Sugestões de histórias em cenas para produzir textos
Observando e conversando sobre as cenas da história, na folha xerocada
- dizer o que entenderam destas cenas;
- observar a primeira cena, coletivamente, e, verificar cada detalhe desta;
- conversar sobre a atitude de cada personagem desta cena;
- dar sugestões de como poderiam chamar cada personagem que aparece nesta cena, onde se passa esta cena – cidade ou campo, em qual horário do dia;
- falar para as crianças que todo texto possui elementos que os compõem e ajudam a história acontecer, sendo que uns são muito importantes e outros não;
- escrever no quadro de giz, o nome de alguns elementos (personagens, lugar, tempo, problema), separados em colunas e pedir as crianças que deem sugestões de palavras que os completem;
- ao observar as demais cenas, usar os mesmos procedimentos.
Produzindo o texto
- dizer para as crianças que estas cenas formam uma história;
- pedir a elas que ajudem você a contar, oralmente, esta história;
- pedir sugestões de frases que representam cada uma das cenas;
- a partir de todas as informações levantadas, a criança deverá produzir o texto;
- quem quiser deverá ler seu texto.
Sugestões de histórias em cenas para produzir textos
![]() |
Produção de texto TOTÓ E O GATINHO |
![]() |
Produção de texto O MENINO E O CACHORRO |
![]() |
Cenas da fábula A RÃ E O BOI |
![]() |
Cenas da fábula A RÃ E O BOI |
Sugestões de histórias em cenas para produzir textos
Observando e conversando sobre as cenas da história, na folha xerocada
- dizer o que entenderam destas cenas;
- observar a primeira cena, coletivamente, e, verificar cada detalhe desta;
- conversar sobre a atitude de cada personagem desta cena;
- dar sugestões de como poderiam chamar cada personagem que aparece nesta cena, onde se passa esta cena – cidade ou campo, em qual horário do dia;
- falar para as crianças que todo texto possui elementos que os compõem e ajudam a história acontecer, sendo que uns são muito importantes e outros não;
- escrever no quadro de giz, o nome de alguns elementos (personagens, lugar, tempo, problema), separados em colunas e pedir as crianças que deem sugestões de palavras que os completem;
- ao observar as demais cenas, usar os mesmos procedimentos.
Produzindo o texto
- dizer para as crianças que estas cenas formam uma história;
- pedir a elas que ajudem você a contar, oralmente, esta história;
- pedir sugestões de frases que representam cada uma das cenas;
- a partir de todas as informações levantadas, a criança deverá produzir o texto;
- quem quiser deverá ler seu texto.
Sugestões de histórias em cenas para produzir textos
![]() |
Produção de texto TOTÓ E O GATINHO |
![]() |
Produção de texto O MENINO E O CACHORRO |
![]() |
Cenas da fábula A RÃ E O BOI |
![]() |
Cenas da fábula A RÃ E O BOI |
Nenhum comentário:
Postar um comentário