BASE PARA RELATÓRIOS
Escrita
- Quanto ao desenvolvimento do seu processo de aquisição da leitura e da escrita, encontra-se numa hipótese pré-silábica;
- Já sabe que nos utilizamos de letras para escrever e que coisas diferentes possuem nomes diferentes;
- Faz uma leitura global da palavra, reconhecendo a direção convencional (da esquerda para a direita) somente na escrita, pois na leitura, em alguns momentos, o faz da direita para a esquerda.
- Já reconhece todas as letras do seu nome, separa e monta corretamente utilizando-se do alfabeto móvel;
- Reconhece, ainda, a maioria dos nomes dos colegas da turma.
- Quanto ao desenvolvimento do seu processo de aquisição da leitura e da escrita, encontra-se numa hipótese pré-silábica;
-Faz uma leitura global da palavra, como um todo. Mas já faz distinção entre imagem, texto, palavras e letras. E reconhece que coisas diferentes possuem nomes diferentes;
- Podemos considerar que avançou no reconhecimento da necessidade de letras para escrever. Hoje, apesar de recorrer ao alfabetário da sala na hora de escrever, já se utiliza de letras e reconhece a direção convencional da leitura e da escrita (esquerda para a direita);
- Quanto ao desenvolvimento do seu processo de aquisição da leitura e da escrita, encontra-se num momento intermediário de conflito entre a hipótese pré-silábica e a hipótese silábica . Neste momento começa a perceber que há uma relação sonora do falado para o escrito. Por isso começa a colocar uma letra para representar cada sílaba falada;
- Quanto ao desenvolvimento do seu processo de aquisição da leitura e da escrita, iniciou o ano com uma hipótese pré-silábica. E hoje, apresenta-se numa hipótese silábica. Nesta fase, a criança representa uma letra para cada sílaba, trabalhando com a hipótese de que a escrita representa as partes sonoras da fala. Reconhece a direção convencional tanto na escrita, quanto na leitura. E vem ampliando seu repertório de letras gradativamente;
- Quanto ao desenvolvimento do seu processo de aquisição da leitura e da escrita, encontra-se numa hipótese silábica;
- Iniciou o ano fazendo uso de letras e pseudoletras. Hoje, consideramos que avançou no sentido de que vem ampliando seu repertório de letras gradativamente.
- Utiliza-se da direção convencional na escrita e na leitura e preocupa-se com uma variedade de caracteres na escrita. Nesta fase a criança representa uma letra para cada sílaba, trabalhando com a hipótese de que a escrita representa as partes sonoras da fala.
- Demonstra segurança na sua leitura e escrita. Consideramos também, que ele avançou no conhecimento do seu repertório de letras e na variedade destas na escrita;
- Já associa algumas letras do alfabeto aos nomes que lhe são significativos. Em especial, aos nomes dos colegas da classe;
- Ainda necessita da intervenção da professora e colegas para associar algumas letras aos nomes significativos, como por exemplo, os nomes dos colegas de classe;
- Identifica e nomeia as letras que lhe são pedidas, demonstrando o conhecimento do alfabeto;
- Ainda necessita da intervenção da professora para identificar ou nomear algumas letras do alfabeto.
Leitura
- Em relação à interpretação que faz de um texto que não conhece, baseia-se numa ideia global da imagem, que tem correspondência com uma ideia global do texto, sem se preocupar com aspectos concretos do escrito;
- Ao lhe pedir que aponte com o dedo onde está escrito o que diz, responde apontando uma ou outra palavra ou determinados fragmentos do que lhe parece mais significativo;
- Ao lhe pedir que aponte com o dedo onde está escrito o que diz, responde apontando globalmente o texto inteiro.
Grafismo
- Quanto ao desenvolvimento do seu grafismo, já representa ideias e ações significativas em seus desenhos;
- Apresenta um registro da figura humana de forma reconhecível, porém resumida;
- Ainda não se preocupa com a questão da proporção e localização dos objetos no desenho, mas se preocupa em enriquecer seu desenho com a variedade de cores e detalhes;
- Apresenta um registro da figura humana seguindo determinados modelos convencionados socialmente, como os “bonecos-palito”, por exemplo. E ainda não se preocupa com a “linha de base”. A linha que dá sustentação ao desenho;
- Apresenta um registro da figura humana e outros objetos de forma reconhecível embora não haja a preocupação com a questão da proporção e localização dos objetos no desenho;
- Quanto ao desenvolvimento do seu grafismo, já representa ações significativas nos seus desenhos, registrando de forma organizada e elaborada as suas ideias. Há também, a preocupação de seguir determinados modelos convencionados socialmente, como por exemplo, os “bonecos-palito”, embora não haja a preocupação com a organização espacial dos objetos no desenho, como por exemplo, a ausência da “linha de base”, a linha que dá sustentação ao desenho;
- Busca representar os objetos destacando-lhes apenas os traços que julga mais importantes;
- Sua representação figurativa possui grande riqueza de detalhes;
- Sua representação figurativa possui grande riqueza de detalhes e cores;
- Sua representação figurativa possui grande riqueza de cores;
- Preocupa-se ainda, em estabelecer relações entre o todo representado e as suas partes.
