Brincadeiras Africanas para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I
As
brincadeiras, principalmente, possuem a capacidade de promover a
socialização entre os alunos, que divertindo-se entre si, sejam os
afrodescendentes, os descendentes de índios, italianos, alemães,
portugueses, ou qual for a ascendência, simplesmente se divertem juntos,
riem juntos e aprendem juntos. Isso é fundamental para criar uma nação
igualitária. Ferramentas simples e inteligentes, além de engajar os
alunos, contribuem para que se tornem pessoas tolerantes no presente e
futuro.
Confira
várias brincadeiras oriundas da cultura africana para que os
professores possam levar a sala de aula um pouco mais desse continente
tão amado e desconhecido.
TERRA-MAR MOÇAMBIQUE
Uma
longa reta tem de ser riscada no chão. De um lado escreve-se “terra”, e
do outro “mar”. De início, todas as crianças podem ficar no lado da
terra. Quando o orientador disser – mar! , todos devem pular para esse
lado. O professor ou aluno que estiver ditando a brincadeira vai
variando os dizeres, e quem ficar no lado errado está fora. O último a
permanecer sem errar, vence.
ESCRAVOS DE JÓ
É
uma brincadeira de roda guiada por uma cantiga bem conhecida, cuja
letra pode mudar de região para região. Para brincar, é preciso no
mínimo duas pessoas. Todos têm suas pedrinhas e no começo elas são
transferidas entre os participantes, seguindo a sequência da roda.
Depois, quando os versos dizem “Tira, põe, deixa ficar!”, todas seguem a
orientação da música. No verso “Guerreiros com guerreiros”, a
transferência das pedrinhas é retomada, até chegar ao trecho “zigue,
zigue, zá!”, quando os participantes movimentam as pedras que estão em
mãos para um lado e para o outro, sem entregá-las a ninguém. O jogador
que erra os movimentos é eliminado da brincadeira, até que surja um
único vencedor.
Escravos de jó
Jogavam cachangá
Tira, põe,
Deixa ficarGuerreiros com guerreiros
Fazem zig-zig-za
Guerreiros com guerreiros
Fazem zig-zig-za
LABIRINTO DE MOÇAMBIQUE
Com
uma pedra em uma das mãos, sem que o outro saiba, todos os jogadores
colocam-se de frente um para o outro. Na aresta inicial do labirinto são
colocadas duas pedras diferentes, sendo uma de cada jogador. O jogador
que tem a pedra estende o braço com os punhos fechados e o colega tem de
adivinhar em qual das mãos a pedra está. Se acertar, sua peça é
deslocada em uma aresta do labirinto. Se o jogador errar, a peça de seu
oponente é que irá avançar. Aquele que chegar primeiro na última aresta
do labirinto vence o jogo.
PULAR CORDA
Preferida
das meninas, tanto na versão tradicional quando nas versões
diferenciadas em que a brincadeira é guiada por alguma cantiga. Além de
ser divertida para o lazer,
é uma atividade excelente para exercitar o coração e a coordenação
motora. Pode ser praticada tanto individualmente quanto em grupo, quando
duas pessoas seguram as pontas das cordas e movimenta o instrumento
para que um ou mais participantes possam pular. Quem esbarrar na corda
sai da brincadeira. Ou simplesmente perde, e continua!
MAMBA – ÁFRICA DO SUL
Marque
e estabeleça os limites no chão. Todos devem permanecer dentro deles.
Escolha um jogador para ser a mamba (cobra). A cobra corre ao redor da
área marcada e tenta apanhar os outros. Quando um jogador é pego, ele
segura sobre os ombros ou a cintura do jogador que representa a cobra e
assim sucessivamente. Somente o primeiro jogador (a cabeça da serpente)
pode pegar outras pessoas. Os outros jogadores do corpo podem ajudar não
permitindo que os adversários passem, pois estes não podem passar pelo
corpo da serpente. O último jogador que não for pego vence a partida.
PULAR ELÁSTICO
Outra
muito apreciada pelas meninas! Para brincar, basta separar pelo menos 2
metros de elástico de roupa e dar um nó. É necessário no mínimo 3
participantes: duas para segurar o elástico e outra para pular. As duas
crianças que vão segurar o elástico ficam em pé, frente a frente, e
colocam o elástico em volta dos tornozelos para formar um retângulo.
Daí, o participante da vez faz uma sequência de saltos: pula para
dentro, sobre e para fora do elástico, tentando completar a tarefa sem
tropeçar. O grau de dificuldade aumenta ao longo da disputa: o elástico
ainda deve subir do tornozelo para o joelho, cintura, tronco e pescoço.
Dependendo da altura das crianças, o jogo vai ficando impraticável, mas é
o desafio que estimula a brincadeira!
PEGUE A CAUDA – NIGÉRIA
Os
jogadores se dividem em equipes. Cada equipe forma uma fila segurando
pelo ombro ou cintura. O último jogador coloca um lenço no bolso ou
cinto. A primeira pessoa na linha comanda a equipe na perseguição e
tenta pegar uma ‘cauda’ de outra equipe. Ganha quem pegar mais lenços.
Se houver apenas duas equipes, vence quem pegar primeiro.
PENGO PENGO – UGANDA
Nesse
jogo há dois líderes. Cada criança, por sua vez, vai até vai até os
líderes e estes pedem para escolher entre carne e arroz ou azul e verde.
Após a escolha feita pela criança, esta vai para trás do líder que
representa a sua escolha. Depois que todas as crianças escolheram, elas
formam uma fila atrás de seu líder agarradas pelas mãos ou cintura. Os
líderes, segurando as mãos um do outro, iniciam um cabo de guerra. Ganha
quem conseguir arrastar o líder da equipe adversária.
