Planejamento: O cabelo de Lelê


Projeto:
O cabelo de Lelê

Livro: O cabelo de Lelê
De: Valéria Belém 
Ilustrações: Adriana Mendonça 
Editora: Companhia Editora Nacional
Sinopse:
Lelê não gosta do que vê - de onde vem tantos cachinhos? Ela vive a se perguntar. E essa resposta ela encontra num livro, em que descobre sua história e a beleza da herança africana. 
Para ler o livro clique aqui:
https://educacaoetransformacaooficial.blogspot.com/2018/11/livro-o-cabelo-de-lele.html?m=1

Sugestão de atividades:
https://educacaoetransformacaooficial.blogspot.com/2018/11/atividades-o-cabelo-de-lele.html?m=1

Público alvo:
- Alunos das séries iniciais e ensino fundamental.

Objetivos:
- Conhecer as influências culturais afrodescendentes;
- Valorizar a cultura afrodescendente;
- Construir a relação do passado – presente – futuro;
- Apontar diferenças e semelhanças;
- Participar de uma manifestação afrodescendente;

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com os alunos:
- Ler e interpretar histórias;
- Opinar sobre a história contada;
- Ter criatividade em elaborar outra história a partir da que foi apresentada;
- Ter desenvoltura para dramatizar uma história;
- Ter noções básicas de temporalidade- ontem, hoje e amanhã.

Estratégias e recursos da aula:
- 1ª atividade:
A professora inicia a aula lendo e apresentando o livro “O cabelo de Lelê” da autora Valéria Belém.
Explora a capa do livro, pergunta qual a ideia que eles têm sobre o livro.

OBS: Professora aproveite esse momento para perceber quais informações e conceitos que eles têm acerca do tema.

- 2ª atividade:
A professora propõe à turma uma contação de historia do livro: “O cabelos de Lelê ” , de Valéria Belém – Editora Nacional.
Os alunos deverão sentar-se em roda para ouvir a história que a professora contará.

Após a contação da história, a professora fará algumas indagações à turma, que por sua vez responderá de maneira informal as seguintes questões:
- Como é o cabelo de Lelê?
- Quais são as características principais de Lelê?
- Por que Lelê apresenta tais características?
- Qual será a razão de Lelê apresentar tais características?
- Na sala de aula existe algum colega que apresente tais características? Justifique sua resposta.
Após as indagações a professora dividirá a turma em quatro grupos com cinco componentes cada, distribuirá uma peruca preta e encaracolada, uma bola de isopor do tamanho de um a cabeça infantil, pente, escova de cabelos e enfeites.

Solicitará que os grupos de maneira lúdica experimentem explorar os cabelos de Lelê.

- 3ª atividade:
Após a brincadeira, a professora solicitará aos alunos que elaborem um texto contando da Lelê criada por cada um deles, de forma individual e com ilustração em uma folha de caderno meia pauta.
No segundo momento, a professora pedirá que os alunos oralmente, criem outra história de Lelê, obedecendo a ordenação e seqüência dos fatos ( começo, meio e fim ).
Enquanto cada aluno narra partes da história, a professora fará o registro em um blocão, na posição de escrita da turma, no momento.

- 4ª atividade:
Após a história devidamente registrada, a professora fará a proposta de que a turma realize a dramatização da história elaborada por eles no blocão.
Para que haja a dramatização, a professora solicitará que a turma seja dividida em quatro grupos com cinco componentes cada, com a finalidade de, fazer a escolha dos personagens e suas falas, através de um sorteio.
Realizado o sorteio, será feita a escolha do título da peça a ser dramatizada.
Para a dramatização, a professora fará a proposta que cada grupo assuma uma das seguintes tarefas : cenário, figurino, tempo de ensaio e elaboração do convite divertido para as outras turmas assistirem à peça.

- 5ª atividade:
Entregar a cada criança um desenho com a carinha de Lelê, onde deverá recortar e colar em uma folha de papel A4, completando o desenho do seu corpo.
Depois cada criança registrará  na própria folha como se sentem com “O cabelo de Lelê”.

