1º Simulado de Matemática para o 4º e 5º ano do Ensino Fundamental com as expectativas de aprendizagem da BNCC, e os descritores do SAEB, Em consonância com as competências necessárias em Matemática.
ALINHAMENTO À BNCC:
1. (SAEGO) – Gráfico de materiais recicláveis
BNCC: EF05MA20 – Ler, interpretar e resolver problemas com dados apresentados em gráficos de colunas simples.
Gabarito: d)
2. (CAEd – MEC) – Fração da parte destacada em uma figura
BNCC: EF05MA05 – Ler, escrever e representar frações com denominadores até 10, associando-as à ideia de partes de um todo.
Gabarito: a) 2/8
3. (CAEd – MEC) – Comparação entre frações
BNCC: EF05MA06 – Comparar e ordenar frações com denominadores iguais ou múltiplos.
Gabarito: c) 9/8
4. (IDEPB) – Cálculo de adição
BNCC: EF05MA03 – Utilizar algoritmos e estratégias pessoais de cálculo com números naturais para resolver problemas.
Gabarito: b) 23
5. (TSA) – Comparação de preços
BNCC: EF05MA18 – Resolver e elaborar problemas com valores do sistema monetário brasileiro, utilizando adição e subtração.
Gabarito: a) Passa o tempo
6. (SADEAM) – Tempo decorrido em horas e minutos
BNCC: EF05MA19 – Resolver e elaborar problemas com medidas de tempo, realizando conversões e estimativas.
Gabarito: b) 21 horas e 20 minutos
7. (TSA) – Diferença entre valores monetários
BNCC: EF05MA18 – Resolver problemas com o sistema monetário brasileiro.
Gabarito: c) R$ 15,00
8. (Spaece) – Comparação de números naturais (população)
BNCC: EF05MA01 – Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar.
Gabarito: b) Formosa
9. (CAEd – MEC) – Leitura de número decimal
BNCC: EF05MA08 – Ler, escrever e ordenar números racionais na representação decimal.
Gabarito: b) Um centésimo
10. (SAEGO) – Decomposição aditiva de um número
BNCC: EF05MA02 – Compor e decompor números naturais, com base no valor posicional.
Gabarito: a) 9 000 + 400 + 70 + 5
Porque alinhar à BNCC?
Alinhar questões de simulado do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental à BNCC é fundamental para garantir que a avaliação esteja focada nas habilidades e competências essenciais previstas no currículo nacional. Esse alinhamento promove equidade, assegurando que todos os alunos tenham acesso às mesmas oportunidades de aprendizagem, e permite uma avaliação mais qualificada, capaz de identificar lacunas no aprendizado e orientar intervenções pedagógicas eficazes. Além disso, contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico e habilidades de resolução de problemas, prepara os estudantes para avaliações externas importantes e apoia o planejamento e a gestão escolar com dados claros e objetivos.
1º Simulado de Matemática para o 4º e 5º ano do Ensino Fundamental com as expectativas de aprendizagem da BNCC, e os descritores do SAEB, Em consonância com as competências necessárias em Matemática.
ALINHAMENTO À BNCC:
1. (SAEGO) – Gráfico de materiais recicláveis
BNCC: EF05MA20 – Ler, interpretar e resolver problemas com dados apresentados em gráficos de colunas simples.
Gabarito: d)
2. (CAEd – MEC) – Fração da parte destacada em uma figura
BNCC: EF05MA05 – Ler, escrever e representar frações com denominadores até 10, associando-as à ideia de partes de um todo.
Gabarito: a) 2/8
3. (CAEd – MEC) – Comparação entre frações
BNCC: EF05MA06 – Comparar e ordenar frações com denominadores iguais ou múltiplos.
Gabarito: c) 9/8
4. (IDEPB) – Cálculo de adição
BNCC: EF05MA03 – Utilizar algoritmos e estratégias pessoais de cálculo com números naturais para resolver problemas.
Gabarito: b) 23
5. (TSA) – Comparação de preços
BNCC: EF05MA18 – Resolver e elaborar problemas com valores do sistema monetário brasileiro, utilizando adição e subtração.
Gabarito: a) Passa o tempo
6. (SADEAM) – Tempo decorrido em horas e minutos
BNCC: EF05MA19 – Resolver e elaborar problemas com medidas de tempo, realizando conversões e estimativas.
Gabarito: b) 21 horas e 20 minutos
7. (TSA) – Diferença entre valores monetários
BNCC: EF05MA18 – Resolver problemas com o sistema monetário brasileiro.
Gabarito: c) R$ 15,00
8. (Spaece) – Comparação de números naturais (população)
BNCC: EF05MA01 – Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar.
Gabarito: b) Formosa
9. (CAEd – MEC) – Leitura de número decimal
BNCC: EF05MA08 – Ler, escrever e ordenar números racionais na representação decimal.
Gabarito: b) Um centésimo
10. (SAEGO) – Decomposição aditiva de um número
BNCC: EF05MA02 – Compor e decompor números naturais, com base no valor posicional.
Gabarito: a) 9 000 + 400 + 70 + 5
Porque alinhar à BNCC?
Alinhar questões de simulado do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental à BNCC é fundamental para garantir que a avaliação esteja focada nas habilidades e competências essenciais previstas no currículo nacional. Esse alinhamento promove equidade, assegurando que todos os alunos tenham acesso às mesmas oportunidades de aprendizagem, e permite uma avaliação mais qualificada, capaz de identificar lacunas no aprendizado e orientar intervenções pedagógicas eficazes. Além disso, contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico e habilidades de resolução de problemas, prepara os estudantes para avaliações externas importantes e apoia o planejamento e a gestão escolar com dados claros e objetivos.
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