Como identificar?
Por se tratar
de um transtorno de linguagem, a dislexia só se manifesta no final da
alfabetização e nos primeiros anos escolares (1ª e 2ª ano). A criança
começa a apresentar dificuldades inesperadas de aprendizagem de leitura,
apesar de ter outras habilidades.
A fonoaudióloga
e psicopedagoga da Associação Nacional de Dislexia Clélia Estill afirma
que o principal indicador escolar é a criança não ler com a mesma
desenvoltura dos colegas e a escrita apresentar muitas falhas e trocas
de letras. "As resistências aos trabalhos de leitura e escrita vão se
evidenciando cada vez mais, substituindo o entusiasmo inicial, como
consequência das frustrações que ela começa a vivenciar, e não por
preguiça ou desinteresse", ressalta Clélia.
Feito o
diagnóstico, é importante que o professor se junte ao profissional que
tratará a criança e, dessa forma, combine uma maneira de aprendizado
diferente. A psicoterapeuta de crianças e adolescentes Mirian Barros
conta que não é só o psicólogo quem faz o diagnóstico, e sim o conjunto
professor, pais, fonoaudiólogo, psicopedagogo etc.
Quanto mais
tarde é feito o diagnóstico, mais a criança fica com a autoestima baixa,
podendo ser excluída pelos grupos de amigos, e isso vai acarretando em
diversos problemas. Estudos mostram, inclusive, que as taxas de suicídio
infantil estão relacionadas à escola e, principalmente, à dislexia, por
conta do bullying. Às vezes, até o professor pode influenciar a baixa
autoestima, uma vez que não consegue identificar o problema.
Atividades para alunos com dislexia
Os alunos que
possui dislexia deve ser aplicado a letra do alfabeto antes da palavra,
por exemplo: "B bola" por que dessa forma o aluno irá conseguir similar
fazendo com que o aprendizado aconteça normalmente.
Atividades para alunos com dislexia |
Como identificar?
Por se tratar
de um transtorno de linguagem, a dislexia só se manifesta no final da
alfabetização e nos primeiros anos escolares (1ª e 2ª ano). A criança
começa a apresentar dificuldades inesperadas de aprendizagem de leitura,
apesar de ter outras habilidades.
A fonoaudióloga
e psicopedagoga da Associação Nacional de Dislexia Clélia Estill afirma
que o principal indicador escolar é a criança não ler com a mesma
desenvoltura dos colegas e a escrita apresentar muitas falhas e trocas
de letras. "As resistências aos trabalhos de leitura e escrita vão se
evidenciando cada vez mais, substituindo o entusiasmo inicial, como
consequência das frustrações que ela começa a vivenciar, e não por
preguiça ou desinteresse", ressalta Clélia.
Feito o
diagnóstico, é importante que o professor se junte ao profissional que
tratará a criança e, dessa forma, combine uma maneira de aprendizado
diferente. A psicoterapeuta de crianças e adolescentes Mirian Barros
conta que não é só o psicólogo quem faz o diagnóstico, e sim o conjunto
professor, pais, fonoaudiólogo, psicopedagogo etc.
Quanto mais
tarde é feito o diagnóstico, mais a criança fica com a autoestima baixa,
podendo ser excluída pelos grupos de amigos, e isso vai acarretando em
diversos problemas. Estudos mostram, inclusive, que as taxas de suicídio
infantil estão relacionadas à escola e, principalmente, à dislexia, por
conta do bullying. Às vezes, até o professor pode influenciar a baixa
autoestima, uma vez que não consegue identificar o problema.
Atividades para alunos com dislexia
Os alunos que
possui dislexia deve ser aplicado a letra do alfabeto antes da palavra,
por exemplo: "B bola" por que dessa forma o aluno irá conseguir similar
fazendo com que o aprendizado aconteça normalmente.
Atividades para alunos com dislexia |
Nenhum comentário:
Postar um comentário