DINÂMICA DO NOME
Esta dinâmica
propõe um "quebra gelo" entre os participantes. Ela pode ser proposta no
primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para gravação dos
nomes de cada um.
Em círculo,
assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou
no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto
qualquer. Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o
gesto feito por ela.
Variação: Essa dinâmica pode
ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pessoa, sendo que
todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com
seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e
seu gesto... e assim por diante. Geralmente feito com grupos pequenos,
para facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um número máximo
acumulativo, por exemplo, após o 8º deve começar um outro ciclo de 1-8
pessoas.
DINÂMICA DO "ESCRAVOS DE JÓ"
Esta dinâmica vem
de uma brincadeira popular do mesmo nome, mas que nessa atividade tem o
objetivo de "quebra gelo" podendo ser observado a atenção e concentração
dos participantes.
Em círculo, cada participante fica com um toquinho (ou qualquer objeto rígido).
Primeiro o Coordenador deve ter certeza de que todos sabem a letra da música que deve ser :
Os escravos de jó jogavam cachangá;
os escravos de jó jogavam cachangá;
Tira, põe, deixa o zé pereira ficar;
Guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá (Refrão que repete duas vezes)
1º MODO NORMAL:
Os escravos de jó jogavam cachangá (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA);
os escravos de jó jogavam cachangá (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA);
Tira (LEVANTA O TOQUINHO), põe (PÕE NA SUA FRENTE NA MESA), deixa o zé
pereira ficar (APONTA PARA O TOQUINHO NA FRENTE E BALANÇA O DEDO);
Guerreiros com guerreiros fazem zigue (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O
OUTRO DA DIREITA), zigue (VOLTA SEU TOQUINHO DA DIREITA PARA O COLEGA DA
ESQUERDA), zá (VOLTA SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA) (Refrão que
repete duas vezes).
2º MODO:
Faz a mesma seqüência acima só para a esquerda
3º MODO:
Faz a mesma seqüência acima sem cantar em voz alta, mas canta-se em memória.
4º MODO:
Faz a mesma seqüência acima em pé executando com um pé.
5º MODO:
Faz a mesma seqüência acima com dois toquinhos, um para cada lado.
DINÂMICA DA "ESCULTURA"
Esta dinâmica estimula a expressão corporal e criatividade.
2 x 2 ou 3 x 3, os grupos devem fazer a seguinte tarefa :
Um participante
trabalha com escultor enquanto os outros ficam estátua (parados). O
escultor deve usar a criatividade de acordo com o objetivo esperado pelo
Coordenador, ou seja, pode buscar :
-estátua mais engraçada
-estátua mais criativa
-estátua mais assustadora
-estátua mais bonita, etc.
Quando o escultor acabar (estipulado
o prazo para que todos finalizem), seu trabalho vai ser julgado
juntamente com os outros grupos. Pode haver premiação ou apenas palmas.
DINÂMICA DA "SENSIBILIDADE"
Dois círculos com números iguais de participantes, um dentro e outro
fora. O grupo de dentro vira para fora e o de fora vira para dentro.
Todos devem dar as mãos, sentí-las, tocá-las bem, estudá-las. Depois,
todos do grupo interno devem fechar os olhos e caminhar dentro do
círculo externo. Ao sinal, o Coordenador pede que façam novo círculo
voltado para fora, dentro do respectivo círculo. Ainda com os olhos
fechados, (proibido abrí-los), vão tocando de mão em mão para descobrir
quem lhe deu a mão anteriormente. O Grupo de fora é quem deve
movimentar-se. Caso ele encontre sua mão correta deve dizer _Esta! Se
for verdade, a dupla sai e se for mentira, volta a fechar os olhos e
tenta novamente.
Obs: Essa
dinâmica pode ser feita com outras partes do corpo, ex: Pés, orelha,
olhos, joelhos, etc. Tem o objetivo de melhorar a sensibilidade,
concentração e socialização do grupo.
DINÂMICA DO “MESTRE"
Em círculo os
participantes devem escolher uma pessoa para ser o adivinhador. Este
deve sair do local. Em seguida os outros devem escolher um mestre para
encabeçar os movimentos/ mímicas. Tudo que o mestre fizer ou disser,
todos devem imitar. O adivinhador tem duas chances para saber quem é o
mestre. Se errar volta e se acertar o mestre vai em seu lugar.
Esta dinâmica busca a criatividade, socialização, desinibição e a coordenação.
DINÂMICA DO "ROLO DE BARBANTE"
Em círculo os
participantes devem se assentar. O Coordenador deve adquirir
anteriormente um rolo grande de barbante. E o primeiro participante
deve, segurando a ponta do barbante, jogar o rolo para alguém (o
coordenador estipula antes ex: que gosta mais, que gostaria de conhecer
mais, que admira, que gostaria de lhe dizer algo, que tem determinada
qualidade, etc.) que ele queira e justificar o porquê! A pessoa agarra o
rolo, segura o barbante e joga para a próxima. Ao final torna-se uma
"teia" grande.
Essa
dinâmica pode ser feita com diversos objetivos e pode ser utilizada
também em festas e eventos como o Natal e festas de fim de ano. Ex: cada
pessoa que enviar o barbante falar um agradecimento e desejar feliz
festas. Pode ser utilizado também o mesmo formato da Dinâmica do Presente
DINÂMICA DO "SUBSTANTIVO"
Em
círculo os participantes devem estar de posse de um pedaço de papel e
caneta. Cada um deve escrever um substantivo ou adjetivo ou qualquer
estipulado pelo Coordenador, sem permitir que os outros vejam. Em
seguida deve-se passar o papel para a pessoa da direita para que este
represente em forma de mímicas. Podendo representar uma palavra mais
fácil, dividi-la e juntar com outra para explicar a real palavra escrita pelo participante, mas é proibido soltar qualquer tipo de som.
Dinâmica da “Verdade ou Conseqüência?”
Em círculo os
participantes devem estar de posse de uma garrafa que deve ficar ao
centro. Ao sinal do Coordenador, alguém gira a garrafa e para quem o
bico da garrafa apontar é perguntado: _Verdade ou Conseqüência? Caso ele
escolha verdade, a pessoa onde o fundo da garrafa apontou deve
perguntar algo e ele obrigatoriamente devem responder a verdade. Se ele
responder conseqüência deve pagar uma prenda (executar uma tarefa)
estipulada pela pessoa que o fundo da garrafa apontou. A que respondeu
gira a garrafa.
Dinâmica do "Qualidade"
Cada um anota em um pequeno pedaço
de papel a qualidade que acha importante em uma pessoa. Em seguida todos
colocam os papéis no chão, virados para baixo, ao centro da roda. Ao
sinal, todos devem pegar um papel e em ordem devem apontar rapidamente a
pessoa que tem esta qualidade, justificando.
Dinâmica do "Pegadinha do Animal"
Entrega-se a cada participante um
papel com o nome de um animal, sem ver o do outro. Em seguida todos
ficam em círculo de mãos dadas. Quando o animal for chamado pelo
coordenador, a pessoa correspondente ao animal, deve se agachar tentando
abaixar os colegas da direita e da esquerda. E os outros devem tentar
impedir que ele se abaixe.
Obs: todos os animais são iguais, e
quando o coordenador chama o nome do animal todos vão cair de "bumbum"
no chão, causando uma grande risada geral.
Objetivo: "quebra gelo" descontração geral.
Amar ao Próximo.
Duração: 30 min.
Material: papel, lapis.
Divida a turma em grupos ou times opostos.
Sugira preparar uma gincana ou concurso, em que cada grupo vai pensar em 5 perguntas e 1 tarefa para o outro grupo executar.
Deixe cerca de 15 minutos, para que cada grupo prepare as perguntas e tarefas para o outro grupo.
Após este tempo, veja se todos terminaram e diga que na verdade, as
tarefas e perguntas serão executadas pelo mesmo grupo que as preparou.
Observe as reações. Peça que formem um círculo e proponha que conversem sobre:
Se você soubesse que o seu próprio grupo responderia às perguntas, as teria feito mais fáceis?
E a tarefa? Vocês dedicaram tempo a escolher a mais difícil de realizar?
Como isso se parece ou difere do mandamento de Jesus? "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo".
Como nos comportamos no nosso dia a dia? Queremos que os outros executem as tarefas difíceis ou procuramos ajudá-los?
Encerre com uma oração.
Se houver tempo, cumpram as tarefas sugeridas, não numa forma competitiva, mas todos os grupos se ajudando.
Jogo da MEMÓRIA - jogos para crianças
Material (Para grupo de 4 alunos):
· 1
baralho formado por 36 cartas, com 4 figuras diferentes e as
quantidades de cada figura variam de 1 a 9, dispostas de diferentes
maneiras).
Objetivo:
· Reconhecimento e comparação de quantidades.
Desenvolvimento:
Distribuído um jogo para cada equipe, arrumam-se as cartas em filas,
inicialmente viradas para cima, a fim de que as crianças olhem e
memorizem a posição delas. A seguir, fecham-se todas as cartas. Cada
criança, na sua vez, vira duas cartas, tentando fazer par com as mesmas
quantidades. Aquela que conseguir fazer o par, fica com as cartas e tem o
direito de jogar de novo. Quando erra, ela devolve as cartas no lugar e
dá a sua vez para o próximo jogador.
Variação:
O baralho é formado por 36 cartas, sendo 18 retirado do baralho padrão
(2 grupos de 1 a 9) e outras 18 com 2 grupos de numerais de 1 a 9.
