1º Plano de Aula Educação Infantil – 4 e 5 anos
TURMA: 4 e 5 anos de idade
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Desenvolver a percepção de si a partir da interação com o outro;
- Promover experiências em que a criança pode falar e ouvir.
EXPERIÊNCIAS RECOMENDADAS:
- Eu e meu mundo (autonomia e confiança)
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS:
- O eu, o outro e o nós (EO)
- Escuta, fala, pensamento e imaginação (EF)
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
(EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
PROCEDIMENTOS:
- Incentivar as crianças a observarem desenho, cores, imagem, dando o tempo necessário para observação, exploração e descobertas. Desse modo, elas podem levantar hipóteses sobre o que será discutido a seguir, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
- Em uma roda de conversa, lê as questões norteadoras. A primeira, leva a uma reflexão sobre o autoconhecimento, a percepção de si enquanto ser individual. A segunda, por sua vez, convida a criança a pensar sobre suas experiências sociais, no espaço coletivo, identificando-se, simultaneamente, como ser individual e social. Permitir que as crianças se expressem livremente ao responder às questões.
- Orientar as crianças a pensarem sobre suas personalidades, a partir, principalmente dos seus gostos pessoais. Formar duplas e propor que as crianças sejam espelhos uns dos outros. Elas devem destacar as características físicas e emocionais dos colegas, sempre tendo o eu como referência, isto é, as diferenças e semelhanças. Por fim, a partir da experiência, conversar com as crianças sobre a importância do respeito à diversidade.
RECURSOS:
- Desenho
- Imagens
- História em quadrinhos
- Parlenda
- Diálogo
- Espelho
AVALIAÇÃO:
Estabelecer estratégias de observação gráfica e/ou de leitura para formular hipóteses, usando a linguagem para se expressar verbalmente percebendo enquanto seres individuais e sociais respeitam e valorizam as diferenças do outro, sem o objetivo de promoção.
1º Plano de Aula Educação Infantil – 4 e 5 anos
TURMA: 4 e 5 anos de idade
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Desenvolver a percepção de si a partir da interação com o outro;
- Promover experiências em que a criança pode falar e ouvir.
EXPERIÊNCIAS RECOMENDADAS:
- Eu e meu mundo (autonomia e confiança)
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS:
- O eu, o outro e o nós (EO)
- Escuta, fala, pensamento e imaginação (EF)
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
(EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
PROCEDIMENTOS:
- Incentivar as crianças a observarem desenho, cores, imagem, dando o tempo necessário para observação, exploração e descobertas. Desse modo, elas podem levantar hipóteses sobre o que será discutido a seguir, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
- Em uma roda de conversa, lê as questões norteadoras. A primeira, leva a uma reflexão sobre o autoconhecimento, a percepção de si enquanto ser individual. A segunda, por sua vez, convida a criança a pensar sobre suas experiências sociais, no espaço coletivo, identificando-se, simultaneamente, como ser individual e social. Permitir que as crianças se expressem livremente ao responder às questões.
- Orientar as crianças a pensarem sobre suas personalidades, a partir, principalmente dos seus gostos pessoais. Formar duplas e propor que as crianças sejam espelhos uns dos outros. Elas devem destacar as características físicas e emocionais dos colegas, sempre tendo o eu como referência, isto é, as diferenças e semelhanças. Por fim, a partir da experiência, conversar com as crianças sobre a importância do respeito à diversidade.
RECURSOS:
- Desenho
- Imagens
- História em quadrinhos
- Parlenda
- Diálogo
- Espelho
AVALIAÇÃO:
Estabelecer estratégias de observação gráfica e/ou de leitura para formular hipóteses, usando a linguagem para se expressar verbalmente percebendo enquanto seres individuais e sociais respeitam e valorizam as diferenças do outro, sem o objetivo de promoção.


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