Como avaliar a escrita dos
alunos na alfabetização
Escrito por Mara Mansano
Dicas de atividades que você
pode aplicar para a turma
Este momento é de avaliarmos o processo de alfabetização dos nossos alunos e ver se nossas práticas deram conta de
fazê-los compreender e se apropriar da base alfabética.
Assim como na apropriação da leitura, para saber como anda a escrita da turma, também preparei uminstrumento avaliativo no formato de uma provinha escrita. Aqui no post, compartilho uma sugestão de avaliação que você pode fazer com seus alunos, com as adaptações que achar necessárias.
Antes, é necessário lembrar, aos professores que acharem que a formalização de uma avaliação pode gerar tensão entre os pequenos, que isso não costuma acontecer na Alfabetização. Isso acontece muito mais entre os adultos: os professores acabam passando essa tensão (desnecessária) aos alunos.
Eles sabem que a provinha é uma coisa séria e importante, mas não há um grande peso nas costas.
A avaliação é processo, e deve ocorrer o tempo todo na Alfabetização. Não deve ser uma única prova no fim do ano, então, espera-se que os alunhos já estejam acostumados com essas atividades, que elas já façam parte de seu dia a dia.
Para selecionar as atividades, levei em conta o que diz a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ocurrículo de minha rede (estadual de São Paulo) e o que desenvolvi com os alunos durante o ano. E você, professor, deve fazer o mesmo para compor o seu instrumento de avaliação. Veja quais foram as habilidades previstas na BNCC que eu abordei na avaliação:
(EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e àmelodia das músicas e seus efeitos de sentido.
(EF01LP20) Identificar e reproduzir, em listas, agendas, calendários, regras, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.
(EF12LP11) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor,
fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, digitais ou impressos, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF12LP12) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor,slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa eo tema/ assunto/finalidade do texto.
(EF01LP21) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas de regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF01LP22) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor,diagramas, entrevistas, curiosidades, dentre outros gêneros do campo investigativo, digitaisou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
Abaixo, as atividades que podem compor sua provinha:
1 - Escrita de nome completo: os alunos devem escrever seu nome e sobrenome, alfabeticamente, sozinhos, sem intervenções do professor;
2- Escrita de nomes de colegas da turma
Sem consultar a lista com nomes dos alunos da turma, os alunos devem escrever o nome de pelo menosoito colegas;
3- Escrita de um texto de memória:
proponha que os alunos escrevam os textos que eles sabem de memória. Pode ser uma cantiga de roda,ou outra música que eles gostem, um ditado popular ou uma parlenda. Eles devem escrever pelo menosdois desses tipos de texto. Antes, a turma pode cantar ou declamar junta o texto que deve ser escrito
individualmente;
4- Escrita de um bilhete: as crianças devem escrever um bilhete para um personagem de conto de fadas ou outra história conhecida por todos. Por exemplo, um bilhete aos três porquinhos avisando sobre o cuidado que eles devem ter como Lobo. Outra proposta é que escrevam um bilhete para colegas de outro período da própria escola,pedindo colaboração para organizar a sala de aula, por exemplo. O bilhete deve ser escrito alfabeticamentee levando em conta os elementos que compõem o gênero textual;
5- Escrita de legendas em fotos:apresente pelo menos três imagens para que as crianças escrevam legendas explicativas. Podem ser situações do cotidiano, dos estudos ou outras à sua escolha;
6- Escrita de lista:proponha a escrita de uma lista de compras para a família, com pelo menos doze produtos que sãoconsumidos por eles;
7- Escrita de receita (texto instrucional):
ofereça às crianças a receita escrita de um lanche, apresentando os ingredientes: pão, rodelas de tomate, fatias de queijo, orégano e alface. A turma deve escrever o modo de preparo. A atividade precisa de uma
organização anterior: imprima, em uma folha de sulfite, os ingredientes e linhas em branco no espaço do"modo de preparo" para que os alunos escrevem à sua maneira;
8- Escrita de perguntas para uma entrevista
As crianças devem escrever pelo menos duas perguntas para a produção de uma entrevista com umprofissional que atue na escola. Pode ser a merendeira, o porteiro, outro professor, etc;
9- Escrita de aviso:proponha a escrita de um aviso para ser fixado em um mural da escola. O tema pode ser limpeza, saúde ouqualquer outro que você considerar adequado. Há a possibilidade inclusive de mostrar um modelo a eles,do tipo "Não jogue lixo no chão!"
Essas são apenas algumas sugestões, mas são muitas as possibilidades de atividades para avaliar aescrita. A ideia é que, ao final do ano letivo, todos os alunos estejam escrevendo alfabeticamente ecom autonomia, mas nas habilidades previstas para o 1º ano, há a indicação de escrita em colaboraçãocom os colegas e com a ajuda do professor. Então, se houver alunos que precisam do seu auxílio e das suas intervenções, está tudo bem. Mas não deixe de registrar esses casos na avaliação.
O propósito de avaliar é fazer os encaminhamentos pedagógicos necessários para que os alunos sedesenvolvam em seu processo de alfabetização. Essa
avaliação pode ser um importante documento para já auxiliar seu colega a planejar o ano seguinte,quando ele assumir a turma.