DINÂMICA DO NOME
Esta dinâmica
propõe um "quebra gelo" entre os participantes. Ela pode ser proposta no
primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para gravação dos
nomes de cada um.
Em círculo,
assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou
no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto
qualquer. Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o
gesto feito por ela.
Variação: Essa dinâmica pode
ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pessoa, sendo que
todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com
seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e
seu gesto... e assim por diante. Geralmente feito com grupos pequenos,
para facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um número máximo
acumulativo, por exemplo, após o 8º deve começar um outro ciclo de 1-8
pessoas.
DINÂMICA DO "ESCRAVOS DE JÓ"
Esta dinâmica vem
de uma brincadeira popular do mesmo nome, mas que nessa atividade tem o
objetivo de "quebra gelo" podendo ser observado a atenção e concentração
dos participantes.
Em círculo, cada participante fica com um toquinho (ou qualquer objeto rígido).
Primeiro o Coordenador deve ter certeza de que todos sabem a letra da música que deve ser :
Os escravos de jó jogavam cachangá;
os escravos de jó jogavam cachangá;
Tira, põe, deixa o zé pereira ficar;
Guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá (Refrão que repete duas vezes)
1º MODO NORMAL:
Os escravos de jó jogavam cachangá (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA);
os escravos de jó jogavam cachangá (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA);
Tira (LEVANTA O TOQUINHO), põe (PÕE NA SUA FRENTE NA MESA), deixa o zé
pereira ficar (APONTA PARA O TOQUINHO NA FRENTE E BALANÇA O DEDO);
Guerreiros com guerreiros fazem zigue (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O
OUTRO DA DIREITA), zigue (VOLTA SEU TOQUINHO DA DIREITA PARA O COLEGA DA
ESQUERDA), zá (VOLTA SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA) (Refrão que
repete duas vezes).
2º MODO:
Faz a mesma seqüência acima só para a esquerda
3º MODO:
Faz a mesma seqüência acima sem cantar em voz alta, mas canta-se em memória.
4º MODO:
Faz a mesma seqüência acima em pé executando com um pé.
5º MODO:
Faz a mesma seqüência acima com dois toquinhos, um para cada lado.
DINÂMICA DA "ESCULTURA"
Esta dinâmica estimula a expressão corporal e criatividade.
2 x 2 ou 3 x 3, os grupos devem fazer a seguinte tarefa :
Um participante
trabalha com escultor enquanto os outros ficam estátua (parados). O
escultor deve usar a criatividade de acordo com o objetivo esperado pelo
Coordenador, ou seja, pode buscar :
-estátua mais engraçada
-estátua mais criativa
-estátua mais assustadora
-estátua mais bonita, etc.
Quando o escultor acabar (estipulado
o prazo para que todos finalizem), seu trabalho vai ser julgado
juntamente com os outros grupos. Pode haver premiação ou apenas palmas.
DINÂMICA DA "SENSIBILIDADE"
Dois círculos com números iguais de participantes, um dentro e outro
fora. O grupo de dentro vira para fora e o de fora vira para dentro.
Todos devem dar as mãos, sentí-las, tocá-las bem, estudá-las. Depois,
todos do grupo interno devem fechar os olhos e caminhar dentro do
círculo externo. Ao sinal, o Coordenador pede que façam novo círculo
voltado para fora, dentro do respectivo círculo. Ainda com os olhos
fechados, (proibido abrí-los), vão tocando de mão em mão para descobrir
quem lhe deu a mão anteriormente. O Grupo de fora é quem deve
movimentar-se. Caso ele encontre sua mão correta deve dizer _Esta! Se
for verdade, a dupla sai e se for mentira, volta a fechar os olhos e
tenta novamente.
Obs: Essa
dinâmica pode ser feita com outras partes do corpo, ex: Pés, orelha,
olhos, joelhos, etc. Tem o objetivo de melhorar a sensibilidade,
concentração e socialização do grupo.
DINÂMICA DO “MESTRE"
Em círculo os
participantes devem escolher uma pessoa para ser o adivinhador. Este
deve sair do local. Em seguida os outros devem escolher um mestre para
encabeçar os movimentos/ mímicas. Tudo que o mestre fizer ou disser,
todos devem imitar. O adivinhador tem duas chances para saber quem é o
mestre. Se errar volta e se acertar o mestre vai em seu lugar.
Esta dinâmica busca a criatividade, socialização, desinibição e a coordenação.
DINÂMICA DO "ROLO DE BARBANTE"
Em círculo os
participantes devem se assentar. O Coordenador deve adquirir
anteriormente um rolo grande de barbante. E o primeiro participante
deve, segurando a ponta do barbante, jogar o rolo para alguém (o
coordenador estipula antes ex: que gosta mais, que gostaria de conhecer
mais, que admira, que gostaria de lhe dizer algo, que tem determinada
qualidade, etc.) que ele queira e justificar o porquê! A pessoa agarra o
rolo, segura o barbante e joga para a próxima. Ao final torna-se uma
"teia" grande.