- 6ª atividade:
A professora conversa com os alunos sobre a influência africana no Brasil.
Faz uma listagem sobre os tipos de heranças africanas:
- Manifestações culturais;
- Alimentação;
- Palavras;
- Religião;
Escolhe com a classe dois aspectos citados acima para pesquisarem e assim conhecerem mais sobre o tema em questão.

- 7ª atividade:
A professora faz uma pesquisa inicial apresentando à classe algumas palavras de origem africana próximas do vocabulário das crianças.
Depois divide a turma em grupos e cada grupo fica responsável por um grupo de letras do alfabeto que deverão pesquisar as palavras de origem africana e trazer para a sala de aula com seus respectivos significados.
Segue exemplo para iniciar o trabalho.
GLOSSÁRIO DE PALAVRAS DE ORIGEM AFRICANAS
PALAVRA       SIGNIFICADO                            ILUSTRAÇÃO
A – AGOGO     Instrumento musical
B – BAOBÁ      Árvore com um tronco enorme
C – CAFUNÉ   Carinho, afago
D – DENGO     Manha, birra
E –
F –
Até o final…. Z –
A professora deverá ficar atenta, pois possivelmente algumas palavras trazidas podem não ter uma ilustração cabível.

- 8ª atividade:
Realizar um desfile de roupas e penteados africanos.

Recursos complementares:
- Livro: “O cabelo de Lelê” – Valéria Belém;
- Peruca preta encaracolada;
- Bola de isopor;
- Adereços de cabelo;
- Escova e pente para cabelo;
- Folha de papel pardo;
- Piloto;
- Papel crepom;
- Cartolina;
- Folha de papel laminado;
- Folha de caderno meia pauta;
- TNT em diversas cores.

Avaliação:
Observar se no decorrer das atividades  propostas os alunos mostraram-se interessados no tema abordado.
O comprometimento de cada criança frente às tarefas solicitadas é uma forma de avaliação por parte da professora.
Verificar se os alunos conseguiram estabelecer relações entre as culturas afro descendentes; européias e indígenas como formação da cultura brasileira.
Avaliar se os alunos estabeleceram relação entre as diferentes etnias que compõem o povo brasileiro.
Observar se conseguiram expor suas ideias com clareza, questionando de forma respeitosa e sem preconceito.







Projeto:
O cabelo de Lelê

Livro: O cabelo de Lelê
De: Valéria Belém 
Ilustrações: Adriana Mendonça 
Editora: Companhia Editora Nacional
Sinopse:
Lelê não gosta do que vê - de onde vem tantos cachinhos? Ela vive a se perguntar. E essa resposta ela encontra num livro, em que descobre sua história e a beleza da herança africana. 
Para ler o livro clique aqui:
https://educacaoetransformacaooficial.blogspot.com/2018/11/livro-o-cabelo-de-lele.html?m=1

Sugestão de atividades:
https://educacaoetransformacaooficial.blogspot.com/2018/11/atividades-o-cabelo-de-lele.html?m=1

Público alvo:
- Alunos das séries iniciais e ensino fundamental.

Objetivos:
- Conhecer as influências culturais afrodescendentes;
- Valorizar a cultura afrodescendente;
- Construir a relação do passado – presente – futuro;
- Apontar diferenças e semelhanças;
- Participar de uma manifestação afrodescendente;

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com os alunos:
- Ler e interpretar histórias;
- Opinar sobre a história contada;
- Ter criatividade em elaborar outra história a partir da que foi apresentada;
- Ter desenvoltura para dramatizar uma história;
- Ter noções básicas de temporalidade- ontem, hoje e amanhã.

Estratégias e recursos da aula:
- 1ª atividade:
A professora inicia a aula lendo e apresentando o livro “O cabelo de Lelê” da autora Valéria Belém.
Explora a capa do livro, pergunta qual a ideia que eles têm sobre o livro.

OBS: Professora aproveite esse momento para perceber quais informações e conceitos que eles têm acerca do tema.

- 2ª atividade:
A professora propõe à turma uma contação de historia do livro: “O cabelos de Lelê ” , de Valéria Belém – Editora Nacional.
Os alunos deverão sentar-se em roda para ouvir a história que a professora contará.