Como avaliar a escrita dos
alunos na alfabetização
Escrito por Mara Mansano
Dicas de atividades que você
pode aplicar para a turma
Este momento é de avaliarmos o processo de alfabetização dos nossos alunos e ver se nossas práticas deram conta de
fazê-los compreender e se apropriar da base alfabética.
Assim como na apropriação da leitura, para saber como anda a escrita da turma, também preparei uminstrumento avaliativo no formato de uma provinha escrita. Aqui no post, compartilho uma sugestão de avaliação que você pode fazer com seus alunos, com as adaptações que achar necessárias.
Antes, é necessário lembrar, aos professores que acharem que a formalização de uma avaliação pode gerar tensão entre os pequenos, que isso não costuma acontecer na Alfabetização. Isso acontece muito mais entre os adultos: os professores acabam passando essa tensão (desnecessária) aos alunos.
Eles sabem que a provinha é uma coisa séria e importante, mas não há um grande peso nas costas.
A avaliação é processo, e deve ocorrer o tempo todo na Alfabetização. Não deve ser uma única prova no fim do ano, então, espera-se que os alunhos já estejam acostumados com essas atividades, que elas já façam parte de seu dia a dia.
Para selecionar as atividades, levei em conta o que diz a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ocurrículo de minha rede (estadual de São Paulo) e o que desenvolvi com os alunos durante o ano. E você, professor, deve fazer o mesmo para compor o seu instrumento de avaliação. Veja quais foram as habilidades previstas na BNCC que eu abordei na avaliação:
(EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e àmelodia das músicas e seus efeitos de sentido.
(EF01LP20) Identificar e reproduzir, em listas, agendas, calendários, regras, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.
(EF12LP11) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor,
fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, digitais ou impressos, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF12LP12) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor,slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa eo tema/ assunto/finalidade do texto.
(EF01LP21) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas de regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF01LP22) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor,diagramas, entrevistas, curiosidades, dentre outros gêneros do campo investigativo, digitaisou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
Abaixo, as atividades que podem compor sua provinha:
1 - Escrita de nome completo: os alunos devem escrever seu nome e sobrenome, alfabeticamente, sozinhos, sem intervenções do professor;
2- Escrita de nomes de colegas da turma
Sem consultar a lista com nomes dos alunos da turma, os alunos devem escrever o nome de pelo menosoito colegas;
3- Escrita de um texto de memória:
proponha que os alunos escrevam os textos que eles sabem de memória. Pode ser uma cantiga de roda,ou outra música que eles gostem, um ditado popular ou uma parlenda. Eles devem escrever pelo menosdois desses tipos de texto. Antes, a turma pode cantar ou declamar junta o texto que deve ser escrito
individualmente;
4- Escrita de um bilhete: as crianças devem escrever um bilhete para um personagem de conto de fadas ou outra história conhecida por todos. Por exemplo, um bilhete aos três porquinhos avisando sobre o cuidado que eles devem ter como Lobo. Outra proposta é que escrevam um bilhete para colegas de outro período da própria escola,pedindo colaboração para organizar a sala de aula, por exemplo. O bilhete deve ser escrito alfabeticamentee levando em conta os elementos que compõem o gênero textual;
5- Escrita de legendas em fotos:apresente pelo menos três imagens para que as crianças escrevam legendas explicativas. Podem ser situações do cotidiano, dos estudos ou outras à sua escolha;
6- Escrita de lista:proponha a escrita de uma lista de compras para a família, com pelo menos doze produtos que sãoconsumidos por eles;
7- Escrita de receita (texto instrucional):
ofereça às crianças a receita escrita de um lanche, apresentando os ingredientes: pão, rodelas de tomate, fatias de queijo, orégano e alface. A turma deve escrever o modo de preparo. A atividade precisa de uma
organização anterior: imprima, em uma folha de sulfite, os ingredientes e linhas em branco no espaço do"modo de preparo" para que os alunos escrevem à sua maneira;
8- Escrita de perguntas para uma entrevista
As crianças devem escrever pelo menos duas perguntas para a produção de uma entrevista com umprofissional que atue na escola. Pode ser a merendeira, o porteiro, outro professor, etc;
9- Escrita de aviso:proponha a escrita de um aviso para ser fixado em um mural da escola. O tema pode ser limpeza, saúde ouqualquer outro que você considerar adequado. Há a possibilidade inclusive de mostrar um modelo a eles,do tipo "Não jogue lixo no chão!"
Essas são apenas algumas sugestões, mas são muitas as possibilidades de atividades para avaliar aescrita. A ideia é que, ao final do ano letivo, todos os alunos estejam escrevendo alfabeticamente ecom autonomia, mas nas habilidades previstas para o 1º ano, há a indicação de escrita em colaboraçãocom os colegas e com a ajuda do professor. Então, se houver alunos que precisam do seu auxílio e das suas intervenções, está tudo bem. Mas não deixe de registrar esses casos na avaliação.
O propósito de avaliar é fazer os encaminhamentos pedagógicos necessários para que os alunos sedesenvolvam em seu processo de alfabetização. Essa
avaliação pode ser um importante documento para já auxiliar seu colega a planejar o ano seguinte,quando ele assumir a turma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário