O
projeto intitulado “O Pássaro Sem Cor” foi desenvolvido por uma
estudante do curso de Licenciatura em Pedagogia EaD do IFSULDEMINAS -
Campus Muzambinho - para trabalhar com os alunos o respeito às
diferenças e as boas atitudes. A iniciativa contou com a execução de
atividades que foram divididas em etapas e executadas em uma turma do 1º
ano do Ensino Fundamental I. Por se tratar de um projeto desenvolvido
durante o estágio não obrigatório, a acadêmica contou com o
acompanhamento da professora regente e da direção da escola.
As
etapas do projeto foram desenvolvidas tendo a história “O Pássaro sem
Cor”, de autoria de Luís Norberto Pascoal, como base. Sendo a primeira, o
colorido livre do desenho do “Pássaro Sem Cor” pelos alunos. Neste
momento, as crianças ainda não sabiam sobre o contexto em que o enredo
da história se passava. Apenas coloriram e usaram a criatividade. “Cada
pássaro ficou de um jeito, mesmo com o contorno igual, cada criança pode
perceber a beleza do trabalho do outro, em meio as características
individuais de cada colorido”, contou a aluna Karina Carvalho,
idealizadora do projeto.
Durante
o estágio não obrigatório, a aluna desenvolveu o projeto com o intuito
de trabalhar com ações pontuais para que as crianças percebessem a
necessidade de respeitar as diferenças e também compreendessem a
importância de terem atitudes positivas em seu cotidiano. A aluna atuou
como estagiária por aproximadamente dois anos e participou de atividades
ligadas à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental I.
De
acordo com o relato da estagiária, a segunda etapa foi a contação de
história. Os alunos puderam conhecer “O Pássaro Sem Cor”, um animal que
sentia-se rejeitado e deslocado. Contudo, ele descobre a magia de como
“trazer cores” para sua vida. O pássaro aprende que através das atitudes
positivas, ele pode ser um animal especial e colorido. “Com a ajuda do
pássaro sábio, ele transforma-se no “Pássaro Colorido” e percebe que as
novas cores surgem com as boas ações realizadas em prol dos outros
animais da floresta.” - explica Karina.
Já
na terceira etapa houve o apoio das famílias, a turma do 1º ano do
Ensino Fundamental levou para casa a representação do “Pássaro Sem Cor”.
A cada atitude positiva da criança, com o auxílio dos pais, o pássaro
ia ganhando uma nova cor e a ação era discutida entre os familiares.
“A
última etapa foi muito especial, cada aluno apresentou para os colegas
os motivos das várias cores do seu pássaro. Os alunos puderam aprender
com as boas atitudes que estavam testemunhando. Para finalizar,
expliquei que as atitudes positivas não podem ser apagadas, devem ser
multiplicadas, pois a beleza das cores do coração de cada criança é
vista nas boas ações que cada uma faz.” - finaliza a estudante.
Tiago
Gonçalves, Assessor Pedagógico da escola, explica que o comportamento
da criança é pautado em exemplos. “Quando bem estruturados na infância,
colaboram de forma muito positiva para a formação de cidadãos mais
conscientes e humanizados. Nesse sentido, o projeto foi uma excelente
ferramenta pedagógica desenvolvida.” Ele complementa que “de forma
lúdica, o projeto aborda valores de afetividade que, se bem trabalhados,
estabelecem na memória da criança e permanecem ao longo da vida,
fortalecendo a importância do respeito e das diferenças”.
Vídeo da história abaixo 👇🏽
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O
projeto intitulado “O Pássaro Sem Cor” foi desenvolvido por uma
estudante do curso de Licenciatura em Pedagogia EaD do IFSULDEMINAS -
Campus Muzambinho - para trabalhar com os alunos o respeito às
diferenças e as boas atitudes. A iniciativa contou com a execução de
atividades que foram divididas em etapas e executadas em uma turma do 1º
ano do Ensino Fundamental I. Por se tratar de um projeto desenvolvido
durante o estágio não obrigatório, a acadêmica contou com o
acompanhamento da professora regente e da direção da escola.
As
etapas do projeto foram desenvolvidas tendo a história “O Pássaro sem
Cor”, de autoria de Luís Norberto Pascoal, como base. Sendo a primeira, o
colorido livre do desenho do “Pássaro Sem Cor” pelos alunos. Neste
momento, as crianças ainda não sabiam sobre o contexto em que o enredo
da história se passava. Apenas coloriram e usaram a criatividade. “Cada
pássaro ficou de um jeito, mesmo com o contorno igual, cada criança pode
perceber a beleza do trabalho do outro, em meio as características
individuais de cada colorido”, contou a aluna Karina Carvalho,
idealizadora do projeto.
Durante
o estágio não obrigatório, a aluna desenvolveu o projeto com o intuito
de trabalhar com ações pontuais para que as crianças percebessem a
necessidade de respeitar as diferenças e também compreendessem a
importância de terem atitudes positivas em seu cotidiano. A aluna atuou
como estagiária por aproximadamente dois anos e participou de atividades
ligadas à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental I.
De
acordo com o relato da estagiária, a segunda etapa foi a contação de
história. Os alunos puderam conhecer “O Pássaro Sem Cor”, um animal que
sentia-se rejeitado e deslocado. Contudo, ele descobre a magia de como
“trazer cores” para sua vida. O pássaro aprende que através das atitudes
positivas, ele pode ser um animal especial e colorido. “Com a ajuda do
pássaro sábio, ele transforma-se no “Pássaro Colorido” e percebe que as
novas cores surgem com as boas ações realizadas em prol dos outros
animais da floresta.” - explica Karina.
Já
na terceira etapa houve o apoio das famílias, a turma do 1º ano do
Ensino Fundamental levou para casa a representação do “Pássaro Sem Cor”.
A cada atitude positiva da criança, com o auxílio dos pais, o pássaro
ia ganhando uma nova cor e a ação era discutida entre os familiares.
“A
última etapa foi muito especial, cada aluno apresentou para os colegas
os motivos das várias cores do seu pássaro. Os alunos puderam aprender
com as boas atitudes que estavam testemunhando. Para finalizar,
expliquei que as atitudes positivas não podem ser apagadas, devem ser
multiplicadas, pois a beleza das cores do coração de cada criança é
vista nas boas ações que cada uma faz.” - finaliza a estudante.
Tiago
Gonçalves, Assessor Pedagógico da escola, explica que o comportamento
da criança é pautado em exemplos. “Quando bem estruturados na infância,
colaboram de forma muito positiva para a formação de cidadãos mais
conscientes e humanizados. Nesse sentido, o projeto foi uma excelente
ferramenta pedagógica desenvolvida.” Ele complementa que “de forma
lúdica, o projeto aborda valores de afetividade que, se bem trabalhados,
estabelecem na memória da criança e permanecem ao longo da vida,
fortalecendo a importância do respeito e das diferenças”.
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