A caixa alfabética das sílabas
Materiais:
★ Uma caixa com vários objetos ou figuras de vários objetos
Objetivos:
★ Reforçar a capacidade das crianças de analisar palavras em sílabas
1. Junte uma série de objetos em uma caixa. Certifique-se de que haja objetos cujos nomes tenham diferentes números de sílabas.
2. Convide um aluno a fechar os olhos, escolher um objeto e, de olhos abertos, nomeá-lo. Por exemplo: "Isto é um lápis".
3. Todas as crianças deverão repetir o nome do objeto escolhido enquanto acompanham suas sílabas com palmas: lá-pis.
4. Pergunte quantas sílabas foram ouvidas, cuidando para que ninguém fale rápido demais, antes dos outros.
Variação:
★ Depois que as crianças dominarem bem o jogo, você pode ampliá-lo:
★ Usando a linha superior de um pequeno quadro, escreva os números 1, 2, 3, 4 e 5, da esquerda para a direita.
★ Peça que uma criança tire uma figura da caixa e, usando o mesmo
procedimento dos objetos, bata palmas e conte o número de sílabas.
★ A seguir, a criança deve colocar o cartão com a figura abaixo do
número correspondente no quadro, por exemplo: o cartão com a figura do
lápis deverá ser colocada na coluna com o número 2.
A caixa alfabética das sílabas
Materiais:
★ Uma caixa com vários objetos ou figuras de vários objetos
Objetivos:
★ Reforçar a capacidade das crianças de analisar palavras em sílabas
1. Junte uma série de objetos em uma caixa. Certifique-se de que haja objetos cujos nomes tenham diferentes números de sílabas.
2. Convide um aluno a fechar os olhos, escolher um objeto e, de olhos abertos, nomeá-lo. Por exemplo: "Isto é um lápis".
3. Todas as crianças deverão repetir o nome do objeto escolhido enquanto acompanham suas sílabas com palmas: lá-pis.
4. Pergunte quantas sílabas foram ouvidas, cuidando para que ninguém fale rápido demais, antes dos outros.
Variação:
★ Depois que as crianças dominarem bem o jogo, você pode ampliá-lo:
★ Usando a linha superior de um pequeno quadro, escreva os números 1, 2, 3, 4 e 5, da esquerda para a direita.
★ Peça que uma criança tire uma figura da caixa e, usando o mesmo
procedimento dos objetos, bata palmas e conte o número de sílabas.
★ A seguir, a criança deve colocar o cartão com a figura abaixo do
número correspondente no quadro, por exemplo: o cartão com a figura do
lápis deverá ser colocada na coluna com o número 2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário