foram escolhidos: um cesto, uma garrafa de refrigerante, uma garrafa de álcool, um vidro e um pote coberto com um pano.
Nesse caso, uma sugestão é: dispor os alunos em círculo na sala de aula; colocar uma mesa no centro, com a composição criada pelos objetos em cima; e pedir aos alunos que desenhem os objetos, de acordo com a posição em que se encontram nesse momento. Como os alunos estão em diferentes pontos da sala, eles verão os objetos de formas diferentes. E sairão, portanto, diferentes composições (reparem, nos exemplos abaixo, que o vidro está escondido pelos objetos - pode ser que, do ponto de vista do aluno, alguns objetos não apareçam).

2) Segunda sugestão: em uma folha, criar: de um lado, um cenário; do outro, objetos para criar uma composição. No exemplo abaixo, uma composição com elementos da cultura gaúcha - bandeira, roda de carroça, acordeon, chaleira, lança, laço, chapéu de peão e crânio de boi, presentes nos galpões das estâncias (fazendas) do Rio Grande do Sul. O professor pode criar outro cenário e outros objetos, que remetam à cultura de seu estado e/ou país, mas seguindo o mesmo princípio.
 a) Primeiro, pintar o cenário e os objetos nas cores que desejar. De preferência, reforçar o contorno dos objetos com preto;
 b) Recortar os objetos com cuidado;
 c) Colar os objetos no cenário, de uma forma aleatória, podendo ser da forma mais convencional - como no exemplo abaixo - ou criando uma composição mais surreal, com os objetos voando de forma aleatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário