4 Estratégias para fazer os alunos te escutarem, sem gritar



4 Estratégias para fazer os alunos te escutarem, sem gritar

O que o professor pode fazer para retomar o controle da classe sem colocar a saúde da sua voz e dos ouvidos deles em risco?

Muito tempo do professor é gasto em pesquisas, encontrar material pertinente, pensar sobre a estratégia de ensino e chegar à classe. Planejar uma aula requer tempo e dedicação, esforços que podem ser em vão caso os alunos ficam dispersos durante os 50 minutos ou mais. A falta de atenção e as conversas são mais comuns nas aulas que antecedem e se seguem ao recreio e, neste período, fica difícil conseguir retomar o controle da turma.

Uma opção comum aos professores é aumentar o volume da voz para chamar a atenção da classe. E aqui você vai aprender quatro técnicas para ser ouvido entre seus alunos sem precisar optar pelo grito.

Confira:

Tática 1: Conseguem ouvir?
Escolha um instrumento de percussão como um triângulo, um tambor ou um pandeiro. Peça que os alunos levantem a mão se conseguirem ouvir o som que ele emite. Vá tocando e diminuindo progressivamente seu volume até que fique quase imperceptível. O objetivo é centrar a atenção dos alunos através da audição.

Tática 2: Me siga!
Diga aos alunos que, quando eles estiverem distraídos, você mandará um sinal que apenas os que tiverem atentos conseguirão ouvir. O sinal pode ser um gesto como tapar um olho ou acariciar a própria cabeça, desde que não emita nenhum som. Com isso, captará a atenção do grupo através da linguagem corporal e consciência do ambiente ao redor.

Tática 3: Recitando um poema
Ensine aos estudantes um poema fácil e peça para que eles decorem. Quando estiverem dispersos, comece a recitá-lo em voz alta até que toda turma o acompanhe. Assim, você retomará a atenção da classe com o som e a repetição conjunta.

Tática 4: Fechar os olhos e respirar
Coloque uma música tranquila e peça para os alunos taparem os olhos e respirarem fundo acompanhando a melodia. Sugira que eles percebam o movimento de entrada e saída do ar pelo corpo. Quando estiverem mais calmos, peça para que abram os olhos e retome a aula.







4 Estratégias para fazer os alunos te escutarem, sem gritar

O que o professor pode fazer para retomar o controle da classe sem colocar a saúde da sua voz e dos ouvidos deles em risco?

Muito tempo do professor é gasto em pesquisas, encontrar material pertinente, pensar sobre a estratégia de ensino e chegar à classe. Planejar uma aula requer tempo e dedicação, esforços que podem ser em vão caso os alunos ficam dispersos durante os 50 minutos ou mais. A falta de atenção e as conversas são mais comuns nas aulas que antecedem e se seguem ao recreio e, neste período, fica difícil conseguir retomar o controle da turma.

Uma opção comum aos professores é aumentar o volume da voz para chamar a atenção da classe. E aqui você vai aprender quatro técnicas para ser ouvido entre seus alunos sem precisar optar pelo grito.

Confira:

Tática 1: Conseguem ouvir?
Escolha um instrumento de percussão como um triângulo, um tambor ou um pandeiro. Peça que os alunos levantem a mão se conseguirem ouvir o som que ele emite. Vá tocando e diminuindo progressivamente seu volume até que fique quase imperceptível. O objetivo é centrar a atenção dos alunos através da audição.

Tática 2: Me siga!
Diga aos alunos que, quando eles estiverem distraídos, você mandará um sinal que apenas os que tiverem atentos conseguirão ouvir. O sinal pode ser um gesto como tapar um olho ou acariciar a própria cabeça, desde que não emita nenhum som. Com isso, captará a atenção do grupo através da linguagem corporal e consciência do ambiente ao redor.

Tática 3: Recitando um poema
Ensine aos estudantes um poema fácil e peça para que eles decorem. Quando estiverem dispersos, comece a recitá-lo em voz alta até que toda turma o acompanhe. Assim, você retomará a atenção da classe com o som e a repetição conjunta.

Tática 4: Fechar os olhos e respirar
Coloque uma música tranquila e peça para os alunos taparem os olhos e respirarem fundo acompanhando a melodia. Sugira que eles percebam o movimento de entrada e saída do ar pelo corpo. Quando estiverem mais calmos, peça para que abram os olhos e retome a aula.






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