Essa
dinâmica pode ser feita com diversos objetivos e pode ser utilizada
também em festas e eventos como o Natal e festas de fim de ano. Ex: cada
pessoa que enviar o barbante falar um agradecimento e desejar feliz
festas. Pode ser utilizado também o mesmo formato da Dinâmica do Presente
DINÂMICA DO "SUBSTANTIVO"
Em
círculo os participantes devem estar de posse de um pedaço de papel e
caneta. Cada um deve escrever um substantivo ou adjetivo ou qualquer
estipulado pelo Coordenador, sem permitir que os outros vejam. Em
seguida deve-se passar o papel para a pessoa da direita para que este
represente em forma de mímicas. Podendo representar uma palavra mais
fácil, dividi-la e juntar com outra para explicar a real palavra escrita pelo participante, mas é proibido soltar qualquer tipo de som.
Dinâmica da “Verdade ou Conseqüência?”
Em círculo os
participantes devem estar de posse de uma garrafa que deve ficar ao
centro. Ao sinal do Coordenador, alguém gira a garrafa e para quem o
bico da garrafa apontar é perguntado: _Verdade ou Conseqüência? Caso ele
escolha verdade, a pessoa onde o fundo da garrafa apontou deve
perguntar algo e ele obrigatoriamente devem responder a verdade. Se ele
responder conseqüência deve pagar uma prenda (executar uma tarefa)
estipulada pela pessoa que o fundo da garrafa apontou. A que respondeu
gira a garrafa.
Dinâmica do "Qualidade"
Cada um anota em um pequeno pedaço
de papel a qualidade que acha importante em uma pessoa. Em seguida todos
colocam os papéis no chão, virados para baixo, ao centro da roda. Ao
sinal, todos devem pegar um papel e em ordem devem apontar rapidamente a
pessoa que tem esta qualidade, justificando.
Dinâmica do "Pegadinha do Animal"
Entrega-se a cada participante um
papel com o nome de um animal, sem ver o do outro. Em seguida todos
ficam em círculo de mãos dadas. Quando o animal for chamado pelo
coordenador, a pessoa correspondente ao animal, deve se agachar tentando
abaixar os colegas da direita e da esquerda. E os outros devem tentar
impedir que ele se abaixe.
Obs: todos os animais são iguais, e
quando o coordenador chama o nome do animal todos vão cair de "bumbum"
no chão, causando uma grande risada geral.
Objetivo: "quebra gelo" descontração geral.
Amar ao Próximo.
Duração: 30 min.
Material: papel, lapis.
Divida a turma em grupos ou times opostos.
Sugira preparar uma gincana ou concurso, em que cada grupo vai pensar em 5 perguntas e 1 tarefa para o outro grupo executar.
Deixe cerca de 15 minutos, para que cada grupo prepare as perguntas e tarefas para o outro grupo.
Após este tempo, veja se todos terminaram e diga que na verdade, as
tarefas e perguntas serão executadas pelo mesmo grupo que as preparou.
Observe as reações. Peça que formem um círculo e proponha que conversem sobre:
Se você soubesse que o seu próprio grupo responderia às perguntas, as teria feito mais fáceis?
E a tarefa? Vocês dedicaram tempo a escolher a mais difícil de realizar?
Como isso se parece ou difere do mandamento de Jesus? "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo".
Como nos comportamos no nosso dia a dia? Queremos que os outros executem as tarefas difíceis ou procuramos ajudá-los?
Encerre com uma oração.
Se houver tempo, cumpram as tarefas sugeridas, não numa forma competitiva, mas todos os grupos se ajudando.
Jogo da MEMÓRIA - jogos para crianças
Material (Para grupo de 4 alunos):
· 1
baralho formado por 36 cartas, com 4 figuras diferentes e as
quantidades de cada figura variam de 1 a 9, dispostas de diferentes
maneiras).
Objetivo:
· Reconhecimento e comparação de quantidades.
Desenvolvimento:
Distribuído um jogo para cada equipe, arrumam-se as cartas em filas,
inicialmente viradas para cima, a fim de que as crianças olhem e
memorizem a posição delas. A seguir, fecham-se todas as cartas. Cada
criança, na sua vez, vira duas cartas, tentando fazer par com as mesmas
quantidades. Aquela que conseguir fazer o par, fica com as cartas e tem o
direito de jogar de novo. Quando erra, ela devolve as cartas no lugar e
dá a sua vez para o próximo jogador.
Variação:
O baralho é formado por 36 cartas, sendo 18 retirado do baralho padrão
(2 grupos de 1 a 9) e outras 18 com 2 grupos de numerais de 1 a 9.
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