Interação
- Demonstra grande satisfação no ambiente escolar e participa ativamente das atividades propostas, interagindo muito bem com toda a comunidade escolar;
- Está sempre disposto a ajudar a professora e aos colegas. E o faz com grande alegria e satisfação;
- Podemos nos surpreender com sua solidariedade com os colegas;
- É uma criança extremamente sociável e carinhosa, que interage muito bem com toda a comunidade escolar, o que faz com que ele cative a todos com seu jeitinho solidário e participativo.
Identidade e Autonomia
- O aluno participou da costrução dos combinados;
- Quais combinados precisa ser constantemente lembrado?
- Como é o relacionamento prof./aluno?
- Tem autonomia para o uso do banheiro e higiene do corpo;
- Qual imagem o aluno tem de si?
- Apresenta atitudes de cooperação nos trabalhos em grupos?
- Como participa de situações de brincadeiras dirigidas?
- Resolve conflitos usando a verbalização como recurso.
- Envolve-se em brincadeiras de faz de conta;
- Respeita os colegas e demais funcionários da escola;
- É organizado com seu espaço e cuida de seus materiais de uso;
- Sabe esperar sua vez para: falar, brincar, etc.;
- Quando necessita de algum material emprestado, pede e agradece;
- A criança leva contribuição de casa para compartilhar com os amigos;
- Contribui com o desenvolvimento das etapas participando ativamente;
- Realiza procedimentos de pesquisa;
- A família está sempre envolvida no trabalho;
- Participa do produto final;
- O aluno realiza todas as atividades até o fim;
- Socializa suas ideias e procedimentos com os colegas;
- Faz perguntas e levanta hipóteses sobre temas,
- Mostra o mesmo interesse em todas as áreas;
- Na roda de conversa, expõe com clareza suas ideias;
- O que aprende na sala usa nas brincadeiras ou comenta em outras oportunidades;
- Tem autonomia para realizar todas as atividades ou necessita de ajuda do prof. e colegas?
- A criança identifica os diversos gêneros literários;
- Usa estratégias para ler;
- Gosta de folhear livros, gibis e outros portadores. Como também, de contar e recontar histórias;
- Faz cópias da lousa adequadamente quando a ocasião pede;
- Escreve convencionalmente seu nome;
- Produz textos orais para o prof. escrever;
- Usa adequadamente o espaço na folha;
- Usa adequadamente os diferentes materiais ao desenhar (pincel, giz, lápis...);
- Cuida dos materiais e de suas produções;
- Aprecia obras oferecidas pela prof.;
- É criativo em situações de produção à partir de seu próprio repertório (colagens, modelagens...);
-Suas produções são legíveis e com cores variadas;
- Joga ccoperando?
- Joga competindo?
- Administra bem a perda?
- Usa estratégias de jogo?
Começo
- Neste segundo bimestre apresentou-se...
Final
- Finalizamos afirmando que a .... vem se desenvolvendo muito bem e temos grandes expectativas em relação à sua aprendizagem.
- Podemos concluir que ... obteve um rendimento satisfatório neste bimestre. E está pronto para os desafios do próximo bimestre!
Matemática
- Em relação ao trabalho com a área da matemática continuamos com as atividades de compreensão dos conceitos numéricos através da resolução de situações-problema do cotidiano escolar. Preocupamo-nos ainda, com a identificação dos numerais até 10 e suas respectivas quantidades;
- Iniciamos um trabalho de compreensão do conceito da soma e dos numerais até 19;
- Já identifica os numerais pedidos bem como suas respectivas quantidades;
- Ainda necessita de uma intervenção mais direta da professora e colegas para identificar os numerais pedidos e suas respectivas quantidades;
- Ainda não identifica os numerais pedidos nem suas respectivas quantidades;
- Já identifica os numerais pedidos bem como suas respectivas quantidades, porém, necessita recorrer à ordem numérica memorizada;
- Em alguns momentos ainda confunde letras e numerais. Fato este, que tem sido fruto de constante intervenção da professora;
- Comunica ideias matemáticas;
- Estabelece relação de quantidade?
- Realiza contagens orais em situaçoes de brincadeiras ou qdo há necessidade?
LINGUAGEM ORAL
1-Narra histórias conhecidas e relatos de acontecimentos com seqüências e autonomia. Observa a importância da entonação de voz, clareza, expressão, olhar, presença do outro interlocutor. (sim) (não);
2-Utiliza linguagem para expressar sentimentos e idéias. (sim) (não);
3-Respeita os diferentes modos de falar do outro. (sim) (não);
4-Utiliza a linguagem oral com eficácia, adequando-as às situações e intenções. (sim) (não).
PRÁTICA DE LEITURA
5-Lê com entonação e pontuação adequada diferentes textos dos gêneros previstos para o ciclo. (sim) (não);
6-Percebe os diversos pontos de vista trazidos pelos textos. (sim) (não);
7-Utiliza procedimentos para compreensão do texto, como antecipação, inferência e verificação. (sim) (não);
8-Utiliza a leitura para os diferentes objetivos, como ler para estudar, revisar e escrever. (sim) (não).
PRÁTICA DA ESCRITA
9-Produz textos, considerando características do gênero, com recursos básicos. (sim) (não);
10-Pontua convenientemente os textos criados. (sim) (não);
11-Escreve textos considerando o leitor. (sim) (não);
12-Revisa os próprios textos para aprimorá-los. (sim) (não);
13-;Divide as palavras em sílabas ao copiar ou produzir textos. (sim) (não).
HISTÓRIA
HISTÓRIA DAS ORGANIZAÇÕES POPULACIONAIS
14-Reconhece laços de identidade e/ou diferenças entre indivíduos e as classes, numa dimensão histórica. (sim) (não);
15-Reconhece semelhanças, diferenças, mudanças e permanências no modo de vida de algumas populações, de outras épocas e lugares. (sim) (não).
GEOGRAFIA
PAISAGENS URBANAS E RURAIS, SUAS CARACTERÍSTICAS E RELAÇOES
16-Estabelecer relações entre as ações da sociedade e suas conseqüências para o ambiente. (sim) (não);
17-Representa e interpreta informações sobre diferentes paisagens, utilizando mapas. (sim) (não);
18-Observa, descreve, explica, compara e representa paisagens urbanas e rurais. (sim) (não).
MATEMÁTICA
NÚMEROS E OPERAÇÕES
19-Associa a adição à idéia de juntar e de acrescentar uma quantidade a outra. Efetua adições. (sim) (não);
20-Associa a subtração à idéia de retirar uma quantidade de outra; completar uma quantidade até obter outra e comparar duas quantidades. Efetua subtrações. (sim) (não);
21-Associa a multiplicação à idéia de adição de parcelas iguais. Efetua multiplicações. (sim) (não);
22-Associa a divisão à idéia de repartir uma quantidade em partes iguais e a idéia de medida. Efetua a divisão. (sim) (não);
23-Compreende o enunciado de um problema, identificando os dados essenciais para a resolução de problemas numéricos e de medidas. (sim) (não);
24-Resolve problemas utilizando técnicas operatórias. (sim) (não).
ESPAÇO E FORMA
25- Identifica quadrado, retângulo, triangulo, paralelogramo, cubo, pirâmide, circulo e esfera. (sim) (não).
GRANDEZA E MEDIDAS
26-Compreende que medir é estabelecer uma comparação entre grandezas de mesmo tipo. (sim) (não);
27-Lê horas no relógio de ponteiros. (sim) (não);
28-Identifica ano, semestre, bimestre, meses, semanas e dias. (sim) (não);
29-Interpreta e utiliza calendário anual. (sim) (não).
CIÊNCIAS
AMBIENTE
30-Estabelece relações entre características e comportamento dos seres vivos. (sim) (não);
31- Respeita as diferenças na relação com as pessoas. (sim) (não);
32- Busca informações por meio de observações, experiências, trabalhando em grupos. (sim) (não).
EDUCAÇÃO FÍSICA
CONHECIMENTOS SOBRE O CORPO
33- Valoriza manifestações da cultura. (sim) (não);
34- Estabelece relações entre a prática de atividades com o corpo e a saúde. (sim) (não).
ESPORTES, JOGOS, LUTAS E GINÁSTICAS
35- Enfrenta desafios colocados em situações de jogos e competições. (sim) (não);
36- Respeita as regras e age com cooperação. (sim) (não).
ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS
37- Acompanha, com coordenação, as atividades rítmicas e de expressão com as diferentes partes do corpo. (sim) (não)
ARTE
ARTES VISUAIS
PRODUÇÃO
38- Cria formas artísticas demonstrando algum tipo de capacidade ou habilidade. (sim) (não);
39- Estabelece relações com trabalho de arte produzido por si ou outra pessoa sem discriminar. (sim) (não).
MÚSICA
40- Interpreta, improvisa e compõe demonstrando capacidade ou habilidade. (sim) (não);
41- Reconhece e valoriza seu desenvolvimento em música, ampliando seu conhecimento cultural e histórico. (sim) (não).
TEATRO
42- Compreende e está habilitado para se expressar na linguagem dramática. (sim) (não);
43- Compreende o Teatro como ação coletiva. (sim) (não).
ÉTICA
44- Recebe e respeita diferentes pontos de vista na situação de convívio. (sim) (não);
45- Usa o diálogo como instrumento na busca de solução de problemas. (sim) (não);
46- Busca justiça diante de situações de conflito. (sim) (não);
47- Demonstra atitudes de solidariedade. (sim) (não);
48- Conhece e respeita as normas da Escola. (sim) (não);
49- Participa de atividades em grupo com responsabilidade e colaboração. (sim) (não)
50- Reconhece diferentes formas de discriminação e injustiça. (sim) (não)
51- É querido e prestativo com a professora e colegas;
52- É muito organizado, gosta de estar na escola e aprender coisas novas.
- Identifica o alfabeto e esta começando a juntar sílabas para a leitura;
- Desenvolve as atividades proposta com capricho e interesse;
- Precisa ter mais atenção e organização nas atividades propostas em sala de aula;
- Gosta muito de brincar.
ARTES
- Em Artes conhece e identifica cores, formas e ritmos;
- Em Artes possui espírito crítico e criativo;
- Gosta de se expressar através de suas habilidades artísticas.
Nível 1- Hipótese pré-silábica
A criança:
- não estabelece vínculo entre fala e a escrita;
- supõe que a escrita é outra forma de desenhar ou de representar
coisas e usa desenhos, garatujas e rabiscos para escrever;
- demonstra intenção de escrever através de traçado linear com formas
diferentes;
- supõe que a escrita representa o nome dos objetos e não os objetos:
coisas grandes devem ter nomes grandes, coisas pequenas devem ter
nomes pequenos;
- usa letras do próprio nome ou letras e números na mesma palavra;
- pode conhecer ou não os sons de algumas letras ou de todas elas;
- faz registros diferentes entre palavras modificando a quantidade e a
posição e fazendo variações nos caracteres;
- caracteriza uma palavra com uma letra inicial;
- tem leitura global, individual e instável do que escreve: só ela
sabe o que quis escrever;
- supõe que para algo pode ser lido precisa ter no mínimo de duas a
quatro grafias, geralmente três (hipótese da quantidade mínima de
caracteres);
- supõe que para algo poder ser lido precisa ter grafias variadas
(hipótese da variedade de caracteres).
Desafio
- Qual é o significado dos sinais escritos?
Nível 2 - Intermediário I
A criança:
- começa a ter consciência de que existe alguma relação entre a pronúncia e a escrita;
- começa a desvincular a escrita das imagens e os números das letras;
- só demonstra estabilidade ao escrever seu nome ou palavras que teve oportunidade e interesse de gravar. Estabilidade independe da estruturação do sistema de escrita;
- conserva as hipóteses da quantidade mínima e da variedade de caracteres.
Desafio
- Como resolver a hipótese de que a escrita se vincula com a
pronúncia das partes da palavra?
Nível 3 - Hipótese silábica
A criança:
- já supõe que a escrita representa a fala;
- tenta fonetizar a escrita e dar valor sonoro às letras;
- pode ter adquirido, ou não, a compreensão do valor sonoro convencional das letras;
- já supõe que a menor unidade da língua seja a sílaba;
- supõe que deve escrever tantos sinais quantas forem as vezes que mexe a boca, ou seja, para cada sílaba, para cada oral corresponde uma letra ou um sinal;
- em frases, pode escrever uma letra para cada palavra.
Desafio
- Como compatibilizar, na escrita ou na leitura das palavras
monossílabas e dissílabas, a ideia de quantidade mínima e de variedade
de caracteres, se ela supõe que as palavras podem ser escritas com uma
ou com duas letras?
- Ao ler as palavras que escreveu, o que fazer com as letras que sobraram no meio das palavras (almofada) ou no final
(sobrantes)?
- Se coisas diferentes devem ser escritas de maneiras diferentes, como organizar as letras na palavra?
Nível 4 - Hipótese silábico-alfabética
A criança:
- inicia a superação da hipótese silábica;
- compreende que a escrita representa o som da fala;
- combina só vogais ou só consoantes, fazendo grafias equivalentes
para palavras diferentes. Por exemplo, AO para gato e sapo ou ML para
mala e mula;
- pode combinar vogais e consoantes numa mesma palavra, numa tentativa
de combinar sons, sem tornar, ainda, sua escrita sociável. Por
exemplo, CAL para cavalo;
- passa a fazer uma leitura termo a termo (não global).
Desafio:
- Como conciliar a hipótese silábica com a hipótese da
quantidade mínima de caracteres?
- Como adequar as formas gráficas que o meio lhe propõe à
leitura dessas formas?
- Como separar palavras ao escrever, quando elas não são
separadas na fala?
- Como tornar a escrita sociável, possível de ser lida por outras pessoas?
Nível 5 - Hipótese alfabética
A criança:
- compreende que a escrita tem uma função social: a comunicação;
- compreende o modo de construção do código da escrita;
- compreende que cada um dos caracteres da escrita corresponde a
valores menores que a sílaba;
- conhece o valor sonoro de todas as letras ou de quase todas;
- pode ainda não separar todas as palavras nas frases;
- omite letras quando mistura as hipóteses alfabética e silábica;
- não tem problemas de escrita na que se refere a conceito;
- não é ortográfica nem léxica.
Desafio
- Como compreender que falamos de um jeito e escrevemos de
outro?
- Como aprender as convenções da língua?
- Como distinguir letras, sílabas e frases?
"Entende-se como alfabetizada a criança que dominou a base alfabética
do sistema de escrita, que lê com compreensão e escreve textos com
sentido possíveis de serem lidos, mesmo que apresentem erros de
ortografia".
(Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, Psicogênese da Língua Escrita)
BASE PARA RELATÓRIOS
Escrita
- Quanto ao desenvolvimento do seu processo de aquisição da leitura e da escrita, encontra-se numa hipótese pré-silábica;
- Já sabe que nos utilizamos de letras para escrever e que coisas diferentes possuem nomes diferentes;
- Faz uma leitura global da palavra, reconhecendo a direção convencional (da esquerda para a direita) somente na escrita, pois na leitura, em alguns momentos, o faz da direita para a esquerda.
- Já reconhece todas as letras do seu nome, separa e monta corretamente utilizando-se do alfabeto móvel;
- Reconhece, ainda, a maioria dos nomes dos colegas da turma.
- Quanto ao desenvolvimento do seu processo de aquisição da leitura e da escrita, encontra-se numa hipótese pré-silábica;
-Faz uma leitura global da palavra, como um todo. Mas já faz distinção entre imagem, texto, palavras e letras. E reconhece que coisas diferentes possuem nomes diferentes;
- Podemos considerar que avançou no reconhecimento da necessidade de letras para escrever. Hoje, apesar de recorrer ao alfabetário da sala na hora de escrever, já se utiliza de letras e reconhece a direção convencional da leitura e da escrita (esquerda para a direita);
- Quanto ao desenvolvimento do seu processo de aquisição da leitura e da escrita, encontra-se num momento intermediário de conflito entre a hipótese pré-silábica e a hipótese silábica . Neste momento começa a perceber que há uma relação sonora do falado para o escrito. Por isso começa a colocar uma letra para representar cada sílaba falada;
- Quanto ao desenvolvimento do seu processo de aquisição da leitura e da escrita, iniciou o ano com uma hipótese pré-silábica. E hoje, apresenta-se numa hipótese silábica. Nesta fase, a criança representa uma letra para cada sílaba, trabalhando com a hipótese de que a escrita representa as partes sonoras da fala. Reconhece a direção convencional tanto na escrita, quanto na leitura. E vem ampliando seu repertório de letras gradativamente;
- Quanto ao desenvolvimento do seu processo de aquisição da leitura e da escrita, encontra-se numa hipótese silábica;
- Iniciou o ano fazendo uso de letras e pseudoletras. Hoje, consideramos que avançou no sentido de que vem ampliando seu repertório de letras gradativamente.
- Utiliza-se da direção convencional na escrita e na leitura e preocupa-se com uma variedade de caracteres na escrita. Nesta fase a criança representa uma letra para cada sílaba, trabalhando com a hipótese de que a escrita representa as partes sonoras da fala.
- Demonstra segurança na sua leitura e escrita. Consideramos também, que ele avançou no conhecimento do seu repertório de letras e na variedade destas na escrita;
- Já associa algumas letras do alfabeto aos nomes que lhe são significativos. Em especial, aos nomes dos colegas da classe;
- Ainda necessita da intervenção da professora e colegas para associar algumas letras aos nomes significativos, como por exemplo, os nomes dos colegas de classe;
- Identifica e nomeia as letras que lhe são pedidas, demonstrando o conhecimento do alfabeto;
- Ainda necessita da intervenção da professora para identificar ou nomear algumas letras do alfabeto.
Leitura
- Em relação à interpretação que faz de um texto que não conhece, baseia-se numa ideia global da imagem, que tem correspondência com uma ideia global do texto, sem se preocupar com aspectos concretos do escrito;
- Ao lhe pedir que aponte com o dedo onde está escrito o que diz, responde apontando uma ou outra palavra ou determinados fragmentos do que lhe parece mais significativo;
- Ao lhe pedir que aponte com o dedo onde está escrito o que diz, responde apontando globalmente o texto inteiro.
Grafismo
- Quanto ao desenvolvimento do seu grafismo, já representa ideias e ações significativas em seus desenhos;
- Apresenta um registro da figura humana de forma reconhecível, porém resumida;
- Ainda não se preocupa com a questão da proporção e localização dos objetos no desenho, mas se preocupa em enriquecer seu desenho com a variedade de cores e detalhes;
- Apresenta um registro da figura humana seguindo determinados modelos convencionados socialmente, como os “bonecos-palito”, por exemplo. E ainda não se preocupa com a “linha de base”. A linha que dá sustentação ao desenho;
- Apresenta um registro da figura humana e outros objetos de forma reconhecível embora não haja a preocupação com a questão da proporção e localização dos objetos no desenho;
- Quanto ao desenvolvimento do seu grafismo, já representa ações significativas nos seus desenhos, registrando de forma organizada e elaborada as suas ideias. Há também, a preocupação de seguir determinados modelos convencionados socialmente, como por exemplo, os “bonecos-palito”, embora não haja a preocupação com a organização espacial dos objetos no desenho, como por exemplo, a ausência da “linha de base”, a linha que dá sustentação ao desenho;
- Busca representar os objetos destacando-lhes apenas os traços que julga mais importantes;
- Sua representação figurativa possui grande riqueza de detalhes;
- Sua representação figurativa possui grande riqueza de detalhes e cores;
- Sua representação figurativa possui grande riqueza de cores;
- Preocupa-se ainda, em estabelecer relações entre o todo representado e as suas partes.
