A coleção Percepções da Diferença: Negros e brancos na escola
é destinada a professores da educação infantil e do ensino fundamental.
Seu intuito é discutir de maneira direta e com profundidade alguns
temas que constituem verdadeiros dilemas para professores diante das
discriminações sofridas por crianças negras de diferentes idades em seu
cotidiano nas escolas.
Diferenciar é uma característica de todos os animais. Também é uma
característica humana muito forte e muito importante entre as crianças,
mesmo quando são bem pequenas, na idade em que freqüentam creches e
pré-escolas e começam a conviver com outras observando que não são todas
iguais.
Mas como lidar com o exercício humano de diferenciar sem que ele se
torne discriminatório? O que fazer quando as crianças se dão conta da
diferença entre a cor e a textura dos cabelos, os traços dos rostos, a
cor da pele? Como evitar que esse processo se transforme em algo
negativo e excludente? Como sugerir que as crianças brinquem com as
diferenças no lugar de brigarem em função delas?
Os 10 volumes que compõem a coleção Percepções da Diferença
chamam a atenção para momentos em que a diferenciação ocorre, quando se
torna discriminatória, e sugerem formas para lidar com esses atos de
modo a colaborar para que a auto-estima e o respeito entre crianças
sejam construídos.
Os autores discutem conceitos e questionam preconceitos. Fazem
sugestões de como explorar as diferenças de maneira positiva, por meio
de brincadeiras e histórias, e de leituras que possam auxiliá-los a
aprofundar a reflexão sobre os temas, caso desejem fazê-lo.
Para compor a coleção convidamos especialistas e educadores de
diferentes áreas. Cada volume reflete o ponto de vista do autor ou da
autora de modo a assegurar a diversidade de pensamentos e abordagens
sobre os assuntos tratados.
Desejamos que a leitura seja prazerosa e instrutiva.
Gislene Santos
Download de todos os volumes
A coleção Percepções da Diferença: Negros e brancos na escola
é destinada a professores da educação infantil e do ensino fundamental.
Seu intuito é discutir de maneira direta e com profundidade alguns
temas que constituem verdadeiros dilemas para professores diante das
discriminações sofridas por crianças negras de diferentes idades em seu
cotidiano nas escolas.
Diferenciar é uma característica de todos os animais. Também é uma
característica humana muito forte e muito importante entre as crianças,
mesmo quando são bem pequenas, na idade em que freqüentam creches e
pré-escolas e começam a conviver com outras observando que não são todas
iguais.
Mas como lidar com o exercício humano de diferenciar sem que ele se
torne discriminatório? O que fazer quando as crianças se dão conta da
diferença entre a cor e a textura dos cabelos, os traços dos rostos, a
cor da pele? Como evitar que esse processo se transforme em algo
negativo e excludente? Como sugerir que as crianças brinquem com as
diferenças no lugar de brigarem em função delas?
Os 10 volumes que compõem a coleção Percepções da Diferença
chamam a atenção para momentos em que a diferenciação ocorre, quando se
torna discriminatória, e sugerem formas para lidar com esses atos de
modo a colaborar para que a auto-estima e o respeito entre crianças
sejam construídos.
Os autores discutem conceitos e questionam preconceitos. Fazem
sugestões de como explorar as diferenças de maneira positiva, por meio
de brincadeiras e histórias, e de leituras que possam auxiliá-los a
aprofundar a reflexão sobre os temas, caso desejem fazê-lo.
Para compor a coleção convidamos especialistas e educadores de
diferentes áreas. Cada volume reflete o ponto de vista do autor ou da
autora de modo a assegurar a diversidade de pensamentos e abordagens
sobre os assuntos tratados.
Desejamos que a leitura seja prazerosa e instrutiva.
Gislene Santos
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