Após a contação da história, a professora fará algumas indagações à turma, que por sua vez responderá de maneira informal as seguintes questões:
- Como é o cabelo de Lelê?
- Quais são as características principais de Lelê?
- Por que Lelê apresenta tais características?
- Qual será a razão de Lelê apresentar tais características?
- Na sala de aula existe algum colega que apresente tais características? Justifique sua resposta.
Após as indagações a professora dividirá a turma em quatro grupos com cinco componentes cada, distribuirá uma peruca preta e encaracolada, uma bola de isopor do tamanho de um a cabeça infantil, pente, escova de cabelos e enfeites.

Solicitará que os grupos de maneira lúdica experimentem explorar os cabelos de Lelê.

- 3ª atividade:
Após a brincadeira, a professora solicitará aos alunos que elaborem um texto contando da Lelê criada por cada um deles, de forma individual e com ilustração em uma folha de caderno meia pauta.
No segundo momento, a professora pedirá que os alunos oralmente, criem outra história de Lelê, obedecendo a ordenação e seqüência dos fatos ( começo, meio e fim ).
Enquanto cada aluno narra partes da história, a professora fará o registro em um blocão, na posição de escrita da turma, no momento.

- 4ª atividade:
Após a história devidamente registrada, a professora fará a proposta de que a turma realize a dramatização da história elaborada por eles no blocão.
Para que haja a dramatização, a professora solicitará que a turma seja dividida em quatro grupos com cinco componentes cada, com a finalidade de, fazer a escolha dos personagens e suas falas, através de um sorteio.
Realizado o sorteio, será feita a escolha do título da peça a ser dramatizada.
Para a dramatização, a professora fará a proposta que cada grupo assuma uma das seguintes tarefas : cenário, figurino, tempo de ensaio e elaboração do convite divertido para as outras turmas assistirem à peça.

- 5ª atividade:
Entregar a cada criança um desenho com a carinha de Lelê, onde deverá recortar e colar em uma folha de papel A4, completando o desenho do seu corpo.
Depois cada criança registrará  na própria folha como se sentem com “O cabelo de Lelê”.

- 6ª atividade:
A professora conversa com os alunos sobre a influência africana no Brasil.
Faz uma listagem sobre os tipos de heranças africanas:
- Manifestações culturais;
- Alimentação;
- Palavras;
- Religião;
Escolhe com a classe dois aspectos citados acima para pesquisarem e assim conhecerem mais sobre o tema em questão.

- 7ª atividade:
A professora faz uma pesquisa inicial apresentando à classe algumas palavras de origem africana próximas do vocabulário das crianças.
Depois divide a turma em grupos e cada grupo fica responsável por um grupo de letras do alfabeto que deverão pesquisar as palavras de origem africana e trazer para a sala de aula com seus respectivos significados.
Segue exemplo para iniciar o trabalho.
GLOSSÁRIO DE PALAVRAS DE ORIGEM AFRICANAS
PALAVRA       SIGNIFICADO                            ILUSTRAÇÃO
A – AGOGO     Instrumento musical
B – BAOBÁ      Árvore com um tronco enorme
C – CAFUNÉ   Carinho, afago
D – DENGO     Manha, birra
E –
F –
Até o final…. Z –
A professora deverá ficar atenta, pois possivelmente algumas palavras trazidas podem não ter uma ilustração cabível.

- 8ª atividade:
Realizar um desfile de roupas e penteados africanos.

Recursos complementares:
- Livro: “O cabelo de Lelê” – Valéria Belém;
- Peruca preta encaracolada;
- Bola de isopor;
- Adereços de cabelo;
- Escova e pente para cabelo;
- Folha de papel pardo;
- Piloto;
- Papel crepom;
- Cartolina;
- Folha de papel laminado;
- Folha de caderno meia pauta;
- TNT em diversas cores.

Avaliação:
Observar se no decorrer das atividades  propostas os alunos mostraram-se interessados no tema abordado.
O comprometimento de cada criança frente às tarefas solicitadas é uma forma de avaliação por parte da professora.
Verificar se os alunos conseguiram estabelecer relações entre as culturas afro descendentes; européias e indígenas como formação da cultura brasileira.
Avaliar se os alunos estabeleceram relação entre as diferentes etnias que compõem o povo brasileiro.
Observar se conseguiram expor suas ideias com clareza, questionando de forma respeitosa e sem preconceito.







Nenhum comentário:

Postar um comentário