Interação
- Demonstra grande satisfação no ambiente escolar e participa ativamente das atividades propostas, interagindo muito bem com toda a comunidade escolar;
- Está sempre disposto a ajudar a professora e aos colegas. E o faz com grande alegria e satisfação;
- Podemos nos surpreender com sua solidariedade com os colegas;
- É uma criança extremamente sociável e carinhosa, que interage muito bem com toda a comunidade escolar, o que faz com que ele cative a todos com seu jeitinho solidário e participativo.
Identidade e Autonomia
- O aluno participou da costrução dos combinados;
- Quais combinados precisa ser constantemente lembrado?
- Como é o relacionamento prof./aluno?
- Tem autonomia para o uso do banheiro e higiene do corpo;
- Qual imagem o aluno tem de si?
- Apresenta atitudes de cooperação nos trabalhos em grupos?
- Como participa de situações de brincadeiras dirigidas?
- Resolve conflitos usando a verbalização como recurso.
- Envolve-se em brincadeiras de faz de conta;
- Respeita os colegas e demais funcionários da escola;
- É organizado com seu espaço e cuida de seus materiais de uso;
- Sabe esperar sua vez para: falar, brincar, etc.;
- Quando necessita de algum material emprestado, pede e agradece;
- A criança leva contribuição de casa para compartilhar com os amigos;
- Contribui com o desenvolvimento das etapas participando ativamente;
- Realiza procedimentos de pesquisa;
- A família está sempre envolvida no trabalho;
- Participa do produto final;
- O aluno realiza todas as atividades até o fim;
- Socializa suas ideias e procedimentos com os colegas;
- Faz perguntas e levanta hipóteses sobre temas,
- Mostra o mesmo interesse em todas as áreas;
- Na roda de conversa, expõe com clareza suas ideias;
- O que aprende na sala usa nas brincadeiras ou comenta em outras oportunidades;
- Tem autonomia para realizar todas as atividades ou necessita de ajuda do prof. e colegas?
- A criança identifica os diversos gêneros literários;
- Usa estratégias para ler;
- Gosta de folhear livros, gibis e outros portadores. Como também, de contar e recontar histórias;
- Faz cópias da lousa adequadamente quando a ocasião pede;
- Escreve convencionalmente seu nome;
- Produz textos orais para o prof. escrever;
- Usa adequadamente o espaço na folha;
- Usa adequadamente os diferentes materiais ao desenhar (pincel, giz, lápis...);
- Cuida dos materiais e de suas produções;
- Aprecia obras oferecidas pela prof.;
- É criativo em situações de produção à partir de seu próprio repertório (colagens, modelagens...);
-Suas produções são legíveis e com cores variadas;
- Joga ccoperando?
- Joga competindo?
- Administra bem a perda?
- Usa estratégias de jogo?
Começo
- Neste segundo bimestre apresentou-se...
Final
- Finalizamos afirmando que a .... vem se desenvolvendo muito bem e temos grandes expectativas em relação à sua aprendizagem.
- Podemos concluir que ... obteve um rendimento satisfatório neste bimestre. E está pronto para os desafios do próximo bimestre!
Matemática
- Em relação ao trabalho com a área da matemática continuamos com as atividades de compreensão dos conceitos numéricos através da resolução de situações-problema do cotidiano escolar. Preocupamo-nos ainda, com a identificação dos numerais até 10 e suas respectivas quantidades;
- Iniciamos um trabalho de compreensão do conceito da soma e dos numerais até 19;
- Já identifica os numerais pedidos bem como suas respectivas quantidades;
- Ainda necessita de uma intervenção mais direta da professora e colegas para identificar os numerais pedidos e suas respectivas quantidades;
- Ainda não identifica os numerais pedidos nem suas respectivas quantidades;
- Já identifica os numerais pedidos bem como suas respectivas quantidades, porém, necessita recorrer à ordem numérica memorizada;
- Em alguns momentos ainda confunde letras e numerais. Fato este, que tem sido fruto de constante intervenção da professora;
- Comunica ideias matemáticas;
- Estabelece relação de quantidade?
- Realiza contagens orais em situaçoes de brincadeiras ou qdo há necessidade?
LINGUAGEM ORAL
1-Narra histórias conhecidas e relatos de acontecimentos com seqüências e autonomia. Observa a importância da entonação de voz, clareza, expressão, olhar, presença do outro interlocutor. (sim) (não);
2-Utiliza linguagem para expressar sentimentos e idéias. (sim) (não);
3-Respeita os diferentes modos de falar do outro. (sim) (não);
4-Utiliza a linguagem oral com eficácia, adequando-as às situações e intenções. (sim) (não).
PRÁTICA DE LEITURA
5-Lê com entonação e pontuação adequada diferentes textos dos gêneros previstos para o ciclo. (sim) (não);
6-Percebe os diversos pontos de vista trazidos pelos textos. (sim) (não);
7-Utiliza procedimentos para compreensão do texto, como antecipação, inferência e verificação. (sim) (não);
8-Utiliza a leitura para os diferentes objetivos, como ler para estudar, revisar e escrever. (sim) (não).
PRÁTICA DA ESCRITA
9-Produz textos, considerando características do gênero, com recursos básicos. (sim) (não);
10-Pontua convenientemente os textos criados. (sim) (não);
11-Escreve textos considerando o leitor. (sim) (não);
12-Revisa os próprios textos para aprimorá-los. (sim) (não);
13-;Divide as palavras em sílabas ao copiar ou produzir textos. (sim) (não).
HISTÓRIA
HISTÓRIA DAS ORGANIZAÇÕES POPULACIONAIS
14-Reconhece laços de identidade e/ou diferenças entre indivíduos e as classes, numa dimensão histórica. (sim) (não);
15-Reconhece semelhanças, diferenças, mudanças e permanências no modo de vida de algumas populações, de outras épocas e lugares. (sim) (não).
GEOGRAFIA
PAISAGENS URBANAS E RURAIS, SUAS CARACTERÍSTICAS E RELAÇOES
16-Estabelecer relações entre as ações da sociedade e suas conseqüências para o ambiente. (sim) (não);
17-Representa e interpreta informações sobre diferentes paisagens, utilizando mapas. (sim) (não);
18-Observa, descreve, explica, compara e representa paisagens urbanas e rurais. (sim) (não).
MATEMÁTICA
NÚMEROS E OPERAÇÕES
19-Associa a adição à idéia de juntar e de acrescentar uma quantidade a outra. Efetua adições. (sim) (não);
20-Associa a subtração à idéia de retirar uma quantidade de outra; completar uma quantidade até obter outra e comparar duas quantidades. Efetua subtrações. (sim) (não);
21-Associa a multiplicação à idéia de adição de parcelas iguais. Efetua multiplicações. (sim) (não);
22-Associa a divisão à idéia de repartir uma quantidade em partes iguais e a idéia de medida. Efetua a divisão. (sim) (não);
23-Compreende o enunciado de um problema, identificando os dados essenciais para a resolução de problemas numéricos e de medidas. (sim) (não);
24-Resolve problemas utilizando técnicas operatórias. (sim) (não).
ESPAÇO E FORMA
25- Identifica quadrado, retângulo, triangulo, paralelogramo, cubo, pirâmide, circulo e esfera. (sim) (não).
GRANDEZA E MEDIDAS
26-Compreende que medir é estabelecer uma comparação entre grandezas de mesmo tipo. (sim) (não);
27-Lê horas no relógio de ponteiros. (sim) (não);
28-Identifica ano, semestre, bimestre, meses, semanas e dias. (sim) (não);
29-Interpreta e utiliza calendário anual. (sim) (não).
CIÊNCIAS
AMBIENTE
30-Estabelece relações entre características e comportamento dos seres vivos. (sim) (não);
31- Respeita as diferenças na relação com as pessoas. (sim) (não);
32- Busca informações por meio de observações, experiências, trabalhando em grupos. (sim) (não).
EDUCAÇÃO FÍSICA
CONHECIMENTOS SOBRE O CORPO
33- Valoriza manifestações da cultura. (sim) (não);
34- Estabelece relações entre a prática de atividades com o corpo e a saúde. (sim) (não).
ESPORTES, JOGOS, LUTAS E GINÁSTICAS
35- Enfrenta desafios colocados em situações de jogos e competições. (sim) (não);
36- Respeita as regras e age com cooperação. (sim) (não).
ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS
37- Acompanha, com coordenação, as atividades rítmicas e de expressão com as diferentes partes do corpo. (sim) (não)
ARTE
ARTES VISUAIS
PRODUÇÃO
38- Cria formas artísticas demonstrando algum tipo de capacidade ou habilidade. (sim) (não);
39- Estabelece relações com trabalho de arte produzido por si ou outra pessoa sem discriminar. (sim) (não).
MÚSICA
40- Interpreta, improvisa e compõe demonstrando capacidade ou habilidade. (sim) (não);
41- Reconhece e valoriza seu desenvolvimento em música, ampliando seu conhecimento cultural e histórico. (sim) (não).
TEATRO
42- Compreende e está habilitado para se expressar na linguagem dramática. (sim) (não);
43- Compreende o Teatro como ação coletiva. (sim) (não).
ÉTICA
44- Recebe e respeita diferentes pontos de vista na situação de convívio. (sim) (não);
45- Usa o diálogo como instrumento na busca de solução de problemas. (sim) (não);
46- Busca justiça diante de situações de conflito. (sim) (não);
47- Demonstra atitudes de solidariedade. (sim) (não);
48- Conhece e respeita as normas da Escola. (sim) (não);
49- Participa de atividades em grupo com responsabilidade e colaboração. (sim) (não)
50- Reconhece diferentes formas de discriminação e injustiça. (sim) (não)
51- É querido e prestativo com a professora e colegas;
52- É muito organizado, gosta de estar na escola e aprender coisas novas.
- Identifica o alfabeto e esta começando a juntar sílabas para a leitura;
- Desenvolve as atividades proposta com capricho e interesse;
- Precisa ter mais atenção e organização nas atividades propostas em sala de aula;
- Gosta muito de brincar.
ARTES
- Em Artes conhece e identifica cores, formas e ritmos;
- Em Artes possui espírito crítico e criativo;
- Gosta de se expressar através de suas habilidades artísticas.
Nível 1- Hipótese pré-silábica
A criança:
- não estabelece vínculo entre fala e a escrita;
- supõe que a escrita é outra forma de desenhar ou de representar
coisas e usa desenhos, garatujas e rabiscos para escrever;
- demonstra intenção de escrever através de traçado linear com formas
diferentes;
- supõe que a escrita representa o nome dos objetos e não os objetos:
coisas grandes devem ter nomes grandes, coisas pequenas devem ter
nomes pequenos;
- usa letras do próprio nome ou letras e números na mesma palavra;
- pode conhecer ou não os sons de algumas letras ou de todas elas;
- faz registros diferentes entre palavras modificando a quantidade e a
posição e fazendo variações nos caracteres;
- caracteriza uma palavra com uma letra inicial;
- tem leitura global, individual e instável do que escreve: só ela
sabe o que quis escrever;
- supõe que para algo pode ser lido precisa ter no mínimo de duas a
quatro grafias, geralmente três (hipótese da quantidade mínima de
caracteres);
- supõe que para algo poder ser lido precisa ter grafias variadas
(hipótese da variedade de caracteres).
Desafio
- Qual é o significado dos sinais escritos?
Nível 2 - Intermediário I
A criança:
- começa a ter consciência de que existe alguma relação entre a pronúncia e a escrita;
- começa a desvincular a escrita das imagens e os números das letras;
- só demonstra estabilidade ao escrever seu nome ou palavras que teve oportunidade e interesse de gravar. Estabilidade independe da estruturação do sistema de escrita;
- conserva as hipóteses da quantidade mínima e da variedade de caracteres.
Desafio
- Como resolver a hipótese de que a escrita se vincula com a
pronúncia das partes da palavra?
Nível 3 - Hipótese silábica
A criança:
- já supõe que a escrita representa a fala;
- tenta fonetizar a escrita e dar valor sonoro às letras;
- pode ter adquirido, ou não, a compreensão do valor sonoro convencional das letras;
- já supõe que a menor unidade da língua seja a sílaba;
- supõe que deve escrever tantos sinais quantas forem as vezes que mexe a boca, ou seja, para cada sílaba, para cada oral corresponde uma letra ou um sinal;
- em frases, pode escrever uma letra para cada palavra.
Desafio
- Como compatibilizar, na escrita ou na leitura das palavras
monossílabas e dissílabas, a ideia de quantidade mínima e de variedade
de caracteres, se ela supõe que as palavras podem ser escritas com uma
ou com duas letras?
- Ao ler as palavras que escreveu, o que fazer com as letras que sobraram no meio das palavras (almofada) ou no final
(sobrantes)?
- Se coisas diferentes devem ser escritas de maneiras diferentes, como organizar as letras na palavra?
Nível 4 - Hipótese silábico-alfabética
A criança:
- inicia a superação da hipótese silábica;
- compreende que a escrita representa o som da fala;
- combina só vogais ou só consoantes, fazendo grafias equivalentes
para palavras diferentes. Por exemplo, AO para gato e sapo ou ML para
mala e mula;
- pode combinar vogais e consoantes numa mesma palavra, numa tentativa
de combinar sons, sem tornar, ainda, sua escrita sociável. Por
exemplo, CAL para cavalo;
- passa a fazer uma leitura termo a termo (não global).
Desafio:
- Como conciliar a hipótese silábica com a hipótese da
quantidade mínima de caracteres?
- Como adequar as formas gráficas que o meio lhe propõe à
leitura dessas formas?
- Como separar palavras ao escrever, quando elas não são
separadas na fala?
- Como tornar a escrita sociável, possível de ser lida por outras pessoas?
Nível 5 - Hipótese alfabética
A criança:
- compreende que a escrita tem uma função social: a comunicação;
- compreende o modo de construção do código da escrita;
- compreende que cada um dos caracteres da escrita corresponde a
valores menores que a sílaba;
- conhece o valor sonoro de todas as letras ou de quase todas;
- pode ainda não separar todas as palavras nas frases;
- omite letras quando mistura as hipóteses alfabética e silábica;
- não tem problemas de escrita na que se refere a conceito;
- não é ortográfica nem léxica.
Desafio
- Como compreender que falamos de um jeito e escrevemos de
outro?
- Como aprender as convenções da língua?
- Como distinguir letras, sílabas e frases?
"Entende-se como alfabetizada a criança que dominou a base alfabética
do sistema de escrita, que lê com compreensão e escreve textos com
sentido possíveis de serem lidos, mesmo que apresentem erros de
ortografia".
(Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, Psicogênese da Língua Escrita)
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