Brincadeiras Africanas para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I
As
brincadeiras, principalmente, possuem a capacidade de promover a
socialização entre os alunos, que divertindo-se entre si, sejam os
afrodescendentes, os descendentes de índios, italianos, alemães,
portugueses, ou qual for a ascendência, simplesmente se divertem juntos,
riem juntos e aprendem juntos. Isso é fundamental para criar uma nação
igualitária. Ferramentas simples e inteligentes, além de engajar os
alunos, contribuem para que se tornem pessoas tolerantes no presente e
futuro.
Confira
várias brincadeiras oriundas da cultura africana para que os
professores possam levar a sala de aula um pouco mais desse continente
tão amado e desconhecido.
TERRA-MAR MOÇAMBIQUE
Uma
longa reta tem de ser riscada no chão. De um lado escreve-se “terra”, e
do outro “mar”. De início, todas as crianças podem ficar no lado da
terra. Quando o orientador disser – mar! , todos devem pular para esse
lado. O professor ou aluno que estiver ditando a brincadeira vai
variando os dizeres, e quem ficar no lado errado está fora. O último a
permanecer sem errar, vence.
ESCRAVOS DE JÓ
É
uma brincadeira de roda guiada por uma cantiga bem conhecida, cuja
letra pode mudar de região para região. Para brincar, é preciso no
mínimo duas pessoas. Todos têm suas pedrinhas e no começo elas são
transferidas entre os participantes, seguindo a sequência da roda.
Depois, quando os versos dizem “Tira, põe, deixa ficar!”, todas seguem a
orientação da música. No verso “Guerreiros com guerreiros”, a
transferência das pedrinhas é retomada, até chegar ao trecho “zigue,
zigue, zá!”, quando os participantes movimentam as pedras que estão em
mãos para um lado e para o outro, sem entregá-las a ninguém. O jogador
que erra os movimentos é eliminado da brincadeira, até que surja um
único vencedor.
Escravos de jó
Jogavam cachangá
Tira, põe,
Deixa ficarGuerreiros com guerreiros
Fazem zig-zig-za
Guerreiros com guerreiros
Fazem zig-zig-za
LABIRINTO DE MOÇAMBIQUE
Com
uma pedra em uma das mãos, sem que o outro saiba, todos os jogadores
colocam-se de frente um para o outro. Na aresta inicial do labirinto são
colocadas duas pedras diferentes, sendo uma de cada jogador. O jogador
que tem a pedra estende o braço com os punhos fechados e o colega tem de
adivinhar em qual das mãos a pedra está. Se acertar, sua peça é
deslocada em uma aresta do labirinto. Se o jogador errar, a peça de seu
oponente é que irá avançar. Aquele que chegar primeiro na última aresta
do labirinto vence o jogo.
PULAR CORDA
Preferida
das meninas, tanto na versão tradicional quando nas versões
diferenciadas em que a brincadeira é guiada por alguma cantiga. Além de
ser divertida para o lazer,
é uma atividade excelente para exercitar o coração e a coordenação
motora. Pode ser praticada tanto individualmente quanto em grupo, quando
duas pessoas seguram as pontas das cordas e movimenta o instrumento
para que um ou mais participantes possam pular. Quem esbarrar na corda
sai da brincadeira. Ou simplesmente perde, e continua!
MAMBA – ÁFRICA DO SUL
Marque
e estabeleça os limites no chão. Todos devem permanecer dentro deles.
Escolha um jogador para ser a mamba (cobra). A cobra corre ao redor da
área marcada e tenta apanhar os outros. Quando um jogador é pego, ele
segura sobre os ombros ou a cintura do jogador que representa a cobra e
assim sucessivamente. Somente o primeiro jogador (a cabeça da serpente)
pode pegar outras pessoas. Os outros jogadores do corpo podem ajudar não
permitindo que os adversários passem, pois estes não podem passar pelo
corpo da serpente. O último jogador que não for pego vence a partida.
PULAR ELÁSTICO
Outra
muito apreciada pelas meninas! Para brincar, basta separar pelo menos 2
metros de elástico de roupa e dar um nó. É necessário no mínimo 3
participantes: duas para segurar o elástico e outra para pular. As duas
crianças que vão segurar o elástico ficam em pé, frente a frente, e
colocam o elástico em volta dos tornozelos para formar um retângulo.
Daí, o participante da vez faz uma sequência de saltos: pula para
dentro, sobre e para fora do elástico, tentando completar a tarefa sem
tropeçar. O grau de dificuldade aumenta ao longo da disputa: o elástico
ainda deve subir do tornozelo para o joelho, cintura, tronco e pescoço.
Dependendo da altura das crianças, o jogo vai ficando impraticável, mas é
o desafio que estimula a brincadeira!
PEGUE A CAUDA – NIGÉRIA
Os
jogadores se dividem em equipes. Cada equipe forma uma fila segurando
pelo ombro ou cintura. O último jogador coloca um lenço no bolso ou
cinto. A primeira pessoa na linha comanda a equipe na perseguição e
tenta pegar uma ‘cauda’ de outra equipe. Ganha quem pegar mais lenços.
Se houver apenas duas equipes, vence quem pegar primeiro.
PENGO PENGO – UGANDA
Nesse
jogo há dois líderes. Cada criança, por sua vez, vai até vai até os
líderes e estes pedem para escolher entre carne e arroz ou azul e verde.
Após a escolha feita pela criança, esta vai para trás do líder que
representa a sua escolha. Depois que todas as crianças escolheram, elas
formam uma fila atrás de seu líder agarradas pelas mãos ou cintura. Os
líderes, segurando as mãos um do outro, iniciam um cabo de guerra. Ganha
quem conseguir arrastar o líder da equipe adversária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário